F-X2: com a palavra o Presidente
Por que o senhor ainda não autorizou a compra dos super caças? Não há potência econômica sem poder militar e os riscos à nossa soberania são evidentes.
Presidente Lula – Ainda não tomamos uma decisão a respeito justamente pela importância que a escolha terá sobre a capacidade de defesa e sobre o desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil. Temos que ser muito cautelosos. A FAB já fez sua análise e pré-selecionou três modelos que atendem às suas necessidades técnicas. Agora é a hora de o governo fazer a análise estratégica, política e econômica para apontar qual proposta trará mais benefícios para a sociedade. Decidimos fazer da política nacional de defesa um eixo de desenvolvimento econômico e de autonomia tecnológica. Vamos bater o martelo somente depois de concluída a análise do Ministério de Defesa, de ouvir o Conselho de Defesa Nacional e considerando as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa. Posso adiantar que a empresa a ser escolhida, seja qual for, terá que se comprometer com a transferência irrestrita de toda a tecnologia de ponta.
FONTE: Tribuna do Norte, via Notimp
” Posso adiantar que a empresa a ser escolhida, seja qual for, terá que se comprometer com a transferência irrestrita de toda a tecnologia de ponta.”
Só acredito vendo.
” Posso adiantar que a empresa a ser escolhida, seja qual for, terá que se comprometer com a transferência irrestrita de toda a tecnologia de ponta.”
Só existe uma forma disso acontecer… é impondo sanções em caso de descumprimento dessa tranferência como propôs a Boeing. Há, havia me esquecido: essas penalidades trazem uma insegurança muito grande as propostas. ha ha ha ha ha
Sem falar que a multa já vem incluído no preço. 😀
“Posso adiantar que a empresa a ser escolhida, seja qual for, terá que se comprometer com a transferência irrestrita de toda a tecnologia de ponta.” AHAHAHAHAHAHAHAHAHA… Esqueceram de avisar o Prevfidente que ToT sem ter quem receba “nom ecxiste”, rsrsrs… “Cumpanhêro Obrama (eita, qui sêdi): o finhô num prometeu qui nem que o cumpanhêro Sakozí qui iria passá a tecnorogia dus avinhão ma uma caxinha pa campanha da cumpanhêra Est… ops, Dilma, pruquê si u cumpanhêro tivefi prumitido dava pa fazê negófio, apesar do Cersinho i du Marquinho ficarem brabos (elis num gosta di ocê, mermo ocê pareceno brasilero). Mai… Read more »
Jacubão, a multa da Boeing não está no preço tb??? rsrsrs
Americano é muito “bonzinho!”
Cara tô fazendo meu caça furtivo, queria te mandar por e-mail antes para ver o que tu acha… tem como?
Abração!
Felipe Cps em 09 mar, 2010 às 11:39
(…)
AHAHAHAHAHAHAHAHAHA… Esqueceram de avisar o Prevfidente que ToT sem ter quem receba “nom ecxiste”, rsrsrs…
(…)
Então esqueceram de avisar o COPAC também.
…
Nessas condições podemos dizer que o GripenNG se enquadra perfeitamente.
Abs.
Interessante as palavras do Lula..
“terá que se comprometer com a transferência irrestrita de toda a tecnologia de ponta”
Já não é fazer a transferencia irrestrita e sim se comprometer com a ..
Pode ser mais uma vez que Lula jogou palavras ao ar..mas se foi pensado, o discurso mudou..Agora..Comprometer..cabe um mundo de coisa né ?
[]
Francisco AMX, manda uma msg para o Galante e pede o meu e-mail amigão.
Um abraço.
Wilson Giordani de Souza em 09 mar, 2010 às 11:47
“Então esqueceram de avisar o COPAC também.”
Eita Giorda, mas o Gripen NG a Embraer “goxtcha”. Esse ela poderá vender.
Sds.
Eu queria fazer uma pergunta para o Sr Presidente.. “Dentro do contexto do FX2, o que o Sr. entende como transferência de tecnologia?” Duvido q ele saiba responder… Se responder, vai dizer q quer que a empresa ganhadora capacite o Brasil a desenvolver e contruir um aviao de caça moderno… ISSO NUNCA ACONTECERA !! Nem a India q compra 200 mil avioes da Russia conseguil essa transferencia de tecnologia irrestrita… Tao la tropeçando para conseguir fazer o aviao voar com a turbina nacional deles… compraram toda a suite radar de um fornecedor estrangeiro… Sr. Presidente, montar avião nós já sabemos.… Read more »
Felipe Cps em 09 mar, 2010 às 14:11
Felipão… digamos que a Embraer “prefere” o Gripen NG. Mas duvido de que ela irá abrir mão de qualquer “taco” de ToT que venha da Boeing ou da Dassault.
…
O mais interessante é o silêncio da SAAB e da DASSAULT com relação a proposta americana de pena de 5% do valor da tecnologia em caso de descumprimento de sua transferência. Se a proposta da Dassault ou da SAAB fossem SÉRIAS MESMO, eles poderiam propor uma multa de 100% a 200% em caso de não transferência que aih não teriamos a menor dúvida, tanto a SAAB quanto a DASSAULT estão falando sério quanto a ToT e a BOEING estaria fora mesmo. O que vcs acham?
João, Não se preocupe neste aspecto. Veja o texto a seguir extraído do artigo “Vida e morte do Programa F-X” Cada uma das empresas concorrentes deveria garantir que todos os equipamentos e tecnologias empregados pelo caça não apresentassem restrições ou limitações de exportação para o Brasil. Caso isto ocorresse, a empresa vencedora teria que arcar com as mudanças advindas desta decisão, incluindo os custos relacionados à mesma. Por esse motivo, foi exigido dos concorrentes o fornecimento em detalhe das políticas de restrição à exportação de equipamentos e tecnologias (incluindo softwares e hardwares) dos países de origem. Portanto, vale para todos… Read more »
Caro Guilherme,
Posso estar lendo incorretamente, mas creio que o que vc postou é sobre a exportação para o Brasil, não vai existir embargo em qq equipamento, ou seja, o mesmo garante que o que foi vendido TEM que ser entregue (o peixe). Já transferencia de tecnologia é ensinar a pescar o peixe, ou seja, dominarmos a tecnologia..
Estou errado?
Abraços
Humberto Você está correto. Mas a transferência de tecnologia faz parte do pacote de “offset”, que equivale a, no mínimo, 100% do valor do contrato. Se uma determinada empresa apresenta um pacote de offset que atinge a meta de 100%, mas não transfere tecnologia de forma irrestrita ela ainda está no páreo pelo critérios da FAB. A FAB nunca exigiu o que não pode ter ou o que não existe no mercado – transferência irrestrita. A idéia toda é bem bolada. Tudo tem seu peso e em uma balança vai sair a melhor oferta. Um avião pode não ser o… Read more »
João em 09 mar, 2010 às 16:33: João, a SAAB pode oferecer até 500% de multa; eles jamais atrasaram um contrato, e não será agora que atrasarão. A Boeing pode oferecer 1.000% de multa: enquanto CA for MRE e “Top-Top” “acessor ispecial” nada fará que Lula “buy american”. Quanto à Dassaulto, não precisa colocar multa alguma: a “caixinha” já está devidamente arranjada, e “é ifvo que importa cumpanhêro”. _______________ Guilherme Poggio em 09 mar, 2010 às 18:02: “A FAB é que vai decidir” Hehehe Poggio, A FAB JÁ DECIDIU!!!!! Mas o que é que a Força Aérea Brasileira entende de… Read more »