Janio de Freitas: ‘não há indícios de que a decisão esteja próxima’
Para jornalista da ‘Folha’, decisão sobre o programa F-X2 não ocorrerá em breve
Amanhã se completa o mais recente, sexto na série e nem por isso último, prazo informado pelo ministro Nelson Jobim para a decisão do governo entre os aviões de caça francês, americano e sueco que disputam a multibilionária compra brasileira.
Não há indício algum, hoje, de que a decisão entre os três possíveis fornecedores esteja ao menos próxima. Apesar de completados, quando em 19 de fevereiro Nelson Jobim avisou que em 20 dias sairia a decisão, já um ano e duas semanas da advertência do comandante da Aeronáutica de que a compra precisava ser fechada em 2009, sendo 2010 ano de eleição presidencial. E ainda se completavam nada menos do que dois anos da notícia dada ao país, por Lula, de haver “negociações muito adiantadas para a compra do caça francês” Rafale, do qual o presidente Sarkozy se fez agente de venda.
Nelson Jobim não conseguiu demover a FAB das conclusões a que chegou a análise, extensa e minuciosa, das conveniências de cada avião e das respectivas propostas para os seus planos de modernização e autonomia industrial.
O argumento brandido pelo Ministério das Relações Exteriores, supõe-se que baseado em conhecimentos aeronáuticos e financeiros nunca pressentidos, de que “às vezes o barato sai caro”, não se limitou ao autor dessa percepção extraordinária, ministro Celso Amorim. Foi adotado contra a FAB e a opinião crítica.
É, porém, nesse mesmo quesito financeiro, embora considerado em outra de suas incidências, que está uma das importantes constatações da FAB que os associados ao projeto Rafale não conseguem derrubar.
Seja qual for a redução de preço oferecida pelo fabricante Dassault e pelo governo francês, o Rafale continua sendo, de longe, mais caro do que o americano F-18E e o sueco Gripen NG. Mas não é aí que está a mais forte restrição financeira ao caça francês. É que, mesmo vindo o seu preço a tornar-se milagrosamente inferior aos outros dois, o custo de sua hora de voo continuará a mesma. E exigirá da FAB gasto de três vezes e meia a hora de voo do Gripen, o indicado pelas conclusões da análise tripla.
Ou seja, com o gasto de uma hora de exercício em um Rafale o piloto da FAB pode fazer três horas e meia com o Gripen. Além de querer seus pilotos capacitando-se o máximo possível, a FAB tem ciência de que o seu orçamento não será jamais, em todo o futuro antevisto, um presente dos deuses.
A par de questões como o fornecimento de peças, sobre o qual a FAB não teve experiência satisfatória com a Dassault para os seus Mirage, e a transferência de tecnologia, a preferência de Lula e de Jobim pelos franceses encontrou mais obstáculos resistentes. E, como previu o comandante Juniti Saito, o ano de campanha para eleição de presidente não é apropriado para negócios bilionários. Ainda mais tratando-se de uma insistência pelo que é mais bilionário e, apesar de tentativas variadas, não se explica de maneira convincente. Muito pelo contrário.
FONTE: Folha de São Paulo, via Notimp
Olha! O Janio de Freitas que me perdoe, mas não se pode criar uma defesa nacional pensando em economizar.
O problema maior não está em nenhum dos três concorrentes. O problema que ninguém fala está na falta de dinheiro e no abandono das Forças Armadas.
Não adianta querer comprar o avião mais barato. Os 36 aviões do FX-2 não resolvem absotulatamente nada.
É preciso deixar essa mentalidade de lado e investir pesadamente em defesa. E não é necessário dizer que o dinheiro investido dá retorno para toda a sociedade.
O mundo sabe que a hora real de vôo do Gripen C/D é 9.000 dólares – levantada seriamente por 2 países que averiguaram e acabaram escolhendo o F-35, e que a do Rafale pode ser 14mil… usando uma calculadora simples temos 1,55 X a diferença entre um o outro, porém estamos falando de um caça que não existe! que terá um preço real e final de F-22.. e certamente a hora de vôo poderá ser mais cara ainda! Mas como este senhor está no grupo dos “interessados” no NG, as manipulações estão aí para quem quiser ler e acreditar… Acho… Read more »
“É que, mesmo vindo o seu preço a tornar-se milagrosamente inferior aos outros dois, o custo de sua hora de voo continuará a mesma. E exigirá da FAB gasto de três vezes e meia a hora de voo do Gripen, o indicado pelas conclusões da análise tripla.”
Se esse é custo deve ser levado em consideração é melhor comprar o Super Tucano que a hora de vôo é bem mais barata e ele já é um avião de fato. Esse lobby pelo Gripen é apelativo!
Perfeito o Jânio de Freitas, nem sempre concordei com ele, mas dessa vez ele acertou na mosca. É ótimo que o público brasileiro (ao menos o que lê jornal) fique sabendo que o caça brasileiro não está sendo comprado conforme decidiu em caráter terminativo e com 30.000 páginas de embasamento técnico a Força Aérea Brasileira, mas sim com base no que quer o CA, aquele mesmo que não reconhece o governo hondurenho legalmente eleito, e com base na explícita preferência bolivariana do cidadão Marco Aurélio “Top-Top” Garcia. No mais, sexto prazo seguido foi ótimo, hehehe… Continuo achando que esse FX2… Read more »
nao tenho mais nada o que dizer sobre o FX pra mim ja ta bom
Jânio de Freitas
ate que enfim fez uma analise real da situação .
“É que, mesmo vindo o seu preço a tornar-se milagrosamente inferior aos outros dois, o custo de sua hora de voo continuará a mesma.” Exatamente. A FAB vai ter que carregar esta cruz por 30 anos pulverizando o seu orçamento de custeio. E mesmo no preço de aquisição não nexiste milagre, pode-se ter certeza que qualquer redução no preço feita agora vai ser cobrada lá na frente. A chamada “redução” de 2 bi de dólares foi obtida abandonando-se a exigência de preço fechado e inegociável, e permitindo que a Dassault possa depois renegociar o valor por conta de “ajustes cambiais”.… Read more »
“O mundo sabe que a hora real de vôo do Gripen C/D é 9.000 dólares”
Correção – 4500 dólares.
“Acho que estamos sendo sabotados por gente de dentro… traidores travestidos!”
Socorro, a FAB está traindo a França! Tragam a guilhotina….
Especulções e especulações , que saia logo a decisão para que possamos virar essa página. Sendo que ainda haverá um tempo para digerir a escolha com velhos temas até que finalmente passemos a discutir o objeto da compra.
Se for para treinar que se utilizae simuladores de vôo, gastar com horas de vôo horas somente para manter a doutrina é um absurdo. Quando necessário realizar uma missão recorre-se a que Sr Jânio de Freitas, gêniooooo?????
Se o custo é o problema, compra-se os F16 Blk50 que estão de bom tamanho ou mesmo os Gripen C/D… ou até os FA18C/D, assim os Brigadeiros da FAB, COPAC terão muito o que economizar. Com este foco nos custos de operação idealizados por um jornalista, especulados, quem perde é a FAB. Falar de pensão de militares de pijama nem pensar…
Grifo, conta outra! 4500 doletas nem F-16 com quase 5000mil unidades! tu sabe disso! a Noruega encontrou 9 ou 10 mil dolares no C/D… eles sabem o que fazem e dizem… compraram o F-35! Grifo, não falei especificamente da FAB meu amigo, isso que diz é tu! tenho várias críticas para com a FAB, mas não considero algumas pessoas, dentro da FAB, como sendo a própria FAB! já falei várias vezes; Não dou cheque em branco para ninguém! e não espero nada de políticos e tudo da FAB… mas o jogo de interesses ferve para os 2 lados! sendo assim… Read more »
Francisco AMX em 10 mar, 2010 às 0:28
“Pelo jeitinho dos teus posts, tu e o Felipe estão frequentando o mesmo cursinho de ironia! muito bacana! parabéns!”
E pelo visto não somos os únicos neh Chicão? 🙂
Abs.