Segundo site, FAA cobrou modificações no Phenom 300
Aeronave poderia ficar limitada a voos até 30.000 pés
O site flightglobal informou que a FAA, órgão que regula a aviação civil nos EUA, cobrou da Embraer diversas exigências como condição para o jato Phenom 300 receber a certificação final. Entre as exigências estaria a limitação da aeronave para voos acima de 30.000 pés.
A FAA testou o jato em altitudes mais elevadas que as autoridades brasileiras em relação à formação de gelo sobre a aeronave, exigindo da fabricante brasileira um “anti-icing” para o bordo de ataque das asas e do estabilizador horizontal quando a aeronave voar acima de 30.000 pés. A agência norte-americana, em seu relatório técnico, informou que foi reportado a presença de formação de gelo em três ocasiões acima de 30.000 pés.
Dentre as duas opções encontradas, proibir o voo em condições de formação de gelo acima de 30.000 pés ou restringir o voo nesta altitude, a Embraer optou pela segunda opção segundo a FAA. A reportagem da Flightglobal não consultou a Embraer sobre o caso.
FONTE: Flightglobal
SAIBA MAIS:
Por favor, quem souber o que é “anti-icing” para o bordo de ataque das asas e do estabilizador horizontal informe aos leigos como eu.
O problema é sério?
Ou é apenas um ajuste?
Tem solução? Fica caro ou barato
Qual a gravidade desta exigência?
Ivan.
Ivan,
Conforme as situações dadas pela variação no nível de voo em grandes altitudes, gelo pode se formar nos bordos de ataque. Conforme a quantidade, isso pode prejudicar o fluxo do ar e, consequentemente, levar a perda de sustentação.
Isso normalmente é resolvido, desde muito tempo, com dispositivos pneumáticos que inflam os bordos, quebrando o gelo. Só não entendi se a aeronave os possui, mas não teriam se mostrado suficientes / adequados, ou se não os possui (o que seria estranho a meu ver). Enfim, algo a aguardar mais explicações, inclusive sobre a veracidade do que é divulgado pelo Flightglobal.
Nunão,
Uma notícia ruim é muito mais fácil de lembrar do que dez notícias boas.
Será que a Embraer ‘vacilou’ neste ítem?
Realmente precisamos aguardar o desenrolar desta história, mas posso apostar que no futuro não muito distante a Embraer vai disponibilizar uma aeronave Phenom 300 para um ‘Flight Test’ e ainda vai anunciar na referida revista.
Abç,
Ivan.