Realeza sueca chega no final do mês
Gripen está na bagagem
Samanta Sallum
Estocolmo Depois de 25 anos sem vir ao Brasil em caráter oficial, a realeza sueca se prepara para visitar o país no fim deste mês. O rei Carl Gustaf XVI e a rainha Silivia chegam a Recife no dia 22, com grande expectativa pelas praias, e cumprem agenda a partir do dia seguinte, em Brasília. O casal real aceitou um convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, e chega acompanhado de uma grande delegação de empresários. Já atuam no Brasil 220 multinacionais de origem sueca, como a Ericsson e a Volvo. A programação prevê um encontro com o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que levará o rei e a rainha para conhecer a Amazônia.
Nas conversas, um assunto polêmico não poderá ser deixado de lado: a licitação para compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). A Suécia participa com o Gripen NG, projeto da Saab, e ainda tem esperança de que Lula reveja a preferência já explicitada pelo francês Rafale. O americano Super Hornet, da Boeing, também está no páreo.
O governo sueco afirma que a viagem não está relacionada diretamente aos caças, mas ela se segue à visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy (em setembro), e à da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, que acaba de se reunir com Lula e o chanceler Celso Amorim, em Brasília. Nada mais oportuno do que o casal real e representantes do governo sueco também marcarem presença. Foi mera coincidência a ida do casal real ao Brasil neste momento, de grande expectativa pela definição do contrato. A viagem estava sendo programada havia muito tempo, e acreditávamos até que o assunto já estivesse resolvido a essa altura, explica o vice-ministro das Relações Exteriores para Comércio, Gunnar Wieslander. Não pretendemos fazer qualquer tipo de pressão. Só vamos continuar mostrando que a Suécia e o Brasil têm longa tradição em parcerias industriais, e que realmente é possível desenvolver um projeto conjunto com efetiva transferencia de tecnologia.
Vantagens
Na forma diplomática de demonstrar que oferece a opção mais adequada, o governo sueco argumenta que não está sujeito a injunções de terceiros países em questões geopolíticas e militares. O fato de a Suécia não ter presença permanente no Conselhos de Segurança da ONU, por exemplo, é exibido não como desvantagem, mas como garantia de que não seria suscetível a pressões para retaliar o Brasil, caso contrarie interesses de outro país. Temos tradição. Quando assinamos um contrato, cumprimos rigorosamente, destaca o vice-ministro.
Ele não menciona casos específicos, mas não é difícil compreender a referência lembrando o fato de a França ter apoiado o Reino Unido na Guerra das Malvinas (1982), o que dificultou para o governo de Paris o cumprimento de contratos que tinha com a Argentina na área militar.
Negócios sólidos
O Brasil está entre os 10 países onde a Suécia mais investe. Por outro lado, a Suécia é a maior consumidora de etanol na Europa, compradora do Brasil. Queremos aprofundar as relações e buscar formas de facilitar os negócios, diz o vice-ministro de Relações Exteriores para Comércio, Gunnar Wieslander. Ele se refere aos impostos e sobretaxas cobrados reciprocamente. O casal real e a comitiva de empresários passarão dois dias em São Paulo, onde terão encontros na Fiesp e farão uma visita à Embraer, em São José dos Campos mostra do interesse sueco na indústria Aeronáutica.
O presidente brasileiro conhece bem o peso das multinacionais suecas, que hoje empregam 50 mil trabalhadores no país. O próprio Lula foi um deles: trabalhou na Scania, onde liderou uma de suas primeiras greves o que, na Suécia, é motivo de admiração e simpatia entre autoridades e empresários. E foi Lula quem disse que a melhor fabrica da Suécia, fora da Suécia, é o Brasil. São Paulo é considerado o maior centro industrial sueco, por concentrar 220 empresas do país. Os suecos gostam de lembrar que veio de seu país o cimento usado na construção do Cristo Redentor, e de que foi em Estocolmo que a Seleção Brasileira conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez, em 1958.
Mas a maior referencia brasileira para os suecos é Silvia, chamada de rainha brasileira porque sua mãe nasceu no Brasil. Silvia foi criada em São Paulo e esteve no Brasil mais recentemente em 2008 sozinha, para participar de uma conferência sobre direitos da infância.
FONTE: Correio Braziliense, via Notimp
NOTA DO BLOG: é possível que a decisão do F-X2 saia somente após a visita do casal real.
E de-lhe matéria simpática ao suecos… esta imprensa! como são bonzinhos estes suecos! agora só falta colocarem que eles deram o título ao Brasil em 58! tem cada uma… Porém a realidade é outra! a Volvo e Scania fazem parte do mesmo “esquema” das montadoras que praticam margens de lucro altíssimas só aqui, tentando aplicar a justificativa de que o custo Brasil é muito alto… impostos… leis trabalhistas… só não explicam pq o mesmo carro, produzido aqui, e exportado, descontando e equalizando todos os impostos chegam a ter custo, aqui, antes de serem exportados, iguais, (para mercado interno e externo)… Read more »
Essa polarização França x Suécia está tão irascível quanto a polarização PSDB x PT…
O pessoal precisa de um chá de maracujá urgente…
…
Chicão, impostos altos e custo-Brasil não são exclusividade dos suecos. Tenho um carro de origem francesa (muito bom, por sinal) fabricado no Brasil, e depois que comprei fui “descobrir” que ele é vendido no México a 2/3 do preço brasileiro. E é assim com todas as montadoras instaladas no Brasil: GM, Volkswagen, Fiat, Ford, Honda, etc. E não sei até que ponto se pode dizer que o problema é a margem de lucro praticado, porque o mercado está cada vez mais concorrido: se uma delas pudesse abaixar a margem de lucro açambarcaria o mercado. Então para que sua assertiva fizesse… Read more »
Felipe, pode ser… mas não sou eu quem falo, mas vejo sentido, procure nos blogs especializados, de gente que entende de tributação no ramo automotivo e depois me diz…, cartel Felipe, dentro deste meio, não é como os donos de farmácil ou posto de gasolina, não tem combinação de preços e sim limites, regras… como na Máfia, para manter o bom “trouxa” brasileiro pagando alto! ele fica sem alternativa, mas é um consumidor hávido por possuir um carro e é capaz de morar numa maloca para andar de 4 rodas… este consumidor só existe no Brasil mesmo! e elas sabem… Read more »
Chicão, não estou confundindo nada: outro dia vi uma propaganda da Hyundai na TV falando agressivamente da Toyota e mostrando gráficos de todas as concorrentes para demonstrar que a Hyundai é a que mais cresce no mundo. As empresas no Brasil concorrem tanto quanto em qualquer lugar do mundo, e se fosse uma “máfia” como o amigo acredita as “velhas” estariam morrendo de paúra das novas que estão para entrar no mercado (a indiana Tata por exemplo, fora os chineses) e não é isso que ocorre. O que ferra o consumidor brasileiro é a escorchante carga tributária e custo-Brasil. Mas… Read more »
O Brasil já realizou com a ASEA Sueca na decada de 70 uma parceria de 1 bi dolares pra a contrução das estações conversoras de Itaipu na época ou talvez até hoje as maiores do mundo num contrato com transferecia de tecnologia. As estações receberia a energia em AC transformariam em CC e transmitiriam de Itaipu para São Paulo onde seriam reconvertidas para AC para uso. O contrato foi cumprido com sucesso e diversos engenheiros brasileiros e suecos realizaram intercambios , no meu ponto de vista um contrato complexo realizado com sucesso. Quanto a automoveis simplesmente constroi-se fabricas e vende-se… Read more »
Tá bom Felipe… então andamos em carroças, que nem eles fabricam mais no seu país de origem, faz tempo, é só pq a carga é alta… eles fabricam seus novos modelos em escala menor, ficam com 2 ou 3 modelos do mesmo produto por pura “carga tributária”… não é para doutrinar o consumidor pouco informado do Brasil, deixar ele maravilhado quando trazem um produto novo-velho para os terceiro-mundistas daqui! Meu amigo leia sobre os lucros destas empresas! o Brasil é onde mais se lucra no ramo automotivo! com verdadeiros lixos de produtos! mas, obviamente, o amigo acredita no que quer…… Read more »
Ah, mais um detalhe, poderia explicar pq o amigo comprou um produto francês?? 🙂
1 – era o melhor custo benefício?
2 – era o que a grana alcançava no momento?
3 – pela estética?
4 – pela garantia?
5 – pela qualidade do produto?
vou te contar um segredo… já tive um 307, e não curti muito…
Abraço!
Hoje nos carros importados tem-se que condiderar “importados de onde”.
Explicando: Já tive um 207 francês ,excelente ,troquei por outro argentino ,horrivel. Já tive um citroen francês excelente , não experimentei o uruguaio semelhante mas segundo informações inferior.
Resumindo a mão de obra local e a tecnologia incorporada fazem a diferença.
Francisco AMX em 09 mar, 2010 às 12:59:
Chicão, pela garantia e pelo conforto.
No mais, acho que o amigo subestima a capacidade da indústria nacional. Nenhum país do mundo e isso inclui atéa Suécia, tem metade da frota de passeio sendo movida a combustíveis renováveis.
E não é todo país do mundo que tem uma legislação trabalhista e ambiental tão rígida. Carros nos States rodam com combustível puro, de alta octanagem, pois a legislação ambiental é bem mais maleável.
Mas enfim, como queira. Discussão totalmente off-topic…
Abs.
Felipe, sua última frase chegou exatamente ao ponto! Aproveito então para avisar a todos: discussão sobre origens de projetos de carros, descambando pra carga tributária e pra francês ser melhor ou pior que sueco ou coreano etc não vai levar a nada em relação à visita da família real da Suécia, assim como qualquer comparação entre as fábricas automotivas suecas e francesas instaladas no Brasil. Sugiro a todos foco mais na matéria e no assunto ligado ao Poder Aéreo. PS – antes que alguém pense que resolvi cortar o assunto porque estava começando a falar bem de produtos franceses (já… Read more »
O governo sueco afirma que a viagem não está relacionada diretamente aos caças.
Os suecos gostam de lembrar que veio de seu país o cimento usado na construção do Cristo Redentor, e de que foi em Estocolmo que a Seleção Brasileira conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez, em 1958.
A matéria é diversa e da margem a discussões sobre vários temas, o FX-2 já se tem pouco a acrescentar. Como já foi dito pelos próprios editores do blog.
Alguém pode me dizer se o preço cobrado pelos Suecos é justo? por este projeto?
O que mais sai na Imprensa é que o custo do Rafale é um absurdo, mas ninguém questiona o custo do Gripen NG. Porque?
Os Suecos não podem estar superfaturando? E se assim tão bom o negócio, porque a Suécia não compra de uma vez 100x Gripen NG?
Só o Brasil vai entrar nessa furada?
Triste fim para o FX2.
Entendam da seguinte forma, um Ford Fusion pode estar sendo super faturado, assim como um Ford KA pode também estar com seu preço superdimensionado. Ninguém observa que os Suecos pretendem entregar menos por muito, mas muito dinheiro… Se contar o fator risco do desenvolvimento deste projeto… Nem o pacote de armas consta da proposta Sueca…
Por que o Blog não publica o custo de aquisição pela Africa do Sul dos Gripen C/D e seu custo de hora???? Assim poderíamos saber se os Suecos estão cobrando muito para instalar aqueles tanques extras na fuselagem do Gripen C/D…
“Entendam da seguinte forma, um Ford Fusion pode estar sendo super faturado, assim como um Ford KA pode também estar com seu preço superdimensionado.” Caro Wolfpack, certamente poderia ser o caso do Rafale ser o melhor avião e estar mais caro, comparado com aviões piores porém mais baratos. O que ocorre no entanto é que o Rafale consegue ser a proeza de ser o pior avião, e ainda assim ser o mais caro. É como você tivesse na mesma concorrência um Ford Fusion sueco mais barato que o Ford Ka francês. Coisa de parceiro estratégico. “Nem o pacote de armas… Read more »
Bem lembrado Grifo. O colega Wolfpack em sua fúria beligerante propagandista pró-rafalechete esquece-se que das três propostas a única que trouxe alguma menção a armamento foi a americana. E mesmo assim, não se sabe se foi apenas um pedido de autorização ao Congresso Americano ou uma proposta agregada. Nem Gripen nem Rafale mencionaram armas. Mas sabemos duas coisas: que o Gripen pode integrar virtualmente QUALQUER arma que se queira (possivelmente até mesmo russas). E que o Rafake só utiliza as sempre baratinhas armas francas (os próprios franceses já avisaram que “será muito difícil e/ou caro integrar qualquer arma de origem… Read more »
Felipe falou tudo!
É Nunão, não tem jeito! pq vc não me kika do blog de uma vez!?? 🙂
amigo, o próprio texto traz menção a coisas que nada tem ha ver com o FX-2 e a visita em sí…
usei o advento dos carros para tentar embasar um raciocínio… posi quendo alguns colegas descambam para falar a mesma missa de custos etc.. etc… precisamos mudar o enfoque para que eles entendam…
posso fazer o seguinte; mandar um e-mail para a censura do blog e vc edita… que tal?
Asta la vista!
“O que ocorre no entanto é que o Rafale consegue ser a proeza de ser o pior avião” Bom, depois desta pérola só me resta dormir! Grifo, nem o Felipe absorve esta! pois ele já disse que acha o Rafale “levemente” superior aos outros 2! a não ser que ele tenha mudado de idéia… vai saber rsrsrsrsr mas mesmo assim, dando corda para tu te enforcar, esquece custos… fale no que o NG é melhor!… pena que tudo que tu vai falar serão hipóteses e conversa fiada, nada prováveis diga-se de passagem, pois o NG não existe! a India descobriu… Read more »
“Francisco AMX em 10 mar, 2010 às 0:43 editar
É Nunão, não tem jeito! pq vc não me kika do blog de uma vez!??”
Citei seu nome, Francisco?
Creio que escrevi “Aproveito então para avisar a todos”, referindo-me a todos que estão saindo do tópico.
Ao que parece, você inventou tempos atrás uma teoria de perseguição pessoal que não existe, nunca existiu e, pior, está acreditando na própria invenção. Isso não vai levar a lugar algum.
he he Nunão, foi eu quem começou a falar de veículos… logo, para o bom entendedor… MP basta! Sobre inventar teoria de perseguição… foi vc quem falou em tais teorias! falta muito para eu acreditar que isso que tu me submete seja uma perseguição pessoal… de cunho pessoal… entendes? me parece mais ideológica… como sou um representante da oposição dos mais “atuantes”, rsrsrsrs, recebo estes “puxões” carinhosos… já tô até acostumado! mas se um dia vieres a POA quero te levar numa churrascaria bem bacana que tem aqui, para tu me conhecer de perto! e ver que não tenho mania… Read more »
Francisco, valeu o convite, mas fica pra algum outro tipo de estabelecimento, pois não como carne vermelha não. Aliás, para marcar a decisão de deixar de consumir o item, o fiz consumindo pela última vez justamente em uma churrascaria em Porto Alegre, uns 20 anos atrás. Mas pode deixar que, quando aparecer pelas bandas aí da capital riograndense, te mando um e-mail avisando com antecedência pra encontrar (no mínimo, pra não te assustar!) PS – reitero que não há perseguição nem pessoal nem ideológica dado que, na minha visão, não existe essa de oposição ou situação aqui no Blog, apenas… Read more »
Mas Bah tchê! não come carne vermelha?? mas eu asso ela e fica bem douradinha pra ti! rsrsrs eu sabia que tu tinha algo de errado! rsrsrsr Brincadeira meu amigo! tem que ser forte para parar de comer carne! agora te respeito de verdade! rsrsrsrs Falando sério: Ok, vou considerar o que tu me diz e nunca mais irei tocar no assunto, morre aqui! Caso tu ou o Galante venham a POA me avisem mesmo, vou recebê-los no Aeroporto, não importa a hora! sério! e levo vcs onde tem que ir e aproveitamos para nos conhecermos! se quiserem claro! mas… Read more »