chilean-f16-block-50

Forças Aéreas de cinco países deram início hoje (19/10) à segunda edição do exercício militar conjunto “Salitre” em Antofagasta, norte chileno, a 1.360 quilômetros de Santiago.

Além do Chile, Brasil, Argentina, Estados Unidos e França participam da atividade, que ocorrerá até 30 de outubro e se baseia na hipótese de uma coalizão que atua frente a um inimigo comum.

Ao todo, mais de 2.000 oficiais estarão envolvidos na manobra, que terá um caráter multinacional, de planejamento e execução de operações combinadas.

O objetivo é promover a cooperação e a confiança mútua entre as Forças Aéreas participantes para atuar em situações de manutenção e imposição da paz.

A “Operação Salitre 2009” teve o cenário fictício alterado após reclamações de autoridades de Lima, insatisfeitas com a hipótese de uma eventual invasão a partir da fronteira norte chilena, justamente onde se encontra o Peru.

No entanto, segundo declarações dadas hoje por Javier Velázquez, chefe do Conselho de Ministros do Peru, a questão já foi superada. “Respeitamos os princípios de não-intervenção em assuntos internos de outros países”, indicou.

Atualmente, Chile e Peru mantêm divergências quanto ao desenho de seus limites marítimos. Por esta razão, Lima levou um processo ao Tribunal Internacional de Justiça, com sede em Haia.

Além disso, o presidente peruano Alan García, sugeriu à União das Nações Sul-Americanas (Unasul) a assinatura de um pacto de não-agressão militar, ideia que foi mal recebida em Santiago.
A “Operação Salitre” teve sua primeira edição em 2004, realizada também no norte do Chile, e contou com a participação dos mesmos países, com exceção da França.

FONTE: ANSA

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Alguém já sabe como será composto nosso contingente?

Fabio Silva

pq o Chile viu com maus olhos o pacto de não agressão?
valeu gurizada

Challenger

Com todo respeito aos outros participantes do exercicio, mas os F-16C/D Chilenos vão dar um Show.

Dificil dizer como será a atuação dos Centauros com seus A-1, ainda mais com um equipamento tão limitado. Até os A-4 Argentinos são mais modernos.

Aviãozinho

Eles tem é medo do Brasil ganhar deles de novo, sempre que o Brasil se sobresai em alguma coisa, esse países já vem dar pitaco, até pareçe que na nossa posição iamos deixar ele levarem a melhor só para não deixa-los contrangidos.
Bem, apesar de que é exatamenteo o que o nosso governo faz, deixar ele alegre para eles pararem de encher o saco (pensando melhor, é a melhor escolha, mas não podemos deixar que países tecnicamente inferiores levem a melhor que nós). Temos que aparentar o que somos, gigantes, pelomenos no nosso quintal.

Aviãozinho

ooopsss!

me desculpem, quintal não, é REGIÃO. Não podemos nos comportarcomo imperialistas.

Aviãozinho

Os nossos F5 (brasileirados) vão dar um espetaculo colossau nesses F16(não modernizados)

Leandro_O.

Será que já tem algum AMX modernizado pela EMBRAER…
Seria uma ótima oportunidade de testalos…

Francisco AMX

Leandro, nem começaram a brincadeira ainda!

Que bonito seria ver nossas bases com estes Falcons, no modelo B60, com AESA e AMRAMs…

Gustavo

Calma lá galera,
os pilotos chilenos são muito bons tb!! Sem falar que eles tem f16 block50! os f5M foram melhorados, mas não 100% são equivalentes a estas aeronaves, principalmente em dodge fighter.

Gustavo

dodge fighter = dogfighter

Skyrider

Linda foto! Vou jogar F4F Falcon agora mesmo!

Caninha

e a argentina vai participar como?

colocando o maradona de alvo?
eaoihaeeaohiaeoheoi

pelo q eu leio aqui no blog eles nao tem grana nem pro combustivel dos aviao…

marcandrey

Caninha…

O medo deles não é ter ou não grana para o combustivel!!!! E sim de alguma nação embargar os aviões como garantia de pagamento de dividas…..

Esse foi um dos motivos deles não terem enviado seus vetores para a última Cruzex.

Abraços…

storm

Até onde sei é o AMX que vai participar deste exercico, então esqueçam qualquer compração de de F-5M com os F-16

Vamos ficar de olho na participação do A-1, ainda sem ser modernizado, conforme fontes diverças o A-1 é um ótimo avião de ataque ao solo e estas deverão ser as missões que o esquadrão Centauro devera cumprir.

Essa operação devera servir de base de comparação para a próxima operação Salietre (III) onde com certeza o A-1M já estara operacional;

storm

O que sei é o AMX que vai participar deste exercicio, então esqueçam qualquer comparação de de F-5M com os F-16

Vamos ficar de olho na participação do A-1, ainda sem ser modernizado; Conforme fontes diverças o A-1 é um ótimo avião de ataque ao solo e estas deverão ser as missões que o esquadrão Centauro irá cumprir. Assim como os A-4 Argentinos.

Essa operação devera servir de base de comparação da versão atual do A-1 com a modernizada pois para a próxima operação Salietre (III)o A-1M já deverá estar operacional;

Marcelo Tadeu

Senhores, os F-5M não vão participar deste exercício. A FAB achou melhor não ficar expondo muito este avião, pois, nos últimos exercícos em que participou ele surpreendeu até o Alto Comando da instituição, então é melhor não darmos mole. O A-1 do 3º/10º atuarão em ataque ao solo.

Sds,

Paulo Silva

Não podemos esquecer, que os AMX foram os primeiros participantes da Red flag, e pelo que recordo foram muito bem, deixando os americanos entusiasmados: “Os AMX brasileiros também mostraram sua capacidade nas manobras Red Flag, em Nellis nos EUA. Em agosto de 1998, seis AMX do primeiro lote e 22 pilotos voaram 52 saídas de ataque em 18 missões nas duas últimas semanas da operação. Os AMX atuaram junto com os F-5E Tiger III chilenos, F-16A/B MLU belgas e holandeses, CF-18 canadenses e caça americanos. Os AMX acertaram mais de 75% dos alvos contra uma média de 60% dos outros… Read more »

Marcelo Tadeu

Paulo Silva,

Seu post só me sentir uma coisa: Já adorava este avião, agora sou completamente apaixonado por ele… rsrsr .Valeu mesmo!!!

Paulo Silva

Marcelo Tadeu, imagina o A-1 modernizado. Ele sem radar e nenhuma tecnologia de ponta, já derrubara F16, e não era derrubado.

Abraços

Paulo

Marcelo Tadeu

Pô, estou ansioso pra vero o primeiro “saindo do forno”!!!

Fábio Mayer

Os comentários sobre a participação dos AMX na Bósnia foram no mesmo sentido: altamente eficientes!

O que me faz dar pulos de raiva ao saber que o Brasil só adquiriu 54 deles…

Esdras

Na Bosnia era o AMX verdadeiro (Italiano) que por sinal é muito superior ao nosso que é basicão.
Como um AMX, sem radar e sem capacidade de lançar misseis pode abater um F-16??? vai ver que foi no desenho animado.

Eu também estou muito curioso para ver o AMX-M e creio que ele será uma grande e boa supresa a todos e finalmente o AMX do Brasil poderá ser um avião de real valor militar, porque o que temos hoje, dispensa comentários.

Francisco AMX

He he, como tem gente que acredita nestes contos do AMX na RedFlag!… um avião sem radar, sem capacidade de lançar um AIM-9 sequer, pode abater um F-16? ou escapar de uma área com um mínimo de defesa em terra?? como pode!? um caça que só lança bombas burras ser considerado eficiente numa guerra moderna?! Amigos estes nosso AMX podem ser abatidos por .50! muito provavelmente não poderiam efetuar um ataque onde o inimigo tiver um canhão de 40mm guiado por radar! ele tem que voar baixo para atacar! ele ataca como os Skyhawks faziam nas malvinas! porem o AMX… Read more »

Aviãozinho

Paulo Silva em 21 out, 2009 às 9:46

De agora em diante, eu vou fazer parte do FAN clube do AMX, obrigado por esse post.

Marcelo Tadeu

Francisco AMX, vc devia se informar melhor, meu caro!!! Tá mais por fora que ninguém. Até a minha filha de 7 anos sabe mais sobre o A-1 do que vc. VAI ESTUDAR!!!

Marcelo Tadeu

Francisco AMX,

Na minha humilde opinião, não concordo com o que vc disse, mas defendo até a morte o seu direito de opinião. Acho que o Senhor deveria pesquisar melhor sobre o Caça-bombardeiro A-1 antes de tecer comentários mal formulados sobre um dos melhores aviões de ataque estratégico do mundo e , melhor ainda, construído em nosso país.

Atenciosamente,

Marcelo Tadeu

PS: Tive que escrever com estas palavras porque a mensagem anterior deve ter sido censurada pelos “excelsos pretores” administradores deste tão magnífico Blog! A LA CHASSE!!!

Marcelo Tadeu

Ih! Não é que a mensagem anterior saiu, PAGUEI MAIOR MICÃO!!!!rsrsrsr

Paulo Silva

Caro Francisco.

Estas informações foram passadas após o Red Flag.Você acha que o piloto do F16, gostou de ser derrubado por um avião cego?Deve estar envergonhado até hoje. Essas notícias foram amplamente divulgadas,e é claro que gerou essas dúvidas sobre a veracidade.Nossos pilotos deste esquadrão, mostraram o valor de um avião, que é atualmente sem radar(cego), tem problemas de sensores, mas nem por isso deixou de mostrar o seu valor, e não podemos esquecer,mesmo sem muita verba para voar, a perícia de nossos pilotos.

Abraços

Paulo

Francisco AMX

Marcelo Tadeu, não parece que teu “desejo” de defender o meu direito é honesto! conte até 10 antes de postar! rsrsrs… agora ficou estranho! entendi o teu recado! desculpe se te magoei! vc a a outros amigos! sobre o A-1, mas o que falo não é da boca pra fora, tenho amigos na FAB, já tivemso várias conversas sobre a RedFlag e quer saber, os yankes são cordiais, na verdade eles colocam os adversários em pé de igualdade com eles! dão vantagens, quando necessário, para tentar equilibrar! os AMX tiveram uma vantagem enorme, caso contrário não ficariam vivos 1 minuto… Read more »

Marcelo Tadeu

Tá ele é tático, mas modernizado e sendo utilizado em toda sua capacidade é um avião bom pra cacete!!!

E outra, a Itália está retirando ele , prematuramente, porque está recebendo os Eurofighter que são multi-role.

Já conversei com pilotos de A-1 do 1º/16º e do 3º/10º e ele não querem saber de outro avião, a não ser o Rafale, e aguardam, ansiosos a modernização do AMX.

Pronto!!!

Francisco AMX

Marcelo tadeu, eu estou falando dos A-1 de hoje! os mesmos que estiveram na RedFlag! entendo e sei que com radar e capacidade de lançar um Míssel IR, principalmente se for colimado pelo HMD, se vier, como no caso dos F-5M, que ainda, me parece não estão operacionais, pois não temos um míssel IR integrado e all-spect, como deveria ser, na proposta original de modernização do F-5M, neste sentido o A-1 seria muito mais capaz, e daí sim lograr, de verdade, eventualmente, sucesso sobre um F-16. Para que o amigo entenda melhor, um A-1, armado somente com canhão, teria que… Read more »