Adeus H-50, bem-vindo AH-2!
Esquadrão Poti despede-se do H-50 após 55 mil horas de voo
O Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV) reuniu-se no dia 14 de dezembro 09 para prestar sua homenagem ao H-50 “Esquilo” que realizou seu voo de despedida nesta Unidade. A cerimônia contou com a presença do Major-Brigadeiro Louis Jackson Josuá Costa, Comandante do II COMAR, do Coronel Gilvan Chaves Coelho, Chefe do Estado-Maior da II FAE, dentre outras autoridades.
A tropa formada pelo efetivo do 2º/8º GAV e pelos Esquadrões sediados na Base Aérea do Recife presenciou o último voo do FAB 8760 realizado por uma tripulação do Esquadrão Poti. Em 22 anos de serviço, totalizando aproximadamente 55 mil horas de voo o Esquilo foi o principal vetor do desenvolvimento doutrinário das missões de Ataque, Escolta, Patrulha Aérea de Combate e Interceptação na aviação de asas rotativas.
Ao despedir-se do H-50, os guerreiros Potis já se preparam para dar as boas vindas ao AH-2 “Sabre”, o helicóptero de ataque recém adquirido pela FAB que irá voar pelos céus da Amazônia.
FONTE / FOTO: 2º/8º GAV
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Espero que não doem, para os vizinhos, estes esquilos… tem muita Polícia Militar precisando…
Esquilo usado?
Que virem panela rss
Ficariam melhor em algum museu.
Mas…sei não se o Poti vai sentir tanta falta assim dos esquilos rs
abraçõs
O “problema” dos esquilos é um caso a ser pensado. Com a desativação dos esquilos que servem a este esquadrão e, no futuro, com desativação dos esquilos que servem ao EB para a entrada em serviço do MI-35M, serão pelo menos 15 esquilos do tipo Fennec desativados. Solução? Empregá-los na formação de pilotos de helis de combate para as 3 forças, preenchendo uma lacuna há muito existente entre a formação básica e o padrão operacional nos esquadrões. Com a chegada de um heli puro decombate, blindados, especialmente se dotado de armas anti-tanque e ar-ar, precisarão de uma doutrina específica de… Read more »
O EB e a MB continuam sem unidades de asas rotativas no Nordeste.
o EB deveria ocupar o espaço do “Poti” e depois de C.Grande criar uma unidade lá,para apoio as suas unidades.
o EB poderá receber 4 M-35…isso foi dito numa palestra no CAV EX..portanto, os Fennec deverão continuar durante bom tempo sendo os principais vetores de Rec e Ataque no EB,apesar de suas limitações.
Esclareço aos amigos que os Esquilos do Poti reforçarão a frota de Esquilos do Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), sediado em Natal – RN e não serão desativados em curto prazo, pois ainda encontram-se no meio de suas vidas úteis.
Gostaria de destacar, em complemento aos comentários, que o Esquilo, muitas vezes incompreendido e subestimado por muitos, constitui-se num excelente helicóptero! Permitiu que se desenvolvesse doutrina e que se realizasse o treinamento em absolutamente todas as missões cumpridas pelos helicópteros da FAB. Sua performance e seus equipamentos, em especial o armamento, guincho de resgate, maca, gancho para cargas externas, cabine ampla para a sua categoria, razoável suíte de aviônicos, possibilidade de voo com NVG, além da manutenção simples, colocam o Esquilo em um patamar inigualável por outros helicópteros leves utilizados na instrução. Talvez não seja tão rústico, nem tenha o… Read more »
talvez o maior defeito do esquilo é ser de fabricação francesa, de resto é uma máquina multimissão na expressão da palavra, limitação tem como todas as outras máquinas, basta ver que equipa desde polícias nos EUA a missão ASW na Argentina, passando pelo pouso no Everest, quem falar mal de esquilo deve ter dor-de-cotovelo