Não to podendo comentar no Naval… mas vou comentar aqui! “Meninas” antes de se alvoroçarem com o NG naval, peçam a SAAB para fazer o NG primeiro! esta história vai virar comédia! O NG não existe nem em protótipo e já tão falando em NG naval? meu deus! Daqui a pouco a Daasault vai propor o Rafale NG, a LM vai propor o F-16 NG, para licitaçõe smundo afora… se emplacar eles desenvolvem… com o dinheiro do contratante claro! assim até eu! e vai sair aum protótipo em 8 anos… imaginem o primeiro avião… Amigos a casa dos 4mil hora… Read more »
kaleu
Visitante
14 anos atrás
Olá Chico, Não vejo o fato de o Gripen NG estar em desenvolvimento como uma deficiência, ou que ele seja pior ou de outra categoria, é uma questão de tempo, pelo contrário é um fator altamente positivo para a indústria nacional. Aliás este é o fator que o distingue das demais ofertas … enquanto optarmos por Rafale ou SH o máximo que o país poderá pleitear é fabricar algumas peças e montar aviões sob licença / concessão da Dassault ou Boeing, pergunto: é isso que desejamos para nós? Já um desenvolvimento conjunto capacita verdadeiramente nossa indústria, além de obtermos um… Read more »
robertobozzo
Visitante
14 anos atrás
kaleu em 22 dez, 2009 às 21:52
Kaleu, concordo plenamente. Já escrevi no Naval mas repito, o Gripen é a melhor escolha para o país pois poderemos “aprender fazendo” e não comprar um projeto pronto. O NG tem alta comunalidade com o Gripen portanto não estaremos criando algo novo, estaremos melhorando o que ja existe, com isso seus custos caem, sua cadeia logistica se sustenta e seu preço final é baixo.
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Esse assunto já deu o que tinha que dar. Ninguem sabe os verdadeiros custos do Gripem e nem quando seu radar vai ficar pronto. A decisão tem que ficar mesmo entre os dois caças que já estão prontos e com as doutrinas de emprego já consolidada. A SAAB ofereceu um produto que não está pronto e nem sabe se vai terminar, pois sem uma parceria ela não vai continuar. Parece que nem a FAB esta tão interessada em uma aventura desta. Concordo com o amigo Francisco AMX. A SAAB tem que pensar em como vai terminar NG, depois pensar se… Read more »
Hornet
Visitante
14 anos atrás
Fiquei curioso com o fato de só a Jane’s reportar este assunto e mais nenhum outro site, blog, jornal ou coisa que o valha, em toda a internet, e fui pesquisar. Acho que entendi o que ocorre. Todo mundo (que está concorrendo no “FX” da Índia) diz (ou já disse) que vai fazer um “caça naval” pra marinha indiana. A Dassault e a Boeing já responderam ao RFI da Marinha da Índia, mas com caças navais de verdade e já operacionais. Mas até o Eurofighter (diz que) será naval… “Eurofighter Vice President and Head of India Campaign Directorate Dr Matthias… Read more »
ferreiraely
Visitante
14 anos atrás
Estou faz tempo na torcida pelo grifo ,,mas na atual situação do FX-2 to na torcida por qualquer um dos tres ..
so não espero que fiquemos de novo com caças tampão …
sds
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Kaleu, uma hora vcs defendem custos outra hora não. Explico: lembra-se do AMX, aquele que custou para o Brasil quase 3 F-16 Bloco da época, que nem entregue com um sistema de guerra decente foi, sem radar sem capacidade de lançar armas inteligentes, até o míssel AIM9-B é fake, e que hoje custa uma fábola para operar? claro que sim, quem não lembra. Foi bom para a EMBRAER mas para a FAB foi um desastre! pois a EMBRAER nem colocou o que aprendeu em um projeto de um novo caça, ela desenvolveu aeronaves civis! os sistemas do F-5M e A-29… Read more »
Luan
Visitante
14 anos atrás
“Foi bom para a EMBRAER mas para a FAB foi um desastre! pois a EMBRAER nem colocou o que aprendeu em um projeto de um novo caça, ela desenvolveu aeronaves civis! os sistemas do F-5M e A-29 são israelenses com alguma TT para integração, nada mais! Se um Gripen novo for abraçado denovo pelo GF/FAB, denovo veremos a indústria se beneficiando e a instituição FAB tomando direitinho! vamos ver alguns fabianos aprendendo e depois indo trabalhar em empresas privadas, além do mais, os custos não podem ser fixos, ninguém vai abraçar isso, é sonho de vcs! a SAAB até pode… Read more »
Luan
Visitante
14 anos atrás
Eita ta xeio de herros de portugueis hehe
Sorry
[]’s
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
“Existe uma diferença ai Chicão. O AMX foi desenvolvido do Zero,o Gripen NG tem a plataforma do Gripen C/D como base…apenas isso ja corta metade do custo de desenvolvimento.” Luan, o AMX já era um avião limitado quando foi projetado e concebido, um treinador “metido”, é isso que é o AMX. Modificar o Gripen C/D, do jeito que é proposto, integrar armas e sistemas sofisticados, ajudar a desenvolver radar, motor entre outras coiss menores, custará muito mais e dependerá de habilidades muito superiores ao que foi demandado no AMX! o AMX não é nada em tecnologia, em seu tempo, se… Read more »
Luan
Visitante
14 anos atrás
Chicão vc não me convenceu rss O AMX continua sendo um avião de ataque leve,e que foi projetado do zero. O gripen NG não,e ainda tem uma boa comunalidade com os C e D. E uma significativa parte dele esta pronta no demostrador do NG. É importante aprender com os erros do passado,o AMX foi um fracasso comercial,o Gripen ja não é!o gripen tem mercado,alem dele e do F-16 Block 50,existe algum outro mono com capacidades parecidas? nos anos 80 ninguem precisava de um avião de ataque leve,o Mundo ja estava aprendendo e usando os “multi-roles” como o Tornado,que fazia… Read more »
Luan
Visitante
14 anos atrás
Onde disse F-16 Block 50 eu quis dizer 60,ou as versões mais novas.
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Luan, fazer o quê? vou tentar melhorar como “convencedor”! rsrsrsrs
Sobre feiura, sabe o “Bredespits” (como é conhecido aqui pelos gauchos)? adivinha quem é o doublê dele? rsrsrs
Abração! ah se a minha veia visse tu falando que eu sou feio…
Luan
Visitante
14 anos atrás
Pra mim não faz diferença,pois acho o brédi piti feio tbm hehe.
Alias,homem bonito só meu irmão gemeo…Nossa,como aquele cara é bonito.
hehe brinks,sou filho unico.
abração
PS:a 10 anos atras minha mãe me achava bonito,agora…no comments hehehe
luciano30
Visitante
14 anos atrás
acho o gripen uma ótimo opção,porém não acredito que ele vá levar essa!!!!!!!
Não to podendo comentar no Naval… mas vou comentar aqui! “Meninas” antes de se alvoroçarem com o NG naval, peçam a SAAB para fazer o NG primeiro! esta história vai virar comédia! O NG não existe nem em protótipo e já tão falando em NG naval? meu deus! Daqui a pouco a Daasault vai propor o Rafale NG, a LM vai propor o F-16 NG, para licitaçõe smundo afora… se emplacar eles desenvolvem… com o dinheiro do contratante claro! assim até eu! e vai sair aum protótipo em 8 anos… imaginem o primeiro avião… Amigos a casa dos 4mil hora… Read more »
Olá Chico, Não vejo o fato de o Gripen NG estar em desenvolvimento como uma deficiência, ou que ele seja pior ou de outra categoria, é uma questão de tempo, pelo contrário é um fator altamente positivo para a indústria nacional. Aliás este é o fator que o distingue das demais ofertas … enquanto optarmos por Rafale ou SH o máximo que o país poderá pleitear é fabricar algumas peças e montar aviões sob licença / concessão da Dassault ou Boeing, pergunto: é isso que desejamos para nós? Já um desenvolvimento conjunto capacita verdadeiramente nossa indústria, além de obtermos um… Read more »
kaleu em 22 dez, 2009 às 21:52
Kaleu, concordo plenamente. Já escrevi no Naval mas repito, o Gripen é a melhor escolha para o país pois poderemos “aprender fazendo” e não comprar um projeto pronto. O NG tem alta comunalidade com o Gripen portanto não estaremos criando algo novo, estaremos melhorando o que ja existe, com isso seus custos caem, sua cadeia logistica se sustenta e seu preço final é baixo.
Esse assunto já deu o que tinha que dar. Ninguem sabe os verdadeiros custos do Gripem e nem quando seu radar vai ficar pronto. A decisão tem que ficar mesmo entre os dois caças que já estão prontos e com as doutrinas de emprego já consolidada. A SAAB ofereceu um produto que não está pronto e nem sabe se vai terminar, pois sem uma parceria ela não vai continuar. Parece que nem a FAB esta tão interessada em uma aventura desta. Concordo com o amigo Francisco AMX. A SAAB tem que pensar em como vai terminar NG, depois pensar se… Read more »
Fiquei curioso com o fato de só a Jane’s reportar este assunto e mais nenhum outro site, blog, jornal ou coisa que o valha, em toda a internet, e fui pesquisar. Acho que entendi o que ocorre. Todo mundo (que está concorrendo no “FX” da Índia) diz (ou já disse) que vai fazer um “caça naval” pra marinha indiana. A Dassault e a Boeing já responderam ao RFI da Marinha da Índia, mas com caças navais de verdade e já operacionais. Mas até o Eurofighter (diz que) será naval… “Eurofighter Vice President and Head of India Campaign Directorate Dr Matthias… Read more »
Estou faz tempo na torcida pelo grifo ,,mas na atual situação do FX-2 to na torcida por qualquer um dos tres ..
so não espero que fiquemos de novo com caças tampão …
sds
Kaleu, uma hora vcs defendem custos outra hora não. Explico: lembra-se do AMX, aquele que custou para o Brasil quase 3 F-16 Bloco da época, que nem entregue com um sistema de guerra decente foi, sem radar sem capacidade de lançar armas inteligentes, até o míssel AIM9-B é fake, e que hoje custa uma fábola para operar? claro que sim, quem não lembra. Foi bom para a EMBRAER mas para a FAB foi um desastre! pois a EMBRAER nem colocou o que aprendeu em um projeto de um novo caça, ela desenvolveu aeronaves civis! os sistemas do F-5M e A-29… Read more »
“Foi bom para a EMBRAER mas para a FAB foi um desastre! pois a EMBRAER nem colocou o que aprendeu em um projeto de um novo caça, ela desenvolveu aeronaves civis! os sistemas do F-5M e A-29 são israelenses com alguma TT para integração, nada mais! Se um Gripen novo for abraçado denovo pelo GF/FAB, denovo veremos a indústria se beneficiando e a instituição FAB tomando direitinho! vamos ver alguns fabianos aprendendo e depois indo trabalhar em empresas privadas, além do mais, os custos não podem ser fixos, ninguém vai abraçar isso, é sonho de vcs! a SAAB até pode… Read more »
Eita ta xeio de herros de portugueis hehe
Sorry
[]’s
“Existe uma diferença ai Chicão. O AMX foi desenvolvido do Zero,o Gripen NG tem a plataforma do Gripen C/D como base…apenas isso ja corta metade do custo de desenvolvimento.” Luan, o AMX já era um avião limitado quando foi projetado e concebido, um treinador “metido”, é isso que é o AMX. Modificar o Gripen C/D, do jeito que é proposto, integrar armas e sistemas sofisticados, ajudar a desenvolver radar, motor entre outras coiss menores, custará muito mais e dependerá de habilidades muito superiores ao que foi demandado no AMX! o AMX não é nada em tecnologia, em seu tempo, se… Read more »
Chicão vc não me convenceu rss O AMX continua sendo um avião de ataque leve,e que foi projetado do zero. O gripen NG não,e ainda tem uma boa comunalidade com os C e D. E uma significativa parte dele esta pronta no demostrador do NG. É importante aprender com os erros do passado,o AMX foi um fracasso comercial,o Gripen ja não é!o gripen tem mercado,alem dele e do F-16 Block 50,existe algum outro mono com capacidades parecidas? nos anos 80 ninguem precisava de um avião de ataque leve,o Mundo ja estava aprendendo e usando os “multi-roles” como o Tornado,que fazia… Read more »
Onde disse F-16 Block 50 eu quis dizer 60,ou as versões mais novas.
Luan, fazer o quê? vou tentar melhorar como “convencedor”! rsrsrsrs
Sobre feiura, sabe o “Bredespits” (como é conhecido aqui pelos gauchos)? adivinha quem é o doublê dele? rsrsrs
Abração! ah se a minha veia visse tu falando que eu sou feio…
Pra mim não faz diferença,pois acho o brédi piti feio tbm hehe.
Alias,homem bonito só meu irmão gemeo…Nossa,como aquele cara é bonito.
hehe brinks,sou filho unico.
abração
PS:a 10 anos atras minha mãe me achava bonito,agora…no comments hehehe
acho o gripen uma ótimo opção,porém não acredito que ele vá levar essa!!!!!!!