Mais duas décadas de Sea Stallion na Alemanha

21

Programa de modernização das aeronaves estenderá a vida útil dos helicópteros até 2030

CH-53G_foto-HEER

O Exército Alemão (Deutsches Heer) espera contar com os seus helicópteros pesados Sea Stallion até o ano de 2030. A extenção da vida útil dessas aeronaves tornou-se possível graças ao programa de modernização dos CH-53G, desenvolvido pela Eurocopter da Alemanha.

O primeiro voo do CH-53GA (nova designação) modernizado ocorreu três anos depois da assinatura do contrato com o grupo Eurocopter. O Exército Alemão possui aproximadamente 90 CH-53G em operação atualmente. Estes são remanescentes de um lote de 110 aeronaves adquiridas em 1968 e entregues a partir de 1971.

O contrato da Eurocopter prevê a modernização de 40 aeronaves para o padrão CH-53GA. Os trabalhos incluem recuperação estrutural da fuselagem, permitindo o seu uso por mais 6.000 a 10.000 horas de voo e substituição completa do sistema elétrico. Os sistemas de voo e os aviônicos serão completamente substituídos e integrados em um novo cockipt com displays digitais que incluirá a instalação de modernos e precisos sistemas de navegação e comunicação via satélite. Parte destes equipamentos serão os mesmos utilizados pelos NH-90 alemães. Além disso, o novos tanques de combustível permitirão o aumento do alcance para até 1200km.

A produção em série do CH-53GA deve começar em 2011 e estender-se até 2013. O primeiro helicóptero modernizado deverá ser entregue ao Exército Alemão antes do final de 2011. O CH-53 tem sido uma aeronave fundamental para os compromissos da Alemanha junto à OTAN nos últimos 35 anos. Desde o início da década de 1990, estes helicópteros atuaram desde o Kosovo até o Afeganistão. Em um futuro próximo, ele continuará a ser muito solicitado, pois a capacidade de carga do novo NH-90 é bastante inferior.

CH-53GA-painel-foto-Rockwell

FOTOS: HEER/Rockwell-Collins

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Acho esse helicóptero show…

Ivan

Invencible,

Idem, idem, na mesma data.
E a nova versão CH-53K dos Marines é melhor ainda.

Ivan, o antigo.

Darkman

Esses helis são Show mesmo, seria ótimo que pudessemos contar com eles por aqui.

Darkman

Poderia ter mas post sobre Helis aqui no Blog.
Fica aqui uma sugestão aos editores !!!!

Abs.

Darkman

Caro Poggio, Não estou criticando apenas que poderia ter mas post sobre Helis. Te digo que não existe inúmeros post de Helis. Veja abaixo. 22 dez, 2008 Por Alexandre Galante 15 mar, 2009 Por Wiltgen 07 abr, 2009 Por Alexandre Galante 15 abr, 2009 Por Alexandre Galante 03 mai, 2009 Por Nunão 03 dez, 2009 Por Guilherme Poggio 07 dez, 2009 Por Guilherme Poggio Devido ao cansativo FX2 poderia ter alguns psot sobre helis de ataque e Helis de transporte de carga e tropa. Mas novamente digo que não é critica, gosto do Blog e frequente assiduamente todos os dias… Read more »

eduardo

Só para comparar, eles vão demorar três anos para modernizar 40 helicópteros de grande porte, e nós 10 anos para modernizar os 36 Pantera do Exército.

Darkman

Valeu Poggio !!!!

Abs.

Sabre

Darkman, tenho certeza que se o Brasil resolve-se comprar iriam surgir várias críticas quanto a idade do modelo!

Wolfpack

Para mim um dos helicopteros mais legais do Mundo. Claro vem de uma outra época onde sobrava para investir neste tipo de máquina.

Giordani RS

Um país continental como o brasil e não temos um helicóptero de grande porte…vergonha…

Bruno

Esse helicóptero é demais, adoro ele.

Alfredo.Araujo

Realmente nao da para entender as pessoas…

Na hora q anunciam a modernização de algum equipamento brasileiro, a galera cai de pau…
Quando qualquer outra força aerea faz o mesmo, só elogios!!

Coerencia plz..

Pedro Rocha

Olá senhores! Realmente para a Alemanha vale à pena a modernização, porém se fossemos adotar um helicóptero de grande porte defendo o poderoso e onipresente Mil Mi 26 e sua capacidade de carga equivalente ao C-130! Falando no Mil os senhores sabem mais noticias dos nossos Mi 35 Sabre que estão operando com o Poti em Porto Velho? Um dos senhores disse que está havendo problemas! O que está acontecendo com os Mil da FAB? Em tempo: Realmente vendo o CH-53, temos que reconhecer a genialidade do Igor Ivanovich Sikorsky, sempre considerado russo porem na verdade ucraniano de Kiev. Mais… Read more »

marco antonio

Pessoal boa tarde,este CH-53 é uma maquina fenomenal,um tanque de guerra,mais muito caro para o bolso do Brasil,seria muito bom termos alguns destes voando nos céus do Brasil,quando eu estudava para ser mecânico de avião na ilha do governador,apareceu um deste na base do galeão para dar suporte a comitiva do presidente Bill Clinton,meu professor na epoca falou para a turma que só a manuntenção da caixa de engrenagens desta maquina custava uma pequena fortuna e olha que na epoca o dolar custava quase tres veses o valor do cruzado ou cruzeiro novo,não me lembro qual a moeda da epoca,ele… Read more »

Giordani RS

Marco Antonio,

Uma nação que quer ser Grande e deseja um assento no CS, tem que ter meios de prover suas FFAA…se utilizarmos a tua linha de raciocínio, é melhor cancelar o FX e o submarino nuclear! Meu chapa, o brasil É MUITO RICO! PRA COPA DO MUNDO, TEM MAIS VERBA DESTINADA QUE PRO FX! O problema é que somos coniventes com a corja que nos governa! Somos um povo que ridiculariza seus heróis! Os irmãos Wright são reverenciados, Santos-Dumont, ridicularizado…

Mas nós vamos conseguir mudar…no final vai dar tudo certo…tudo certo…

Abraços!

Tiago Jeronimo

Sempre fui fã desses bixos, principalmente da versão MH-53J Pave Low III.

tonho

Antes de estarem no Brasil se sabia muito mais dos MI 35 da Fab, agora ninguém sabe. kkkkkkk
Pelo menos podiam fazer um tur pelas unidades do Exército no Brasil, senão na hora do perigo nossos bravos vão achar que estamos sendo atacados pelos russos.

black_762

Os 3 Mi-35 entregues já estão voando, apesar de alguns atrasos.

Daqui há alguns dias deverá haver um lançamento oficial.

Paulo Costa

Estão estendendo a vida util destes pois os NH-90 estão
com varios problemas operacionais,o piso do NH-90
está com problemas,inclusive ainda não foi para o
Afeganistão devido a isto,li isto em um forum hoje.