‘Eurocanards’ no Dubai Air Show 2009: Rafale e Typhoon
Apesar de ambos serem jatos bimotores com asa em delta e canards ativos, pode-se perceber nos vídeos as diferenças no design, assim como as semelhanças. O mesmo pode-se dizer das manobras realizadas. Vale lembrar que um deles faz a sua apresentação em configuração “limpa”, enquanto o outro carrega um tanque externo no pilone central.
É tão sem graça ver vídeos desses dois manobrando… parece que os pilotos tem medo de quebrar os brinquedos…
Muito diferente de ver vídeos do Su-35… esses sim dão gosto de assistir… passo horas no Youtube assistindo… hehee
Abs.
depois que li a noticia sobre comentários feitos no oriente médio acerca da potencia dos motores do Rafale, que deveria ser maior, estou curioso para ver esse avião com carga total em um show aereo.
já vi demonstrações de F15 SU 35 F 18 e até de Gripen com carga externa, mas do Rafale não.
Gostaria de ver.
Caros Amigos.:
Pelo que deu para ver o “Dassault Rafale” é mais manobravél que o “Eurofigther Typhoon”.
Acho que com a experiencia dos Franceses em fabricar aviões de combate, o “Dassault Rafale” saiu melhor.
Abraços.
O que eu percebi: Typhoon: algo mais parecido com as demosntrações russas, baixa velocidade e controle total, porém ficou cravado nisso, tanto que eles usaram um tanque ventral para aumentar o arrasto, deixando o caça mais fácil de reduzir velocidade quando da redução da potência, em alguns momentos dá para ver o pós-queimador desligando e ligando rapidamente, muito bacana… mas ficou numa apresentação mais acrobática. Rafale: foi perfeito! este caça é realmente mortal! arisco sem perder controle! foi tão acrobático em baixa valocidade quanto o Typhoon sem ter que carregar um arrasto para tal, e foi altamente manobrável em velocidade… Read more »
Edmar
Parece que vc tem razão, não sei se foi neste evento, mas o Rafale foi considerado melhor caça acrobático entre o F-16C e o Typhoon saiu neste blog mesmo há algum tempo atrás.
Enfim o Rafale tecnicamente é impecável, parabéns aos franceses!
sds
Carl94 e Edmar,
foi na Inglaterra este ano! ! lugar na apresentação! GOLD!
OFF-TOPIC: Tão falando por aí que “o Jobim entregou o relatório do FX2” pra Mulla, e que o próprio Jobim, tendo mencionado uma tal “dezembrada” falou que “talvez a coisa saia até o natal”.
Ou seja: adiado de novo, e desta vez sem certeza de data final…
Sds.
Francisco AMX em 24 nov, 2009 às 15:24
opa, valeu Fracisco
digo Francisco rsrsrs
Francisco AMX, in terms of french training have a look at this article coming from a main french radio network internet site
use google translate
http://www.europe1.fr/Info/Actualite-Internationale/Asie/Nucleaire-les-grandes-manaeuvres-militaires-de-l-Iran/(gid)/256271#commentaires_articles
in practical, 12 Mirage 2000+Rafale,from south France to UAE, 4 C-135(distance about 5100 km, 3 refills each fighters),flying time 6,5 hours,average speed 780km/h
6h30=close from maximum capacity(oxygene reserve+oil lubrification engine)+ pilot and navigator fatigue
then targeting and launching cruise missiles on test zone in the desert.
Abraçao
Thierry
Thanks Thierry, I see this! 🙂
great performance of Dassault fighters!
Cya!
Francisco
As asas do Typoon, dá prá morar uma família embaixo de cada uma.
Não sei a carga alar, a relação, mas acho que em número absoluto, são as maiores de todos os caças já fabricados.
Alguem tem idéia do número?
Felipe, será que minhas “profecias” de quando iniciei no blog vão se confirmar? quando eu dizia que o Mauro e o Hornet entre outros eram muito otimistas e eles diziam que eu tinha que ser mais otimista! lembra? eu mudei bastante! acho que eles me convenceram um pouco… mas vou ficar triste demais se eu estiver certo! 🙁
Tomara que se não sair nada de FX-2 que pelo menos se os EAU comprarem os Rafales, nos oferetem a preço bem baixinho, seus M2000-9 com RDY e capacidade futura de integrar o Meteor…
Abraço Bro!
casag,
não sou especialista, mas só com o intuito de colaborar, creio que se a asa for realmente grande tal fato redundaria em uma menor ‘carga alar’.
Conferi no google.
Um abraço meu amigo.
Bosco,
Carga alar é o peso total do avião dividido pela área total das asas. Quanto maior for a área das asas, menor será a carga alar.
E este fator, a carga alar, quanto mais baixo, mais manobrabilidade o avião terá. Tem contrapartidas, é claro.
O que eu não sei é a área absoluta das asas do Typhoon.
As asas do F-15 por ex., se não me engano, têm 39,00 m2 aproximadamente.
Este “pedacinho” do artigo do piloto Peter Collins da RAF sintetiza com perfeição o vídeo do Rafale, acima!:
“A taxa de implantação no estado estacionário em 350kt foi de 270 ° / s, o início do rolo sentiu rápido, mas confortável. Na 450kt, a taxa de rolo mesmo estado estacionário foi alcançado, mas a taxa de aparecimento roll foi simplesmente incrível. Eu nunca experimentei qualquer avião de caça começar ou parar de rolar tão rapidamente.”
casag,
concordo. Mas no seu comentário anterior você se referiu ao Typhoon como tendo uma “grande” asa e uma “grande” carga alar.
Um abraço.
Bosco,
Valeu!
Abraço.
Chicão: Conversamos no Xat, e li o artigo do tal Collins. Tentei ver os vídeos com a maior isenção possível. Ressalte-se que nunca achei muito importante esse negócio de capacidade de manobra; fosse assim o T-27 bateria qualquer caça, rsrsrs. Pra não falar que o Su-27 seria o melhor caça do mundo. E não é MESMO. Cara, num dá. Dizer que o Rafale manobra mais que o Typhoon vai contra o bom senso e meus sentidos. Cito só como exemplo as manobras deste último em 2:15, 2:48, 3:52, 4:20, 5:10, 5:30 e 6:20. Fora que o Typhoon parece que está… Read more »
Ops, onde está “sub-alar”, leia-se “sub-ventral”.
Felipe, procure um oculista! rápido! rsrssr
Abraço Bro!
Ééééé Chicão, parece que caiu a casa do tal Collins…
Veja o comentário do ZE em 25 nov, 2009 às 11:09 em:
http://www.aereo.jor.br/2009/11/24/dassault-envia-carta-ao-poder-aereo-a-respeito-do-rafale-para-os-emirados/#comments
Rapaz, que fraudezinha mequetrefe dessa Dassault não? 🙂
Abs.
Rapaiz,o trance 3 ta aí,vai atrasar pelo geito,mas as versões anteriores ja estão completas.a RAF aprovou,é só ver as noticias nos sites gringos,é o novo xodó da Luftwaffe,o que dizer da Austria então rs. Acho o Typhoon o melhor caça da Europa,sua interface “homem-maquina” é talvez só superada pelo F-22 e talvez futuramente pelo Gripen NG,Imaginem o que não facilita a vida do Piloto.Álem de ja ter o melhor motor Europeu,ainda vão dar um Up nele rss.Dentre outras tantas coisas. Bom,resumindo… Inglaterra,Itália e Alemanha sabem o quanto é perigoso levar um projeto desse tamanho sozinhos,o mundo se aproximou mas tem… Read more »
Já li Felipe, nada de mais, contra-informação! quem foram os fulanos que “detonaram” o Peter Collins? quem? who? viu! se eu quisesse falar mal dele argumentos eu encontraria, só que para por em cheque um piloto como ele, que tem muito a zelar, um piloto de testes! que voou várias aeronaves, sei que voou F-16 e F-15, e é lógico que sim! voou o Hawk que tem desempenho muito bom, foi piloto da red-arrow, ele só emitiu sua opinião, sua posiçâo, e disse que foi o melhor caça que ele voou! falou bem do Rafale sim, o que tem de… Read more »