Mi-24 derrubado no Afeganistão?
Eu encontrei a notícia no MP.net e ela faz referência a uma outra, de um jornal polonês. Não encontrei qualquer referência em outros sites de notícias.
O texto do jornal é confuso (ou melhor, a tradução do Google é confusa). Diz que no dia 31 de julho, um Mi-24 teve seis impactos de projetis de metralhadora pesada (provavelmente .50 pol ou 14,5 mm) no cone de cauda e que um motor e depois o outro apagaram. A lógica diz que impactos no cone de cauda não causam fogo no motor. O piloto realizou um pouso de emergência e nenhum dos nove ocupantes morreu, mas houve perda total da aeronave.
A Polônia opera no Afeganistão aeronaves Mi-24V, a versão mais recente do Mi-24 (que é bastante parecida com o Mi-35). No Iraque, a Polônia estava operando com aeronaves Mi-24D, uma versão anterior. Os Mi-24V poloneses podem ser reconhecidos pela pintura verde (as versões anteriores eram camufladas) e, principalmente, pelo conjunto de optrônicos no nariz do helicóptero
FONTE: Marcus Piffer-Voo Tático
NOTA DO BLOG: “Voo Tático” é um blog produzido e administrado por Marcus Piffer. Piffer é piloto do EB e conhecedor profundo do assunto “asas rotativas”. Se você não conhece ou nunca visitou, fica aqui o nosso convite para dar uma passada por lá.
Lá vem a falação…
Fica difícil dizer sem saber a conjuntura dos fatos.
Será que os disparos não atingiram linhas de combustível fazendo a aeronave ter pane seca (apagamento de um motor e posterior apagamento de outro).
Será que não atingiu as linhas hidráulicas forçando o pouso da aeronave já com pouco combustível?
Ou será que os disparos (ou estilhaços) não atingiram também os motores? Lembrando que uma .50 e seus estilhaços fazem um tremendo estrago.
Ou será que não passa de lixo Russo ??? hahahaha
Calma, calma to brincando …
Bronco,
Acho que não hein………………
A notícia informa qu os impactos foram no cone de cauda, ou seja, não existe tanque ou mangueiras de combustível nesta parte de helis…
Pode ser que a info esteja errada, ou enganada…………
Se os disparos realmente atingiram o local descrito, talves tenha danificado o rotor de cauda, fazendo o heli se desestabilizar…….
Ma que é difícil os motores apagarem dessa forma, é…
Se não impossível…………
Mas como eu entendo “bastante” de helis, digo que é apenas uma teoria minha………….
Abraços.
Valeu pelo jabazinho, Poggio…
Saiu num outro jornal polonês (está lá nos comentários no meu site) que os impactos atingiram linhas do sistema hidráulico da aeronave no cone de cauda. A princípio, isso não é motivo para o apagamento dos motores.
Como o Bronco já falou, não dá para tirar conclusões sem saber a história como um todo. O interessante é que essa vulnerabilidade dos sistema hidráulico já havia sido notada na Chechênia.
uhm, será que a FAB está anotando as dicas e tentará reforçar o cone de cauda dos Mi35 que estão chegando?
Lá vem a falação…
Fica difícil dizer sem saber a conjuntura dos fatos.
Será que os disparos não atingiram linhas de combustível fazendo a aeronave ter pane seca (apagamento de um motor e posterior apagamento de outro).
Será que não atingiu as linhas hidráulicas forçando o pouso da aeronave já com pouco combustível?
Ou será que os disparos (ou estilhaços) não atingiram também os motores? Lembrando que uma .50 e seus estilhaços fazem um tremendo estrago.
Ou será que não passa de lixo Russo ??? hahahaha
Calma, calma to brincando …
Bronco,
Acho que não hein………………
A notícia informa qu os impactos foram no cone de cauda, ou seja, não existe tanque ou mangueiras de combustível nesta parte de helis…
Pode ser que a info esteja errada, ou enganada…………
Se os disparos realmente atingiram o local descrito, talves tenha danificado o rotor de cauda, fazendo o heli se desestabilizar…….
Ma que é difícil os motores apagarem dessa forma, é…
Se não impossível…………
Mas como eu entendo “bastante” de helis, digo que é apenas uma teoria minha………….
Abraços.
Valeu pelo jabazinho, Poggio…
Saiu num outro jornal polonês (está lá nos comentários no meu site) que os impactos atingiram linhas do sistema hidráulico da aeronave no cone de cauda. A princípio, isso não é motivo para o apagamento dos motores.
Como o Bronco já falou, não dá para tirar conclusões sem saber a história como um todo. O interessante é que essa vulnerabilidade dos sistema hidráulico já havia sido notada na Chechênia.
uhm, será que a FAB está anotando as dicas e tentará reforçar o cone de cauda dos Mi35 que estão chegando?