Não é a primeira vez que se pede o rebaixamento de preço do Rafale

23

vinheta-destaque-aereoOs planos originais para a entrada em serviço do Rafale nas Forças Armadas da França sofreram várias revisões ao longo do tempo do seu desenvolvimento.

A autorização oficial para o início da produção do Rafale saiu em 23 de dezembro de 1992 e o contrato fechado em 26 de março de 1993, sob o orçamento daquele ano.

O contrato de produção inicial foi para apenas duas aeronaves, um Rafale B para o Armeé de l’Air e um Rafale M para a Marine Nationale.

O orçamento de 1994 incluiu mais dois Rafale M e um Rafale B. Em novembro de 1995, o contrato de desenvolvimento do Rafale foi suspenso. Em abril de 1996, todo o programa de desenvolvimento do avião foi congelado, por falta de verbas.

Na época, o Governo Francês lutava para cortar gastos públicos para atingir as metas monetárias da União Européia. Diante de tal situação, o Governo impôs uma redução de 10% no custo unitário do Rafale.

Depois de duras negociações, o acordo foi fechado em 22 de janeiro de 1997, quando a Dassault agarrou a oferta do Governo de 48 encomendas firmes do Rafale pelo período de 1997-2004, com redução de 10% no preço.

FONTE: Air International Vol.52 No.6. junho 1997

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João

Se até a França barganhou com a Dassault, pq não podemos fazer o mesmo. Se reduzirmos mais US$2,5 bilhoes vou de rafale!

RenanZ

“Está aberto o brexo do Lula

BOTA FORA DE CARNAVAL

caças e demais equipamentos bélicos com
até XX % de desconto
venham conferir”

Ramos

Olhem para o passado e vejam se isso tudo nao estaria armado.
Russos fora , somente 3 concorrentes. Gripen ainda em desenvolvimento com custo e data de operaçao incertos. S.Hornet em fim de carreira e com a incerteza de aprovaçao de TT pelo congresso americano. Sera que o governo brasileiro ja nao sabia disso. Como seria hoje se o Sukhoi estivesse na disputa ?

Com certeza o Rafale ja tinha sido escolhido muito antes de 7 setembro, o que esta faltando é so um reajuste de preço.

SDS.

Paulo Victor

É… o passarinho aí ñ é pra qualquer um não…

Precisa ter bala na agulha pra ter Rafale voando.
Será mesmo que a FAB vai ter $$$ pra isso ?

RAFAEL (RS)

não acredito que vamos cair nessa e entregar tudo para esses Franceses, putzzz da dó das forças armadas brasileiras, sempre dependente de algum país, só trocamos de endereço, tudo na mão da França…caças, submarinos, projeto soldado do futuro,etc……

Darkman

Cada dia fica mais e mais confirmado o preço absurdo do Rafale.
Ainda se insiste nesta tese do Rafale, acho que sua escolha vai dar muita dor de cabeça no Planalto.
Ainda podemos ter muita coisa por aí, caso não se resolva este ano vamos para o FX3 e podemos uma esperança melhor.

Abs.

Francisco AMX

Oras o Rafale é superior ao F-15 – uma grande avião – fato! O f-15 custa mais de 100milhas, tem hora voo de 20mildólares, precisa de uma equipe de terra de mais de 20 profissionais… nada mais natural que tenha custos parecidos! o Typhoon tem custos operacionais maiores até.., querer comparar o Rafale com o NG é piada! olhem bem para a foto de cima e digam para vcs mesmo se este cça não vale o quanto pesa! com toda a aviônica e tecnologia disponível! … Não dá para comparar caças de classes diferentes! comparem um NG com um F-16B60… Read more »

Antonio M

De novo, falam tanto na compra do Rafale mais barato mas esquecem da TT!? Se a compra é a tal aliança que envolve TT, até onde poderão baixar preços já que não seria uma “compra de prateleira”? Alguém sabe se os suecos estariam interessados em aeronaves de 5ª geração? Se o Brasil fechar com os Grippen NG e a Suécia tem interesse na próxima geração, pode ser por aí a solução para que tenhamos futuramente o nosso caça de 5ª geração, facilitado pelo know-how adquirido com a participação no Grippem NG e o próximo passo, projetá-lo em conjunto e talvez… Read more »

URUTAU

Caros Senhores Boa tarde senhores é publico e notório que o Rafale é inferior ao SH É publico e notório que as empresas francesa ja se negaram a repassar as suas relativas tecnologias isto inclusive antes dos estardalhaços feitos pelos sindicatos de trabalhadores franceses e o recuo consequente a isto do próprio SARKOSY que NUNCA mais após estes episódios voltou a falar nada sobre este assunto É publico e notório que este valor das horas voo do Rafale são subsidiados por 10 anos fato este reconhecido pela própria Dassault e pelo próprio governo frances e que assim sendo dentro deste… Read more »

Mauricio R.

Oras o Rafale é superior ao F-15 – uma grande avião – fato!

Não foi o que se viu em Cingapura, o Refale perdeu em velocidade, capacidade de carga e alcance.
Tem um cara que revoga a boa engenharia aeronáutica p/ escrever abobrinha!!!

Nick

Caro FranciscoAMX,

Bom olhando para a foto, ele não vale quanto pesa!
brincadeiras a parte, o Rafale também custará US$20.000 para ser voar…
Já que é uma questão de acertar os descontos… resta torcer para que o orçamento da FAB seja reajustado de acordo para os próximos 30 anos.

[]’s

celso

Eu Acho que o Presidente lula sabe que o Brasil não tem condições financeiras para operar o Rafale ,mais aposta numa redução de preços pela Empresa Fabricante ,so que pela carruagem ele ja viu que não saira mais nada desa cartola , agora começa a conversar com o Embaixador Americano para a compra dos f18 ,pois a Gripen tambem não falou mais nada sobre a fusão com a Embraer

Mauricio R.

É incrível, o Typhoon tem mais células em serviço ativo do que o Rafale tem de encomendas, sem contar que o seu incrível backlog de encomendas é monstruoso, por baixo umas 3 vezes maior que o dos franceses. Mas é sempre o ac consorciado europeu que é caro de comprar, caro de manter, mais caro de voar e mais caro de atualizar. Tem 6 cabeças pensando emprego, operação, manutenção e upgrade, até pq são 6 seus operadores, contra o lado francês e somente o lado francês sózinho e mais ninguém, mas é sempre o lado frances que é melhor, ou… Read more »

Mauricio R.

“…pois a Gripen tambem não falou mais nada sobre a fusão com a Embraer”

Meu Deus do céu, este hoax se recusa a morrer!!! Nunca houve nada sobre a fusão das 2 empresas, é somente isto; uma invenção!!!

Ronaldo

URUTAU em 07 fev, 2010 às 15:31

Por favor nos mostre porque o Rafale é inferior ao SH no teatro de operações, o que não falta aqui mesmo no blog é ver imagens do SH travado na mira do Rafale, sem contar as vitórias nos exercícios que o Rafale vem obtendo uma atras da outra, dai vem a turma do “exercício não prova nada”, beleza, mas vamos provocar uma guerra então para testar todo armamento que é fabricado, ja que é o unico jeito de avaliar.
FATO – O F-15 apanha do Typhoon, e o Typhoon apanha do Rafale.

Abraços.

Francisco AMX

Sim o F-15 é um grande caça, mas experimente colocá-lo, com seu enorme RCS, frente ao Rafale F-3 ou ao Typhoon… O F-15 foi soberano, seu tempo de rei dos céus já foi, mas tem gente que continua na saudade! e para me atacar vale tudo né sr Maurício R? depois os editores me editam por responder… mas vou fazer o seguinte ignorá-lo como muitos fazem, tuas retóricas idiotas já estão por demais cansativas… vivia ridicularizando o Pak-FA, que não existia, dono da verdade absoluta, e agora que o caça voou fica “criando” estorinha pra boi dormir… tem gente que… Read more »

URUTAU

Caro Ronaldo Caro Ronaldo é muito simples Rafale tem AESA operacional ?? O SH tem e o melhor do mundo Rafale ja tem Meteor para poder abater o SH em combate BVR ??? O SH tem AIM 120D para abater o Rafale antes que este saiba de onde como porque quem etc etc E para finalizar sigo os ensinamentos do meu grande mestre BOSCO creio que voce conheça e reconheça o conhecimento do mesmo Talvez como diria o grande BOSCO rsrsrsrs …………… bom talvez quando o Rafale tiver o Meteor e o AESA ele venha a se equivaler ao SH… Read more »

carl94fn

Nick

Desculpe-me por interromper a sua conversa com o Francisco, mas acho impossível a FAB sobreviver com o orçamento de hoje em dia seja Rafale, NG ou SH vai te que aumentar o orçamento. Se não aumentar fica no chão disso não tenho nenhuma duvida.

sds

bruno luiz

O problema em se acabar com o F-X2 e começar um F-X3 é que isso tem uma margem de 10 anos. Desdo do F-X1 no começo dos anos 90, do F-X2 depois de 2002 quando lula estrou no mandato (corrija se estiver enganado). Se estão sonhando com um novo F-x3 é melhor esquecerem, e é melhor parrarem de sonhar comum Sukhoi no Brasil pois esse so vem pra cá pra fazer escala. Nunca veremos eles na FAB. Vamos ficar mais 10 anos. Temos é que aproveitar é agora que todos estão “começando” a migrar para os 5ªG. Se acabar o… Read more »

bruno luiz

” 2020 muitos países já estarão com o seu [[F-35]], PAK-FA J-xx e etc. E nós “

davidjp

que venha a jaca francesa guela a baixo mesmo!
ou vcs tem duvida?
ta todo mundo de bolso cheio da Dassault, menos eu, ue cade o meu tambem?

Ronaldo

URUTAU em 07 fev, 2010 às 17:51

Tem razão em relação ao AESA operacional, eu não considero porque estamos comparando vetores apenas.

Ronaldo

Digo o AIM 120D eu não considero porque estamos comparando vetores apenas.