Crise em Dubai pode selar destino do Rafale nos EAU

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País árabe encontra-se mergulhado em uma séria crise financeira

Rafale-afeganistao

vinheta-exclusivoUma das maiores possibilidades de venda do caça francês Rafale parece estar se fechando, pelo menos por um determinado tempo. Mergulhado em uma crise financeira, os Emirados Árabes Unidos dificilmente terão recursos para a compra de um novo caça.

A Dubai World, uma empresa de investimentos estatal de Dubai, pediu nesta quinta-feira aos seus credores um prazo de seis meses para pagar suas dívidas que totalizam U$59 bilhões. Em tese, foi declarada uma moratória.

Não se trata de uma crise pequena. Ela já afetou boa parte do mundo financeiro. Na madrugada desta sexta-feira (27/11) os mercados asiáticos tiveram fortes baixas e já pela manhã as bolsas européias sinalizavam baixas expressivas. Este evento, justificam os analistas financeiros, é fruto da moratória declarada pela Dubai World.

Dubai é um dos sete emirados que com põem o UEA (Emirados Árabes Unidos). Localizado no Golfo Pérsico, o país encontra-se em uma região de grandes tensões e de vizinhos militarmente poderosos.

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ZE

Como já referido no post abaixo, parabéns aos editores do Poder Aéreo! Tenho dito EXATAMENTE o que foi publicado aqui. Os Emirados, assim como todos os outros países “interessados” em adquirir esse vetor caro de se comprar e ainda mais caro de se manter/operar, não têm condição de fazê-lo. Essas notícias sobre possíveis compras de Rafale veiculadas nos jornais, sites, não passam de factóides. Ninguém vai comprar esse vetor caríssimo e sem escala. Sobre o Dubai, trata-se do maior calote já dado, desde que a Argentina fez o que fez em 2001. Até hoje, os argentinos têm 20 Bilhões de… Read more »

Francisco AMX

ZE, o nosso economista de plantão! – parabéns pela análise!

Abraço!

ZE

“Francisco AMX em 27 nov, 2009 às 11:06

ZE, o nosso economista de plantão! – parabéns pela análise!

Abraço!”

Muito obrigado pela força, Francisco!

[]s

ZE

Só uma “coisinha, um pequeno detalhe” que esqueci de comentar.

Essa dívida de 59 Bilhões de Dólares, é referente à uma só empresa estatal, a Dubai World.

Estima-se que as outras estatais tenham uma dívida ao redor de 30-40 Bilhões de Dólares.

Vamos ver como eles irão se pronunciar acerca desse “pequeno detalhe” de 30-40 Bilhões de Dólares.

Esse calote promete.

Francisco AMX

Não seria esta que financiou o circuito F-1, fabuloso! e caríssimo!???

Thierry

Excellent for the buyer BRASIL.In position of great strength to any seller(Boeing,Dassault,Saab).

RodrigoMF

Continuando do outro tópico…

O custo do NG de 4mil dólares é o maior conto da carochinha de todos os tempos.

Do SH fica US$9800 para operação em terra e US$12mil dólares para embarcada.

Os franceses dizem que para o F3 fica EM APROXIMADAMENTE 10000 EUROS, como os nossos serão F3+, o custo será ainda maior.

Até hoje não entendi o porque dos franceses fugirem tanto de nros precisos.

flaviodepaula

RodrigoMF em 27 nov, 2009 às 11:56

Nesse ponto concordo com você. 4000 para um caça como o NG, mesmo mono-turbina, é no mínimo para estranhar.

Acho muito difícil o custo ser este.

Agora, uma coisa que você falou, que não sabia. Esta diferença de custo no SH, para aéreo e embarcado. Porque existe essa diferença?

Saudações

Ivan

Só copiando e colando o que escrevi em 27 nov, 2009 às 11:15, na matéria anterior.

Thierry,

Concordo que é muito cedo para avaliar a questão, até porque a opção estratégica dos Emirados Árabes Unidos é bem clara, dois pilares, dois parceiros, se um falhar, tem o outro.

Contudo, como os Mirage 2000 são relativamente novos, muito efetivos e foram modernizados para o padrão M2000-9 (salvo engano) recentemente, há um momento de crise financeira a ser superado, é possível que os Xeiques adiem uma possível compra.

Mas acredito que será só adiamento, em todo caso é cedo.

Abç,
Ivan.

casag

Rodrigo, Você tem razão: para operar embarcado um caça custa mais. Mas não 20%. É menos e, pelo que dizem, o preço da hora voada de um possível SH Br chegaria próximo de 11.000 dólares. Bem mais coerente com a realidade e longe daquela fantasia de 7.000 dólares.A hora do Grippen NG, mesmo que estimada, tambem vai se distanciar bastante da de um F-5. Não existe mágica. Conforme vai chegando a hora da decisão vão vazando os dados e, no fim, talvez os únicos que não mentiram os custos da hora voada talvez sejam os franceses. ZE, Bem legal o… Read more »

Hornet

hehehe….Já estão selando o destinmo do Rafale? Vixe! Mal se conhece a dimensão da crise, e as cartomantes já estão em ação. Penso assim: se a crise for muito profunda (lembremos que esta crise vcem do ano passado, e me refiro a Dubai mesmo), então ela está selando o destino do Rafale, do Typhoon, do F-16, do F-18, do Gripen NG e de todos os caças que estão sendo oferecidos aos países do Oriente Médio e também a países como a Ìndia…pois se a crise for profunda e demorar muito tempo, “adios” comércio de armas naquela região por um bom… Read more »

Francisco AMX

He he Hornet! boa!

Francisco AMX

Na boa, acho que estão batendo demais no Rafale, e não é só a grande imprensa não!
Assim eu vou começar a radicalizar e começar a mandar os “chorões” pararem de chorar! rsrsrsrs
E na boa, eu não tenho tanta certeza de nada como muitos aqui, em relação a escolha.

Não percam a Ternura! nada está decidido! isto é o único fato, os outros são factóides!

casag

Verdade. Devendo prá todo mundo e ainda queriam comprar o F-35 que como se sabe é a mais cara das rainhas de hangar.
A FAB deles deve estar indignada.

Thierry

Hornet excellent!if I was about to run for president you would be my political adviser..also in charge of the media relations… he he !

RodrigoMF

casag o valor da hora do SH eu soube pelas minhas fontes na FAB.

Thierry

Hornet,

there is the Abu Dhabi emirate and Dubai emirate…
Abu Dhabi not so poor:should decide within the next weeks which consortium will build them 2 new generation nuclear power plants
estimate price = 40 billion $=26,8 billion €

Francisco AMX

Casag o Rodrigo pode estar certo na diferença entre uma operação naval, pois os custos hora do avião devem ser relacionados a sua vida útil! e um caça naval, dependendo do modelo, pode fadigar 30% mais, e sua operação de manutenção hora voada pode chegar a 20x mais manutenção do que hora vôo, ou seja voa uma hora, revisa 20! não sei bem sobre o SH, mas deve ser por aí, pois na média em terra fica em 10/12x….

Abraço

casag

Francisco AMX, Um dos maiores argumentos para a substituição do F-14 pelo Hornet, era o tempo de manutenção: 50(cinquenta)h para o Tomcat e 10(dez)h para o F/A-18. Este é um dos maiores custos. Vamos aguardar. A FAB vai divulgar o custo de cada um e aí poderemos comparar. Outra coisa que eu gostaria de saber é se vai se confirmar aquela história de que um “rearranjo” na implantação do trem de pouso do Grippen NG, teria aumentado a capacidade de combustível em 40%. Será que os projetistas do Grippen C/D erraram tanto assim no trem de pouso? 40%. E logo… Read more »