Força Aérea completa mobilização para a Operação Laguna
A Força Aérea Brasileira (FAB) completou hoje (27/09) a mobilização dos meios que serão empregados na Operação Laguna, em Campo Grande (MS), no apoio às ações do Exército e da Marinha do Brasil. Aviões de caça, de transporte, de reconhecimento, de busca e resgate e de controle e alarme em voo estão no Centro-Oeste do país para o treinamento.
A Operação Laguna é um exercício do Ministério da Defesa e das Forças Armadas Brasileiras, realizado com o objetivo de treinar o planejamento e execução de ações humanitárias e de apoio a brasileiros evacuados em uma situação de conflito, além de difundir o sentimento de patriotismo junto à população e de realizar ações de apoio à população local.
A mobilização da FAB começou no último dia 14 de setembro, com a chegada a Campo Grande de unidades responsáveis pela infraestrutura da Operação Laguna.
“Em um exercício desse porte, as Forças trabalham de forma integrada para a conquista de objetivos previstos no cenário de conflito”, explica o Brigadeiro do Ar Umile Rende Neto, comandante da Força Aérea Componente 105 (FAC 105). Nos próximos dias, aeronaves da FAB farão o lançamento de paraquedistas e de fardos de ressuprimento, entre outras missões.
Na Operação Laguna, participarão as seguintes aeronaves da FAB: F-5EM, A-29 Super Tucano, E-99, R-99, KC-130, C-130, C-99A e KC-137.
FONTE:http://www.laguna.mil.br
Estou vendo isso todos os dias…
Por mais que falem mal das FFAA, principalmente aqui, todos os anos ocorrem grandes exercícios. Não é só um não, são vários. Eu não via isto acontecer nas décadas de 80 e 90.
Sds,
OFF-TOPIC
No site de defesa.net informa que o MD teria plano para resgatar os brasileiros na Embaixada de Honduras. Será que els leram o blog?
Sds,
Eu vi a chegada dos f-5EM junto com o C-130 aqui na Base aerea, muito bacana mesmo.
Dúvida: embora a Embraer afirmasse na época (1997-1998) que os pilones externos permitissem o transporte e lançamento do MAA-1, como se pode ver na foto desta matéria (me parece ser o mesmo ALX inicial),os A/AT-29 em uso atual pela FAB, tem capacidade de utilizar esse armamento? Ou aguarda-se integração com o MAA-1B? Obrigado.
Pode até dizer que não é essa a intenção, mas que isso manda uma mensagem para a Bolívia do mesmo jeito que mandou para o Paraguai, ah isso manda.
Grande Abraço
Jhonny Bravo,
Os A-29 têm capacidade para utilizar este armamento, mas no momento, no seu uso contra vôos ilícitos, as metralhadoras .50 pol dão conta do recado.
Sds,
eu acho que tem mais a ver com a questão de honduras.
com certeza o MD tem um plano para resgatar o zelaya, nem que tenha que larga os nossos diplomatas pelo caminho.
e eu acho que eles leram aki no blog.
heheheh
Dúvida sanada. Obrigado e um abração Marcelo Tadeu.