Rússia fornecerá motores com empuxo vetorado para a Índia
A Rosoboronexport e a Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) assinaram um contrato durante a MAKS-2009 para o fornecimento de 26 motores RD-33 série 3 para a Índia, informou a agência Ria Novosti.
O RD-33, na sua versão série 3, é a geração mais moderna dessa família de turbonfans que impulsiona os caças MiG. Ele possui empuxo vetorado e permite manobrabilidade superior em combates tipo “dogfight”.
Em 2005 a Rússia assinou um contrato com a Índia no valor de 250 milhões de dólares para modernizar os motores dos MiG-29 da Força Aérea da Índia. Segundo o contrato a HAL fabricará 120 RD-33 série 3 nas instalações de Koraput.
Esta versão do RD-33 equipará também o caça MiG-35 que participa da concorrência MMRCA.
NOTA DO BLOG: Assista as imagens de um MiG-29 demonstrando a capacidade do motor RD-33 série 3
Isso pode apontar para um eventual vitória do Mig 35 na concorrência ora em voga a IAF. Acho muito dificil a compra da aeronave EstadoUnidense pelos Indianos uma vez que, toda a doutrina da IAF foi forjada com técnicas e equipamentos de origem soviética. Aos poucos, de fato, a IAf foi se “ocidentalizado”, exemplo disso foi a compra das aeronaves Dassault Mirage 2000 muito apreciada pelo pilotos indianos, diga-se de passagem. Porém os Indianos já conhecem a sistemática russa, em know- How de produção, melhoramento e manutenção dos equipamentos russos. Concluo portanto que uma vitória Americana na India é pouco… Read more »
Eita, mas hoje é dia de notícias russas no Blog é? Que que é isso, uma tentativa de fazer a Vovódka voltar da Lua? 🙂
Também acho que na Índia vai dar Mikoyan Gurevich. Aliás, malgrado a opinião de alguns, acho o MIG-35 um ótimo caça. E com certeza é o mais belo caça russo de todos os tempos.
Sds.
Tantos RD-33 assim , parece que vai de mãe rússsia.
óoia….O brasil poderia comprar uns motores desses,
trazer aqui para o CTA, pegar uns 40 engenheiros da área
e transforma-los aptos a qualquer um dos aviões do F-X2
Esse é um tipo de tecnologia que deveriamos tentar comprar.
Ou se não quiserem vender a tecnologia, comprar umas caças só para engenharia reversa.
Temos que deixar de ser santinhos e aprender com os chineses em algumas coisas..
Afinal, os russos também roubaram motores dos alemãs no final da segunda grande guerra.
ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão.
http://www.revistaasas.com.br/index.php?ASA=show_news&id=1052&LE=atual
RenanZ. Ter um motor desses em qualquer um caça atual do Brasil, mesmo que futuramente os girpen ou rafale, seria como por um motor Ferrari V12 metâno em um Fusquinha 68 . Só de acelerar o carro explode. Num avião como Mirrage, seria muito ousado. Mas os nossos jatinhos do FX2 não prcisam de tal maravilha Renan. Eles já vem com ótimos motores, sobretudo o multi funcional Gripen.
Desculpe pelo exemplo, mas é o unico modo deu me expressar sem afender nenhum país.
Isso pode apontar para um eventual vitória do Mig 35 na concorrência ora em voga a IAF. Acho muito dificil a compra da aeronave EstadoUnidense pelos Indianos uma vez que, toda a doutrina da IAF foi forjada com técnicas e equipamentos de origem soviética. Aos poucos, de fato, a IAf foi se “ocidentalizado”, exemplo disso foi a compra das aeronaves Dassault Mirage 2000 muito apreciada pelo pilotos indianos, diga-se de passagem. Porém os Indianos já conhecem a sistemática russa, em know- How de produção, melhoramento e manutenção dos equipamentos russos. Concluo portanto que uma vitória Americana na India é pouco… Read more »
Eita, mas hoje é dia de notícias russas no Blog é? Que que é isso, uma tentativa de fazer a Vovódka voltar da Lua? 🙂
Também acho que na Índia vai dar Mikoyan Gurevich. Aliás, malgrado a opinião de alguns, acho o MIG-35 um ótimo caça. E com certeza é o mais belo caça russo de todos os tempos.
Sds.
Tantos RD-33 assim , parece que vai de mãe rússsia.
óoia….O brasil poderia comprar uns motores desses,
trazer aqui para o CTA, pegar uns 40 engenheiros da área
e transforma-los aptos a qualquer um dos aviões do F-X2
Esse é um tipo de tecnologia que deveriamos tentar comprar.
Ou se não quiserem vender a tecnologia, comprar umas caças só para engenharia reversa.
Temos que deixar de ser santinhos e aprender com os chineses em algumas coisas..
Afinal, os russos também roubaram motores dos alemãs no final da segunda grande guerra.
ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão.
http://www.revistaasas.com.br/index.php?ASA=show_news&id=1052&LE=atual
RenanZ. Ter um motor desses em qualquer um caça atual do Brasil, mesmo que futuramente os girpen ou rafale, seria como por um motor Ferrari V12 metâno em um Fusquinha 68 . Só de acelerar o carro explode. Num avião como Mirrage, seria muito ousado. Mas os nossos jatinhos do FX2 não prcisam de tal maravilha Renan. Eles já vem com ótimos motores, sobretudo o multi funcional Gripen.
Desculpe pelo exemplo, mas é o unico modo deu me expressar sem afender nenhum país.
Boa Noite,
Quem pode compra, quem não pode ou melhor não quer fica a ver návios, esta oportunidade já passou para o brasil, sobraram só três e é pegar ou largar, e se largar não vai pegar tão cedo. E para os americanófilos como o nobre Felipe CPS, reze para dar F-18 SH da minha parte eu oro para dar Rafale, e sem papo de que governo não tem dinheiro, pois quem vai pagar mesmo somos nós povo brasileiro.
Abraços a todos.