A volta do ‘Bronco’
O site ‘Inside the Air Force’ informou no ultimo dia 11 de setembro que a Boeing confirmou a sua proposta de construir uma nova versão do famoso North American/Rockwell OV-10 ‘Bronco’ com aviônicos avançados e capaz de lançar armamentos modernos.
O objetivo principal seria oferecer um produto para o programa LAAR (Light Attack and Armed Reconnaissance) da USAF. O programa LAAR capacitará a USAF a operar novamente aeronaves de ataque leve em conflitos assimétricos. No passada este tipo de tarefa era conhecido como COIN (COunter Insurgency).
No início da década de 1960 a USN, o USMC e a USAF definiram o conceito LARA (Light Armed Reconnaissance Aircraft) para uma aeronave que substituísse o O-1 Bird Dog e o O-2 Skymaster. Durante uma concorrência feita em 1964, o projeto NA-300 da North American/Rockwell venceu como a melhor proposta. Nasceu assim o OV-10 ‘Bronco’.
Naquela época os EUA estavam profundamente envolvidos no conflito do Vietnã. E foi exatamente no Sudeste Asiático que o ‘Bronco’ ficou eternizado. O primeiro usuário foi o USMC, seguido pela USAF e a USN. O ‘Bronco’ ainda teve relativo sucesso no mercado externo, incluindo vendas para a Alemanha, Colômbia, Venezuela, Indonésia, Líbia, Marrocos Tailândia e Filipinas.
A imagem acima, feita pela própria Boeing, mostra a nova concepção do ‘Bronco’. Além de pequenas modificações na fuselagem e nas asas, grosso modo a célula apresenta poucas novidades externas em relação ao antigo OV-10D. Destacam-se as hélices pentapá. A nova versão já possui até designação. Será o OV-10X
Caso esta decisão realmente se confirme, fica completamente descartada uma eventual cooperação entre a Boeing e a Embraer para oferecer o Super Tucano no mercado dos Estados Unidos.
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Alguém realmente acreditou que a Boeing ia realizar parceria com a Embraer??? taí a resposta. Só falta agora comprarmos F18. vai ficar perfeito…kkkkkkkkkkkkkkk
BRASIL!!!
O OV-10 é/foi um baita avião, muito eficiente nas missões pra qual foi designado. Não vejo ele e o Super Tucano na mesma categoria mas sua missões são bem parecidas.
Ué, cadê a parceria que a Boeing queria com a Embraer. O Brasil compra o SH e toma na _____???
Esse é o tipo de parceria que a Boeing quer com o Brasil???
Mais uma para esquecermos a Boeing, o pulo do gato já estava armado,inocente é aquele que acredita numa parceiria Boeing/Embraer.
Não precisa ninguem fazer nada contra os F-18 S/H, eles mesmos se contradizem, e não era a Embraer e a FAB que preferiam o F-18 como disse a revista EXAME, por isso não da pra confiar nos americanos, um dos maiores trunfos deles seria compra de 100 Super Tucanos, mais com essa volta do OV-10X alguem pode me dizer que argumentos a Boeing usará,comprar KC-390 se já estão cheio de C-17,fica então só a SAAB e a Dassault na jogada FX-2 depois de uma bola fora desta.(Isso é para aqueles fãs inconsequentes do F-18 aprender que os EUA não são… Read more »
Por que a Boeing se uniria com a EMBRAER, se o Brasil praticamente fechou com o Rafale ? Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Cada vez mais está ficando o Gripen……..que já deveria ter sido escolhido.
Se for custo e confiabilidade tem que dar Gripen.
Independente dessa versão do Bronco sair ou não, eles não iam comprar o A-29. Isso era certo. Antes eles ainda prefeririam o Texan…
Notícia ruim para as pretensões da EMBRAER.
Bom dia,
Menos mercado para embraer, mas pelo menos nisto estamos à frente do EUA, já possuímos o A-29 e não necessitaremos adquirir o “Bronco”.
Sds.
catraca em 23 set, 2009 às 12:30 O Gripen já está na jogada. Mas por fora do FX2. Se vocês estão tristes pelo fato dos americanos já terem um novo avião para substituir a proposta dos Super Tucanos, vão ficar felizes em saber que o Brasil também vai “passar a perna” nos franceses. Vamos comprar apenas os 36 Rafales e olhe lá, e absorver o que der para absorver de tecnologia e fazer parceria com a Saab para construir o Gripen, e isso com ou sem a Embraer (lembrando que a Embraer é privada e faz acordos com quem ela… Read more »
Para isso precisaremos de uma outra empresa. Podendo ser privada ou estatal, mas com o governo podendo mandar nela. Assim, teremos mais controle sobre o que é produzido, para que é produzido e para quem seria vendido. Assim o governo poderia investir nela.
Diferente das outras privadas, que recebem ajuda do governo (quando esta precisando) e depois “dani-se!” para o país.
Bruno,
Vc está um pouquinho equivocado. A Embraer é sim uma empresa privada, mas o Governo brasileiro, através do MD e FAB tem as chamadas “Golden Sharing” que se traduz em direito de veto em decisões que vão contra a manutenção so status de empresa estratégica que ela é.
Agora, vejam o que ocorreu com todos os produtos que não eram “made in USA” e que venceram todas as concorrências governamentais nos EUA: KC-30, EH-101, ACS, todas as vitórias foram contestadas na justiça.
Ressuscitar o Bronco…isso parece uma idéia meio Bronca…Talvez uma boa idéia pros americanos desenvolverem a partir de tecnologia iraquiana, seriam os “sapatos voadores”…isso sim seria uma arma super moderna e “fashion”, eficaz contra insurgentes (pelo menos mais do que as “chineladas na bunda” em Abu Grahib), especialmente se tivessem mira a laser…Agora já pra acertar autoridades americanas corruptas e arrogantes e os malacos executivos dos lobies das indústrias de defesa que ficam inventando um jeito de “sacar a grana”, acho que eles poderiam mesmo é usar o FBI!!!
Abraços
Os americanos são muito bons em jogadas comerciais(para eles),eles estão de olho nesse mercado para aeronaves do tipo bronco ou tucano.E com certeza não vão perder mercado pra embraer.
E pra aqueles que opinarem em adiquirir o tucano,se preparem para as retaliações do tio sam,tanto pra quem compra como pra quem vende!
Uai, a Embraer não queria ser parcera da Boeing, será que é desejo de mulher de maladro da Embraer. Pra quem gosta de sofrer olha ai a Boeing mostrando a sua face oculta, quem tinha esperança com os americanos pode tirar o cavalo da chuva.
fusão Desault+Embraer+SAAB já. Ou isso, ou um aumento de capital na Embraer, com o governo retomando o controle. Aliás, na Embraer, na Vale, na Embratel e em tudo mais de estratégico que foi privatizado pelos entreguistas. Concorrência público-privada em todos os setores, que vença quem oferecer mais por menos aos consumidores.
A parceria proposta pela Boeing é para o desenvolvimento KC 390, nunca passou pelo SUPER TUCANO. A possível aquisição do COIN Brasileiros pela US navy independe da aquisição do SH.
Azul&branco em 23 set, 2009 às 18:47 Discordo, o interesse deles no A-29 foi um agrado às negociações com o F18 Hornet, assim como os franceses com o C390. Os suécos foram os únicos que não ficaram de promessas. Em quanto a adquirir os C390, acho muito estranho o Tio San querer comprar uma aeronave militar de outro país para fins “militares americanos”, principalmente do Brasil (não acha?). Não qurendo nos dismerecer mas que é estranho é viu. Conheço umas pessoas aqui onde trabalho que são suecas, e eles são sérios quando o assunto é negocio. Temos que abrir o… Read more »
Por que a Boeing quer trabalhar no desenvolvimento do C390? Será que querem um para eles?
Credo, como têm gente que não entende o que lê, ou então …É muita bobagem ideológica, tá ficando ruim de ler as postagens, mas fazer oquê?
Parecem nossos deputados e ministro das relações exteriores.
taí, em vez de comprar, eles vão mesmo é desenvolver e produzir! gg pros EUA
Este investimento nessa nova versão do Bronco já era obvio , os EUA possuem a industria aeronautica mais moderna do mundo e estão
saindo de uma crise econômica , então para eles é muito mais jogo investir em um projeto americano e priorizar a geração de milhares de empregos para seus cidadãos.
ótimo,compremos o Rafale!!!!
Nunca houve esse toma lá dá cá entre o A-29; KC-390 e o SH, isto é invenção do povo do blog, que não sabe e insiste em não querer saber, como americano adquire material de defesa. Se KC-X, VH-X ou CSAR-X foram cancelados, existem razões bem claras discutidas na imprensa especializada; o ARH-70 tb foi cancelado e a prejudicada foi uma empresa americana, mas por outro lado os programas LUH (UH-72A) e JCA (C-27J) seguem seu curso e não são designs americanos. Se a Embraer quer emplacar o A-29 no EUA, vença a seleção p/ a concorrência LAAR. Idem qndo… Read more »
Flavio e Carlos Ivan, estou com voces e não abro.
Os Americanos são uns Filho da P…, iria-mos levar uma bolada nas costas, é perigoso essa “coisa” vencer o Super Tucano, parceria o “Escambau”.