Será que o Covais estava certo?
Em abril do ano passado o presidente da Lockheed Martin para as Americas, Ron Covais, disse durante a LAAD que o projeto F-X2 seria adiado pelas autoridades brasileiras.
“Na minha opinião o F-X2 vai voltar para a gaveta” disse o executivo da Lockheed. A Lockheed participou da primeira fase do programa F-X2 com o F-16, mas foi eliminada junto com o Eurofighter Typhoon e o Sukhoi Su-35.
Covais ainda disse que com o eventual adiamento do F-X2, a Lockheed poderia oferecer o F-35 em um futuro próximo para a FAB.
LEIA MAIS:
Esta ai um sujeito de visão, sabia que o FX-2 ia melar porque provavelmente conhece o jogo de poder existente no Brasil.
F-35? Hum, num seria nada mal. Mas precisa esperar o Jobim sair, porque o F-35 é muito pra ele… O Brasil precisa decidir se quer ser um comprador de caças pra sempre, ou se quer ser um produtor e exportador, ressaltando que acho que nenhuma das duas opções é essencialmente “melhor” que a outra do ponto de vista da segurança nacional (ambas tem riscos). Se escolher o caminho fácil, o F-35 é a aeronave que dará superioridade aérea e tática nos próximos 40 anos. Aí podemos investir tudo em armamentos (mísseis e bombas) de qualidade e em quantidade. Se escolher… Read more »
Há…Se dizem que não conseguimos manter o Rafale voando, imaginem o F-35…F-16, Su-35 e Typhoon me parecem opções melhores do que Grippen, F-18 e Rafale…Quais foram os critérios para a eliminação dos 3 primeiros?
Abraços!
Será que vai transferir tecnologia,de nada adianta vir o F-35,se não vier a transferencia junta!!!
S
Na minha opnião o anúncio vai sair mesmo em Janeiro e infelizmente vai dar Rafale.
Mas gostaria que nestas condições que estamos hj, o adiamento seria o ideal para a FAB e o para o Brasil.
Contudo com esse adiamento os Russos e Americanos vão vim com tudo, vai ser uma briga boa.
Abs.
Felipe Cps Concordo contigo amigo, se quisermos ser apenas compradores o F-35 seria uma boa opção caso haja um adiamento no FX-2 para ser sucedido pelo FX-3. Mas na minha concepção de nação soberana e com real influência no cenário mundial, vejo que devemos dar passos em relação a ter independência no que se refere ao meios básicos de se obter soberania e expressividade. Pois todo grande ator do cenário internacional hoje possui um domínio tecnológico bem avançado em relação ao nosso, mesmo que muitos façam joints para atender as necessidades militares e bélicas no que diz respeito aos programas… Read more »
Pois é, o F-35 e SU-35 seriam excelentes caças para o Brasil, melhores que Rafale e F-18, e infinitamente melhores que o nanico Gripen NG. Só que o desgaste de cancelar o FX e começar tudo se novo seria muito grande. É melhor ficar com o que já tem. Com relação a lambança feita eu acho o sequinte. A verdade é que o presidente Lula fez a ______, mais foi alguns inteligentes da FAB que tiveram a brilhante idéia de jogaram essa _______no ventilador. Ta fazendo o que, uma década que tão tentando substituir os caças da força aérea, dez… Read more »
Porque, derrepente, teríamos recursos para operar o Lockheed F35 Lightning?
A cama de gato armada pela FAB na desclassificação do F16 e SU35 é algo que deveria ser investigado. Não fez o menor sentido manter o F18E/F e hoje vir a público falar que este não faz ToT. E além do mais deixar um concorrente como o Rafale tão cara quanto o EF2000 Typhoon na disputa.
Isso demonstra a falta de critério claro por parte da FAB-COPAC.
Abs
Paulo Renato
se houver realmente essa postergação, ai os russos vem de PAK-FA e americanos de F-35, o que os franceses ou suécos poderiam oferecer em termos de 5ª geração??? Se isso ocorrer eu acredito no PAK-FA, até por questões estratégicas e a ambição brasileira por apoio para a cadeira da ONU
Continuo achando q a solução mas sensata é a compra de um lote minimo dos Gripen com TT para desenvolvimento no Brasil e uma compra de um dos outros dois , no caso o SH pelo preço ou do Rafale para manter a tal aliança estratégica com a França (escolha politica). Quando o Gripen decolar, se decolar, economica e tecnologicamente, faremos a verdadeira escolha incluindo o F-35 nas opções. Ficar adiando indefinidamente me parece a pior opção.
Sds
Não seria má idéia.
Eu acho que o Blog não deveria teorizar.
O motivo da minha opinião é de eu gostar do Blog objetivo, reportando fatos e matérias técnicas.
Me desculpe não apresentar tanto otimismo quanto a FAB-COPAC e GF.
Mãe Diná ON rsrsrsrsrsr
Vejo no futuro o F35 sendo vendido a paises aliados como o F16, será o fusca dos vetores de combate.
Talvez tenhamos três fornecedores mundiais de aviões de combate:
a Lockheed Martin, uma Européia, uma Russa.
A China e Índia continuarão com estas tentativas de “delícias – by Awey” delas, e não irão muito longe senão seus mercados locais.
Será F35 x PAF-FA x UCAVS EUROPEUS.
Mãe Diná OFF 😛
Abs
O que atrapalha é essa mentira da cadeira no CS da ONU!!! Ninguém etá apoiando o Brasil!!! Não há interesse!!!
Ah, não existirá este mercado sonhado, de 2500 aeronaves, pelo colega da SAAB para o Gripen NG BR, nem para o F18E/F BR, e nem para o Rafale BR.
Os países mais pobres irão alugar estes equipamentos dos Russos e Americanos em seus períodos de Guerras Sazonais.
Qual o objetivo de se manter uma Força Aérea ineficiente e gastona se não dará conta dos desafios furtivos do futuro?
Abs
Discorde de vc Felipe Cps, o F-35 é muito para a fab.
Como a mesma aponta, prefere custos do que desempenho.
Na minha opinião deveriam comprar mais f-5 ou quem sabe e uns m-346 para a fab brincar.
Agora para defesa que compre uns s-300 da russia e de para o exercito, ai não precisa de vetor moderno.
Pelo andar do cronograma, o 1º F-35, chegaria ao Brasil, em aproximadamente 15 anos, pois os associados 1ª posição USA, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª (onde estaria o Brasil), tem uma graduação de preferência, de acordo com os recursos alocados para o desenvolvimento e a produção da aeronave.
O sujeito aí falou o óbvio esperado de quem foi derrotado em uma concorrência. Claro que ele acha que vai melar, ele está fora… Rsrs.
Para ter o Rafale é melhor investir no F35, ora bolas o Rafale tem um custo muito elevado se for pra botar os custos que venha os F35.
Não tem cabimento o SU35 sair da disputa assim como o E2000 Typhom.
As decisões não se encaixam de maneira nenhuma, acho que o N.J foi quem fez todo o processo seletivo até chegarmos nos 3 finalistas, mas já coma intenção do Rafale.
O certo seria que na decisão do Rafale que todos caissem de pau nessa escolha.
Vamos de FX3 !!!
Abs.
Fora que armamento americano é bala de festim aqui no Brasil, só vai ficar de enfeite mesmo. Transferência de tecnologia uma ova.
Angelo Nicolaci em 10 jan, 2010 às 11:43: Ângelo, eu disse que acho que o Brasil precisava decidir se quer ser um comprador ou um construtor, querendo dizer que essa decisão deve ser tomada pelo POVO, e não por este ou aquele governante. É o contribuinte que deveria poder decidir se está disposto ao sacrifício, aos gastos, e aos riscos, não um governante que, quando tudo ficar pronto (20/30/40 anos), se espera que já esteja repousando em sua tumba. Penso que o país deveria aproveitar o momento em que o assunto está em discussão e fazer uma consulta popular, algo… Read more »
Alexandre em 10 jan, 2010 às 12:07 Alexandre, a FAB não prefere custos a desempenho. A FAB tem é os pés no chão, pois quem suporta as agruras do dia-a-dia é ela, e mais ninguém. Se outra fosse a realidade da Força com certeza ela não se preocuparia tanto com custos. Mas daí o tal pré-sal do Lulla já deveria estar jorrando aos borbotões, e um bom percentual estar reservado para a FAB, desvinculado de qualquer retenção pela equipe econômica do governo… Não é isso o que ocorre, nem ocorrerá tão cedo (lembrando que o projeto do pré-sal passou na… Read more »
Grande polemico !!!!
Muito poucas pessoas iriam se preoculpar com esse assunto do momento.
Este seria o grande problema, pq se o povo fosse relamente ligado ao que acontece no Planalto, dúvido que certas decisões seriam muito bem pensadas antes de virema conhecimento do povo.
Mas a imprensa está fazendo sua parte e divulgando bem o assunto.
Abs.
Bom se não temos recursos para manter a hora de vôo de um Rafale porque teriamos de um avião muito mais complexo que o F-35 ???
Juro que tem hora que eu não entendo vocês…
[ ]´s
Sejamos a nova Ioguslavia do mercado aronáutico!!!!
Antes de a Sérvia se achar a tda poderosa da federação, e fazer tda aquela guerra civil, os caras exportaram alguns Jastrebs, Galebs, Super Galebs e Orao; pelo mundo.
Não necessitamos da sofisticação americana ou européia, mas podemos fazer bons produtos c/ sofisticação razoável e preço competitivo.
Pensemos em mercado, não em prestígio político.
Em uma coisa tenho de concordar com o Wolf,
Qual foi o questionário enviado para as fabricantes?? Qual foi o foco??
Para se ter sido ofertado desde SU-35BM até o F-16B60 eu diria que foram muito genéricos nos questionamentos.
A vinda de um F-35 justificaria cada centavo, visto que ele nao ficará obsoleto em 10 ou 15 anos.
[]’s
Pés no chão amigos! Não podemos comparar a confiança que os EUA tem da Itália, Espanha, Alemanha, etc, com o Brasil. Tempos atrás o Brasil quis comprar o F-4 e os EUA não permitiram, o Brasil partiu então pra opção Francesa e comprou o Mirage. Quando o Brasil quis comprar mais algumnas celulas de F-5 para repor o que tinha perdido, novamente os EUA colocaram obstaculos, só liberaram poprque matreiramente o ministro da aeronautica à época fez vazar que o Brasil estava interessado num caça Chines (não recordo agora qual), porque agora esta bondade? F-35??? olha, nem em sonhos!! Os… Read more »
Felipe CPS,
O povo brasileiro tem capacidade de opinar sobre isso? Pro povo que não sabe nada sobre defesa, esses assuntos, não vão saber opinar entre sermos construtores ou compradores. E principalmente o governo não vai deixar, porque é desse modo que eles roubam dinheiro.
Estamos todos parecendo cachorro louco correndo atrás do próprio rabo para tentar morder, acho que o assunto ja esta mais do que exaustivo, todos nós ja sabemos o parecer do governo, da FAB, de quando provavelmente sai a decisão, tudo o que vier a ser noticiado agora é só pra encher linguiça, o fx-2 ja virou fx-3.
abçs.
olha só o cavais eu disse que ia ser engavetado em setembro de 2009 o cavais disse antes..aff ¬¬..hahahah
é verdade FELIPE cps, o F-35 é demais pro jobim..hahah
abraço
Não teria medo nenhum em adquirir equipamentos da China.
Mas faria um acordo coma Rússia e China,pq não ???
Mas já está fechado a tampa do caixão com o Rafale.
Seria uma enorme zebra ir para o FX3. Mas para se livrar do Rafale seria ótimo !!!
Abs.
COm certeza a briga não se restringe à SAAB, Dassault e Boeing. Russos e Lockheed tbm fazem pressão nos bastidores, afinal, por menor que seja o contrato, são no mínimo 36 aeronaves.
Acho que tem muito mais escolhas pra serem feitas por aí, além dos 3 finalistas.
Todo dia deve chegar uma oferta tentadora de F-16s novos e usados, adinal de contas, Egito, Marrocos e outros tantos ainda o compram e o mantem.
Não é por nada, mas o substituto natural dos A-1 e F-5 é o F-16. Quer queiram ou não.
Depois, escolhe o F-35 e tá tudo certo.
Espero que ele esteja errado pois o fim do fx2 prejudicaria a imagem do Brasil, acho que deveriamos conciliar as duas alternativas ou seja o Brasil adquiria umas 100 unidades dos Gripen NG e umas 36 unidades do F-35 .
Pergunta:
Sera que ele sabe os numeros da mega-sena ?
Só brincadeira, porque no começo não era tão obvio que ia ser adiado só que comforme ia passando o tempo as coisas mudaram, e não preciso nem continuar porque ja sabemos a história. Planalto deveria virar sentro de treino com munições reais.
Viva a República !!!
Desculpem, è Centro e não Sentro.
Viva a República !!!
Jamais pensem em cancelamento do FX2, para não prejudicar a imagem do Brasil, uns 50 Rafales e umas 36 unidades do F35, seria uma força de respeito.
Ninguém apoia o brasil no CS por que o brasil não é um país sério…DeGaulle já havia avisado…e para quem realmente quer ter um assento permanente no CS é preciso ter pulso firme e convicção, mas aqui o seu evo morales invade com tropas uma refinaria brasileira e o paraguai berra por dinheiro e o seu celso acéfalo amorim diz que eles estão com a razão e enfiamos o rabo entre as pernas!!! demos a refinaria pro seu evo e o dinheiro pro paraguai…lembram do calote do equador? ficou por isso mesmo…
O FX-2 já era!
E necessario alinhar-se com as vozes que defendem as relacoes puramente (ou pelo menos majoritariamente) comerciais.
O cancelamento do FX-2 seria mais 10 anos de espera. A FAB se arrica em nao se alinhar com o governo em epoca de eleicao, em defesa dos fatores objetivos (e morais, diga-se de passagem), mas seria a decisao de qualquer profissional ligado a um processo de escolha transparente.
Talvez ele estivesse certo, sabendo da pressao (economica pessoal mesmo) do lobby frances.
F-35 para nós????
Duvido!!
Se acontecer algum dia, o que nossos visinho vão pensar ao saber que o Brasil (el imperialista del sur) vai comprar um avião Stealth e sistema stovl????
Vão se armar cté os dente, e pior, vão comprar caças stealth tambem, e dos baratinhos que a China obviamente vai produzir em série. Nós compraríamos um F-35 caro e els o J-xx baratinho. Adivinhem quem terá mais???? Até o chile vai se esnobar de nós (de novo).
Senhores, Tudo indica que o FX-2 será engavetado. Considero a posição da FAB suicida, pois ela ficará sem um novo vetor, sem transferência de tecnologia e sem um orçamento mais compatível com as suas necessidades. A suposta alegação de que o Rafale é caro demais de operar e manter só faz sentido se a força considera impossível convencer as autoridades a aumentar o seu orçamento – o que constitui admissão de incompetência e derrotismo. Deve-se ter em conta o fato de que a postura da FAB pode ser considerada insubordinação. Em um país sério, o comandante da FAB seria demitido… Read more »
Lamentavelmente vejo todos os dias a mesma ladainha, tenho a impressão que todos gostariam de ver nossas forças armadas bem equipadas, mas o primeiro ponto a ser tomado é a decisão de assim o ser. Coisa que a Marinha e o Exercito já estão fazendo, falta a FAB tomar a sua decisão e querer fazer parte do futuro do Brasil ou ficar apenas engordando seus soldos e os aviões nos hangares…. tá na hora de mudança mesmo. Onde já se viu, dizer que num país como o nosso não conseguimos ter 36 caças, nossa que vergonha, seja ele qual for,… Read more »
Não adianta culpa a FAB pelo seu interesse ser o financeiro. A FAB sabe que precisa manter os jatos no céu. Como ela irá fazer isso se comprar caças caros, caros de manter, caros na manutenção e caros para qualquer força. Não adianta!!!! temos que ter uma força condizente com o nosso PIB. Muitos países pobres tem sim uma força aérea melhor que a nossa, isso também me incomoda, mas analisem antes a coisa, esse países tem a popuação completamente na miséria, como os do Oriente Médio. Gastam muito do seu PIB e o povo na miséria. Um país não… Read more »
Bem, mesmo indo de encontro, e não ao encontro das atuais evidências, creio que o Rafale será comprado, pelo simples motivo que ele já foi escolhido por quem, efetivamente, manda. Porém, a situação fica, a cada dia, mais e mais interessante. Vejam: O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Brito, telefonou para o Secretário Nacional de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, para dar o seu apoio ao Programa Nacional de Direitos Humanos. Vanucchi já havia dito que, se o Programa Nacional de Direitos Humanos for modificado, ele pedirá demissão. Ato contínuo, Wadih Damous, Presidente da OAB-RJ,… Read more »
ZE em 10 jan, 2010 às 15:42 O problema em se mudar os Direitos Humanos, do jeito que esse senuor quer é que, poderá ocorrer uma mudança na área do poder civil militar e da segurança. So para você imaginar, suponhamis que seja criada uma lei que dificultaria a abordagem de militares/soldados e etc num eventual conflito. Imagine se isso pudesse fazer com que a policia e os militares perdesse alguns direitos para uma eventual abordagem de pessoas. Poderiam perder poderes em relação a sociedade. Como no caso dos militares americanos no Iraque, que alguns tinham que se submeter ao… Read more »
que esse [[senuor]] quer
é [senhor]
Se o F-X2 vier mesmo a ser cancelado, será por puro revanchismo. Eu, sinceramente, espero que esse tipo de atitude faça parte, apenas, do passado de nosso país. O que tudo indica, até mesmo pela reação do Ministro da Defesa, é de que houve mesmo um vazamento de informações. Se o relatório era atual, ou se era uma “versão” anterior não importa. O crime militar foi cometido. Dessa forma, devem ser apuradas as responsabilidades e punidos os culpados. Contudo, não se pode penalizar a Força Aérea Brasileira por tal atitude. As Forças Armadas são instituições que estão muito acima de… Read more »
Já disse e repito! Porque não podemos optar por dois vetores independentes?
X unidades de um Y de outro. Salvariam-se todos os EGOS!
Seja um Rafale ou um F-?? para manternos uma superioridade regional(AL) e trabalharmos no desenvolvimento conjuntodo Gripen NG/BR para quebrarmos essa barreira tecnologica de pelo menos 20 anos.
Vamos dar pequenos passos, não queremos, não podemos e não devemos abraçar o mundo!
ZE em 10 jan, 2010 às 15:42
ZE, por acaso vc é filho da Mãe Dinah ??? hahahahaha….
Brincadeirinha….. mas já podemos sim AFIRMAR segundo a última frase de seu post…. será escolhido o RAFALE F3…. o anúncio deve sair nos próximos dias… talvez até mesmo na segunda-feira.
Las bruxas non ecxistem, pero no mucho !!!
Sds.
Ninguem anda comprando os Rafales, só houve encomenda do governo françês.
Quer dizer se ninguem mais comprar cada vez mais o custo operacional dele aumenta?
Passa de caro pra exorbitante?
Economia de escala conta tambem no custo operacional?