Índia perde mais um MiG-21
A Indian Air Force (IAF) perdeu outro caça MiG-21 na última sexta-feira, logo após a decolagem da Base Aérea de Bagdogra, no distrito Darjeeling de Bengala. O piloto conseguiu ejetar-se com segurança.
A aeronave caiu por volta das 3h00pm e era pilotada pelo líder de Esquadrão, Rahul Tiwari. O piloto foi resgatado por um helicóptero SAR e levado para o hospital.
Enquanto isso, a IAF abriu um inquérito para investigar o acidente.
Com esse, a Força Aérea Indiana já perdeu 266 jatos MiG-21 em acidentes nos últimos 20 anos, que ceifaram as vidas de 140 pessoas.
De abril de 1989 a 26 de novembro de 2009, 265 caças MiG-21 caíram. Um total de 96 militares e 44 civis foram mortos nos acidentes. Apelidado de “caixão voador” na Índia, por suas quedas frequentes, cerca de 150 a 160 MiG-21 operam na IAF, de um total de 450 recebidos.
Putz, esse MIG-21 modernizado ficou lindão.
O canopi antigo era horrível, principalmente para o piloto durante os combates aéros, pois a visão era muito prejudicada.
Comparem no link abaixo.
http://www.atfx.org/photos/mig21c.jpg
E ainda dizem que a FAB que duplica a vida util de suas aeronaves ahahahaha, a Índia entao, triplica!!
Na India não tem vida util, tem encarnação util hahahahahahha
esses MiG já devem estar na quinta encarnação hahhhahhaahhahah
Pois é! OS MiG-21 da Índia estão sofrendo de um problema básico: falta de manutenção. Com a IAF se dedicando a modernizar suas esquadrilhas e mantendo vários projetos em curso (MMCS, MRCA, Tejas, o negocio do PAK-FA, etc) algum lugar ia ficar mesmo sem atenção. Os MiGs estão em situação bastante pior lá do que por exemplo, os MirageIIIEBR que voávamos até semana passada aqui. Como ainda são muitos, não dá pra IAF manter 100% de manutenção deles. Melhor seria por no chão mesmo, canibalizar uma parte e manter somente três esqudrilhas operacionais. Mas… Eles devem ter MUITA sucata de… Read more »
OFF TOPIC!!! Mas é noticia da Índia!!!
“A senior company executive, who asked not to be named, told AFP “serious negotiations” were under way with South Africa, Brazil and Chile for a maritime version of the missile while Indonesia has been offered a land-based BrahMos.”
(http://www.defencetalk.com/india-export-brahmos-cruise-missiles-24270/)
266 aeronaves perdidas nos últimos 20 anos é um número BEEEM impressionate.Concordo com o amigo kwhvelasco,o melhor seria deixar estas aeronaves no chão mesmo e,se fosse preciso,canibalizá-las.Imaginem a situação do piloto de um desses MIG-21 num combate real,além de ter de se preocupar com o inimigo ainda tem de rezar para a aeronave não cair.
Lamentável!!!
Outro acidente da IAF, caiu um MiG-27 no dia 16/02/2010.
http://www.janes.com/news/defence/jdw/jdw100218_1_n.shtml
E tem gente que criticava os F-104 da Alemanha.
cai que nem pato…
Isso e que e “military readiness”. Rsrrsrs
Que falta um treinador avançado, de qualidade não faz.
A FAB que não dê sopa p/ o azar qnto a transição de ST p/ AMX e F-5.
Isso certamente é problema de manutenção e não da aeronave…..
outras tantas FA do mundo voaram esse avião e ninguém caiu tanto assim…
Saudações!
A Índia não sofre por manutenção ruim. Pelo contrário, seus mecânicos e técnicos são altamente profissionais e competentes.
O problema da Índia é que ela não consegue mais peças para os seus Mig-21. O problema é ter dinheiro e não ter a peça para comprar. Como ela não poderá comprar da China ela só vai ter a Rússia como fornecedora. E ela jamais vai produxzr peças só para a Índia.
Boa Tarde!
“De abril de 1989 a 26 de novembro de 2009, 265 caças MiG-21 caíram. Um total de 96 militares e 44 civis foram mortos nos acidentes. Apelidado de “caixão voador” na Índia, por suas quedas frequentes, cerca de 150 a 160 MiG-21 operam na IAF, de um total de 450 recebidos.”
Nossa, a Índia parece estar sendo muito negligente em relação aos acidentes com MIG-21, ela não precisa expor seus pilotos dessa forma com tantos planos de atualização da frota em andamento.
e mais la a os mig sao bastante usados diariamente..nao e igual aqui que f-5 br que fica no hangar a semana inteira por falta de combustivel….la o aviao pode ta caindo aos pedados que nao falta dinheiro pra eles voarem pq se nao a china toma conta…..nada como um bom vizinho poderoso para nao faltar dinheiro para as forca
Guilherme Poggio em 21 fev, 2010 às 13:03
“E tem gente que criticava os F-104 da Alemanha.”
sim… um tal de Hartmann 😀
esse MIG e me favorito ele e muito bonito
Sobre o Starfighter
http://www.aereo.jor.br/2009/12/04/fabricante-de-viuvas/
Naquele tempo………A mesma coisa acontecia aos foquetes estados unidenses enquanto os russos ja estavam no espaço………….
“Isso certamente é problema de manutenção e não da aeronave…..
outras tantas FA do mundo voaram esse avião e ninguém caiu tanto assim…”
realmente, os outros operadores de MIg-21 voam a mais tempo que os indianos e nao tem esse péssimo histórico. Aliás, acham o mig-21 uma aeronave bem confiável.
Negativo!
O mig-21 jamais foi confiável. Ele era um avião rápido, de baixo custo no início. Ele tinha pilotagem que exigia muito do piloto. A sua manutenção sempre foi complicada e com o passar das décadas a coisa piorou.
Os países que ainda voam o Mig-21 o fazem porque ou tem pessas de sobra para uma frota pequena e voam em menor quantidade de horas. Na Índia é o oposto. Muitos aviões voam por muito tempo e não tem peças de reposição.
Boa Tarde!
O Mig-21 é uma JACá.
Parlamento Indiano Manda Sucatear Frota de MIG 21 Nova Déli -21 e 23 de Março 2002 – O Comissão de Controle do Parlamento Indiano, aconselhou simplesmente sucatar a frota de MIG 21, usados na Força Aérea Indiana (IAF), independente dos custos, que possam ocorrer. A IAF usa os MIG21 como treinadores avançados e tem sido a principal fonte de acidentes. No período de 1991-2000 ocorreram 221 acidentes, sendo 100 com MIG-21 e a morte de 100 pilotos. A urgência com os acidentes com o MIG21 é que eles tem aumentado nos últimos anos.No período 1997-2000: de 84 acidentes, 58 (69%)… Read more »
Se a FAB honrasse o mínimo de horas voadas conforme o padrão OTAN, teríamos bem menos F-5 aqui…realmente, nada como um vizinho poderoso como a china e um paquistão nuclear do outro lado…dura a vida de piloto hindu…
Mas foi um excelente caça e seu nome jamais poderá ser apagado da história militar aérea…
Saudações!
Efeito do destilado. Onde está “pessas” o correto é “peças”. Me desculpem pela tentativa de homicídio da gramática.
Boa Noite!
Com um caça como este, quem precisa de inimigo?
Viram que minha idéia foi ouvida???? “Comissão de Controle do Parlamento Indiano, aconselhou simplesmente sucatear a frota de MIG 21, usados na Força Aérea Indiana (IAF), independente dos custos, que possam ocorrer…” Não tem jeito. Podem ser os melhores técnicos, os mais capacitados… Se aqui, os Xavantes estão muuuito além de sua vida operacional e só os mantemos porque temos, sim, uma alta capacidade tecnica e canibalizamos tudo que se parecer com Xavante. der mole até urubu entra na dança… Para mantermos nossos F5 tivemos de comprar caças de estoque da jordânia… Onde é que a IAF vai arrumar peça… Read more »
O problema é que a sociedade indiana é muito influenciada por sua religiosidade, acreditando, entre outros, no karma (reencarnação). E o MIG-21 ainda não se libertou de sua roda de reencarnação, ou seja, não atingiu o nirvana.