Constant Peg, o programa secreto da USAF que usava aviões russos para treinamento
A Força Aérea dos EUA revelou em 2006 uma parte da complexa série de programas que obtiveram, testaram e analisaram aeronaves militares estrangeiras na área de testes de Nevada, a noroeste de Las Vegas e na Base Aérea de Nellis.
Oficiais da USAF revelaram que a pilotos americanos voaram aeronaves de projeto soviético (embora algumas fabricadas na China e em outros lugares) a partir do Tonopah Test Range, a noroeste da área de testes de Nevada. Quando o avião de ataque F-117 foi desclassificado, ele também voava de Tonopah, onde também existiam várias aeronaves estrangeiras.
De 1977 até 1988, o programa conhecido como “Constant Peg”, proporcionou aos pilotos da USAF, US Navy e USMC a oportunidade de voar contra aeronaves de projeto soviético, como parte do programa de treinamento onde pilotos americanos podiam aprender como combater e evadir-se de aeronaves do bloco comunista.
Associado ao programa havia também o “Constant Source”, que envolvia a transmissão quase em tempo real de comunicações interceptadas, da localização de emissões de sinais eletrônicos (principalmente de sítios de SAM) e analises de ordem de batalha para caças táticos e unidades de ataque.
Aeronaves Sukhoi e MiG (como o MiG-23), adquiridas ao redor do mundo, estava operacionais em dois esquadrões no Tonapah Test Range, perto de Las Vegas. Outros tipos de aeronaves foram testados e analisados em seus detalhes técnicos e operacionais.
Oficiais da USAF confirmaram que aeronaves de fabricação estrangeira MiG-17, MiG-21 e MiG-23 faziam parte do programa. Outros também disseram que também voavam MiG-27, MiG-25 e Su-27.
Os dois esquadrões do “Constant Peg” operavam MiG-17s e MiG-21s, que estavam disponíveis em maior quantidade. Algumas vezes eles voavam em exercícios Red Flag contra unidades operacionais da USAF. Outras aeronaves estrangeiras também foram testadas e analisadas, mas não faziam parte do programa de treinamento.
Havia muitos engajamentos 2 x 2 contra MiG-21 e um piloto que participou do treinamento disse que eles eram muito difíceis de visualizar, pelo pequeno tamanho e que tinham uma capacidade de curva fenomenal. Mas que se fosse possível acompanhar o MiG-21 na curva, ele rapidamente perdia energia e podia ser superado, se o piloto americano levasse o combate para a vertical.
Os aviões de projeto soviético receberam designações americanas. A aeronave classificada da USAF, YF-113, era por exemplo um MiG-23 (ver tabela abaixo). As unidades que operavam essas aeronaves estrangeiras foram desativadas com o fim da Guerra Fria.
Designation | References | Remarks |
YF-110B | [1,2,5] | MiG-21F-13 “Fishbed-C/E”. [5] quotes the serials 75-001, 75-004 and 75-010 for this type. |
YF-110C | [1] | Chengdu J-7B (MiG-21F-13 variant built in China) |
YF-110D | [1] | MiG-21MF “Fishbed-J” |
YF-112 | [1,2,3] | This is mentioned as “used for a MiG”. It is likely that this remark only refers to the general use of “YF-112” for ex-Soviet aircraft, and not a specific type. Therefore a plain YF-112 designation (without suffix) probably didn’t exist. Suggested candidates for a YF-112 designation include a Sukhoi Su-22 and (less likely) a MiG-19. |
YF-112C | [2,5] | This might be the actual complete designation of the aircraft associated with the generic YF-112 code. |
YF-113 | [5] | [5] explicitly claims the use of a plain (no suffix) YF-113 designation. However, this contradicts source [1], where all YF-113s are quoted with a suffix letter. Regarding all available information, the use of plain YF-113 designation for a specific aircraft appears unlikely. |
YF-113A | [2] | MiG-17F “Fresco-C” used in HAVE DRILL program |
YF-113B | [1] | MiG-23BN “Flogger-F” |
YF-113C | [2] | MiG-17F (actually a Chinese-built J-5) “Fresco-C” used in HAVE PRIVILEGE program |
YF-113E | [1] | MiG-23MS “Flogger-E” |
YF-113G | [2,3] | Secret USAF prototype developed and flown in the 1993/96 timeframe. There was much speculation about this designation, and it was also said that the YF-113G was a MiG-23 (of unknown subtype). However, the identification of the YF-113G as a U.S. prototype was made by reliable sources quoting a YF-113G pilot’s official biography, and must therefore be regarded as confirmed. The MiG-23 story apparently originated from confusion with other YF-113 designations (i.e. YF-113B/E). |
YF-114C | [1] | MiG-17F “Fresco-C” (incl. the one used in the HAVE FERRY program) |
YF-114D | [1,5] | MiG-17PF “Fresco-D”. [5] quotes the serial 75-008 as used by a YF-114D. |
YF-117A | (multiple) | Lockheed SENIOR TREND stealth fighter. This designation was eventually allocated as the official designation when the aircraft was revealed to the public, thus creating the only official post-111 F-designator. |
YF-117D | [2] | Northrop TACIT BLUE |
YF-117E | [6] | Reported to be unrelated to the F-117A. |
F-121 | [6] | This is claimed to be the designation for a pure-delta stealthy high-speed reconnaissance aircraft developed by General Dynamics (now Lockheed Martin). For details about this aircraft, see this page (based on info from [6]). However, it must be noted that the story of this aircraft and its F-121 designator is questionable at best. |
YF-1xx | [2] | Boeing Bird of Prey. This aircraft most likely had a YF-1xx designation, but not -113G. |
YF-24 | [4] | Classified prototype, late 1990s and/or early 2000s. The YF-24 designation is a notable exception to the YF-1xx scheme, but the number 24 is apparently no coincidence since it follows on from the last known “official” F-series designator, YF-23A. |
FONTE da tabela: Cover Designations of Classified USAF Aircraft