K-8V, ‘treinador simulador’ chinês
Na foto, o treinador chinês de segunda geração K-8V, na Academia de Voo. O jato foi revelado pela primeira vez no Zhuhai Airshow em 1998, como “variable stability aircraft and inflight simulation test aircraft” (IFSTA).
O K-8V é uma versão modificada do treinador intermediário K-8, com um sistema de controle de voo “fly-by-wire” (FBW) capaz de simular as características de voo de várias aeronaves, dentre as quais o F-16, Mirage 2000, J-8 e Su-27, com o carregamento de software com os parâmetros de voo.
Até 8 parâmetros podem ser carregados no computador para cada voo. O cockpit dianteiro da aeronave é equipado com controles FBW enquanto o traseiro retém os controles mecânicos como backup.
O cockpit dianteiro também está equipado com GPS e MFDs. O K-8V além de simular o comportamento de outras aeronaves em “pitch”, “roll” e “yaw”, pode também simular o comportamento em decolagem e pouso.
Com o primeiro voo ocorrido em 1991, o K-8V certamente foi uma ferramenta valorosa na simulação e verificação da nova geração de aviões de combate chineses, como o J-10 e JH-7A.
FONTE: China Defense Blog
“Com o primeiro voo ocorrido em 1991 (…)”
18 anos. Se começarmos agora poderemos ter um desses lá por… 2028!
[]s
Galante,
O que está havendo?
Vc já ‘sabe’ que o vencedor do F-X2 é um bimotor e está levantando a ‘bola’ de um caça leve?
He he he, desculpe a brincadeira…
Ivan.