Parceria entre ITA e empresa cria mestrado em turbinas a gás
O projeto que prevê a ampliação do prédio da universidade vai dobrar a capacidade de formação de engenheiros
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, anunciou ontem (18/11) a parceria com uma empresa para ampliar a universidade. Isso vai dobrar o número de vagas para novos alunos.
O projeto que prevê a ampliação do prédio da universidade vai dobrar a capacidade de formação de engenheiros. Das 120 vagas atuais para 240 por ano. O ITA é uma das universidades mais concorridas do país. A cada vestibular são 6,5 mil candidatos.
Na cerimônia foi firmado também um convênio entre empresa e escola para a criação de um curso de mestrado em turbinas. São 20 vagas já para o ano que vem.
“A gente tem uma certa escassez de profissionais qualificados no país e a gente está, desta forma, através da criação de um mestrado profissional em projeto e execução de turbinas a gás, contribuindo para sanar esta deficiência”, diz o diretor-presidente da Vale Soluções, James Pessoa.
A Vale Soluções em energia cedeu também o primeiro protótipo de uma turbina a gás produzida no Brasil em parceria com o Instituto. O projeto de R$1,7 milhão fica agora para os estudos em tecnologia na universidade. “No momento em que uma empresa se aproxima da universidade e tem um projeto comum, nós temos o conhecimento científico-tecnológico se transformando em riqueza. Isso é feito em todo o mundo. É muito importante para o Brasil”, diz o Ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Machado.
FONTE/FOTO: VNews
Grande noticia.
Sds
Isso sim é boa notícia.
Espero que o vencedor do FX-2 traga no seu “pacote de propostas” parcerias como esta. Só assim realmente absorviremos tecnologia.
BRASIL!!!
Já pensaram nos 10 bilhões de dolares que o governo repassou ao FMI se fossem entregues ao ITA, IME, IPQM, CENPES, CIENTEC,CPQD, CEITEC e tantos outros institutos?
Como diria alguns usuarios, o Brasil ia “BOMBAR”!
É sobre este tipo de parceria que estou pensando quando falo que TT completa é aquela que vai da ciência até a indústria. Essa é a verdadeira equação C&T.
A experiência mostra que é assim que funciona bem. Caso contrário, fica capenga.
E o ITA e o DCTA têm muito a crescer ainda. Estamos apenas no começo da caminhada.
Fico contente com notícias assim.
abraços a todos
Como disse em outro post, as coisas estão começando a melhorar. Os empresário brasileiros têm de parar de esperar o Governo fazer tudo. Essa é uma das melhores notícias já postadas aqui.
Um abraço a todos.