Jato Phenom 300 segue firme rumo à certificação
Quinta aeronave, com interior completo, estará em exposição na LABACE 2009, em São Paulo
São José dos Campos, 12 de agosto de 2009 – Com o primeiro vôo da quinta aeronave Phenom 300, prefixo PP-XVM, realizado no dia 8 de agosto, o programa do jato executivo da categoria light dá mais um importante passo rumo à certificação. Essa aeronave, a primeira
configurada com interior completo, será exposta ao público durante a Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (LABACE), de 13 a 15 de agosto no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Os visitantes
poderão conhecer o volume de cabine e o conforto interno únicos na categoria.
Após esta exibição, o avião será utilizado para testes de confiabilidade e realizará a campanha de maturidade, quando importantes funcionalidades e características serão avaliadas, tais como abastecimento com ponto único, lavatório com higienização externa – único na categoria – e baixa altitude de cabine.
“Atualmente, a frota de quatro protótipos já acumulou mais de 850 horas de ensaios em vôo”, disse Maurício Almeida, Diretor de Programas de Aviação Executiva da Embraer. “Com a adição desta quinta aeronave, validaremos a robustez do Phenom 300 em condições normais de operação e o conforto superior de seu interior, projetado em parceria com o BMW Group DesignworksUSA.”
O primeiro protótipo (PP-XVI) está sendo utilizado para avaliações de qualidade de vôo e desempenho. Até o momento, a aeronave já realizou testes de vibração em solo, calibração do sistema anti-gelo, ensaios de combustível residual e finalização da configuração aerodinâmica, além de perda de sustentação (stall), ensaios de pouso e decolagem sob
condições de vento cruzado (cross wind), testes de vibrações em vôo (flutter) e de alta velocidade. O sistema anti-gelo foi submetido às condições de formação previstas e a aeronave está atualmente sendo avaliada em condições simuladas de gelo.
O segundo protótipo (PP-XVJ) realizou operações em pista molhada (water spray), teste de detecção de fogo no motor, avaliação de ruído externo, análise de controlabilidade do motor, expansão do envelope de Vmo (velocidade máxima operacional), extinção de fogo e partida em vôo do motor, ensaios de combustível e iluminação externa e está em fase final de testes do piloto automático. A aeronave encontra-se atualmente na Bolívia, executando ensaios de decolagem em altitude elevada. O avião também foi utilizado para coletar dados para o simulador de vôo que será certificado para treinamento de pilotos.
O terceiro protótipo (PP-XVK) completou os testes de comandos de vôo e está executando todos os ensaios necessários para dimensionar o desempenho em decolagem e pouso, incluindo avaliações da velocidade mínima de controle em vôo e em solo.
O quarto avião (PP-XVL) realizou com sucesso testes em campo eletromagnético de alta intensidade (High Intensity Radiated Field – HIRF), demonstração quanto ao efeito de raios, operação em baixas temperaturas (cold soak) e ruído externo. O avião foi também utilizado para validação do plano de manutenção e atualmente encontra-se envolvido em testes de ruído interno, entre outros.
Além das quatro aeronaves que realizam a campanha de ensaios em vôo, a Embraer está atualmente realizando testes estruturais em solo com corpos de prova dedicados.
Equipado com asas enflechadas e winglets de alto desempenho, o Phenom 300 tem indicado cumprir os objetivos de projeto, atingindo 833 km por hora ou 450 nós (KTAS) em cruzeiro e voando 3.334 km (1.800 milhas náuticas) com seis ocupantes e reservas NBAA IFR.
A campanha de certificação do Phenom 300 deve ser concluída no último trimestre de 2009, com as primeiras entregas sendo realizadas até o final do ano. Os jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300 possuem, em conjunto, uma carteira de pedidos firmes com mais de 800 aeronaves em todo o mundo.
FONTE: Embraer
Engraçado como um post importante como este não tem nenhum comentário. Qualquer outro assunto sensacionalista como o FX ou os SUB gera um alarde tremendo, ja uma vitória da industria nacional é deixada de lado.
Concordo Musashi, parabéns a EMBRAER
Musashi: EXATAMENTE. E, como bem lembrado pelo Ducca, nos comentários do post sobre a proposta de venda dos Mirage – F1 p/Argentina, ainda temos que agüentar alguns comentários antagônicos do tipo, como os abaixo citados…. F15: deveria estar no lugar do F-18, no FX-2; MiG35: melhor do que tudo o que já apareceu; F-16: os que foram adquiridos pelo Chile, são melhores do que o MIRAGE 2000; MI-35: é feio para chuchu e foi feito a marteladas; E agora o Mirage – F1 é melhor do que o MIRAGE 2000!!! É DOSE!!! Espero que essa novela do FX-2 ACABE DENTRO… Read more »
Engraçado como um post importante como este não tem nenhum comentário. Qualquer outro assunto sensacionalista como o FX ou os SUB gera um alarde tremendo, ja uma vitória da industria nacional é deixada de lado.
Concordo Musashi, parabéns a EMBRAER
Musashi: EXATAMENTE. E, como bem lembrado pelo Ducca, nos comentários do post sobre a proposta de venda dos Mirage – F1 p/Argentina, ainda temos que agüentar alguns comentários antagônicos do tipo, como os abaixo citados…. F15: deveria estar no lugar do F-18, no FX-2; MiG35: melhor do que tudo o que já apareceu; F-16: os que foram adquiridos pelo Chile, são melhores do que o MIRAGE 2000; MI-35: é feio para chuchu e foi feito a marteladas; E agora o Mirage – F1 é melhor do que o MIRAGE 2000!!! É DOSE!!! Espero que essa novela do FX-2 ACABE DENTRO… Read more »