Quem se lembra?
O primeiro protótipo do T-27 Tucano voou no dia 19 de agosto de 1980. A imagem acima é do anúncio veiculado nas revistas de aviação daquele tempo.
Poucos podiam imaginar naquela época que o Tucano viria a ser um tremendo sucesso de exportação e que dele nasceria o Super Tucano, que segue a mesma trajetória vitoriosa.
Me lembro, sim. E muito bem!
Tenho algumas revistas da época em casa. Tenho uma Flap Internacional que traz muito do EMB 120 Brasília, projeto, 1o voo… bons tempos…
Eu tenho 30 anos e não lembro disso. Nossa, não sabia que vocês eram das antigas 😛
Me lembro vagamente de uma propaganda da EMBRAER de um caça supersônico denominado ACX. Alguém se lembra disso ou é apenas um devaneio meu?
É uma pena que no Super Tucano (A-29), a Embraer não tenha conseguido manter um desenho tão harmonioso como o do T-27.
Carlito em 16 out, 2009 às 18:49
A Embraer a muitos anos estava mesmo a fim de fazer um caça de treinamento, não sei se era super sônico. Mas acho que não pois era só para treinamento.
Ele de cima lembrava o F-16 mas as tomadas de ar era duplas e ficavam nas laterais.
Mas o governo como sempre mão de onça, não deu valor (literalmente $$$$) e o projeto morreu.
Braziliano em 16 out, 2009 às 20:09
Aerodinâmica foi diferente. Mas harmonicamente falando, a única coisa que me chama a atenção no A-27 é que o canopy dele não tem separações como a do A-29, que a do A-29 é feio que doi.
aviãozinho,
O “ACX” me recordo vagamente de tê-lo visto em uma propaganda em alguma revista especializada. Me lembro também de outro projeto que chegou a ser matéria em um jornal sobre outro projeto de caça supersônico denominado “FLX”. Deste projeto vi apenas esta reportagem e mais nada.
A cauda era diferente nos 1ºs desenhos, mais enflexada.
Segundo o “especialista” Gilberto Ramos, produzindo mais Tucanos e AMX poderíamos cancelar o FX-2 🙂
Blog do “especialista”: http://www.gilbertoramos.com.br/2009/10/e-tome-desperdicio/
Aff… Eu não sabia, em 1980 o T-27 Tucano voou pela 1º vez… Ainda bem que deu certo, hoje e uns dos grandes sucesso da FAB.
Valeu, vivendo e aprendendo.
O interessante é que esta propaganda também foi premiada.