O F/A-18 Hornet francês
Quando a Marinha da França enfrentava o problema da substituição dos seus velhos interceptadores F-8E Crusader, por causa do atraso da chegada dos jatos Rafale M, considerou-se a compra ou o leasing do McDonnell-Douglas F/A-18 Hornet, para equipar os navios-aeródromos Foch (atual São Paulo) e Clemenceau.
Para quem ainda não leu o texto, publicado pelo blog do Poder Naval em junho de 2008, segue o link.
LEIA TAMBÉM:
U.S. and French Navies friendship: Rafale jets fly from CVN Charles de Gaulle to USS Enterprise
http://www.youtube.com/watch?v=Q3vPgWk9mcc
É, pois é, mas a Marinha do Brasil preferiu modernizar o fantástico A-4 Skyhawk do que adquririr o F/A-18C… Não que mudasse muita coisa, pois o Chevetão (uma sucata de guerra francesa que nos foi empurrada goela abaixo pelo traidor FHC), também não tem serventia alguma para o Brasil: só serve pra desfiles, para falar que tem e pra ensinar aos comunistas chineses o que nenhum país sério do mundo quer ensinar. A END não preceitua uma Marinha para “projeção de poder”, mas sim apenas de “negação do uso do mar ao inimigo”. Muito mal se fala da FAB, mas… Read more »
Ah, a propósito, conversando com um colega chileno estes dias no Xat, o mesmo informou que quando da venda dos Scorpéne a tal país a construtora francesa DCNS (?) comprometeu-se, em contrato, a não negociar o Scorpéne com qualquer país da América do Sul.
Alguém tem maiores informações? Poderia confirmar?
Pois se isso for verdade, estamos mesmo em maus lençóis: daqui a pouco a Sra. França pode decidir vender seus submarinos-de-bolso para nosso amigo Hugo Cháves… Enfim, mui confiáveis nossos “parceiros” francos…
Sds.
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/rafale_fr.htm#differents_essais_avion
F-18 and Rafale on Charles de Gaulle – FRUKUS 06
http://www.youtube.com/watch?v=t8zo3MkJT8s
Alguém sabe informar se foi ao menos cogitado esta opção dos F/A-18C/D no NAe São Paulo?
[]s
Wolfpack, sim, já foram cogitados. Veja o que já discutimos no ano passado no Blog Naval:
http://www.naval.com.br/blog/2008/10/17/super-hornet-para-a-fab-e-hornet-para-a-mb/
http://www.naval.com.br/blog/2008/06/20/hornets-estocados-no-deserto/
Felipe Cps
Duvido que a DCNS tenha dito isso. De qualquer forma, o que ela diz representa 50%. Os outros 50% que manda é a Navantia (que todo mundo sempre esquece).
Obrigado Galante,
Abs
Guilherme Poggio em 25 jan, 2010 às 17:12: Poggio, tô vendendo o peixe pelo que paguei, mas o amigo chileno me disse que a DCNS simplesmente não cumprirá o contrato (que prevê a tal cláusula), o que deixou as autoridades chilenas muito p. da vida, e possivelmente redundará em ação judicial, assim que terminar o programa dos Scórpene chilenos. De qualquer maneira, acho algo bom de se investigar, pois a se confirmar vê-se logo que poderemos vir a estar algum dia em “palpos de aranha” por conta de nosso confiáveis “parceiros”… Ou melhor: uma questão de “precedentes” como diria o… Read more »
“por conta de nosso confiáveis “parceiros”…” blah blah blah…
—————————————————————-
http://i11.servimg.com/u/f11/14/71/37/38/763px-10.jpg
http://i11.servimg.com/u/f11/14/71/37/38/galler10.jpg