Pilotos da FAB na Guerra das Malvinas?
Pesquisador brasileiro afirma que pilotos da FAB realizaram missões de patrulha e esclarecimento marítimo durante a Guerra das Falklands/Malvinas.
Reportagem feita pelo programa “Fantástico” em 1992.
COLABOROU: Vinicius Modolo
Senhores,
tudo apresentado nesta reportagem realmente são “fatos que aconteceram´´, agora é claro que o governo brasileiro não vai chegar e dizer isso textualemnte…
Grato.
Valeu Poggio!!!
Esse vídeo é interessante, mas como eu falei no tópico da outra matéria ele supervaloriza as informações.
Tem uma reportagem na Força Aérea que fala sobre o acontecido e não fala sobre brasileiros.
Os argentinos estavam qualificados para operarem os King Air B-200 da ARMADA, e com uma breve instruçaõ conseguiriam pilotar os Bandeirulhas sem problemas, e não como foi dito em um livro do autor necessitariam de 5 meses de instrução.
Lembro dessa reportagem. Mas os EUA também ajudaram os ingleses, por que não poderíamos ajudar os argentinos? Mas, afinal de contas, os bandeirulhas tiveram uso real, chegaram a identificar aviões e navios britânicos mesmo? Será que eles ajudaram no ataque ao Sheffield?
Não há nada demais! Como disse o Luiz Antônio Cavalcanti os EUA ajudavam a Inglaterra, nós deveríamos ter feito mais até!
Eu não creio que os brasileiros se envolveram tão afundo. Seria arriscar demais por muito pouco.
o probelma eh que a nossa _____ não é tão grossa como a dos EUA e as relações com a argentina estavam enfrentando uma fase de melhoras que só tinha 3 anos. Um tempo muito curto para dar tanta confiança.
Emprestamos 2 EMB-111, sem os SBAT-70 e sem pilotos. só
O conflito foi decisivo para o inicio da cooperação com a argentina e o fim da ditadura.
Tem uma edição da revista Força Área que fala que os aviões foram arrendados.
Numa matéria de uma revista especializada em aviação, foi escrito que o “empréstimo” dos Bandeirulhas provocou a chamada do diplomata brasileiro em Londres para que este desse “explicações” sobre o fato. Segunda a matéria, foi confirmado o “empréstimo”. E que, caso o Reino Unido se sentisse preterido de alguma maneria, o Brasil estaria disposto a lhes emprestar o mesmo aparelho também. O diplomata inglês ficou furioso! Não sei se o “causo” diplomático é verídico. Mas acredito ser bem possível que houvesse brasileiros entre as tripulações dos Bandeirulhas. Se estes eram militares ou civís, fica difícil de dizer. Mas de nada… Read more »
O caso é real.
O embaixador brasileiro em londres foi convocado e disse isso mesmo, além do que não havia embargo de armas à argentina e o mesmo não se caracterizava como tal e sim como aeronave patrulha que não cumpre objetivos ofensivos.
O caso foi relato em dois livros do Moniz Bandeira e em uma dissertação de Mestrado de um cara que não me lembro o nome. vou tentar achar.
o nome do cara da dissertação:
TOMAZ ESPÓSITO NETO: A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA FRENTE AO CONFLITO DAS FALKLANDS/MALVINAS (1982.
Eu consegui uma copia digital com ele atraves do e-mail, quem quiser uma me manda um e-mail falecomovinas@gmail.com
Senhores,
tudo apresentado nesta reportagem realmente são “fatos que aconteceram´´, agora é claro que o governo brasileiro não vai chegar e dizer isso textualemnte…
Grato.
Valeu Poggio!!!
Esse vídeo é interessante, mas como eu falei no tópico da outra matéria ele supervaloriza as informações.
Tem uma reportagem na Força Aérea que fala sobre o acontecido e não fala sobre brasileiros.
Os argentinos estavam qualificados para operarem os King Air B-200 da ARMADA, e com uma breve instruçaõ conseguiriam pilotar os Bandeirulhas sem problemas, e não como foi dito em um livro do autor necessitariam de 5 meses de instrução.
Lembro dessa reportagem. Mas os EUA também ajudaram os ingleses, por que não poderíamos ajudar os argentinos? Mas, afinal de contas, os bandeirulhas tiveram uso real, chegaram a identificar aviões e navios britânicos mesmo? Será que eles ajudaram no ataque ao Sheffield?
Não há nada demais! Como disse o Luiz Antônio Cavalcanti os EUA ajudavam a Inglaterra, nós deveríamos ter feito mais até!
Eu não creio que os brasileiros se envolveram tão afundo. Seria arriscar demais por muito pouco.
o probelma eh que a nossa _____ não é tão grossa como a dos EUA e as relações com a argentina estavam enfrentando uma fase de melhoras que só tinha 3 anos. Um tempo muito curto para dar tanta confiança.
Emprestamos 2 EMB-111, sem os SBAT-70 e sem pilotos. só
O conflito foi decisivo para o inicio da cooperação com a argentina e o fim da ditadura.
Tem uma edição da revista Força Área que fala que os aviões foram arrendados.
Numa matéria de uma revista especializada em aviação, foi escrito que o “empréstimo” dos Bandeirulhas provocou a chamada do diplomata brasileiro em Londres para que este desse “explicações” sobre o fato. Segunda a matéria, foi confirmado o “empréstimo”. E que, caso o Reino Unido se sentisse preterido de alguma maneria, o Brasil estaria disposto a lhes emprestar o mesmo aparelho também. O diplomata inglês ficou furioso! Não sei se o “causo” diplomático é verídico. Mas acredito ser bem possível que houvesse brasileiros entre as tripulações dos Bandeirulhas. Se estes eram militares ou civís, fica difícil de dizer. Mas de nada… Read more »
O caso é real.
O embaixador brasileiro em londres foi convocado e disse isso mesmo, além do que não havia embargo de armas à argentina e o mesmo não se caracterizava como tal e sim como aeronave patrulha que não cumpre objetivos ofensivos.
O caso foi relato em dois livros do Moniz Bandeira e em uma dissertação de Mestrado de um cara que não me lembro o nome. vou tentar achar.
o nome do cara da dissertação:
TOMAZ ESPÓSITO NETO: A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA FRENTE AO CONFLITO DAS FALKLANDS/MALVINAS (1982.
Eu consegui uma copia digital com ele atraves do e-mail, quem quiser uma me manda um e-mail falecomovinas@gmail.com