H-1H que sofreu acidente no MS será inutilizado
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que o helicóptero 8689 H-1H, que caiu no início da tarde de ontem (5) ao levantar voo do heliponto do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian, teve perda total.
A assessoria da Base Aérea de Campo Grande informou que a aeronave será inutilizada. Os dois veículos, Corsa Classic e Fiat Uno, destruídos no acidente, deverão ser ressarcidas pela instituição.
Dois oficiais de segurança de voo estão realizando perícia no helicóptero para descobrir a causa do acidente. Conforme a assessoria, o processo deverá ser concluído em 30 dias.
Cinco pessoas estavam na aeronave, mas não tiveram ferimentos. Contudo, os três tenentes e os dois sargentos foram submetidos a exames médicos no Pronto Atendimento Médico do HR.
Acidentes – Nos últimos oito anos, aviões e helicópteros da FAB estiveram envolvidos em pelo menos sete acidentes. O mais recente envolvendo um helicóptero H-1H foi em novembro de 2008, quando três militares morreram e outros três ficaram feridos, na cidade de Icapuí, no interior do Ceará.
A aeronave modelo H-IH fazia a rota entre Natal, no Rio Grande do Norte, e Fortaleza e teria tentado um pouso forçado em um campo de futebol na periferia da cidade. Um incêndio acabou matando os três militares.
Em 2005, dois militares morreram devido a queda de um helicóptero, também do Esquadrão Pelicano. O acidente ocorreu durante uma missão de treinamento realizada nas proximidades da pista de pouso da Base Aérea de Campo Grande.
FONTE/FOTO: PantanalNews, Capitalnews
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Parece que estava muito pesado…!!
Caiu por que está velho ou por que a grana da manutenção está curta? Ou os dois motivos?
Se não estivese conforme não voaria, estaria indisponível.
É o sapão deu o que tinha que dar,são maquinas que foram muito bem usadas,esta chegando o dia em que não escutaremos mais o som das pás do seu rotor principal cortando o ar som incomfundivel.
abraço a todos
Vou falar o que aconteceu na minha humilde opinião. Quem sabe alguma coisa de helicóptero sabe que o seu rotor principal tem a capacidade de se inclinar para uma direção para virar. Ou seja, o rotor curva para a direita para o aparelho ir para o direita. O restante do movimento de rotação é com o rotor de calda. Bem, a peça responsável pelo movimento do rotor deve ter travado. O helicóptero ficou literalmente à deriva, apenas sendo sustentado. O piloto não teve escolha se não esperar o helicóptero estar numa posição boa para poder descer, o que não foi… Read more »
O Brasil já operou mais de 50 sapões.
E agora eles estão em paulatina susbtituição pelos Black-Hawk (16) Mi-35 (12) e EC 725 (18).
Minha curiosidade é saber se apenas 16 BH serão adquiridos, deveriam ser bem mais…
Este helicoptero é antigo na FAB ou são dos adquiridos dos estoques americanos na Alemanha? Estes, que eu saiba, vieram equipados com óculos de visão noturna, pintura reflexiva e outras modernizações. Estes Huey não são mais novos que os modelos adquiridos na década de 70 pela FAB?
Ulisses, os mais modernos(estes com NVG) não estavam em Santa Maria/RS?
Rodrigo, eu sei que o Brasil adquiriu umas 20 e poucas unidades, escolhidas a dedo por militares da FAB que foram até a Alemanha, mas eu não sei para onde foram distribuidos!
Bom, se esse Sapão não pode mais voar então poderiam dar uma “ajeitada” e colocar no Museu Aeroespacial. Seria uma ótima despedida para uma máquina tão bela.
Ele estava de tanque cheio, dia quente, area restrita, 5 pessoas a bordo e mais a carga!! Acho que faltou potencia e o pedal anti torque deu batente por isso o giro sem controle e a queda.