Isso o Hornet não faz
Durante o programa de ensaios do JAS Gripen na década de 1990 uma das aeronaves de teste atingiu a velocidade de Mach 1,08 sem o uso de pós-combustão. Em outras palavras, o Gripen é capaz de voar “suprecruise”.
O Gripen A possui um motor RM12 desenvolvido pela Volvo Flygmotor (atual Volvo Aero) e baseado no motor norte-americano GE F404J, utilizado pelo caça F/A-18C/D Hornet da Marinha dos EUA. O Hornet, mesmo empregado dois F404J, não é capaz de atingir este desempenho.
FOTO: Gripen International
LEIA TAMBÉM:
Ja esta na cara que o Gripen tem tudo para estar na FAB, mais ele até que poderia ser maior e com duas turbinas.
AI SIM EM =D
MaeL dois motores vai exatamente contra tudo o que a Saab imaginou para o Gripen. Até o motor foi escolhido para ser o menor possível. Por esse motivo eles não optaram pelo PW 1120, que era maior (existem outras razões, mas não vem ao caso).
Mael, procure por SAAB KFX e verá um com dois reatores… e furtivo ainda.
Existe controvérsia sobre este supercruise do Gripen, mas cansei de polemizar, não vou estressar… Dizem que outros vetores na mesma situação faria o mesmo.
Abs
Wolfpack supports FX3.
É mais uma amostra do que nós não teremos.
Se eu fosse o blog, daqui por diante, eu só postaria notícias do Rafale.
Seria Rafale de manhã, de tarde, de noite, de madrugada. Seria uma festa de notícias acerca do Rafale.
O que o blog ganha torturando nós, simples leitores ?
O blog é formado por editores sádicos ?
Seria o blog formado por editores amorais ?
CHEGA! BASTA! TORTURA NUNCA MAIS!
[]S
Caro ZÉ
Caro amigo não compensa relaxa e procura ouvir este velho URUTAU
deZÉstressa amigo ZÉ rsrsrsrsrs
Saudações e um Forte Abraço Amigo ZÉ
Bem, se ele estivesse descendo de bico e não nivelado quando atingiu o “supercruise”, de que adianta? Não que eu duvide da capacidade do Grifo, mas não há muita informação na notícia, só de que ele atingiu o “supercruise”.
Uma perguntinha besta, mas não seria interessate o Brasil pensar em algum tipo de parceria com a Coréia do Sul no projeto do KFX?
Foram os 10% de empuxo adicional que a Volvo colocou no F404 ou o peso do avião que mais contribuíram no alcance do Mach 1.08?
Para apreciação pública, uma ilustração da proposta para o KFX:
http://www.kjclub.com/UploadFile/exc_board_53/2009/12/06/20091204112519(1).jpg
Grande coisa,quantos abates ele tem nas costas,quantos combates emfrentou……….
Guilherme Poggio, Valeu pelo comentario, pois pensei que o Gripen sendo o unico com um só motor, fose o mais inferior dos outros, agora eu reconheco que o Gripen ta que ta com tudo
Saudações, Abçs.
Carlito,
Pelo o que tinha visto, o KF-X pretende construir um avião de desempenho similar ao F-16 Block 50. Ou seja, um 4ª geração, talvez eu esteja errado. Este ai está com cara de 5ª geração. Aliás, ótimo desenho.
Um ano atrás, o que estavamos discutindo???? Para que FX2, se os dois candidatos a finalistas no short list deveriam ter sido eliminados pelos mesmos critérios adotados contra EF2000 Typhoon, Lockheed F16 e Sukhoi Su35BM.
http://www.aereo.jor.br/2009/01/22/gripen-demo-atinge-supercruise-em-teste/
Observem os comentários…
Wolfpack supports FX3.
Países como Índia, China, Coréia do Sul e Japão estão estudando a possibilidade de construirem aviões com desenho furtivo. A Rússia, ao que tudo indica, será a segunda nação após os EUA a fabricar este tipo de avião.
Eis um artigo falando sobre as pesquisas do Japão:
http://inventorspot.com/articles/new_jasdf_stealth_fighter_jet_be_6254
Dizem que o Gripen utilizou aquele macacão shark skin do César Cielo para atingir supercurise, naked. Desculpem, mas não podia perder essa rsrsrsrsrsrsrs 😛
Observem os comentários um ano atrás logo abaixo:
http://www.aereo.jor.br/2009/01/22/gripen-demo-atinge-supercruise-em-teste/
Tudo já podia estar resolvido.
Abs
Wolfpack supports FX3.
Podem falar mal do Gripen, mas este pequeno é mortal. Voando com 4 mísseis BVR Meteor e 2 mísseis WVR A-Darter, integrado em uma network centric warfare é letal para qualquer inimigo. Devemos lembrar que a arma será o míssil ar-ar, então o tamanho de quem o transporta não é tão importante assim. Pelo contrário. O menor poderá ser surprendentemente perigoso. Quando não existia mísseis quiados por radar ativo, ou seja, os mísseis BVR eram todos SAHR, quiados pelo radar da aeronave lançadora, havia uma polêmica quanto a surreal situação de um F-15, com mísseis Sparrow, enfrentando enfrentando um F-5,… Read more »
E esse Gripen aí nem é o NG hein? Tristeza. Tomara que dê a louca em alguém e troquem o contrato pro Lula assinar o do Gripen NG, o cara não lê mesmo. XD
Zueira com o Lula, mas o Gripen é o que há de melhor.
Estou Gripado! AHHHH!!
Este KFX parece um F-22 “gripado” – Ráaaaa, do Malandro!
Ivan,
E quando a FAB precisar fazer algumas entregas em terras distantes, o Gripen NG BR também irá nos ajudar, correto? e vamos fazê-lo com poucas unidades, certo? e carregadinho, correto?
Torço para que a FAB esteja certa. Torço ainda mais que ela esteja certa para os próximos 40 anos.
Abs
Wolfpack supports FX3.
Nem Hornet nem Rafale, supercruise somente com o Gripen NG, o volvo que estamos trocando pelo caça Louis Vuitton com babadinhos do presidente/brigadeiro MULA e camarilha.
Ricardão
Fiz essa pergunta para um piloto de Rafale e ele me confirnou que o mesmo também tem capacidade supercruise
São tres. O blog so fala de um e os outros.
Será que para os editores só um presta.
Pessoal sou um leigo e entusiasta neste assunto, e tenho acompanhado o blog ja ha algum tempo e todos estão de parabens pelas materias e comentarios, tenho aprendido muito Deixa eu entender. A SAAB nos oferece a participaçao no projeto do NG, certo? e esse projeto KFX é da SAAB também, certo? eu ja achava que a melhor opçao para o Brasil era o Gripen, pelo conjunto da obra (CUSTO, TT, o que todos ja sabem). Onde nossas empresa poderiam adquirir novos conhecimentos e tecnologias se qualificando para no futuro desenvolvermos um projeto com dois motores, mais adequado ao tamanho… Read more »
quem ganha a briga
Gripen x Su do chaves?
se for pensar na geopolitica, vamos ignorar preço
qual caça seria melhor?
abraço!
Bom acho que escrevi besteira no caso do KFX, na realidade ele é um projeto da Corea do sul, e a Saab quer participar. Mesmo assim poderiamos entrar em entendimentos com a Coreia para participarmos com eles neste projeto em conjunto com a Saab, a participaçao da embraer daria mais força para a participaçao da Saab, assim como maior independencia para a Coreia, coisa que eles tambem procuram.
“…e ele me confirnou que o mesmo também tem capacidade supercruise…”
Com aquela carga alar e menos 20% de potencia que o Typhoon, tenho lá minhas duvidas.
Ou então é supercruise em configuração limpa, sem misseis pendurados e sem tanque extra.
nozes em 08 jan, 2010 às 19:32
Ta de brincadeira amigo? Enquanto o Gripen da FAB faria uns 3 REVO pra chegar na fronteira, os Sukhoi dos hermanos ja teriam alcançado Brasilia e ja estaria voltando pra casa.
Mauricio,
Exatamente. O Gripen C voou supercruize na configuração limpo, ou seja, sem nada embaixo das asas…………
Quanto ao Rafale, nunca entendi o pq da Scnecma não desenvolver um motor mais poderoso que o M-88 atual…….. Uma versão com 10 tons de empuxo seco cairia como uma luva………… Não precisa ser tão poderoso como o F-135 ou como o AL-41F, mas no estagio atual num dá……….
abraços.
Caro Guilherme,
Obrigado pela informação, mas não sei se procede. Já li pelo menos duas vezes que o Rafale somente chega a March 1.2 com o afterburner ativado (Snecma M88-2). A única turbina europeia com capacidade de supercruiser (documentada) atualmente é o EuroJet Turbo GmbH.
A capacidade de supercruiser do GE/F-404 e do EJ200 é uma das razões destes dois motores estarem em competição para o TEJAS/LCA.
Talvez com a versão 3 do M88 a Dassault possa assumir publicamente que o Rafale possui tal capacidade.
M88-2.
Pelo amor de deus, nao faz essa m… de escolher o rafale lula, ou o gripen, ou fx-3
Acho que mach 1,08 não é grande coisa e talvez não seja nem possível considerar isto como supercruise. O rafale e o eurofighter provavelmente conseguem fazer melhor que isso em configuração limpa.
Até o 747 chega perto de mach 1 quando vazio e com pouco combustível. Se for assim o f-86 sabre é o primeiro supercrusador já que conseguia romper a barreira do som em megulhos ou decidas na década de 50 sem PCs.
Mesmo o F-22 com 9 t de combustível internamente está apto ao supercruise somente quando não leva cargas externas. Assim mesmo a Mach 1.5 por 30 minutos, o que dá mais ou menos 800 km dos 1200 possíveis somente com combustível interno.
Caças da 4ªG+ só conseguem supercruise em uma configuração limpa ou minimamente armada. Na prática é pouco útil.
Talvez seja interessante para se evadir de uma zona quente, por exemplo, após uma missão de interdição/ataque.
Supercruise para caças de 4ªG+ é igual ao pequeno RCS. Na prática não faz grande diferença pela necessidade de levar cargas externas.
A TODS
*** Flanker em 08 jan, 2010 às 18:06
É aquela história do Flaker que atingiu Mach 2.0 sem canopy, todos ja dissemos que ele estava em alta altitude, que poderia voar assim mesmo, sem canopy, ja que o ar era menos denso, e não poderia comprometer a estrutura do avião.
Agora, esse Gripen deve ter atingido essa velocidade ao nivel do mar. So pode!
o avião já está escolhido e o relatório da FAB (VERDADEIRO) é favorável ao F-18 e Rafale e parcialmente desfavorável ao Gripen. SURPRESA: NÃO Quando a Folha publicou aquilo, ficou claro o que vai acontecer. VEJA COMO A MÍDIA COMEÇA A FALAR DESSE ASSUNTO: “”Novo relatório da aeronáutica para aquisição de 36 aeronaves teria indicado superioridade militar dos modelos americano e francês sobre o sueco. O relatório final do Comando da aeronáutica sobre o projeto FX-2, que envolve a compra de 36 caças e um negócio estimado em R$ 10 bilhões, indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault,… Read more »
CMG Omicron em 08 jan, 2010 às 18:09
Deve ter usado um “foguete auxiliar” para tal, iguais aos do Mirage.
Pergunte ao Bosco
Vale salientar que o mais importante do supercruise é o projeto da turbina e o gerenciamento digital da mesma (FADEC).
Relação potência/peso maior que 1 todos os caças da atualidade têm ou passam a ter alguns momentos após a decolagem quando o combustível começa a ser consumido reduzindo o peso e o caça eleva sua altitude aumentando o empuxo.
Também aerodinâmica refinada para velocidades supersônicas todos têm.
Se só excesso de potência fosse suficiente para manter o supercruise o F-15K teria, já que apresenta uma das melhores relações potência/peso, situada na faixa de 1,3.
LEIA TODOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A velocidade é medida pelo PITOT que calcula a pressão que o ar exerce sobre ele, a nível do mar, o ar é denso, e a velocidade alta do caça, o sistema indica essa velocidade “fenomenal” por esse motivo.
Simples assim.
Bosco em 08 jan, 2010 às 21:05
Você que é esperto me responda.
Poderia existir um sistema de levar os mísseis em uma espécie de “casulo” como se esse casulo tivesse forma parecida de um tanque externo, assim diminuindo o arrasto com o mísseis soltos????
Sei que existe algo parecido, mas é só para helis, e dispara mísseis burros.
Obrigado.
Vaziooooo…banguela…. ao nível do mar… e com pouco combustível… ou seja… nunca veremos isso acontecer em combate.. é propaganda enganosa.
“Poderia existir um sistema de levar os mísseis em uma espécie de “casulo””
Eu sei que a pergunta não foi para mim mas, existe o F-15 Silent Eagle. Talvez pudessem existeir casulos conformais como os de combustível do F-16 e do rafale, que não devem poder carregar armas já que ficam em cima dos aviões.
O projeto do FB-22 tinha casulos colados nas asas para carregar bombas JDAM.
“A nova versão não traz uma hierarquia dos concorrentes, como a anterior. Mas expõe as vantagens dos caças Rafale e F1-8 Super Hornet, como os fatos de serem projetos já construídos, testados e birreatores, enquanto os Gripen NG são monorreatores.”
Notícia fake. O relatório não mudou e nem vai mudar, e só esta afirmação que a FAB teria colocado o fato de um avião ser birreator como sendo uma vantagem já mostra que é a informação é falsa.
Um 737 voa a 800 Km/h
Imaginem chegar a 800Km/h ao nível do mar com ele. É como deixar uma garrafa pet e vacuo.
Você não vai querer estar dentro desse avião quando isso acontecer.
Não vai mesmo.
Bruno, o João lembrou bem. Embora o tanque/compartimento conformal do F-15SE parece ter sido pensado para permitir a “furtividade” nada impede que seja usado para reduzir o arrasto e permitir o SC. Quem sabe? Eu acho que uma boa solução são os encaixes semiembutidos dos mísseis como nos F-4, Tornados, etc. O problema maior não é nem tanto os mísseis ar-ar, mas a necessidade de tanques. Sem dúvida o caça que quiser ter um SC prático ou tem que ser grande e levar muito combustível internamente ou tem que contar com tanques conformais. Soluções aerodinâmicas existem. Parece que a tecnologia… Read more »
Alo pessoal, eu explico tudo.
”
Porém, não foi divulgada em que configuração a aeronave estava quando demonstrou a capacidade supercruise. Segundo Ljungdah, a manutenção da velocidade de Mach 1,2 sem o uso de pós-combustor deu-se na altitude de 28.000 pés, sobre o mar Báltico, e o experimento foi interrompido quando a aeronave chegou ao limite da área de testes. ”
Foi bem assim. Obrigado
Agora, uma maior persistência de combate exige tanto mais combustível quanto uma maior quantidade de mísseis que é inviável só deixando eles colados em recessos sob a fuselagem. Pra isso um compartimento interno é mesmo o ideal.
Também para operações ar-sup o compartimento interno é insubstituível. Não acho que casulos aerodinâmicos resolvam o problema.
Como o João lembrou, o casulo pensado para o FB-22 tinha a função de manter a furtividade e não de permitir o supercruise, que salvo engano nem era prevista para o FB-22.
E como se coloca-se num fusca um motor de uma ferrari…entenderam?
Saudações!
É uma pena que o Rafale, que ficou em último lugar no relatório final, não tenha supercruise. Dos caças de 4° geração, somente Gripen DEMO (NG) e EF-2000.
Boa Noite!
Saudações!
Essa de novo relatório com Rafale e SH na frente do NG é a mais pura firula. A FAB não vai alterar a opinião técnica dela.
Boa Noite!
Um ótimo caça para a Suécia, África do Sul, Républica Theca, ou seja, países com pequenas dimensões, mesmo baseado em Manaus teriam dificuldades de chegar na fronteira com a Venezuela numa hipotética interceptação de Su-30 invadindo nosso espaço aéreo só para testar nossa capacidade de defesa.
Esse também tem supercruise … Mas não carrega quase nada, tem autonomia de 100 km e não peça para fazer uma curva fechada :
http://www.youtube.com/watch?v=dQ0fzibhC_k
rs rs rs .
“URUTAU em 08 jan, 2010 às 18:02
Caro ZÉ
Caro amigo não compensa relaxa e procura ouvir este velho URUTAU
deZÉstressa amigo ZÉ rsrsrsrsrs
Saudações e um Forte Abraço Amigo ZÉ”
Obrigado pelas palavras Urutau.
Eu estou melhor agora. Acabo de aumentar a dose do Lexotan.
Como diz o Zina: Um salve para você.
[]s
Até o AMX consegue. É só mergulhar!