Ajude a escolher o novo caça da FAB
Imagine que você faz parte da equipe de consultores do Ministério da Defesa que vai ajudar a FAB a escolher seu novo caça.
Seu trabalho é reunir todas as informações possíveis sobre os caças e apresentar aquele que mais atenderia aos requisitos da FAB. Com as informações que possui, demonstre que seu caça atende melhor aos pontos do diagrama abaixo:
Lembrando que a FAB deseja um caça que seja capaz de atuar em qualquer área de interesse do Brasil, com rapidez de reação e elevado nível de prontidão e treinamento. O primeiro lote deve ser de 36 caças, mas a FAB deseja adquirir um total de 120 aeronaves do tipo.
Além da questão operacional, o novo caça deverá fortalecer a indústria aeroespacial brasileira, habilitando o País a desenvolver e construir aeronaves de combate no futuro.
Não esquecer também que o orçamento da Força Aérea Brasileira não deverá receber aumentos significativos nos próximos anos e que pode haver mudança de Governo em 2010.
F-16!!!
a priorei iria de f 16, é barato de comprar e operar, além de serem eficientes
Pô assim não dá, por todos estes requisitos juntos só sobra chance para um…
O F 5M…
se o problema é o custo de aquisição e manutenção e a falta de previsão de aumento significativo do orçamento da FAB, a solução é simples:
+ F-5M…
Galera, as respostas têm quer ser mais completas. Tá faltando argumentação.
O avião melhor seria o F-X tal, por isso, isso e isso.
Performance de combate: Blá blá blá
Disponibilidade: …
Custo de aquisição:…
Amigos, “Não esquecer também que o orçamento da Força Aérea Brasileira não deverá receber aumentos significativos nos próximos anos…” Assim fica difícil. Com certeza ninguém no Governo ou na FAB está cogitando: 1. Operar F-X com orçamento de F-5; 2. Operar A-1M com orçamento de A-1; 3. Operar P-3BR com orçamento de P-95; 4. Operar Mi-35 com orçamento de Esquilo; 5. Operar C-105 e todas as aeronaves VIP; 6. Aumentar efetivos. Tudo isso sem sequer desativar as aeronaves antigas? Não vai dar nem para operar Gripen NG que tem custo de hora de vôo semelhante(?!) ao o F-5M. Assim não… Read more »
Eu concordo com o Justin!!!
Boa Tarde!
Então, vamos seguir a modelagem que propõe o Galante (aliás, muito parecida com a do suposto primeiro relatório da FAB):
PERFORMANCE DE COMBATE: Rafale F-3
DISPONIBILIDADE: qualquer um dos 3 finalistas. Acredito que taxa de disponibilidade não varia muito entre vetores ditos “modernos”
CUSTO DE AQUISIÇÃO: como o NG ainda não existe, Super Hornet, por ser SUPOSTAMENTE mais barato do que o Rafale.
CUSTO DE MANUTENÇÃO: Gripen NG.
Enfim, avaliando esses quesitos, acho que deu EMPATE TÉCNICO.
Por isso que é importante uma avaliação dos aspectos (geo)políticos envolvidos na questão.
Sirkis, também concordo com o Justin, por isso mesmo fica difícil. E quem disse que é fácil? Fácil é dizer que estamos num novo paradigma, que o dinheiro vai cair do céu, quer dizer, jorrar do pré-sal e por aí vai… Mas discordo de um ponto: “Tudo isso sem sequer desativar as aeronaves antigas?” O vencedor do F-X2 está aí (quer dizer, estará, esperemos…) para justamente substituir aeronaves antigas. Afinal, outra coisa fácil é ficar somando os possíveis 36 F-X2 com as aeronaves atuais e ainda tem gente querendo arranjar base para colocar os F-2000… Saudações a todos e bom… Read more »
Saudações Galante! Para fazer uma comparação dessa está faltano muita coisa. Essa tabela mostra um décimo do que precisa ser avaliado. Por exemplo. Qual a participação da indústria brasileira? O que vai ser importado com o tempo? Que importação vai ser diminuida com o tempo? O que fabricaremos aqui? Em que porcentagem? O que monstaremos aqui? Em que condição? Faremos parcerias? Com quem? Por quanto tempo? Vamos integrar alguma arma ou sensor? O quê Em quanto tempo? Que armas faremos aqui? Que sensores faremos aqui? Quais os níveis de manutenção dos motores faremos aqui? Faremos alguma parceria com os motores?… Read more »
Sirkis, esse é um exercíco super mega ultra hiper simplificado, como convém a um blog que é visitado por pessoas de vários níveis de conhecimento.
Os pontos que vc trouxe podem ser desenvolvidos pelos leitores na sua argumentação, com base na imensa quantidade de posts disponíveis sobre o F-X2.
Esses posts podem ser acessados clicando-se na tag FX-2 na “nuvem de tags” na barra mais à direita do blog.
Saudações Nunão! É o que eu disse em minha mensagem para o Galante. Uma avaliação dessas sem maiores informações vai tornar difícil qualquer escolha do tipo. Por exemplo, o Tales chegou e disse que em performance de combate é o rafale e ponto final. Gente, atrás disso tudo tem toda uma infinidade de exercícios, aviônicos, sistemas, emprego dos vetores e muito treino para se ter uma idéia do que possa ser. É muito difícil fazer uma escolha ao falar por falar. O dinheiro não vai sair ano que vem, nem no outro e muito menos no outro. Se for para… Read more »
Nunão e Galante!
Por favor me desculpem. Só agora vi como funciona a coisa.
Sabe como é, é a idade chegando. hahahaha
Boa Tarde!
Bem vamos lá: Falando racionalmente: O melhor avião seria o Gripen NG, por ser o único que ofere parceria no desenvolvimento do produto, o que é interessante para adquirirmos os conhecimentos necessários para se fazer caças supersônicos. Performance de combate: Acredito que qualquer um dos 3 atenda aos requisitos da FAB Disponibilidade: Se for com relação ao tempo para início das atividades, o Gripen, por ainda ser protótipo, leva desvantagem em relação ao Rafale e Super Hornet, que já estão prontos e operacionais. Custo de aquisição: se dúvida, o Gripen NG. Se olharmos a pindaíba que vive a FAB, não… Read more »
Sirkis, o Tales disse que o Rafale F3 é o melhor em performance de combate. OK. Mas baseado em quê? No Afeganistão? Em exercícios?
E a performance em combate do Super Hornet no Iraque? não conta?
A disponibilidade é igual para aviões monomotores e bimotores? Quantos homens/hora de manutenção cada?
As peças de reposição dos três finalistas terão a mesma faixa de preço?
E por aí vai…
Dificil.mas vamu lá Meu favorito é o NG. Ok,custo de aquisição e manutenção:Ainda é uma incognita,principalmente para aquisião,a suécia busca um parceiro ára diluir estes custos tbm e deixa-lo com o preço parecido do Gripen C/D hj.Custo de manutenção não é segredo que será barato.Monomotor,com um motor que ja provou sua eficiencia tanto em desenpenho e confiabilidade quanto em custo e facilidade de manutenção. Os Gripens A/B/C/D ja mostraram o mesmo,vamos adimitir que o projeto atrase e encareça.independente disso ele nunca ficará mais caro que um SH(não to falando só de motor) Disponibilidade:custo e facilidade de manutenção leva a taxa… Read more »
tem mais. A parceria com a Saab como ja disse é o que mais agradará as empresas envolvidas no negocio pela absorção de tecnologia que apenas este projeto proporcionará. Logo,a Suécia entrará num projeto de avião de 5°geração.Não a mais parceiros para isso ao meu ver,se queremos ter uma industria aeronautica forte,resta Saab e Embraer.O resto é o resto. outra cosita…perdemos para os americanos no quisito off set,onde os americaos prometeram a compra se mais de 200 super tucanos(que acho que não levará de qualquer modo) e a participação no desenvolvimento e tbm a compra de grandes quantodades do KC-390.… Read more »
Uma pergunta de leigo: O Rafale que o Lula vai comprar é TOTALFLEX?
As turbinas funcionam com álcool também?
Se funcionarem, o custo de operação fica mais barato, né?…
ok galante, vc manda Performance de combate: RAfale é tido como o melhor, em 2° colocarei o SH 3° ng Disponibilidade:SH na frente seguido pelo Rafale, 3° NG Custo de aquisição:como não sei os preços exatos farei meu chute. Gripen em 1° seguido por SH e Rafale para a consideração a seguiro fator de maior relevancia valera 40 pontos e os demais 30 o 1° recebe a nota integral o2° a metade e o 3° um quarto P.S.:7,5= 8 agora consideremos: 1)se o intereçe principal échegar a um montante de 120 aeronaves o fator disponibilidade deverá ter mais destaque SH… Read more »
Cumpanheru, u mió aviao é sem duvida aquele do sakôzi. Jah vem cum adega rifrigerada cum us mió vinho da frança. Tem fotu da carla bruni como fundu di tela no rédi ap dixpray, tem ixcargô num tâpe uére no porta luva e vem uma comição gorda prus meu borso ha ha ha. Um brindi ao cumpanhero CPS, qui eu sei qui concorda cumigu. Agora, falando serio…podem fazer a matematica que for..todos tem seus pros e contras. Eu sou fundamentalmente favoravel a relacoes mais “intimas” com os EUA, portanto prefiro o SH. Como jah disse, a porta se abriu e… Read more »
Sr. Galante.
Voce esqueceu de por a forma de pagamento.
O Brasil so compra se tiver financiamento.
Eu realmente gostaria muito de opinar sobre o que é melhor para o Brasil mas o que deveria estar nesta licitação infelismente saiu muito cedo talvez por ingnorancia de alguns mais fazer o que, o melhor seria o caça russo.
Para o FX-2 mais de um tipo de aeronave seria indicado.
Os primeiros 36, Rafale F3+ com AESA, exelente caça de superioridade aérea que apesar do preço teriamos o lado técnico-politico satisfeito.
Os A-1 (modernizados) seriam substituidos no futuro pelos Grippen NG (talvez uns 40) un pouco superior aos F-16, o que permitiria aos que defendem acompanhar e participar do projeto desde o inicio suas aspirações e cuja disponibilidade provavelmente demoraria mais.
O restante da demanda necessaria à FAB, seria escolhida em função do desempenho observado pelo uso, disponibilidade de verba e pelo andamento das compras e acordos anteriores.
esplicando os bonus 1″Comfiança” este item avaliaa comfiança em nos transferir os equipamentos sem embargos. a França ganha porque já vai transferir a tec dos subimarinos, inclusive o nuclear e dos helicopteros. a Suecia ficou em 2° pela esperiencia com os R99 os EUA fixaram em ultimo pq eu assisti a palestra do brigadeiro sobre os embargos 2″parceria conosco” avalia os paises que mais nos ajudaram ao longo da historia, não creio q seja preciso explicar a ordem 3″TT” esta avalia as propostas a françesa com sua abrangencia e segurança, e a sueca com a sua tentadora parceria intelectual e… Read more »
F 18E/F Super Hornet. Dispensa qualquer comentários. É a melhor opção para o FX2. Mas esse sentimento Anti-Americano impede de reconheçer isso. Uma pena!!!
hehehhehehheheheh na hora H esqueceram do dim dim…hehehehehe pode ser mais barato mas e o financiamento?!!!hahahahahah e o custo de desenvolvimento e disponibilidade……ho ra de dispor do aviao S H cade os missers…hehehehe tem q manda o inimigo espera um pokitim q a gente vai ve se busca os missir por que o avioa essse ta disponiver…me espera ahi…hahahahahhahahahah big brother Sam me manda uns missir q o vespinha ta ready …mas sem missier naum da neh….pera ahi brodinho brazuquinha q vo fala co senado….so um minutim…hahahahahahahah…….e o inimigo que h muito gente final fika isperandu pela defesa brazuka busca… Read more »
o Nova Gripe tbm tm q o apelido de pulga…tem q ir pulando de revo em revo…hehehe
so mais uma pra descontrair hehehe
sds
Acompanho o mesmo raciocínio do JC….
Sou mais o SH, um imponente avião, testado e restestado em todo mundo, vem com uma gama de armas q sempre foi um sonhos para nós e com promessas que a EMBRAER venha participar de futuras inovações no SH.
E quem sabe com esta parceria não venha tb uns navios em ótimo estado para nós, seria uma ótima hora para fazermos umas ótimas compras na parte Naval. ( Quem sabe um Kitty Hawk e uns SH para a marinha), com o Pré – Sal vai sobrar petroleo. rs
Abs..
Gente please esquece o SH os americano tem exelentes “maquinas”voadoras….mas vcs ja vira e ouviram e assistiram e tbm esqueceram da palestra do coronel da fab?!!!O BB San embargou e embarga o que eles querem…ate parafuso gente a FAB se ferro ate com parafuso!!!Eh isso q nos queremos?!!Que visao de vira-latas mais miupe q ainda prevalece na mente de alguns!!!Temos q ser ÍNDEPENDENTES..!!!! E acho q eh isso q a MD qr nas FAAS Brasileiras….naum penso q fikarao dependentes da Franca mas tenho a maior certeza q a Franca sera so um trampulim!!!E do Big Brother SAM naum teremos esse… Read more »
Salve Pessoal desculpa a brincadeira, agora é sério. Se eu fosse da COPAC e baseado nestes itens que são uma forma simples de exercitar (do contrário a FAB mandava embora a COPAC e nos contrataria para fazer a Avaliação) como to bem disse o Galante. Digamos, na minha humilde opinião fica assim: Performance de Combate: Caça Nota F18 8.5 Rafale 10.0 Gripen NG 9.0 Justificativa, Os sistemas transportados pelo Rafale estão um passo a frente dos dois candidatos, o Rafale assim como o Hornet tem dois motores e empuxo adicional, foi concebido para ser “discreto” e ainda goza de sistemas… Read more »
Cancela o Fx, compra mais F-5, sei lá alguns mirage 2000 ou f-16 usados, e investe esse dinheiro no PAK-FA.
Estaremos investindo na industria local, começando um projeto novo, absorvendo tecnologia de ponta e não ficaremos ai 50 anos com um caça de 4ª geração, em plena era do caça de 5ª geração e um futuro proximo de caças sem pilotos.
ola pessoas!
eu acho que n precisa ficar so com essas 3 opções de caça!
estava pesando no SU-35,
ou talves no Eurofighter, qual a diferença de preço entre o Eurofighter x Rafale?
que tal os caças chines?
seria legal abrir mais um pouco este leque.
abraços!
Complementando o escrito antes, notem que as empresas norte-americanas apesar da grande tecnologia que tem não oferecem o que tem de melhor. Tem F-35 na oferta ? Tem F-22 ? Tem apenas F-16 e F-18 S. H. (pensem no por que). Querem a resposta; não passaria no senado. No entanto tanto a Dassault quanto a SAAB oferecem o que tem ou terão de melhor, essa é a grande diferença. Outro problema é o que o senado americano aprova ou não. Sai algo novo para o F-18, se o senado não aprovar, adeus upgrade (no futuro) e ficariamos com caças cada… Read more »
Tche, o negócio é o seguinte, o melhor na minha opinião é também o pior e nessa linha de pensamento acho que o bom mesmo é o nem tão melhor e nem tão pior. O mais testado dos concorrentes é o F/A18 SH, custa menos q Rafale e supera em muito o Gripen. Seria o mais tranquilo, a escolha natural, mas,… MAS, é de longe o mais arriscado. A TT só ocorreria se o tio Lula rezasse a cartilha americana e isso ele non quer nem nós queremos. Os gringos iriam aproveitar qualquer atrito com o GF p trancar as… Read more »
Não ajudo, não. O caça já foi escolhido no dia 7 de setembro de 2009.
Vou fazer algo mais interessante do que participar de um certame viciado: Vou ver o Programa do Ratinho (talvez hoje tenha o teste de paternidade. Um verdadeiro Must).
[]s
F-18 Super Hornet
O problema dos Typhoon que é um caça comparavel ao Rafale F3, é que é um projeto compartilhado, esta na mão de 4 paises, um rolo total, se um deles não concordar com algo, adeus. É uma torre de Babel (para nós). E a transferencia de tecnologia como ficaria, com um fabricando as asas, outro fabricando as turbinas, outro fabricando o corpo do caça, etc
Vamos lá: (não vou considerar custos, pois se fizer isso o NG não poderia ser avaliado, de mais a mais se a FAB não receber mais recusros não operaria um F-16, quanto mais os do FX-2) vou considerar o orçamento da FAB remanejado para operar tanto um mais barato como um mais caro, levando em consideração valores operacionais que eu tenho convicção: Gripen C/D = 10.000 USD, SH = 11.000USD, Rafale = 14.000USD. Desempenho: F-18E/F-SH Velocidade máxima A-altitude = 1.800 km/h Teto = 15.000m Razão subida = 14.000m/min Capacidade de carga = 8.000kg Raio de combate: 750km Gs = 7,5… Read more »
Ilmos. Srs.
Se trabalharmos com custo beneficio, onde custo operacional do Gripen é melhor. Tudo bem!Mas temos que penssar militarmente! Em um combate aereo,poder de fogo,raio de ação,podendo fazer frente a qualquer vetor de top no momento, mesmo como leigo acho que o Rafale seria melhor. Embora seja fã do Sukhoi. Eu tenho isto como um roby para prencher minha velhice,portanto minha opinião pouco sinifica.
Abraço
Para o orçamento da FAB o melhor é repotencializar os estoques de Gloster Meteor!
Sirkis/Galante Algumas razões porque escolhi o Rafale F-3 como melhor performance de combate (poderia citar outras mais, mas daí o texto vai ficar muito extenso): 1º) o Rafale F-3 tem um radar AESA, cujo dados técnicos ainda são desconhecidos, mas é referido como tão bom quanto o APG-79 do SH. O Gripen NG ainda não tem radar AESA, então não dá para considerar; 2º) o Rafale tem melhor taxa de giro sustentado que o SH; 3º) o Rafale tem melhor taxa de giro instantâneo que o SH; 4º) o Rafale tem raio de curva menor do que o SH; 5º)… Read more »
PPS: não fiz nenhuma comparação do Rafale F-3 com o Gripen NG quanto às taxas de giros sustentado e instantâneo e raio de curva, pois ainda não sabemos os dados da versão NG, já uqe não passa de um demonstrador. Sequer há uma pré-série.
No tocante às minhas afirmações quanto à acelarção e à ascensão considerei os dados do Gripen C/D.
Assim de cara comprava tdos os estoques de Typhoon Tranche 1 Block 5 e 2 Block 15, p/ depois retrofitar como Tranche 3A; e jogava fora tdo santo F-5 e Mirage 2000.
Ficariam somente alguns poucos p/ decorar o Musal, os Mirage 2000 doava-os aos argentinos.
Depois arrematava tdo excedente sueco de Jas-39C/D e cancelava o retrofir do AMX/A-1.
Isto posto aí sim calmamente iria ter c/ os sucos a respeito de co-projetar esse Gripen NG.
Está saindo cara a disputa do Brasil para vaga no CS da ONU 1.Brasil perdoa 95% da dívida de Moçambique. Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Moçambique, Joaquim Alberto Chissano, assinaram na terça-feira (31) em Brasília um acordo em que o Brasil perdoa 95% da dívida do país africano – no valor de US$ 315 milhões. 2.Brasil perdoa mais da metade de dívida da Nigéria. O Brasil vai receber apenas US$ 67,3 milhões da dívida de US$ 150,4 milhões que a Nigéria contraiu com o país, há mais de 20 anos, em financiamentos e seguros… Read more »
Comparação com o Rafale apenas… Não acho que o Gripen NG serviria para o país porque precisaríamos de mais recursos que o previsto para operá-lo se queremos uma doutrina que atenda ao END, proteção para a Amazônia e a costa do pré-sal (entendam recursos como quiserem; estou falando tanto de material humano como de bases, suporte logístico, material, REVO, caças, pilotos, etc.). O Rafale F3 e o F/A-18E/F podem render mais como caça multifunção em quantidades menores, por ser bireator mais tempo no ar (operando full). Minha escolha em relação ao vetor > F/A-18E/F: -Performance em combate: Vetor com maior… Read more »
Tales, perfeito! escreveu o que eu não tive paciência para escrever! parabéns! depois desta é só passar a régua!
Abração!
Perfomance em Combate : ARENA BVR: SuperHornet : 9 AESA+AIM120C7 Rafale :7 RBE2PESA+MICA ou 8 RBE2AESA+METEOR :média 7,5 Gripen: 9 SelexgGalileo AESA+SwashPlate + METEOR ARENA WVR SuperHornet: 8 AIM9-L+HMD RAfale: 8 MICA mas sem HMD Gripen NG :9 A-Darter+HMD Interdição: este cenário é o mais dificil de analisar SuperHornet: 8 Alcance de 700km com 4 bombas de 1000lbs+2 tanques externos+2 AIM9-L + ATFLIR+ Hi Lo Lo Hi. Rafale: 9 Alcance 1100km com 4 MICAS,3 tanques externos, e 12 bombas de 500lbs Gripen NG:7 dados do gripen C-> Alcance de 833km 2 x 1000 lbs +1 tanque.lo lo lo. Considerando que… Read more »
Lembro aos blogueiros que, TT soh se dah de duas formas:
1 – Trabalhando junto com a mao na massa (0n job doing),
2 – Roubando.
O Gripen NG eh o unico dos cacas capaz de voar supercruiser o que constitui uma das muitas caracteristicas dos cacas de 5 geracao.
Eh uma grande vantagen tatica e tecnica.
Saudações Tales!
Valeu pela informação, agora sim mostrou sua opinião.
Saudações Francisco!
Para não perder o costume, você mais uma vez mentiu e alterou os valores. Mais tarde ou amanha eu faço a devida correção.
Boa Noite!
É impressionante mas depois de F-117, B-2 e F-22 o povo ainda não sabe exatamente o que vem a ser stealth!!! “…principalmente aquelas entradas de ar das turbinas, a “la F-15”. Vistas de frente, elas são retângulos PERFEITOS, logo possuem 4 ângulos retos…” Coloque o SH ao lado de um F-22 e vê se vc tem condições de identificar as características da tecnologia stealth americana. Depois faça o mesmo c/ o Rafale, ou ao menos tente faze-lo. “…o que, como vocês devem saber, não é NADA BOM para o RCS da aeronave. Assim, esse é um dos motivos porque duvido… Read more »