VFA-81 e VF-1 juntos sobre o Rio de Janeiro
Aproveitando a passagem do porta-aviões USS Carl Vinson pelo Brasil, os A-4 Skyhawk do esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil terão a oportunidade de treinar a bordo do navio norte-americano. Este exercício conjunto, denominado PASSEX, ocorrerá nos dias 2 e 3 de março.
Além disso, estão previstos sobrevoos das duas aeronaves pela cidade do Rio de Janeiro nas datas mencionadas acima. Será uma oportunidade única para os moradores do Rio de Janeiro e para as pessoas de outros lugares que por lá estiverem.
AA… porque esses americanos não fazem os exercicios aqui no Recife tambem heheheh, queria está por lá para ver.
Quantos A-4 estão voando no momento? alguem sabe?
ao menos os pilotos vao desenferrujar um pouco e usar oq aprendem na pista desenhada em sao pedro da aldeia
so um detalhe:
alguem sabe informar quantos a-4 estão disponiveis para esse exercicio? e so outro detalhe quanto a modernização dos mesmos, alguem sabe como está o andamento das especificações e delineamento para o prototipo? a muito tempo nao vejo noticias quanto a isso
sds
Skyhawk e F/A-18? … ¬¬’.
O vídeo mostra um dos protótipos do F/A-18 Hornet em ensaio para lançamento de bomba. O A-4 Skyhawk, atuando como “chase plane”, estava filmando o lançamento. A bomba se solta e acerta o A-4, que perde parte da asa e cai em chamas. O piloto consegue se ejetar no final.
http://www.aereo.jor.br/2009/09/30/fa-18-hornet-abate-a-4-skyhawk-com-bomba/
MAS quem diria jatos A-4 Skyhawk pousando num nae americano da ativa.
que nostalgia para os americanos ..
Robson BR e Aircobra, Até o final do ano passado (2009), haviam quatro A-4 operacionais. Se não me falha a memória, 2 biplaces e 2 monoplaces. __________________________________________________ Latino, Notícias oficiais dão conta de que NÃO haverá treinamento de toque e arremetinda no Carl Vinson, muito menos pouso e catapultagem. Os treinamentos se resumirão a simulações de aproximação para o pouso, uso de instrumentos e passagens baixas sobre o navio à velocidade de pouso. Acho que o fato de não realizarem toques e arremetidas é um procedimento de segurança, visto que além da indisponibilidade da maior parte das aeronaves, há 5… Read more »
Não deve pousar, no máximo toque e arremetida.
Bronco em 28 fev, 2010 às 11:41
Não tinha visto seu comentário, obrigado pelas informações.
Rodrigo Cesarini,
É isso. TALVEZ toque e arrmetida, mas até o momento não parece estar claro que isso será feito.
Talvez alguém mais bem informado possa nos dar essa informação.
Até pouco tempo havia a informação de que não seria um treinamento de touch and go, mas de operação de instrumentos, aproximação e passagem baixa.
Mas pode ser que o planejamento da missão tenha mudado esse quadro.
Aguardemos.
De 23 para 4. E ainda falam da FAB com os F-5.
Obrigado Bronco e Rodrigo Cesarini
putz como doi ser um pais atrazado ,, por isso to na torcida pelo gripen ng ,não que ele seja o melhor dos tres ,mas pelo menos poderemos opera-los ,e quem sabe ate o ‘Sea Gripen’ pinte por aqui .
os Entusiastas do rafale que me perdoem ,,mas o vetor + caro de adquirir e manter não cabe no nosso bolso .
Ricardo_Recife,
Cabe esclarecer que das 23 células arrematadas do Kuwait em 1998, já se sabia que, pelo menos uma dezena não tinha condições de voo e outras, embora pudessem ser colocadas em condições de voo, era anti-econômico.
O contrato de modernização prevê 12 aeronaves.
O fato de não se realizar toque e arremetida é uma questão de segurança colocada pelos americanos em função dos pilotos brasileiros não terem podido treinar, em terra, utilizando o mesmo sistema ótico de pouso utilizado pelo CVN-70 (IFLOLS). A MB (A-12 e SPA) utilizam o antigo FLOLS.
Não vão pousar, senão os americanos podem descobrir os “segredos” deste caça! e nossa marinha ficará vulnerável…. rsrsrsr
Sds!
Será que vai rolar combates simulados?? Lembraria um pouco o filme TOPGUN onde os F-14 enfrentavam os AGRESSORs A4 😀
[]’s
Bota o Juniti Saito para fazer o exercício,quem sabe e relembra os tempos da WW2 e da uma mergulhada no meio da Nae,dai só vão faltar mais 10 ou 11 naes para subjulgarmos o império!
nossos A-4KU merecem descançar…
apesar de ser um “back to future”, mas ainda sim é bonito ver 2 warbird voando.
É uma pena que os Super Hornets não voem junto com os A4.
Mas só o fato de poder ver o Carlos Wilson já é uma alegria.
[]s
Off topic: E para qum não sabe, o Carl Vinson já contracenou com Tom Cruise e Val Kilmer no filme Top Gun.
João…
na verdade apenas aeronaves do USS Carl Vinson na época F14s
do VF-51,contracenaram com Cruise. A maior parte das filmagens envolveu outro porta-avioes, o USS Enterprise.
sds
Depois de seis meses sem catapultar e pouso enganchado, o piloto naval fica sem poder pousar em PA,por segurança. Volta a condição se tiver um PA de seu pais para a função. Alias ,quando tinhamos um PA operacional os vizinhos argentinos sempre queriam pousar no A-12 para manter a condição,quanto foi para a reforma ,detonaram a Dods,esta no cais ate hoje,teve a lambança das turbinas do A-4,cancelaram varias Fraterno,na ultima mandaram um navio tanque,que tem valor,mas para uma operação? Será que eles estavam querendo comprar um PA? Não podem, estão de castigo,devido a guerra de 82,e descontam na gente?Os acontecimentos… Read more »
“Bota o Juniti Saito para fazer o exercício,quem sabe e relembra os tempos da WW2 e da uma mergulhada no meio da Nae,dai só vão faltar mais 10 ou 11 naes para subjulgarmos o império!”
UAHUUUUUUUUhauHAuHAU
Sei não se os treinamentos com A4 será por estarem tanto tempo sem treinamento, pra mim os 2 A4 que voam não estão nem em condições de exigir muito do motor e etc…
Latino, perfeito o seu comentario.
Serao 13 os A-4 que serao modernizados. Voarao ate 2025/30.
Sinceramente, em virtude da baixa proficiência das equipagens da MB, independente das razões enumeradas, o alto comando naval deveria poupar-se, e ao Brasil, dessa vergonha, traduzida em um mero sobrevoo em passagem baixa no Carl Vinson. Perdoem-me a grosseira expressão, mas isso é rídiculo !
Nossa, Jesus me chicoteia! A-4 até 2030 e neguinho ainda elogia a Marinha do Brasil como exemplo de como se fazer as coisas????? 🙂
Em 2030 os A-4M da Marinha serão provavelmente a mais velha aeronave do globo terrestre em operação!
HEHE ;hehe ,felipe cps ,e ainda tem gente que acha que somos capazes de bancar o dassault rafale ,acorda companheirada ,
não estamos nem conseguindo manter a-4 voando imagina os rafales .
ps latino apoia o fim do fx-2 ,que venha o fx-3 com f-35 e pak-fa
A4 até 2030 minha nossa, não falei a MB e FAB, não tira o chevette da garagem com medo de roubarem, ou riscar a lataria, dai quem vai pagar o concerto…
Até o Paraguai em 2030 vai ter vetor mais novo ahahah….
Ainda bem que o EB salva pq MB e FAB…..são comédias
poís e um fala o erros da MB
o outro da FAB.
daqui a pouco não tem do que
falar ,sou favoravel ao Rafale,
mas essa competição entre as forças
so fortalece os politicagem = sucateamento
de todas as FA
Acorda galera muito se fala dos petralas e cia
mais a verdade que o se por um lado as FA fazem
verdadeiros milagres para manter as operações
por outro da um rajada de metralhadora no pé.
todos querem melhorias mas pra catalizar o processo
nada melhor que falar uma só voz.
BRIGAS INTERNAS
UMA VOZ FIRME E UNICA FORA
ABS.
Boa Noite
Felipe Cps
Não exagera, os B-52 podem estar operando até la tambem…
Alias ja vimos varios aviões tendo suas vidas estendidas, A-26 Invader , A-1 Skyraider , ambos Gringos começaram na 2GM, foram para Coreia e depois Vietnam, e ai ? Se até o Tio Sam faz a extensão da vida util de certas aeronaves, porque nós que somos “pobres” não podemos ?
[ ]´s
Vergonha, é a única palavra para descrever nossa MB a operar A-4… não interessa o qto modernizado for, é um avião dos anos 60… só serve pra treinamento, pois não nos defende de nada, absolutamente nada que possa nos atacar… F/A-18 Hornet é o mínimo que o Brasil merecia, como sinal de respeito e amor pelo país e suas Forças Armadas… pq se um dia precisarmos delas, eles darão a vida a nos proteger, enqto q nos tempos de paz, são tratados como parentes distantes e pobres…
Felipe Cps em 28 fev, 2010 às 21:22
“Em 2030 os A-4M da Marinha serão provavelmente a mais velha aeronave do globo terrestre em operação!”
ENGANO SEU:
Ops, mandei antes de completar, masi aí vai:
ENGANO seu Felipe: a USAF ainda vai estar usando o “BUF” B-52 certamente. (existem fontes que confirmam isso).
E aposto que vai ter muito MiG-21 retrofitado e, até mesmo DC-3, voando por aí… (isso já é um palpite… Mas se algumas forças aéreas do caribe ainda usam o DC-3 e o DC-4, não duvido não…)
Ah sim, é verdade que a USAF provavelmente vai estar voando B-52, mas me referia a aeronaves de “caça” (se é que se pode chamar o A-4 disso); o desgaste de um B-52 é infinitamente menor do que um caça (ainda mais embarcado) e, por ser maior (só um bocadinho) sua atualização é, em certa medida, muito mais fácil e proporcionalmente mais barata.
Mas o q importa é o seguinte: antes de falarem mal da FAB, olhem para o “exemplo” MB. Só isso que eu digo.
Abs.
quanta bobagem escrita, haja saco…
Pessoal, a Marinha pode comprar um caça melhore futuramente, o foco agora é os subs…
Andre,
“…Vergonha, é a única palavra para descrever nossa MB a operar A-4… não interessa o qto modernizado for, é um avião dos anos 60… só serve pra treinamento, pois não nos defende de nada, absolutamente nada que possa nos atacar… F/A-18 Hornet é o mínimo que o Brasil merecia…
Não mistura as coisas, quem vai operar o SH se ele vencer é a FAB não a MB…
Diz ai qual avião embarcado você poder por hj no A-12 com segurança ? Por favor nos exclareça…
[ ]´s
Ricardo em 01 mar, 2010 às 11:44:
Ricardo, tenho a impressão que o colega se referiu ao Hornet (F/A-18C) e não ao Super-Hornet (F/A-18E), até porque este último não pode ser operado do Opalão da MB.
Sds.
latino em 28 fev, 2010 às 21:34
Amigo, exigir o cancelamento do FX2 pq o Rafale é caro e pedir p/ incluir o T50 e o F35 em um FX3 soa um pouco como contradição.
A aviação Naval poderia estar muito melhor, mas teria muito brigadeiro esperneando!!!
A FAB quis fazer um processo muito avançado cheio do requinte e agora vai ficar sem uma coisa nem outra!
Daqui a pouco o Lula vai pedir para os franceses trazer os Mirage da Lituânia p/ cá para nos defender rsrsrs
caro LBacelar em 01 mar, 2010 às 13:49 amigo eu estava falando ipoteticamente ,,realmente estou ba torcida pelo sueco gripen ng , o emparelhamento gripen ng + r-99 ;seria no minimo magnifico . O radar sueco Erieye, originalmente desenvolvido pela empresa Ericsson Microwave tem fortíssimas ligações com o Brasil uma vez que ele é o mais importante componente do avião R-99A em uso no 2º/6º GAv da FAB. Depois da Força Aérea Sueca, a FAB foi a primeira força aérea a comprar o sistema, sendo hoje, com cinco unidades, seu maior usuário no mundo. O Erieye é um radar Active… Read more »
A gran verdade é que no atual cenário marítimo, mesmo os A4 modernizados, não vão servir de muita coisa… Serão nada mais, nada menos do que um “AMX-M”. O que a MB precisa é algo que defenda a frota e esse não é o papel para o qual o A4 foi projetado. Agora, se o objetivo for fazer “bate-pronto”, peinerar e adestrar, aí tá bom demais. O que o Brasil quer? Impor sua força ou se defender? Por que se for para “impor”, precisa muito, mas muito mais do que isso. Se for para se defender, creio que este não… Read more »
Pelo visto a França está se desenvolvendo em tecnologia aeronáutica de uma forma mais do que preocupante. Começou com o maravilhoso Concorde que, tanto fizeram, que conseguiram acabar com a sua utilização. Agora o Rafale que não querem deixar que seja comercializado para outros países até que seja exaurido como o Concorde. Nos exercícios feitos entre o Rafale e o F-22 na Arabia Saudita, as últimas notícias foram de que o F-22 só tinha enquadrado o Rafale uma única vez, dando empate nas outras 5 (cinco), sem ter ficado claro se nestas 5 vezes nenhuma das aeronaves conseguiram enquadrar a… Read more »
Eu tenho me perguntado qual a necessidade do Brasil manter um porta-aviões e consequentemente uma aviação naval de asa fixa. Melhor seria a MB entregar os A-4 para a FAB transformar em aviões de treinamento, e operar helicopteros em navios de multiplo emprego, trasformando o opalão sucatão em lâminas de barbear. Nada adianta manter um PA eternamente docado, com 4 aviões operacionais. e 1 aviões operacionais modernizados, tão pouco, eles não sustentam uma operação em conflito, tampouco procedem patrulha, porque mal ou bem, são caças. Ademais, muito já se disse aqui, por gent muito mais competente que eu: PA(s) são… Read more »
“Eu tenho me perguntado qual a necessidade do Brasil manter um porta-aviões e consequentemente uma aviação naval de asa fixa.”
Caro Fábio, quando você descobrir a resposta me avisa, porque até hoje nunca consegui entender…
Caro Fabio Mayer, Alguns defendem que exista um amplo debate com a sociedade para ver qual a função das Forças Armadas, mas como isto não dá voto, dá muito trabalho vão empurrando de barriga ou fazem algumas peças de ficção no qual responde a sua questão..END (nomezinho que indica bem o que ele representa na prática). Na prática, existe muito oba oba para compras (pois existem comissões) mas nada de suplementar o dia a dia da força. E tem gente que ainda acha que este governo está fazendo muito mais que os anteriores..Creio que muitos pensam por boa fé..mas tem… Read more »
Fábio e Grifo,
Apesar de não ser off-topic, já que o VF-1 é tema dessa matéria, há uma matéria de ontem no Blog Naval mais indicada para aprofundar essa discussão sobre o NAe São Paulo, com debates a respeito da situação do navio: http://www.naval.com.br/blog/2010/02/28/nae-sao-paulo-no-amrj/
Fabio Mayer em 01 mar, 2010 às 15:55
“O Brasil já decidiu se quer isso? A impressão que tenho é que não…”
Já Fábio, já decidiu sim. A resposta está na END: uma Marinha para “negar o uso do mar ao inimigo” e não para “projetar poder” (função quase exclusiva de um NAe).
Diga-se de passagem uma das poucas coisas realistas e que prestam da tal END.
Abs.
deixe me lembrar que o sao paulo era o antigo foche e foi vendido simbolicamente como sucata a MB por 1 milhao ,que dira operar avioes como rafale …bricadeira vamos pra realidade o Brasil nao tem interesse de ter a melhor tecnologia em armas nem pra defesa nem para a soberania nacional, seja em terra ou mar no qual deviamos a muito tempo ter colocados muito dinheiro neste pais para defendermos o futuro dos nosso filhos ..amazonia por exemplo terra de niguem … ps alguem ja ouviu falar que nem avioes que trasportam drogas foram abatidos? fala serio! é tudo… Read more »
“Já Fábio, já decidiu sim. A resposta está na END: uma Marinha para “negar o uso do mar ao inimigo”
Obrigado Felipe. Eu já conhecia isto, só queria saber como vai ser feita esta negação do uso do mar, e mais importante quem é esse inimigo…
Sem querer ofender os marinheiros, em um conflito acho mais provável o inimigo nos negar o uso do NAe. Ou os nossos pilotos se recusarem a operar a partir do NAe sem uma alternativa de pouso em terra.