A negociata com os Rafales: eis o grande escândalo
Reinaldo Azevedo
Não fosse essa espécie de abdução coletiva a que estamos todos submetidos, com “O Cara” deitando e rolando sobre as instituições — e a moralidade pública — , o caso dos caças Rafale seria tratado como aquilo que é: UM ESCÂNDALO, talvez o maior do governo Lula. Não é assim porque eu quero. É assim porque é. A Índia abriu uma concorrência internacional para a compra — ATENÇÃO!!! — de 126 caças. Valor que se dispõe a pagar a Força Aérea Indiana: US$ 10 bilhões. Seis modelos participaram da primeira rodada de seleção: os americanos F 18 e F 16, o Eurofighter Typhoon, o russo MiG 35, o sueco Gripen NG e o Rafale. Só um caça foi descartado no começo da disputa: o Rafale. Justificativa: não cumpria os requisitos mínimos de desempenho técnico exigidos pela Força Aérea Indiana.
Como vocês sabem, o Rafale é o caça que Lula decidiu comprar ao arrepio da recomendação da Aeronáutica, que é quem entende da área no Brasil. Lula, o Homem com o Isopor na Cabeça, é especialista em outros assuntos. Muitos indagarão: “Mas o escândalo está em ter a Força Aérea da Índia rejeitado o Rafale, que Lula quer comprar?” Não! Já contei onde está. É que a abdução em curso está nos impedindo de ver as coisas com a rapidez necessária. Já chego lá. Antes, algumas outras considerações. Ah, sim: depois de ler este post, você pode obter mais detalhes na concorrência indiana no site India Defence. Sigamos.
Enquanto o Rafale esteva na concorrência, Nicolas Sarkozy, o camelô de aviões e marido de Carla Bruni, fez o mesmíssimo lobby que vem fazendo no Brasil. A diferença é que, na Índia, a avaliação é realmente técnica. Por lá, não basta apenas adular o imperador absolutista, dispensar-lhe rapapés, elegê-lo “o homem do ano”, para embolsar alguns bilhões. Desde o começo da concorrência, informam os sites indianos que trataram do assunto, o Rafale era considerado a pior alternativa entre — atenção! — SETE MODELOS.
A chamada grande imprensa, que a canalha petralha acusa de ser “antigovernista” (podem rolar de rir), se interessou pelo assunto? Que eu tenha achado, só o Estadão Online publicou um despacho da Reuters no dia 16 de abril de ano passado. Depois o assunto sumiu. Como vocês sabem, a Força Aérea Brasileira também não quer o Rafale. Entre os três caças que avaliou, preferiu o sueco Gripen NG. Em segundo lugar, ficou o F-18. Em último, o avião francês. Como reagiu o governo do Homem do Ano do Le Monde? Considerou a hipótese de punir o que chamou de “vazamento” do relatório. Onde já se viu a Aeronáutica ficar se metendo com caças?
Celso Amorim, um gigante da filosofia, ainda maior por dentro do que por fora, deu-se a especulações metafísicas: “Às vezes, o barato sai caro”. Samuel Pinheiro Guimarães, o chefe da banda antiamericana do governo e da Sealopra, indagou se a gente compra um carro só pensando no preço… A mediocridade dessa gente é espantosa, especialmente quando tenta mimetizar Lula nas suas filosofadas e metáforas. O que, nele, aspira a um saber popular revela-se pelo que é na boca dos doutores: BOÇALIDADE PURA E SIMPLES.
E o escândalo, além do fato de que Lula anunciou o vitorioso quando a avaliação estava em curso??? Vamos lá. A Dassault, que fabrica os Rafales, se ofereceu para vender 126 caças à Índia por US$ 10 bilhões. Preço médio de cada avião: US$ 79.365.079,36. O Brasil está disposto a pagar R$ 10 bilhões por 36 aviões — ou US$ 5.681.818.181. Dividindo-se esse valor em dólar pelo número de aparelhos, chega-se ao custo unitário: US$ 157.828.282,82. Cada Rafale para o Brasil custa quase o que o dobro do que custaria para a Índia. Atenção: ESTAMOS FALANDO DO MESMO MODELO DE AVIÃO E DE CONCORRÊNCIAS FEITAS AO MESMO TEMPO.
Agora entendo o que o sr. Samuel Pinheiro Guimarães quer dizer quando afirma que a gente não compra um carro só pelo preço. No caso, parece que se compra também para agradar o fornecedor, não é mesmo? Que, sei lá, se não tiver o coração tão duro quanto o do faraó, dá ao menos um chaveiro de presente ao comprador. Já quanto a Amorim, o que pensar? Nem uma antítese tornada um clichê popular resiste a este monumento, logo involuindo para a tautologia: O CARO SAI CARO!
É incrível que um dos maiores negócios do governo Lula, com jeito, história e números de negociata, se faça sob o silêncio cúmplice de boa parte da imprensa e, como não poderia deixar de ser, da oposição.
FONTE: Veja.com
NOTA DO BLOG: é dever do blog esclarecer alguns pontos do texto acima.
- O Rafale não foi descartado da disputa indiana. Esse boato circulou durante a realização da última LAAD, ocorrida em abril do ano passado. A notícia foi desmentida pouco tempo depois. Se o nobre jornalista acompanhasse o Poder Aéreo não cometeria esse grave engano. Portanto, esta é uma informação requentada e já desmentida;
- Os critérios e as necessidades das demais Forças Aéreas não estão relacionados com as da Força Aérea Brasileira. A FAB tem total independência para escolher o caça que melhor preencher os seus requisitos, não importando se o país A ou B escolheu ou descartou determinado modelo;
- Não se pode falar em escândalo, pois nenhum caça para o programa F-X2 foi escolhido até o momento. Há uma preferência, já manisfestada pelo MinDef e pelo presidente, mas isso não significa que o caso esteja concluído. Não há nada de concreto sobre a escolha do Rafale, assim como não há nada de concreto entre a aliança estratégica Brasil/França. Tudo está no campo das conjecturas.
- Caso o nobre jornalista esteja interessado em investigar compras recentes de equipamentos bélicos onde os valores oficiais são extremamente discrepantes da realidade, deveria estudar o caso da aquisição dos helicópteros EC-725 pelo Ministério da Defesa do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Ahahahaha, fantástico, esse Reinaldo Azevedo bate muito forte, rsrs… E bate bem, isso é que é melhor, rsrsrs… Ironia finíssima: “Nicolas Sarkozy, o camelô de aviões e marido de Carla Bruni,” AHUAHUAHUAHUAHUAHUA…. (excelente quando se faz a ligação aviões/Carla Bruni, rsrsrs) “se não tiver o coração tão duro quanto o do faraó, dá ao menos um chaveiro de presente ao comprador” AHAHAHAHAHAHAHAHHAAH… “Celso Amorim, um gigante da filosofia, ainda maior por dentro do que por fora” AHUAHUAHUAHUAHUA… (a melhor, rsrs) Apesar das incorreções típicas de um jornalista não-especializado, serve pra levantar a bola. Como o blog de política mais lido… Read more »
grande escândalo…grande mico…etc etc
of course!
Flightglobal november Rafale test article :of course not published here!
3w.flightglobal.com/articles/2009/11/09/334383/flight-test-dassault-rafale-rampant-rafale.html
This is my very last message here on this site.Prefer leaving than becoming impolite.
Thierry Este é um ótimo artigo. Ele foi citado pelo representante da Dassault no Brasil – Jean-Marc Merialdo veja em http://www.aereo.jor.br/2009/11/24/dassault-envia-carta-ao-poder-aereo-a-respeito-do-rafale-para-os-emirados/ quando encaminhou carta ao Poder Aéreo. Sobre o Rafale, ele é um dos melhores caças existentes no mundo. O que está em discussão é a relação Brasil/Rafale. E sobre o texto acima, a opinião de um jornalista brasileiro (o que não significa a opinião do blog), foram apresentados os erros cometidos pelo mesmo por não conhecer o tema com profundidade. Este texto foi publicado em uma das revistas mais lidas no país. Aí está a importância dele e não… Read more »
Caramba, o Thierry ficou bravo?
Esse senhor é um digníssimo safado, quer mesmo é ibope fala mentiras sem pé nem cabeça apenas para vende sua revista não mesmos safada, e não existe nada de normal dizer ”Só um caça foi descartado no começo da disputa: o Rafale. Justificativa: não cumpria os requisitos mínimos de desempenho técnico exigidos pela Força Aérea Indiana.” mesmo que seja um jornalista não-especializado. Onde trabalho por um erro desses no mínimo seriamos chamado a atenção e se repetisse era adeus, ao menos que pedissem para “errar”. Eu poderia dizer que uma das duas fabricantes o pagou para sabota o Rafale, mas… Read more »
e não sei joga voleibol então eu jogo futebol… se esse senhor não sabe do que fala então fale de outra coisa que sabe… não existe desculpas para essa revista nem esse senhor!!
Partindo-se do que todos já sabem nos políticos deste meio mais que suspeito de comunicação , e respeitando-se o livre direito de expressar seus pontos de vista , ainda que seja em um, ou para uns , ou para quem interessar possa, vale lembrar que estamos em ano eleitoral. Ainda bem que se trata de uma publicação deste meio de desinformação.Dá até para rir.
Só tendo muita má vontade para ler um lixo destes.
MAIS UM CAPÍTULO DA CAMPANHA DIFAMATÓRIA… vale tudo contra o GF? ou vale tudo contra a Dassault? simples: vale tudo contra os 2! principalmente mentir!
Sds!
Também sou contrário ao uso de adjetivos pejorativos em relação à figura do Presidente, embora não vejo nada de mais os mesmos serem usados em relação a partidos políticos ou a políticos de modo geral, tendo em vista que eles mesmos não se dão ao respeito e os usam indiscriminadamente quando lhes convém.
Mudando de assunto mas falando da mesma coisa, gostaria de saber se caso fôssemos comprar 72 Rafales sem TT se o preço permaneceria o mesmo. Ou, caso contrário, se quisermos somente os 36 sem TT se cai pra metade.
Por essas e outras é que o Lula só irá anunciar o vencedor após decidida as eleições.
Bosco, quer regatiar preço? fale com a SAAB! rsrsrsrs brincaderinha! eles dão 2 pelo preço de um! o problema é a entrega do “baguio”… Acho que na India existe um valor referencial, como aqui. Não quer dizer que eles vão comprar mais unidades do mais barato, frente ao mais caro… Aqui se der Rafale seraim 36 unidades e se der NG ou SH a mesma coisa! Este senho aí de cima é um fanfarrão da pior espécie, não pq ataca o governo, mas da maneira leviana como o faz, mentindo, distorcendo a realidade, dando razão para estes políticos safados… aliás… Read more »
Bosco
Na verdade Bosco, eu só acho meio infantil esse tipo de linguagem ¨petralha, pretruxas, etc”, porem não chega a se exatamente uma “critica”.
E a exemplo da Índia que vai comprar algo em torno de 126 caças por 10 bilhões e o Rafale também ta nessa então tudo indica que sem TT ficaria mais barato sim, a não ser que as versões oferecidas à Índia sejam muito inferiores as oferecidas ao Brasil… Mas só teremos certeza depois de vê o contrato.
sds
Chicão, Chicão, tsc, tsc, tsc, assim tu ainda vai acabar virando “governista”, rsrsrsrs… 🙂
Abs.
Olha só esse cara, fui lá no lixo do blog dele e vi isso:
“REINALDO OBSERVA
E você é um imbecil, defensor de larápios. leia O blog todo, babaca. Ademais, estou pouco me lixando se a Índia desclassificou o Rafale ou Não. O ponto é outro. 126 rafales por US$ 10 bilhões na Índia”.
Então o cara da uma noticia “falsa”, mas o ponto é outro?!
Antes disso viro NGs defensor Felipe! longe deu sô!
Abs!
William Poggio dans 20 janvier 2010 à 11:56 you take me for a fool or what?any “idiot” here commenting on a new article in your daily press would in 10 minutes have this article re published here as a subject if it is against the Rafale and when a very old reknown british monthly aviation magazine(Flightglobal) publish a long technical report with many details on a Rafale trial and many subscribers here asked you(I would even say -beg you) I do not know how many times to make a subject on it and you never did it:you know how I… Read more »
Thierry,
Para miores reclamações, segue o endereço da VEJA e o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do veículo citado.
http://veja.abril.com.br/fale_conosco/escreva_redacao.html
https://www.abrilsac.com.br/
Caso prefira, pode entrar diretamente em contato com o autor através do seu blog (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/)
Chicão,
já notou que o Felipe anda elogiando muito a estética dos caças russos?
Agora ele não pode ver um MiG ou um Su que ele fica todo empolgado.
Quem diria ehm? rsrsrs….
“…..como vivandeiras alvoroçadas, vêm aos bivaques bulir com os granadeiros, provocar extravagâncias do poder militar”.
Francisco AMX em 20 jan, 2010 às 13:08 ” Bosco, quer regatiar preço? fale com a SAAB! rsrsrsrs brincaderinha! eles dão 2 pelo preço de um! o problema é a entrega do “baguio”… ” Chicão, A SAAB já estabeleceu qual o negócio do F-X2. O preço de 36 caças já está fixado. O Gripen NG será construído em sociedade com a empresa brasileira designada para isso, que obviamente seria a Embraer. A Força Aérea Sueca colocaria um pedido de 30 caças Gripen NG que seriam construídos em conjunto pela SAAB e Embraer (certamente). O projeto do Gripen NG (inclusive códigos-fonte)… Read more »
Bosco em 20 jan, 2010 às 12:31 TT é uma compra. TT é um produto (intelectual). Custa dinheiro. Certamente sairia mais barato, bem mais barato comprar os caças sem a TT (seria compra de prateleira). No caso dos helis e dos subs, pagamos pelo produto em si e também pela TT envolvida, entre demais coisas (estaleiro, etc.). só pra relembrar a nota da MB dirigida aos “amigos e leitores do Reinaldo de Azevedo”(hehe) que queriam escolher o submarino no lugar da MB e do MD, na época (vc deve estar lembrado, não?): “Releva notar, ainda, que, ao apontar o custo… Read more »
Bosco, em tempo: a nota da MB que postei acima foi só pra mostrar que a TT custa dinheiro, fica caro. Só pra traçar um paralelo com o FX2, que será por aí também… Mas acho que agora que entendi o que vc perguntou. Desculpa a confusão. Pela lógica, vc compra a TT como parte de um contrato de compra de um produto. Se quiser comprar mais do mesmo produto depois, não será necessário comprar mais a TT. Então, pela lógica, os primeiros caças custarão bem mais que os outros que forem, supostamente, comprados depois. Em um segundo lote de,… Read more »
Sugiro ao Reinaldo Azevedo trocar o título para “A negociata com os submarinos: eis o grande escândalo”.
Perto do que nós estamos pagando por um casco, a maracutaia dos EC-725 e o potencial escândalo dos Rafales é café pequeno.
Alguém um dia vai conseguir explicar porque como é que “TT” faz a operação (custo da hora de vôo) de um caça ficar tão cara…
Grifo, é como eu disse para o Bosco: umn dos problemas da nossa democracia é a leviandade. Como vc falou que existe maracutais no casco do sub nuc, agora eu fioquei curioso. Qual é o preço real então de um casco de sub nuc, envolvendo TT? Pode citar uma fonte com o preço real, aceito internacionalmente como válido? pode passar pra gente? se não puder, então, acho melhor ler de novo o que escrevi acima sobre um dos problemas de nossa democracia. Afinal, é de interesse de todo mundo descobrir a maracutaia e não apenas ficar jogando frases ao vento… Read more »
Ô Ivan,
Por que o “antigo”? Qual era o problema com o “moderno”? Aliás, como era o “moderno”?
De qualquer maneira, sempre bom você opinando.
Abraços.
“Qual é o preço real então de um casco de sub nuc, envolvendo TT? Pode citar uma fonte com o preço real, aceito internacionalmente como válido?” Caro Hornet, para saber o preço real é que o governo faz uma coisa chamada “concorrência”. Você pede uma oferta para vários fornecedores, avalia e chega a melhor oferta. Exatamente como a FAB fez para o FX-2. No caso do casco de submarino e do EC-725, não foi feito nada disso. O ministro da defesa escolheu e ponto final. Qual é o real preço então do casco de submarino e do helicóptero? Eu não… Read more »
em tempo: corrupção é o que mais se tem no Brasil.
Mas falta de responsabilidade também. Então, um erro não justifica o outro.
Esse é o sentido da minha preocupação.
abraços
É triste ver o nivel da nossa imprensa… Em algum pais do mundo alguém já viu esse tipo de xingameno ao presidente? Todo argumento do seu Azevedo é mal construido, ele não sabe o que esta debatendo e nem se importa, o negócio dele é ver maracutaia e falar mal do governo/PT e pronto. E eu achava que as “superopiniões” (textos sem argumento, sem discussão, onde só vale o que o autor diz) estavam limitados ao Mainardi… O FX-2 só virou assunto, e a escolha do Rafale só vitro escandalo porque estamos em ano eleitoral e o programa traz cifras… Read more »
Ivan, o “baguio” foi no contexto da brincadeira – entrega a lá mercado informal -! de forma alguma considero qualquer avião ou projeto dele, principalmente caças, pejorativamente! queria eu ter um Gripen! 🙂
Mais uma vez, reforço, quando um deles ganhar, levar o FX2, vou defendê-lo até a morte! se for o NG! pode ter certeza que terei ele no meu protetor de tela!
Sds!
grifo, então acho que o amigo não entende as leis do país. Material bélico da natureza de caças, submarinos etc. não podem ser tratados como se fossem papel higiênico, pois é assunbto de segurança nacional. Isto está na lei do país, se quiser mudar precisa passar pelo Congresso. Não se trata de eu achar isso, isso é lei. Este é um ponto. O segundo ponto: fazer concorrência de casco de submarino nuclear e TT com quem? O Brasil conversou sobre a TT para o casco com a Russia e com a França. A Russia se negou a fazer TT. Só… Read more »
“então acho que o amigo não entende as leis do país. ” Acho que o amigo não entende as leis do país e também não entendeu o que eu falei. Primeiro sobre o aspecto legal: a lei permite a dispensa de licitação, no entanto não dá poder ao administrador de escolher arbitrariamente. Continuam valendo os princípios normais de moralidade, legalidade, impessoalidade, economicidade previstas na lei. Segundo, sobre o aspecto ético: moralmente é incorreto fazer uma compra deste tamanho sem consultar todas as opções disponíveis. Moralmente é incorreto cancelar um processo de compra em andamento (como os dos helicópteros) e selecionar… Read more »
Grifo, meu amigo: acho que vc também não entende nada de engenharia naval. Eu não sou engenheiro naval, mas acompanhei toda a discussão sobre o sub nuc, aprendi muito com dois amigos que escreviam por lá na época, e fui pesquisa também, por conta própria. Não estamos comprando um casco qualquer. É um casco de submarino nuclear. Um submarino nuclear não é um casco qualquer com um reator dentro. Não é assim que as coisas funcionam. procure no naval, pelos comentários do LM e do Castor, principalmente, na época da discussão sobre isso, que vc entenderá melhor não apenas a… Read more »
Hornet,
Você vai andar na prancha! Rebaixou o LM
Bosco em 20 jan, 2010 às 13:42
“Chicão, já notou que o Felipe anda elogiando muito a estética dos caças russos? Agora ele não pode ver um MiG ou um Su que ele fica todo empolgado. Quem diria ehm? rsrsrs….”
Boscão: M i G, Bosco, MiG!!!! É podre, mas sou fã dessa porcaria, fazer o quê? Lembrando que Mikoyan Gurevich nunca fez avião acrobático… 🙂
Sukhoi, JAMÁS!!! NEVER!!! Sukhoi é avião de videogame e de aerocirco! 🙂 É que nem o “derrotado” francês da SGM que mostraram esses dias aqui no Aéreo: Bonito. E só. 🙂
Abraço broe.
casag em 20 jan, 2010 às 14:53
Casag,
Apareceu um companheiro no NAVAL com o mesmo nickname, ‘IVAN’, que por coincidência postou imediamente após um comentário meu.
Ficou engraçado, dois Ivans em seguência, com linhas de pensamento e argumentos diferentes.
O Galante já resolveu (não sei como), mas o Wiltgen sugeriu usar o gravatar para evitar as confusões com uma imagem.
Então eu brinquei, dizendo que sou ‘pé duro’, e não me acostumo a usar esta coisa de avatar… sou antigo… só de sacanagem.
Abç,
Ivan.
Felipão,
Vc é incorrigível… 🙂
Sacanear logo com os MiG’s, aviões incríveis como MiG-15, MiG-17 (meu preferido) e MiG-29 (e família).
Não tem jeito… he he he.
Ivan.
É Hornet,
O LM foi promovido enquanto ainda postava…
Ivan.
Francisco AMX em 20 jan, 2010 às 15:00
Chicão,
Ok, então se o Gripen NG ganhar vc ajuda a equipar e armar o caça.
Mas como isso é improvável, certamente serei eu a lhe ajudar a terminar de equipar e armar o Rafale.
Vá logo pensando em HMD (que falta), mísseis Meteor (que não estam no pacote) e integração do A-Darter (ou de outro de 5ª geração).
Radar AESA já tá na proposta, mas falta terminar… como o do Gripen NG… He he he.
Abç,
Ivan, o antigo.
O Blog assumiu mesmo seu lado, e marca posição todos os dias. Pena que não ganha dinheiro com isso. Poderia estampar banners da SAAB Aero como faz outros Blogs por ai…
😛
Sinto informar que terão que criar muitas matérias sobre o Rafale na FAB, muitas matérias positivas, o pior é isso…
Vai doer o coração mais terão que se adaptar a isso.
lol
A matéria é muito velha… estão vasculhando matéria por ai, tentando encontrar todo tipo de justificativa para o boicote…
É engraçado…
Os consultores da SAAB (ex Embraer e ex COPAC) devem estar perdidos.
Vou copiar abaixo minha crítica postada no blog do educado jornalista autor da matéria, que na falta de argumentos parte para a baixaria: “Fuzila disse: janeiro 19, 2010 às 9:24 pm Caro Reinaldo Azevedo, Antes de publicar algo você deve pesquisar para não falar besteiras … A referência da desclassificação do Rafale na concorrência indiana é boato e já foi desmentida pelos orgãos do país … http://www.flightglobal.com/articles/2009/04/20/325334/indian-air-force-says-rafale-still-in-fighter-competition.html Você não entende NADA de equipamentos militares e discursa baseado em boatos? Politicagem com assuntos de defesa … Jogo sujo e baixo … REINALDO OBSERVA E você é um imbecil, defensor de larápios.… Read more »
Wolfpack em 20 jan, 2010 às 17:34, Olha, Wolfpack, a resposta é mais em honra aos demais leitores do que um recibo para sua crítica pra lá de rasa. O dia em que a Saab, a Dassault, a Boeing etc resolverem anunciar no Blog, os espaços estão abertos. Nossa linha editorial não vai mudar por causa disso, e não “adulamos” nem um nem outro para conquistar verbas de publicidade. E, passando ao largo da visão crítica rasa que mistura o fato de haver publicidade de algo com a linha editorial de um meio (trabalho com isso, pode ter certeza de… Read more »
Guilherme Poggio em 20 jan, 2010 às 16:42
vixe! É verdade…esqueci disso…hehehe
abração
Nunão,
Uma pergunta só para me posicionar:
Esta matéria clippada do Reinaldo Azevedo saiu quando e onde?
Respeitosamente,
Ivan.
Ivan,
terça-feira, 19 de janeiro de 2010 | 14:59
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-negociata-com-os-rafales-eis-o-grande-escandalo/
Abraço.
De Reinaldo Azevedo “Oh, comovente o esforço da petralhada para justificar o fato de um Rafale estar orçado em US$ 79,365 milhões para a Índia e em US$ 157,828 milhões para o Brasil. Do nada, do puro chute, vão tirando as explicações do embornal de bobagens: haveria diferenças na transferência de tecnologia; os 126 caças da Índia fariam toda a diferença, já que o Brasil quer encomendar 36; é preciso ver se os equipamentos são os mesmos etc. Huuummm. Tudo especulação. De concreto: para nós, o dobro do preço. Que diferença de contrato ou de produto explica o dobro do… Read more »
Fuzila, Obrigado. Em tempo, sinto muito pelo tratamento grosseiro que vc recebeu no endereço do autor em questão. As divergências sempre existiram e sempre existirão. Considero-as saudáveis, pois é pelas diferenças que questionamos nossos conhecimentos e crescemos como indivíduo e como sociedade. Mas para tratar as divergências de forma positiva é necessário no mínimo educação e respeito. Pelo que vc transcreveu não houve nada disso da parte de um profissional que teria por obrigação ter um posicionamento equilibrado, até por que estando dentro de uma instituição também a representa. Sou Gripeiro, vc já deve saber, mas me divirto debatendo e… Read more »
Hornet,
Vixe! – é uma contração nordestina da exclamação – Virgem Maria – ora pois, pois.
Como acredito que o amigo está mais para um intelectual de Campinas ou outro Campus São Paulino, fico cá a me perguntar de onde raios vc tirou esta tirada?
Se bem que falam que São Paulo já foi a cidade a reunir mais nordestinos no Brasil… então?
Abç,
Ivan.
Nunão, sobre tua resposta ao Wolfpack, só gostaria de reclamar uma coisa: as matérias pejorativas e inquisitórias do Rafale são as maiores, até aí tudo bem, estamos acostumados, porém elas se intensificaram nos 3 últimos meses e nas últimas semanas foi maior ainda! eu fiz um pedido para se colocar um post sobre os custos reais e prováveis do NG e nem me responderam! blz, só que dizer ou deixar a entender que há um equilíbrio não dá! o blog, na minha opinião, já assumiu sua defesa do NG, com todo direito, mas não pode negar nossa constatação, é o… Read more »
Wolf, Amigão, o Blog vai publicando as matérias que vão aparecendo. Hoje é o Rafale a bola da vez por diversos motivos. Não há condições de dividir equitativamente a quantidade de matérias, pois depende dos acontecimentos. Observe, por exemplo, a ausência do SuperHornet, uma poderosa aeronave, nas ‘paginas’ da imprensa e conscequentemente dos Blogs. Nem por isso vc ‘ouve’ o Bosco reclamar a ausência do seu preferido, nem muito menos acusar os editores de estarem desprestigiando o ‘seu caça’. Take easy! Nunão, Pega leve com o Wolf, ele é autor de inúmeros comentários inteligentes e bem posicionados neste espaço. Acontece… Read more »
Minha opinião sobre o FX-2: Tanto faz o caça escolhido, qualquer um será melhor que o que temos agora. Qualquer um mudará o perfil da FAB. Se a compra do caça envolve maracutaia, tanto faz. É isso mesmo. TANTO FAZ. Esse atual governo já deu muitas provas de corrupção escandalosa e nada foi feito. Agora, provavelmente não será diferente, mas pelo menos vamos ter um bom vetor, do qual o Brasil é digno ou pelo menos mais digno do que os atuais. Como dizia a massa na época da campanha passada e dos graves escandalos: deixa o home trabalhá (bem… Read more »
“Não estamos comprando um casco qualquer. É um casco de submarino nuclear. Um submarino nuclear não é um casco qualquer com um reator dentro. Não é assim que as coisas funcionam.” Caro Hornet, não estamos comprando nenhuma tecnologia nuclear. Estamos comprando um projeto de um casco de submarino, projeto que ainda non ecziste. Não é só isso, tem muito mais. Algumas coisas para o TCU e o MPF examinar: – Porque o vencedor foi escolhido antes sequer de se saber o preço? – Porque estamos comprando os Scorpene de pedágio? – Porque a Odebrecht? – Porque foi feito um pagamento… Read more »