Modernização dos caças F-5 será concluída em 2010
O programa de modernização da frota de 46 aeronaves de combate F-5 da FAB será concluído até o fim de 2010. Segundo o Centro de Comunicação Social da aeronáutica (Cecomsaer), 72% da frota já foi modernizada e as aeronaves estão plenamente operacionais. A modernização de outras 12 aeronaves F-5 adicionais, que a FAB comprou da Jordânia, de acordo com o Cecomsaer, ainda está sendo avaliada pelo Comando da aeronáutica.
“A FAB fez um pedido de oferta à Embraer para posterior avaliação”, informou o Cecomsaer. A Embraer é a contratada principal da FAB no programa de modernização do F-5 e a Elbit foi subcontratada pela brasileira para transferir a tecnologia de software embarcado para o Brasil. O valor total do programa de modernização do F-5 está avaliado em US$ 285 milhões.
A Elbit foi uma das pioneiras no Brasil no cumprimento de acordos de “offset” (contrapartida tecnológica) e seu primeiro compromisso com a FAB foi a compra da Aeroeletrônica, em 1996. Na época a empresa brasileira estava em dificuldades financeiras e corria o risco de fechar as portas. “A Aeroeletrônica é fruto do projeto F-5BR, sendo um dos maiores exemplos de como um contrato de “offset” bem gerenciado pode produzir resultados expressivos para todo o Brasil”, disse o Cecomsaer em resposta a uma das perguntas feitas pelo Valor.
Com o treinamento de engenheiros brasileiros em Israel, a empresa conseguiu transferir para o Brasil a tecnologia de aviônicos e de integração de sistemas de missão para aeronaves. Atualmente, segundo a aeronáutica, 85% do valor do “offset” acordado com a Elbit já foi cumprido. A tecnologia desenvolvida para o F-5, segundo a Elbit, também já está sendo aplicada na modernização 54 aviões Bandeirante da FAB, um projeto avaliado em US$ 35 milhões.
FONTE: Valor Econômico, via Notimp
FOTO MAIOR: Poder Aéreo FOTOS MENORES: Aeroeletrônica
SAIBA MAIS:
- FAB planeja modernizar aeronaves Bandeirante e Tucano
- Com modernização, Bandeirantes ganharão mais 25 anos
- Os F-5 da Jordânia, agora na FAB
- Enquanto o F-X2 não vem, a FAB vai treinando com F-2000 e F-5M
- Enquanto os Chilenos vão de F-16 MLU, nós vamos de F-5M com orgulho
- F-5: antes e depois
- As bases aéreas da FAB e a defesa do espaço aéreo brasileiro
Pois é… acho que o Lula não vacilou aqui, não contingenciou verbas do programa… como muitos falaram… será que os Rafales vão ficar no chão mesmo? (caso vençam a concorrência).
Francisco AMX em 16 nov, 2009 às 11:37,
Concordo contigo.
Acho impressionante como muito por aqui falam que não melhorou em nada as FA´s desde que ele entrou, mas tudo bem, o tópico não é esse.
Que bom que as modernizações terminam ano que vem. Assim teremos mais caças operacionais para treinar e aumentar ainda mais o nível dos pilotos. Falta agora mais verba para que possam passar mais tempo nos ceús.
Brasil!!!
Seria muito interessante ler uma opinião de um piloto dos bicudos sobre o que achou da modernização.
Bom ainda bem que não m enquadro nos que criticam o Governo.
Sempre defendi que o atual Governo foi o que mas fez pelas FAs.
Legal essa modernização dos Bandeirantes, so acho que o processo está muito lento e está demorando muito para se concluir esses projetos.
Ainda tem os AMX e os A4 da MB.
Abs.
Ah, legal pra carajo, como o governo PeTralha é bonzinho em modernizar os F-5 recém-adquiridos neh? É uma pena que tah demorando tanto, mas deve ser porque o avião é um powta de um vetor, fudido pra carajo, o melhor do mundo, assim demora mais neh?
Nossa, acho que vou até votar na terrorista amante do Lamarca por causa disso… Vai que ela perde a eleição, aí fudeu, pára tudo, até a modernização de F-5…
E sorte que eu também não me enquadro nos que criticam o governo… assim posso falar bem 🙂
“Com o treinamento de engenheiros brasileiros em Israel, a empresa conseguiu transferir para o Brasil a tecnologia de aviônicos e de integração de sistemas de missão para aeronaves.” E pensar que quando começou a conversa de FX2 aqui no Blog tinha “experts” de todos os tipos, inclusive com “fontes seguras”, que afirmavam que TT não existia de forma alguma, que isso era conversa fiada dos franceses. Eu até me lembro que o Galante colocou o comentário de um dos “Expert” como matéria do Blog, no qual se afirmava peremptoriamente que TT não existia (seria por que naquele momento a Dassault… Read more »
É só pra concluir: Os Urubólogos são derrotados pelos fatos todos os dias. Mas eles insistem. São persistentes. São uns derrotados (em todos os sentidos), mas são convictos (ou seria: são cabeças dura?)…hehehe
Como são cansativos estes posts ideológicos, não que de vez enquanto não seja necessario mas praticamente todo tópico tem.
Ainda gostaria de saber a opinião de algum técnico ou piloto sobre estes novos aviônicos. No meu tempo era tudo ponteirinho, led e relê.
Vida longa aos bicudos! Porque do jeito que vai o FX-2, sei não hein…
Caros Amigos.:
Será que nossa “Força Aérea” vai operar mesmo os 46 caças “F-5M” e 36 caças “Rafale F-3”? Bem que eu saiba os “Mirage F-2000” serão os primeiros a serem substituidos.
Abraços.
Edmar, Na sua conta de 46 F-5M, provavelmente há que se somar pelo menos os modelos Fox adquiridos da Jordânia (pelo menos os Fox foram comprados justamente para se incorporarem à frota). Mas, dependendo do prazo de entrega dos lotes dos 36 F-X2 planejados, não só os 12 F-2000 serão aposentados, mas talvez uma parcela dos F-5M mais voados. 2014 seria o início planejado das entregas do vencedor do F-X2, até informação oficial em contrário. Se forem entregues 12 por ano, o último lote chegaria em 2016 – até lá, provavelmente parte dos F-5M já deverá estar no bico do… Read more »
Caro Amigo Nunão.:
Eu ouvi falar que os “F-5M” iriam ficar até por volta de 2017, mas agora já não sei dizer.
Outra coisa, o primeiro pedido é de 36 caças certo, mas quando vão vir os outros 84 caças, já que esta é a previsão da FAB???
Abraços.
Edmar, respondendo à sua pergunta: 2016, 2017, não é grande a diferença entre o que você ouviu falar e o que eu elocubrei aí em cima. Vale lembrar que uma frota de mais de 50 aeronaves não se desativa do dia para a noite, se faz um planejamento de substituição gradual. Se os planos tão falados da FAB, de contar com 120 caças de um mesmo tipo no total, substituindo os atuais, o ideal seria, logicamente, que os lotes subsequentes pudessem ser recebidos de maneira equilibrada com a desativação gradual do que restar da frota de F-5M após o recebimento… Read more »
Acho que o F5EM é uma grande jogada para um país f*dido em $$$$$$$ e já provou em exercícios ser um bom caça.
Agora dizer que ele não presta pq não faz frente a um raptor, poxa, daí é apelação…
Reclamam que o governo não faz nada mas quando faz tambem reclamam…
Caros Amigos.:
Acho que os “F-5M” vão ficar por aqui até 2020 ou 2022!