F/A-18 Hornet ‘abate’ A-4 Skyhawk com bomba

23

O vídeo mostra um dos protótipos do F/A-18 Hornet em ensaio para lançamento de bomba. O A-4 Skyhawk, atuando como “chase plane”, estava filmando o lançamento. A bomba se solta e acerta o A-4, que perde parte da asa e cai em chamas. O piloto consegue ejetar no final.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Deu pra notar que o piloto do A-4 ainda tentou esboçar uma reação, mas a bomba foi mais rápida. É por isso que se tem que fazer testes de separação de armamento, uma coisa muito importante quando se lembra que o armamento que a FAB usará no FX-2 ainda não está homologada em nenhuma das plataformas. Acidentes desse tipo não são raros: no desenvolvimento do Tomcat, um míssil Sparrow lançado pela própria aeronave desviou-se e atingiu o Tomcat. Para corrigir isso, foram adotados mecanismos de separação mais potentes, para que o míssil sai-se da zona de turbulência da fuselagem do… Read more »

Fábio Mayer

Que caca!

Quase os aviões tocam as asas…daí os dois cairiam!

É a tal coisa, máquinas, por mais bem projetadas que sejam, sempre podem apresentar defeitos.

Paulo

Mas bá tchê. Me caiu os bútias do bolso.

DV

Que bom que o piloto conseguiu se salvar.

Bom, com certeza a bomba tem uma ótima (e surpreendente) perfomance anti-aérea! 🙂

DV

“performance”

Francisco AMX

Vou usar a receita das “hienas”: rsrsrs (no caso dos Rafales que cairam recentemente)

E querem que a FAB fique com este caça? olha ele joga bomba errado! temos que ter cuidado com isso!

he he…

Marcelo Tadeu

Caramba, se fosse no Brasil!!! O pessoal aqui caia de pau!!!

Sds,

Getulio - São Paulo

Esta é a maior prova que monomotor não tem chance de sobrevivência, até para uma bomba burra em queda livre.

eduardo

Deu a impressao que o piloto demorou para ejetar.

Bruno Rocha

Getulio – São Paulo em 30 set, 2009 às 16:14

“Esta é a maior prova que monomotor não tem chance de sobrevivência, até para uma bomba burra em queda livre.”

Errado meu amigo, se não sabe, o F16 foi e é um Sr. Caça, isso graças a sua mobilidade, manobrabilitade e um motor potente. É um dos xodós dos americanos e dos israelenses. E são o pesadelo dos iranianos. hehee

abraço

Bruno Rocha

Obs: Não compare o F-16 a esse A-4, são coisas diferentes, situações diferentes.

O caso de um jato ter um motor ou dois ou três(!), são para necessidades diferentes (ou não).
Tem que se levar em conta o fator peso/potência (de ter um ou dois motores)(eu sei que você sabe disso). Mas é claro, no caso de um bimotor, se um apresentar falhas, você tem outro, já o mono…você já sabe, chão! hehe

Fábio Mayer

Francisco:

MILAAAAGRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fábio Mayer

Sem uma asa inteira um avião pode ter 10 motores que cai do mesmo jeito…eheheheh…

Francisco AMX

Fábio Mayer, um F-15 já pousou sem uma das asas! 🙂

Vassili Zaitsev

Ou é milagre, ou o pessoal da propaganda da Boeing é muito eficiente…………………..

Só pode, afinal nemhum avião voa com apenas uma asa. É simplesmente impossível estabilizar nestas condições.

É parafuso e chão…………

Abraços…………

Vassili Zaitsev

Agora, virou moda destruir A-4 por meios “nada convencionais”, né????????????

Um dia deste, um foi destruido por um Tomahawk novinho em folha, agora este vídeo recuperado de sei lá quantos anos atrás……………

Coitados dos “galinhos de briga”, como costumam apanhar………

Abraços.

renato

famoso pouso do F15 sem uma das asas:

http://www.youtube.com/watch?v=-_EXtBEaBbs

JkMzinhhoo

Eu acho que isso não foi uma interceptação não ..
Isso pode ter sido um acidente ..

Colt

Já vi caso de Lei de Murphy, mas essa aí foi boa!

Fábio Mayer

Nem de longe estou gozando do Francisco AMX, porque ele entende desse assunto MUITO mais do que eu.

Mas se o F-15 pousou sem uma asa, é MILAGRE, sorte e claro, pericia do piloto, até porque ninguem é bafejado com milagre se não tiver algum mérito.

Mas como todo milagre, é exceção.

Francisco AMX

Pois é Vassili, mas aconteceu, acho…
na verdade ficou o profundor e um pedaço de asa…
certamente o piloto compensou com o empuxo brutal das turbinas e a área “larga” da fuselagem do ealgle.

abraço

Bruno Rocha

Empuxo vetorizado seria bom para isso, dale Sukhoi

Adhelfi_zerouno

Não seria bom não…