uh-1y-foto-usn

Os três primeiros helicópteros Bell UH-1Y “Yankee”, integrantes do esquadrão HMM-163 do USMC, acabam de retornar de uma comissão de seis meses a bordo do USS Boxer (LHD-4).

Segundo informações da USN o desempenho do UH-1Y mostrou-se bastante superior ao “November” em vários aspectos, destacando-se a maior velocidade e o aumento do alcance.

uh-1y-painel-foto-northropgrummanA versão Yankee do famoso Huey possui 84% de suas peças em comum com o AH-1Z “Zulu”, que está substituindo o AH-1W Super Cobra.

As principais modificações são o novo rotor principal de quatro pás de material composto e o sistema do rotor modificado. Atualizações no motor e na caixa de trasmissão também foram feitas. O novo painel integrado é totalmente digital (ver imagem ao lado) e possui displays multifunção coloridos.

O USMC planeja possuir uma frota de 123 UH-1Y e 226 AH-1Z até 2021.

FOTO: USN / Northrop Grumman

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Modolo

Eles serão adquiridos ou elevados para o padrão?

Poggio

Modolo,

O programa é uma reconstrução das aeronaves existentes. Para maiores detalhes clique no link do texto acima.

Cmdt Oliveira.

Muito linda essa versão.

Mauricio R.

Esquece, remendão de “Sapão” nem pensar, melhor “Blackhawk” novinho em folha.

Fábio Max

O Huey II está aí, em franca operação, e pela excelência da aeronave, pelo jeito os EUA a querem ainda por muito tempo em sua FA, claro, não mais com as mesmas funções. O Brasil chegou a operar 50 Hueys. Hoje são em torno de 35, sendo que haverá a doação de alguns para os países limítrofes (3 para a Bolívia, por exemplo). Mas nada impede que modernize uma boa parte deles e os mantenha em operação em funções que lhes exijam menos esforço estrutural, até porque, esta notícia demonstra que ainda haverá peças e estruturas de manutenção por muitos… Read more »

Mauricio R.

Mas não precisa ser de uma vez, pode ser como está sendo feito, em doses homeopáticas já temos entre operacionais e encomendados, 27 UH-60/S-70; incluindo os 4 da MB.

Jaique Sparro

Vão doar pra Bolívia? Pq não doam pras polícias que estão precisando e muito de helicópteros?

BRASIL:UM PAÍS DE DOIDOS.

Nunão

Só para esclarecer:

Não se trata de remendos do Sapão nem Huey II, que são modernizações do UH-1H.

Trata-se, isso sim, da versão bimotor da família Huey, bem mais capaz que a monomotor, e agora mais ainda com essa modernização.

SERGIOCIN

Como menciona o Nunão, são células novas com dissipador de calor, Flir e avionica nova, entrem no site do fabricante. Essa é uma estrutura vencedora e versátil.

Fábio Max

Bem, se são células novas, então se explica a questão.

Mas nada impede que o Brasil modernize para esse padrão alguns de seus sapões e os utilize em missões mais…”leves”…

… e a noticia é esta mesmo, o Brasil deve doar 3 sapões para a Bolívia.

Mauricio R.

“…são células novas com dissipador de calor, Flir e avionica nova,…”

São um retrofit do UH-1N, e não do UH-1D/-1H/Bell 205/210, este helo era motorizado c/ PT-6 Twin Pack; versão militar do Bell 212.

Substituiram a motorização original pelas T-700 dos SeaHawk/BlackHawk, trocaram o rotor articulado bí pá por outro, novo rigido, quadrí pá e acrescentaram o glass cockpit, flir, etc…

jose carlos

Concordo plena mente com vc Jaique Sparro, ao invez de doalos a Bolivia eles poderiam ser mais aproveitados aqui mesmo no apoio ao Policiamento, Resgate Aeromedico e Apoio ao Bombeiro e a Defesa Civil,Transporte de Orgãos etc, apesar que comenta-se no meio aeropolicial que o SENASP iria doar uma aeronave para cada Estado vamos aguardar

Nunão

Só pra esclarecer, não escrevi que são células novas… Apenas chamei a atenção para a diferença entre a versão mostrada na foto e que é objeto da matéria,bimotora, e os Sapões da FAB, monomotores. A modernização que chegou a ser cogitada tempos atrás para o Sapão seria para o padrão Huey II, monomotor aperfeiçoado, e não para esse heli bimotor mostrado na foto…

Gosto muito da sinergia entre os UH-1Y (transporte e utilitários) e AH-1Z (ataque) no USMC, com grande comunalidade. Uma bela dupla.

Vinicius Modolo

Eles serão adquiridos ou elevados para o padrão?

Poggio

Modolo,

O programa é uma reconstrução das aeronaves existentes. Para maiores detalhes clique no link do texto acima.

Cmdt Oliveira.

Muito linda essa versão.

Mauricio R.

Esquece, remendão de “Sapão” nem pensar, melhor “Blackhawk” novinho em folha.

Fábio Max

O Huey II está aí, em franca operação, e pela excelência da aeronave, pelo jeito os EUA a querem ainda por muito tempo em sua FA, claro, não mais com as mesmas funções. O Brasil chegou a operar 50 Hueys. Hoje são em torno de 35, sendo que haverá a doação de alguns para os países limítrofes (3 para a Bolívia, por exemplo). Mas nada impede que modernize uma boa parte deles e os mantenha em operação em funções que lhes exijam menos esforço estrutural, até porque, esta notícia demonstra que ainda haverá peças e estruturas de manutenção por muitos… Read more »

Mauricio R.

Mas não precisa ser de uma vez, pode ser como está sendo feito, em doses homeopáticas já temos entre operacionais e encomendados, 27 UH-60/S-70; incluindo os 4 da MB.

Jaique Sparro

Vão doar pra Bolívia? Pq não doam pras polícias que estão precisando e muito de helicópteros?

BRASIL:UM PAÍS DE DOIDOS.

Nunão

Só para esclarecer:

Não se trata de remendos do Sapão nem Huey II, que são modernizações do UH-1H.

Trata-se, isso sim, da versão bimotor da família Huey, bem mais capaz que a monomotor, e agora mais ainda com essa modernização.

SERGIOCIN

Como menciona o Nunão, são células novas com dissipador de calor, Flir e avionica nova, entrem no site do fabricante. Essa é uma estrutura vencedora e versátil.

Fábio Max

Bem, se são células novas, então se explica a questão.

Mas nada impede que o Brasil modernize para esse padrão alguns de seus sapões e os utilize em missões mais…”leves”…

… e a noticia é esta mesmo, o Brasil deve doar 3 sapões para a Bolívia.

Mauricio R.

“…são células novas com dissipador de calor, Flir e avionica nova,…”

São um retrofit do UH-1N, e não do UH-1D/-1H/Bell 205/210, este helo era motorizado c/ PT-6 Twin Pack; versão militar do Bell 212.

Substituiram a motorização original pelas T-700 dos SeaHawk/BlackHawk, trocaram o rotor articulado bí pá por outro, novo rigido, quadrí pá e acrescentaram o glass cockpit, flir, etc…

jose carlos

Concordo plena mente com vc Jaique Sparro, ao invez de doalos a Bolivia eles poderiam ser mais aproveitados aqui mesmo no apoio ao Policiamento, Resgate Aeromedico e Apoio ao Bombeiro e a Defesa Civil,Transporte de Orgãos etc, apesar que comenta-se no meio aeropolicial que o SENASP iria doar uma aeronave para cada Estado vamos aguardar

Nunão

Só pra esclarecer, não escrevi que são células novas… Apenas chamei a atenção para a diferença entre a versão mostrada na foto e que é objeto da matéria,bimotora, e os Sapões da FAB, monomotores. A modernização que chegou a ser cogitada tempos atrás para o Sapão seria para o padrão Huey II, monomotor aperfeiçoado, e não para esse heli bimotor mostrado na foto…

Gosto muito da sinergia entre os UH-1Y (transporte e utilitários) e AH-1Z (ataque) no USMC, com grande comunalidade. Uma bela dupla.