Helicópteros: primeira parcela será liberada este mês

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Primeiros helicópteros chegam no final de 2010

O Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, disse que o pagamento da primeira parcela do contrato de compra de 50 helicópteros franceses, no valor de R$ 250 milhões, deve ser liberada ainda este mês. Segundo ele, as Forças Armadas vão receber os três primeiros aparelhos EC 725 Super Puma (sic), comprados da Eurocopter, controladora da Helibrás, até o fim do próximo ano.

O valor da primeira parcela corresponde a 5% do total do contrato (€1,89 bilhão ou R$ 5,9 bilhões) e funciona como um sinal ou “down payment”. A autorização para o pagamento foi publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de junho. A segunda parcela do contrato, correspondente a 10% do valor do contrato, está prevista para sair até março de 2010, mas ainda depende de financiamento, de acordo com Saito. No próximo ano, segundo o comandante, serão liberados mais R$ 750 milhões.

O Comando da Aeronáutica é o responsável pelo gerenciamento do contrato com a Eurocopter. O contrato foi assinado pelo governo brasileiro em dezembro do ano passado. Saito disse ainda que as primeiras seis a oito aeronaves serão montadas na França e as demais no Brasil, de acordo com o projeto de nacionalização acordado entre a empresa e o governo.

Pelo cronograma de entregas, cada Força receberá uma aeronave em 2010. Em 2011, a Eurocopter entregará para a Força aérea Brasileira (FAB) o primeiro dos dois modelos Vips que serão destinados ao transporte de autoridades do governo. Esses helicópteros, segundo informou o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), vão substituir o modelo atual, uma versão mais antiga do Super Puma. A conclusão das entregas está prevista para 2016.

O projeto prevê a produção gradual dos helicópteros no Brasil até atingirem um índice de 50% de conteúdo nacional, num prazo de seis anos. A manutenção e o reparo dos componentes mais críticos, como motores, trem de pouso, aviônicos e caixas de transmissão também serão feitos no Brasil.

O investimento da empresa no desenvolvimento e industrialização dos helicópteros EC-725 no Brasil estão estimados em € 150 e € 200 milhões, respectivamente. O EC-725 é um helicóptero biturbina, de médio porte, com capacidade para transportar dois pilotos e mais 29 passageiros.

O modelo já foi adotado pelo governo da França em operações especiais e diversos operadores offshore. Entre as principais missões que o modelo pode desempenhar estão transporte tático de tropas e aeromédico, busca e salvamento, apoio logístico em missões navais e transporte de autoridades governamentais. Com a fabricação e manutenção dos EC 725, a Helibrás terá que dobrar o número de funcionários em sua fábrica de Itajubá. Atualmente, a empresa conta com um total de 307 empregados.

O projeto dos novos helicópteros também resultará na criação de um novo pólo de produção aeronáutica no país. A Helibrás já está negociando a participação da cadeia industrial nacional no projeto, como parte de um acordo de “offset” (contrapartida comercial), que também prevê a transferência de tecnologia. As empresas brasileiras capacitadas no programa também poderão exportar seus produtos para outros helicópteros fabricados pela Eurocopter.

FONTE: Virgínia Silveira;Valor Econômico

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Igo

Não é Super Puma, é Super Cougar. Favor alterar.

Abraços

Renato

Ainda acho que o Tiger deveria ter sido incluido no pacote com o mesmo tipo de trasnferencia de tecnologia(produção, adequação e manutanção)
tornaria mais facil a logistica.

Mauricio R.

“A manutenção e o reparo dos componentes mais críticos, como motores, trem de pouso, aviônicos e caixas de transmissão também serão feitos no Brasil.”

Não mudou nada isto já acontecia anteriormente, a unica diferença é a aviônica pois a original da Sagem não teve TT, então acochambraram uma da Elbit.

Alexandre G.R.S.

Existem algumas duvidas minhas com relação à compra dessas aeronaves de asas rotativas. 1° Tirando o fato de essas aeronaves serem no “estado da arte” e preparadas para operar nas modernas TO´s da atualidade, nãoseria mais viável para o Brasil adquirir os Sikorkys S-70? até porque o tipo ja foi provado no ambiente Brasileiro e se saiu muito bem. 2° Não existiam planos de reequipar outros esquadrões com o S-70? como ficaram esses planos? 3° Tirando o esquadrão Puma, que já opera aeronaves da mesma familia das ora adquiridas (uma geração anterior é claro) que outras unidades operarão esses vetores?… Read more »

Alexandre G.R.S.

Não sei… alguma coisa não me cheira bem… espero que seja só impressão mesmo…

RdoCosta

Tem muita coisa errada neste contratos no tocante ao prazo de entrega. Vão passar quantos anos mesmos para entregar estes aparelhos? Fico aqui me perguntando, se o brasil se envolver nun hipotético conflito, cade estes helicopteros?

FD

Atualmente a FAB operar Esquilo Mono, Bi, Super Puma, Huey, Black Hawk, o novo executivo do Lula cujo o nome não me recordo e futuramente o Mi-35.
Daqui para o recebimento de todos os Super Cougar, todos os Huey e Super Puma deverão dar baixa.

RdoCosta

Gostaria de perguntar, sei que isto é algo hipotético, mas porque o Brasil não compra helicopteros KA-50? Isto não seria uma opção formidável para enfrentar os existentes no cenario americano?

Felipe Cps

Alexandre G.R.S.: salvo engano a FAB quer aposentar os Huey. Sds.

RdoCosta

digo… enfrentar os tanques pesados existentes na america do sul??

Alexandre G.R.S.

Então com a aposentadoria dos Huey, operariamos: equilos bi e mono, cougars, black hawks e Sabres.
É a turma de logistica da FAB com certeza será uma das mais capacitadas do mundo rsrsrs.
Brincadeiras a parte, espero que consigamos criar uma rede de suporte para a frota de vetores rotativos.
Nada há nada de mais pior termos aparelhos novos e capazes “groundeados” por falta de apoio logistico.
Será realmente um desafio. Sem falar na adequação doutrinaria para a melhor e eficaz operação desses vetores.

Marcelo Tadeu

Felipe cps, vai aposentar mesmo e trocar por Blackhawks.

Alexandre GRS, o Esquadrão 3º/8º sediado na BAAF, que hoje opera os Super Pumas, será transferido para Anápolis e operará as duas versões. Outros Cougar serão distribuídos em Manaus e Santa Maria. Não há nenhum problema em operar H-60 e Cougar juntos, são modelos que se complementam. E pelo amos de Deus, será que ninguém consegue ser mais otimista neste país, tudo cheira mal, o pessoal deveria ir a um Otorrinolaringolorogista!!!

Alexandre G.R.S.

Perdão e a aposentadoria dos S. Pumas como supracitado pelos colegas.

Alexandre G.R.S.

Marcelo Tadeu.

Não é questãod e ser pessimista. Mas sim realista. Nada vem de graça. Tudo, na verdade, é politica de interesses. Então ok. Como falei, espero que seja somente uma impressão minha. Mas… Como Papai Noel não existe, Fusca não é carro, e Caixa Economica não é banco…
(desculpem-me a ironia rsrsrs)

brazilwolfpack

Algo interessante,do site vootatico.com… Mi-24 polonês abatido no Afeganistão quinta-feira, agosto 6, 2009 Eu encontrei a notícia no MP.net e ela faz referência a uma outra, de um jornal polonês. Não encontrei qualquer referência em outros sites de notícias. O texto do jornal é confuso (ou melhor, a tradução do Google é confusa). Diz que no dia 31 de julho, um Mi-24 teve seis impactos de projetis de metralhadora pesada (provavelmente .50 pol ou 14,5 mm) no cone de cauda e que um motor e depois o outro apagaram. A lógica diz que impactos no cone de cauda não causam… Read more »

Felipe Cps

Alexandre G.R.S.: “Como Papai Noel não existe, Fusca não é carro, e Caixa Economica não é banco”… ahuahuahuahuahuahuahua…

Pior parceiro, é que o EB ainda opera o Pantera e (também) o Esquilo, e a MB s.m.j. ainda outras aeronaves, inclusive o Seahawk.

Ou seja: nota ZERO em economia de escala para nossas FFAA… E haja mecânico especialista…

Abs.

Henrique

A atençao está toda voltada para o programa de submarinos, mas o custo desses helicopteros também é estratosférico, acima de 30 milhões de euros. Um absurdo, sendo que o mesmo modelo foi adquirido a poucos anos por um valor unitário próximo de 12 milhões de dólares. Ainda mais, ta sujeito ficar muito próximo do valor unitário de um gripen.
HELICÓPTERO COM PREÇO DE AVIÃO DE CAÇA.

Henrique

O valor unitário do super cougar é maior que o valor unitário do Su 30 negociados pela Russia com O vietnã.
Tb faço críticas a deistribuição desses helicópteros as 3 forças. Ao meu ver o transporte por asas rotativas deveria ser concentrado principalmente no exército. Com esses helicópetros eria possível formar pelo menos 4 regimentos heliportados. CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS.
MELHOR AINDA, SE FOSSE FEITO UMA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL SÉRIA, SERIA POSSÍVEL ADQUIR PELO MENOS 100 UNIDADES PELO MESMO PREÇO.

Igo

Não é Super Puma, é Super Cougar. Favor alterar.

Abraços

Renato

Ainda acho que o Tiger deveria ter sido incluido no pacote com o mesmo tipo de trasnferencia de tecnologia(produção, adequação e manutanção)
tornaria mais facil a logistica.

Mauricio R.

“A manutenção e o reparo dos componentes mais críticos, como motores, trem de pouso, aviônicos e caixas de transmissão também serão feitos no Brasil.”

Não mudou nada isto já acontecia anteriormente, a unica diferença é a aviônica pois a original da Sagem não teve TT, então acochambraram uma da Elbit.

Alexandre G.R.S.

Existem algumas duvidas minhas com relação à compra dessas aeronaves de asas rotativas. 1° Tirando o fato de essas aeronaves serem no “estado da arte” e preparadas para operar nas modernas TO´s da atualidade, nãoseria mais viável para o Brasil adquirir os Sikorkys S-70? até porque o tipo ja foi provado no ambiente Brasileiro e se saiu muito bem. 2° Não existiam planos de reequipar outros esquadrões com o S-70? como ficaram esses planos? 3° Tirando o esquadrão Puma, que já opera aeronaves da mesma familia das ora adquiridas (uma geração anterior é claro) que outras unidades operarão esses vetores?… Read more »

Alexandre G.R.S.

Não sei… alguma coisa não me cheira bem… espero que seja só impressão mesmo…

RdoCosta

Tem muita coisa errada neste contratos no tocante ao prazo de entrega. Vão passar quantos anos mesmos para entregar estes aparelhos? Fico aqui me perguntando, se o brasil se envolver nun hipotético conflito, cade estes helicopteros?

FD

Atualmente a FAB operar Esquilo Mono, Bi, Super Puma, Huey, Black Hawk, o novo executivo do Lula cujo o nome não me recordo e futuramente o Mi-35.
Daqui para o recebimento de todos os Super Cougar, todos os Huey e Super Puma deverão dar baixa.

RdoCosta

Gostaria de perguntar, sei que isto é algo hipotético, mas porque o Brasil não compra helicopteros KA-50? Isto não seria uma opção formidável para enfrentar os existentes no cenario americano?

Felipe Cps

Alexandre G.R.S.: salvo engano a FAB quer aposentar os Huey. Sds.

RdoCosta

digo… enfrentar os tanques pesados existentes na america do sul??

Alexandre G.R.S.

Então com a aposentadoria dos Huey, operariamos: equilos bi e mono, cougars, black hawks e Sabres.
É a turma de logistica da FAB com certeza será uma das mais capacitadas do mundo rsrsrs.
Brincadeiras a parte, espero que consigamos criar uma rede de suporte para a frota de vetores rotativos.
Nada há nada de mais pior termos aparelhos novos e capazes “groundeados” por falta de apoio logistico.
Será realmente um desafio. Sem falar na adequação doutrinaria para a melhor e eficaz operação desses vetores.

Marcelo Tadeu

Felipe cps, vai aposentar mesmo e trocar por Blackhawks.

Alexandre GRS, o Esquadrão 3º/8º sediado na BAAF, que hoje opera os Super Pumas, será transferido para Anápolis e operará as duas versões. Outros Cougar serão distribuídos em Manaus e Santa Maria. Não há nenhum problema em operar H-60 e Cougar juntos, são modelos que se complementam. E pelo amos de Deus, será que ninguém consegue ser mais otimista neste país, tudo cheira mal, o pessoal deveria ir a um Otorrinolaringolorogista!!!

Alexandre G.R.S.

Perdão e a aposentadoria dos S. Pumas como supracitado pelos colegas.

Alexandre G.R.S.

Marcelo Tadeu.

Não é questãod e ser pessimista. Mas sim realista. Nada vem de graça. Tudo, na verdade, é politica de interesses. Então ok. Como falei, espero que seja somente uma impressão minha. Mas… Como Papai Noel não existe, Fusca não é carro, e Caixa Economica não é banco…
(desculpem-me a ironia rsrsrs)

brazilwolfpack

Algo interessante,do site vootatico.com… Mi-24 polonês abatido no Afeganistão quinta-feira, agosto 6, 2009 Eu encontrei a notícia no MP.net e ela faz referência a uma outra, de um jornal polonês. Não encontrei qualquer referência em outros sites de notícias. O texto do jornal é confuso (ou melhor, a tradução do Google é confusa). Diz que no dia 31 de julho, um Mi-24 teve seis impactos de projetis de metralhadora pesada (provavelmente .50 pol ou 14,5 mm) no cone de cauda e que um motor e depois o outro apagaram. A lógica diz que impactos no cone de cauda não causam… Read more »

Felipe Cps

Alexandre G.R.S.: “Como Papai Noel não existe, Fusca não é carro, e Caixa Economica não é banco”… ahuahuahuahuahuahuahua…

Pior parceiro, é que o EB ainda opera o Pantera e (também) o Esquilo, e a MB s.m.j. ainda outras aeronaves, inclusive o Seahawk.

Ou seja: nota ZERO em economia de escala para nossas FFAA… E haja mecânico especialista…

Abs.

Henrique

A atençao está toda voltada para o programa de submarinos, mas o custo desses helicopteros também é estratosférico, acima de 30 milhões de euros. Um absurdo, sendo que o mesmo modelo foi adquirido a poucos anos por um valor unitário próximo de 12 milhões de dólares. Ainda mais, ta sujeito ficar muito próximo do valor unitário de um gripen.
HELICÓPTERO COM PREÇO DE AVIÃO DE CAÇA.

Henrique

O valor unitário do super cougar é maior que o valor unitário do Su 30 negociados pela Russia com O vietnã.
Tb faço críticas a deistribuição desses helicópteros as 3 forças. Ao meu ver o transporte por asas rotativas deveria ser concentrado principalmente no exército. Com esses helicópetros eria possível formar pelo menos 4 regimentos heliportados. CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS.
MELHOR AINDA, SE FOSSE FEITO UMA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL SÉRIA, SERIA POSSÍVEL ADQUIR PELO MENOS 100 UNIDADES PELO MESMO PREÇO.

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