Super Puma espanhóis no Afeganistão: 3.000 horas de MEDEVAC
O Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola) informou nesta segunda-feira, 4 de janeiro, que no final do ano passado seus helicópteros Superpuma atingiram a marca de 3.000 horas de voo em missões MEDEVAC (Evacuação Aeromédica) no Teatro de Operações do Afeganistão.
A marca foi alcançada em 21 de dezembro de 2o09, em um voo rotineiro do Superpuma AD 21-11 do destacamento HELISAF do Ejército del Aire. Para celebrar o evento, a aeronave reuniu-se no céu ao terceiro Superpuma destacado em Herat e a um Cougar do Ejército de Tierra, realizando um breve desfile aéreo sobre Camp Arena. Nessas 3.000 horas de voo, o HELISAF realizou um total de 280 missões de Evacuação Aeromédica, transportando 529 feridos.
FONTE / FOTOS: Ejército del Aire
Essa é pra quem adora dizer que os EC-725 Caracal que o Brasil adquiriu são um lixo, tá aí a prova do contrário.
Abs.
Pq os castelhanos escreveram Fuerza aerea e não ejercito del aire? Vai entender esse pessoal do Barça..
Acho esses Helicópteros muito bacanas, mas esse Cara ai, pulando do Superpuma, tá parecendo uma bixona!
Venho defendendo que o Brasil envie ao Afeganistão homens e armamentos das três forças, assim aprenderíamos a lutar em condições adversas muito diferentes das que ocorrem no Brasil. Assim como no Haiti, aprenderíamos muito sobre o combate no deserto melhorando nosso treinamento. Ir para o Afeganistão é uma oportunidade única para nossas três forças.
Nao prova nada….participacao nao e o mesmo do que performance de nota. O pessoal esta com mania de que qualquer coisa que esteve em teatro de guerra e excelente, fuzil X esta no afeganistao entao e excelente, aviao Y atuou no Iraque entao e comprovado que presta, colete W e usado por unidade Y que esta no Iraque entao e de primeira linha… Uma coisa nao tem nada a ver com a outra, as coisas nao sao tao simples assim, na verdade a maioria desses equipamentos sao utilizados nao porque sao os melhores que existem mas simplismente porque sao os… Read more »
Mas o Caracal francês já não está mais voando no Afeganistão.
E qnto ao Super Puma/ Cougar, a FAB principalmente está cansada de ver o Black Hawk coloca-los no bolso.
Não é tão fácil colocar o super puma no bolso, o super puma ja provou sua capacidade, nao so nessas operações mas tambem em operações de salvamento, o super puma ja voou varias vezes com ventos de mais de 100 km/h, e ja chegou a resgatar 31 pessoas em uma só viagem, em missão SAR.