Saab garante que seu avião ainda custa 40% a menos
Jamil Chade
A empresa sueca Saab, preferida pelos militares brasileiros para fornecer os caças ao País, alerta que nem a negociação de redução no preço dos aviões franceses Rafale seria suficiente para bater o valor oferecido pelos escandinavos. Segundo a fabricante do Gripen NG, a manutenção do avião sueco ainda custaria a metade da do francês.
Os franceses teriam oferecido o caça com desconto – dos US$ 8,2 bilhões (R$ 15,1 bilhões) iniciais, o contrato ficaria em US$ 6,2 bilhões (R$ 11,4 bilhões). Segundo a Saab, esse valor seria ainda 40% superior à sua oferta.
“Não se trata apenas do preço de venda, mas também a manutenção dos aparelhos por 30 anos. Nesse aspecto, nossos aviões custariam a metade do valor da concorrência em manutenção e gasto de combustível por hora voada”, afirmou a assessora de imprensa da Saab, Anne lewis-Olsson.
DASSAULT
Certa de sua vitória, a Dassault preferiu manter seu compromisso de não mencionar publicamente o valor de sua oferta. Desde a divulgação da preferência da FAB pelo Gripen e da versão de que sua proposta ao Brasil seria quase o dobro da cifra apresentada à Índia, a empresa mantém uma discrição que colide com os lobbies das concorrentes.
Ontem, o principal acionista da companhia, Serge Dassault, desconversou ao ser abordado sobre o tema pela Radio Classique, da França. Afirmou que “toda esperança é permitida neste momento”, mas que o Brasil ainda não fez sua escolha final. “Eu não sei de nada”, afirmou.
No mês passado, a empresa contestou a versão de que venderia o mesmo avião à Força Aérea Indiana pela metade do preço sugerido ao Brasil. Argumentou que essa conta difere de país a país, segundo o estoque de peças de reposição e o período do apoio logístico.
FONTE: O Estado de São Paulo, via Notimp
Se foi jogada da SAAB, Embraer e Alguns da FAB, o tiro pode sair pela culatra, pois os custos de manutenção do gripen são desconhecidos e na realidade nem para os atuais operadores da versão C/D é isso. A emenda pode sair até pior que o soneto. Divulgar os preços, depois tentar justificar somando os custos não vai ser tão lógico. Um caça pronto, operacional, bimotor, produto de uma nação, com amplas capacidades já conhecidas e operacionais custando 27% a mais do que um caça que é apenas um conceito, que não chegou a ser protótipo, monomotor, que ainda tem… Read more »
A Embraer pode comprar a SAAB por um valor muito inferior ao preço dos caças!
Está difícil de entender tudo isso. Mais parece operação secreta em que não há segredo. Dá até para rimar.
De duas uma, ou na FAB tudo é fazado, ou seja um piou, e o galo está cantando lá fora, ou é tudo proposital para botar saia justa no governo, de novo. Eu não gosto deste brinquedo e vou contar para todo mundo. Caramba a coisa está feia.
Daqui a pouco o presidente se enche e adia tudo indefinidamente.
Quanto ao preço de venda da aeronave temos que levar em consideração que a saab está vendendo um avião sem armamento e isso já diminui bastante o valor da aeronave. Segundo o valor de venda da mesma também é bem irreal, já que na tailandia a mesma vendeu cada gripen c/d por 76 milhões e agora eles estão oferecendo o ng a 70 milhões? Sendo que o mesmo ainda está em desenvolvimento. A manutenção também é bem irreal, 4 mil dólares para um avião sem escala como o ng e ainda por cima com a metade da hora de vôo… Read more »
Getulio – São Paulo em 05 fev, 2010 às 12:37
Getúlio, certamente não é a FAB que está vazando as informações. Está na cara que existe um “agente duplo” no Governo. Da última vez que o assunto (o relatório) vazou poderiamos até achar que a FAB tinha interesses no vazamento, mas dessa vez…
A riqueza de detalhes da “barriga da folha” não deixa dúvidas que as informações não vieram da FAB (tá muito mais para o MD). Uma coisa é certa: a intenção é de criar importância ou mesmo sensacionalismo no FX2. Os interesses… esses sim são incertos!
Parece impossilvel gardar um segredo no Brasil. Mais parece uma peneira, vaza de tudo que é lado.
Realmente o governo esta numa saia-justa, semana que vem o chanceler sueco estara no pais e mes que vem sera o rei da Suécia. Talvez o governo nao queira ser discortez batendo o martelo antes da visita e causando assim constrangimentos.
O melhor seria acabar logo com isso, mas parece que alguém esta gostando de ser paparicado.
SDS
Fecha logo esta compra. Qualquer um! Quero é um caça decente na FAB. E qualquer um deles é melhor que o que estamos operando. Para mim não tem briga, vai logo lulinha acaba com esta agonia. Depois a gente ver como fica…
Só uma observação: O motor do Gripen NG é o mesmo do Super Hornet, que é o mesmo do Growler, que provavelmente será o mesmo do primeiro batch do Tejas (o caça indiano já voa com o motor antecessor do Super Hornet, o F-404). Quase 900 motores dos caças acima referidos, já foram fabricados. Trata-se de um dos maiores sucessos em termos de escala no mundo. Considerando que 1/3 do valor do caça se deve ao seu motor ao longo de sua vida útil, ter um motor com tamanha ESCALA é a diferença entre se ter um projeto vencedor, ou… Read more »
Desculpa vê em vez de ver.
As pessoas criticam o governo, mas ninguém parece perceber que com esses “vazamentos” todos, a única coisa que stá acontecendo é que as três empresas estão cada vez fazendo mais descontos, prometendo pacotes de armamentos ainda melhores e melhorando também as propostas de apoio logístico. Outra questão curiosa é tentar entender como é que a SAAB tem os valores CERTOS para os gastos de um caça que não existe? O Rafale é um caça operacional, com anos de uso pela Força Aérea Francesa, e os gastos que estão no papel são os que batem com a realidade. O GRIPEN não… Read more »
“Outra questão curiosa é tentar entender como é que a SAAB tem os valores CERTOS para os gastos de um caça que não existe?” Caro Fernando, os gastos são estimados pela FAB e não pela SAAB. O cálculo para estimativa de gastos pode ser feito com um razoável grau de certeza para aeronaves que ainda não estão em operação. É assim por exemplo que a Boeing consegue vender os 787 e a Airbus os A350, em ambos os casos prometendo custos operacionais mais baixos do que as aeronaves existentes. “Se a FAB escolher o Gripen o Brasil estará oficialmente entrando… Read more »
Espero que os interesses do estado brasileiro não sejam secundarizados em prol dos interesses das empresas privadas, de seus empresários. A embraer apesar de ser uma empresa nacional, deixou de ser estatal, foi privatizada e em suas analises comerciais dará prioridade aos interesses de seus acionistas, no que está certo. Então, tendo grande interesse na parceria com a SAAB, como têm demonstrado, deveria como qualquer empresa ter a solidariedade apenas de seus acionistas, que são os que irão lucrar com o negócio. Falacia é dizer que estariamos bem com a SAAB, cujo avião não existe e depende de outro país… Read more »
Fernando83-RJ em 05 fev, 2010 às 14:09 ” O GRIPEN não existe” Ah, existe sim. Mais de 218 Gripen já foram construídos até hoje. Eles já foram exportados para a África do Sul, Tailândia, Hungria, República Tcheca. O Gripen NG é cerca de 50% igual ao Gripen C/D, o que já dá a ele uma escala muito grande. Como postado por mim, seu motor é um grande sucesso, com quase 900 unidades produzidas (olha a escala aí, de novo). A Selex-Galileo, está testando o novo radar AESA do Gripen NG. Ela irá também construir o novo radar AESA do Typhoon.… Read more »
grifo em 05 fev, 2010 às 14:16 ““Se a FAB escolher o Gripen o Brasil estará oficialmente entrando no projeto AMX-2. Vai gastar BILHÕES a mais do que o previsto e só terá um caça pronto para depois de 2017-18.” Vamos ver. A oferta da SAAB é com preço fixo. Como é que vai ser cobrado estes bilhões a mais?” Caro Grifo, como eu disse anteriormente, todo projeto é baseado em ESTIMATIVAS DE GASTOS. O Projeto AMX certamente tinha originalmente um valor X estimado para ser investido pela EMBRAER. No fim das contas, o valor gasto foi exatamente o que… Read more »
“Caro Grifo, como eu disse anteriormente, todo projeto é baseado em ESTIMATIVAS DE GASTOS. O Projeto AMX certamente tinha originalmente um valor X estimado para ser investido pela EMBRAER. No fim das contas, o valor gasto foi exatamente o que era previsto? Claro que não!” Caro Fernando, existe uma diferença muito grande entre os termos de parceria do AMX e os do Gripen NG. No projeto AMX o Brasil (via Embraer) entrou como parceiro **de risco** do projeto. O país concordou em assumir 30% dos custos do projeto, quaisquer que fossem eles. A cada vez que o custo total aumentava,… Read more »
Falam tanto em novo AMX, AMX-2…. Com essa mudança do criterio de preço fixo, para a Dassault baixar seus preços, acho que o Rafale sim vai se tornar um novo AMX, tendo seus custos elevados a estratosfera, podendo ate passar o valor inicial proposto, a partir do momento que começemos a produzir os caças aqui no Brasil, com as modificaçoes para adaptaçao de armamento. Não me incomoda o Rafale ser o vencedor, o que me incomoda é como o processo foi conduzido pelo GF. Ja começou errado, deveria desde o principio ser uma concorrencia com os criterios bem definidos e… Read more »
“O que a SAAB está nos propondo é um preço fixo pelo programa, 4,5 bilhões de dólares. O risco de aumentos dos custos fica todo com a SAAB. Os termos do pedido de oferta feito pela FAB eram claros, cada empresa tinha que apresentar custos fixos e inegociáveis. (Vale lembrar que o Nelson Jobim abriu mão desta cláusula para permitir que a Dassault baixasse o preço, ou seja, o preço do Rafale vai ser aumentado lá na frente).” Falam tanto que o Gripen sera o novo AMX, mas to começando a achar que o Rafale sera um saco sem fundo… Read more »
É gurizada!
Pode custar 40% menos, mas também pode ser 40% menos avião. hehe
Me desculpem acabei me repetindo nos dois comentarios, achei que tinha perdido o primeiro e refiz.
Se eu precisasse e de seguranças ou guarda-costas, eu economizaria e teria um soldado da brigada militar fazendo bico ou teria um ex-PQD, com treinamento no exterior e bons cursos só que cobrando bem mais? Se precisasse de seguranças e me dispuzesse a pagar o salário do cara iria ficar com o que me desse mais proteção, mais garantia e intimidasse mais. Prefiro pagar 40% mais e botar medo respeito até em toda a América, inclusive Eua, do que pagar 40% e não ter respeito do Peru, Colombia, Chile Venezuela e futuramente Argentina. >>Não estou desmerecendo o Policial, mas sabemos… Read more »
ZE…
comparar Thales com Selex-Galileu é uma piada bem boa! rsrsrrss
Sds!
Serah qu eh tao dificil explicar que a quantidade de motores nao tem nenhuma relevancia em um combate aereo, principalmente se este combate se der em arena BVR?
A proposito, parabens ao Filipe Campinas, ZE, Grifo e outros pelos seus comentarios equilibrados e consistentes.
Francisco AMX em 05 fev, 2010 às 18:40
É verdade Francisco. Enquanto que a Selex-Galileo tem vasta experiência com radares AESA, a Thales…bem a Thales, você sabe.
Um grande abraço, amigo.
Esta B… pode custar até 100% menos que não será escolhido. Nem pelo lobby maior do Mundo será o preferido do Governo.
Ou dá Rafale ou o FX2 está morto. A FAB escolhe…
Projeto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
De frente parece mesmo um LIFT né Chico????
Wolf,
o FX2 já está decidido (e não terá FX3..hehe). A graça agora é outra. Diz repeito a tudo que andou na imprensa nos últimos tempos, a começar por preços, relatórios vazados, lobbies e essas coisas.
acho que será divertido acompanhar quando os números reais forem apresentados publicamente, quando os informes se tornarem oficiais etc. Vamos aguardar.
enfim…
abração
concordo Hornet agora eh pegar a pipoca o amendoim e esperar. O Jobim
eh macaco velho e sabe muito bem o que está rolando dentro da FAB, estou esperando mais o relatório da ABIN do o relatório das viúvas do COPAC. Abs Hornet Bom Final de Semana
Wolf,
Eu já estou com a pipoca na mão….hehehe
abração e bom fim de semana pra vc também
Caros Senhores
Caros senhores quem ira adorar degustar numeros reais relatórios sejam quais forem inclusive os da ABIN e para fazer a rima a pipoca e o amendoim serão o TCU e o MPF
Estes sim irão se deleitar no ato de degustar tais saborosos pratos de numeros e valores conflitantes rsrsrsrsrsrss
Bom Dia Senhores
ZE cadê o radar do NG? tá pronto? rsrsrss, tu sabe que não e não ficará tão cedo! a Thales é uma empresa de ponta, não só produz radares a décadas como sistemas inteligentes e sensores diversos para o campo militar e civil, seu radar AESA, como tu sabe, já está instalado em alguns Rafales para certificação e estará operacional em 2012…. enquando o frankstein da Selex só existe como conceito! promete como o NG mas não existe! e de promessas estamos cheio não acha? rsrsrs
um abraço respeitável e honorável colega! 🙂
Pô Francisco AMX, nós ainda iremos concordar em algo.
Tá difícil, mas um dia a nossa hora vai chegar.
Francisco, no dia 27 de outubro de 2009, o Gripen Demo voou pela primeira vez com o radar AESA. Como já dito, a Selex-Galileo, tem vastíssima experiência com radares AESA.
http://www.aereo.jor.br/2010/01/05/selex-galileo-associa-se-a-atmos-sistemas-para-colaboracao-no-radar-aesa-do-gripen/
Um grande abraço, amigo.