F-X2: Revista “Isto É” aponta detalhes das propostas
Após 15 anos de negociações frustradas, batalhas de lobbies das maiores potências bélicas do planeta e uma sequência interminável de testes e avaliações técnicas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, finalmente terá em mãos até o final da próxima semana o relatório completo para escolher quais serão os novos aviões superssônicos da Força Aérea Brasileira (FAB). Trata-se de um documento com mais de mil páginas com a análise completa das ofertas finais feitas pelos americanos da Boeing, que oferecem o F-18 Super Hornet; pelos franceses da Dassault, que produzem o Rafale; e pelos suecos da Saab, que concorrem com o Gripen NG. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende anunciar a escolha no dia 7 de setembro. Trata-se de uma decisão com perspectivas de longo prazo e efeitos na concepção estratégica da segurança nacional e no desenvolvimento tecnológico do País. Como tem alertado o ministro Jobim, a transferência tecnológica obtida com a compra dos aviões deve assegurar uma retomada da indústria bélica nacional, na tentativa de alçar o Brasil aos líderes mundiais do setor num prazo de três décadas.
Na semana passada, americanos, franceses e suecos entregaram à FAB a chamada “Best and Final Offer”, a melhor e última oferta, com a qual tiveram chance de melhorar suas propostas iniciais. A Dassault reduziu o preço do Rafale de 70 milhões de euros para 50 milhões de euros, se aproximando dos demais finalistas, o F-18 (US$ 55 milhões) e o Gripen (US$ 50 milhões).
A Boeing ampliou o pacote de compensações comerciais, industriais e tecnológicas. Os americanos propõem parceria com 45 empresas, enquanto os franceses visam à cooperação com 38 companhias ou entidades brasileiras. Na análise comparativa feita pela FAB, as três aeronaves se destacaram de diferentes maneiras, ficando F-18 e Rafale tecnicamente empatados. Equipado com componentes de quinta geração e armamentos de ponta, o caça francês saiu vitorioso no quesito tecnológico. O Super Hornet venceu na logística, pois suas peças e seus armamentos são mais baratos e fáceis de ser encontrados. O Gripen NG, por sua vez, ainda é um protótipo, o que colocou o avião sueco como preferido da FAB para o desenvolvimento do projeto desde sua fase inicial. Mas, para a cúpula da Defesa, não ter o aparelho completamente operacional é um problema. Assim como o fato de o Gripen NG apresentar diversos componentes de fabricação americana, portanto suscetível a embargo para a transferência tecnológica.
Com a balança pendendo para os franceses, o governo de Barack Obama lançou uma ofensiva para tentar reverter o jogo em prol do F-18. Na quarta-feira 29, desembarcou em Brasília o chefe do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, general Douglas Fraser, que esteve com representantes do Ministério da Defesa e das três Forças. Na terça-feira 4, foi a vez de o próprio conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, general James Jones, cumprir a liturgia de encontros a portas fechadas, primeiro com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e depois com Jobim.
A escolha do ministro da Defesa vai definir o futuro da indústria bélica nacional
“O presidente Obama quer que esse relacionamento cresça entre nossos países”, afirmou Jones. Nos encontros, o general americano ressaltou a necessidade de aprofundar a parceria militar bilateral. Ele entregou ao chanceler Celso Amorim uma carta em que a secretária de Estado, Hillary Clinton, garante que haverá total transferência de tecnologia ao Brasil. As palavras foram reiteradas pela subsecretária de Controle de Armamento, Ellen Tauscher, que integrou a comitiva. “Trata-se de uma oferta sem precedentes.” Ela esteve acompanhada do subsecretário de Estado de Defesa, Aquisição e Tecnologia, Ashton Carter. O problema é que, em termos de equipamentos de defesa, a lei americana não permite a transferência tecnológica a não ser que haja aval do Congresso. E isso vale mesmo que autoridades do Executivo prometam o contrário. Ao saber disso, o chanceler Celso Amorim ponderou sobre o embargo imposto pelos EUA à venda dos Super Tucanos da Embraer para a Venezuela em 2006, exatamente porque o avião brasileiro possui equipamentos fabricados nos EUA.
O relatório da FAB, embora seja conclusivo, não tem caráter decisório. Caberá a Lula e a Jobim a palavra final e escolher o Dia da Independência para o anúncio do caça escolhido pode indicar que de fato o Brasil está caminhando no sentido de adquirir conhecimento para fabricar suas próprias defesas.
Promessas De Última Hora
“Como você sabe, o Departamento de Estado é responsável por autorizar a venda e a exportação de artigos e serviços de defesa dos Estados Unidos. O Departamento de Estado examinou detalhadamente a proposta da Marinha dos Estados Unidos e apoia completamente a transferência de toda informação relevante e toda tecnologia necessária em apoio a essa proposta de venda. Além disso, acreditamos que a oferta da Marinha dos Estados Unidos preenche, e em muitas áreas excede, todos os requisitos técnicos da Força Aérea Brasileira. A Marinha dos Estados Unidos está oferecendo tecnologias e capacidades provadas em combate que, em outras partes da indústria da aviação internacional, estão ainda apenas nos estágios conceituais”
Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, em carta entregue a Celso Amorim
FONTE: Revista Isto É, via Notimp
Nada que um leitor um pouco antenado nas últimas notícias não teria escrito. Ao meu ver, as especulações continuarão mesmo depois de anunciado o vencedor do FX-2. Provávelmente, o caça escolhido será “malhado” pela imprensa “especializada”, seja ele qual for. Além do mais, a revista em questão, apesar de gozar de grande credibilidade, foi a mesma que divulgou o suposto acordo de compra da Saab pela Embraer.
Abraços, e que vença o melhor!
Cara Duvido que os EUA algum dia nos passara alguma tecnologia de um avião talvez do texan rsrrs
mais do f-18 nunca mesmo, pode dizer que a França não cumpra tbm mais talvez alguma coisa eles nos passe talvez que sabe pelo menos a tecnologia dos HUD’s deles já seria um grande avanço para nós, agora sobre o NG, o NG não é um projeto, porque ele nem passa disso se o Brasil entrar com Gripen ficara sem avião por muitos muitos anos
Uma coisa é certa. A FAB com seus requerimentos bem especificados conseguiu fazer com que os concorrentes fizessem uma redução substancial nos custos em sacrificar o programa.
A gora vamos esperar as contrapartidas e o repasse real de tecnologia.
Mas também não vamos ficar sonhando com 100% desta, quanto muito o Brasil terá entre 15 e 30% de repasse tecnológico e olhe lá!
Quanto aos códigos fontes ao que parece os participantes cederam totalmente.
… eu prefiro a França !
Uma coisa é certa. A FAB com seus requerimentos bem especificados conseguiu fazer com que os concorrentes fizessem uma redução substancial nos custos sem sacrificar o programa.
A gora vamos esperar as contrapartidas e o repasse real de tecnologia.
Mas também não vamos ficar sonhando com 100% desta, quanto muito o Brasil terá entre 15 e 30% de repasse tecnológico e olhe lá!
Quanto aos códigos fontes ao que parece os participantes cederam totalmente.
O que pesa muito para os Frances, é que a Dassault é uma das concorrentes da EMBRAER na aviação regional, se nós compramos o Rafale estaremos investindo em uma empresa que é concorrente da nosso. O Gripen NG é o melhor para a FAB e para a indústria nacional, como teremos acesso ao projeto do começo ao fim, o Gripen será mais adaptado ao nosso país.
Matheus! Não temos muitas escolhas, todos são nossos concorrentes em alguma área estratégica…
Revista Exame Decisão do FX-2 no Final de Setembro, Com Muitas Novidades A FAB afirmou que, somente no final de setembro sua análise final sobre o FX-2 será encaminhada ao ministério da Defesa. Tal análise englobará aspectos técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial e industrial, e transferência de tecnologia. O relatório da FAB poderá apontar um caça preferido ou apenas indicar vantagens e desvantagens de cada uma das aeronaves. A decisão será do presidente, com o possível aconselhamento do Conselho de Defesa Nacional (CDN). Essa decisão de adiamento da FAB deverá dar mais fôlego a suecos e americanos, pois Sarkozy… Read more »
Bem, até o final do mês de setembro ainda vai ter muito assunto.
Caso a EMBRAER se manifeste a favor ou contra um dos concorrentes a balança pode mudar.
Todos companheiros tem razão nas suas colocações, e o texto da revista Exame transcrito aqui no comentário do Sr. Cláudio é bem feliz, pois resume mais um fator que esta em jogo nessa disputa, como a possível venda dos Super Tucanos para Us Navy e marines, que tem grande chance de acontecer mesmo (eu diria 100%) se o F-18 for escolhido e a ironia que existe por de trás da escolha do Rafale, estaríamos ajudando a financiar a Dessault concorrente da Embraer. Mas informação interessante da “Isto É” é a redução do preço do Rafale para 50 milhões (mas reparem… Read more »
Prezados
Cada vez que leio a proposta francesa mais me convenço de que ela é realmente a melhor e entendo que qualidade de armamentos têm seu preço nada barato. Se a questão for somente financeira poderems ter uma barato muito caro
Sds
Os USA sabem que este é o momento para diminuir a potência francesa e sua influência.Vejam o que ocorreu com a Grã-Bretanha, perdeu muito de sua influência e território para os USA, e está querendo fazer isso com a França que se contrapõe à política norte-americana.
Abraço
Por questões financeiras
Penso que melhoraram muito as chances do Gripen pois eh a unica proposta que oferece real transferencia de tecnologia e o dominio completo da integracao de armas e sensores que a FAB tanto deseja. De acordo com a EMBRAER, soh se transfere tecnologia com a “mao na massa”, e, participando do PROJETO, Fabricacao, Montagem, etc. e etc. eh que realmente se ADQUIRE tecnologia. Finalmente o Gripen eh o unico que realmente temos condicoes financeiras de operar, manter, e pagar pelo sua hora de voo. Lembro que 120 a 150 aeronaves eh o proposito da FAB, com 36 iniciais. Fabricando-se 12… Read more »
meus caros, com 7 bilhoes eu comprava 100 sukhoi e muitos misseis e pronto!
Também torço pelo Gripen…..acho também que é o único que satisfaz os objetivos da FAB.
Que vença o Gripen, se isso não ocorrer, pelo menos que o vencedor agregue tecnologia ao nosso parque industrial.
MEU PAÍS deve ser autosuficiente em suas ARMAS.
Sei nao…mas acho que agora as cartas vao ser colocadas na mesa…se for coisa seria o pessoal do SH deve dar um sinal…em vez de avisar o congresso eles devem pedir autorização a venda e a a transferencia de tecnologias conforme especificado na proposta e chacelado pelo executivo…se não nada feito…
Srs. duas novas discussões se deram nesta semana: a primeira: a rusga entre brasileiros e americanos com relação as bases na Colombia, que pode não representar nenhuma ameaça, no entanto evidenciou a sempre desconfiança brasileira em relação aos yankees. Inclusive lembrado pelo ministro Amorin no caso dos ST. a segunda: o artigo trás uma nova visão comercial da FAB com relação à Dassault, demonstrando preocupação em alimentar o concorrente direto no mercado internacional, além do que já se tem falado em mais uma vitória francesa na marinha (as FREMM). Desta forma penso que o GRIPEN se torna a melhor escolha… Read more »
O gripen é uma piada… simplesmente não existe, desenvolver o gripen realmente nos traria muita tecnologia…será?? como todos ja falaram, “… ninguém transfere 100% da tecnologia…” pq a SAAB transferiria??? quanto ela gastou pra desenvolver o gripen??? se fosse tão facil desvincular as peças americanas por nacionais ou de outros nações pq a SAAB já não o fez, sabendo que poderia vender “a mosquinha” pra vários desafetos americanos sem se preocupar com os vetos deles??? …minha nosssa, a SAAB não tinha pensado nisso!?! hare baba!! (rá!) fato é… somente a Russia, EUA e França possuem este nivel de tecnologia, o… Read more »
só pra complementar…
eu gostaria que o rafale se desse bem nessa…Apesar de ser fã do SH.
apesar que gostar por gostar….gostaria de ouvir os 2 vencendo essa concorrência, visto as ótimas contra-partidas jamais oferecidas…..calma que já acordei!!! rsrsrsrsrs
grande abraço ao pessoal do blog.
O melhor para o Brasil seria, como disseram acima, comprar o caça americano ou francês e participar do projeto do Gripen NG, mas isso colocaria nosso país em uma saia justa, porque se pegasse o Rafale e o Gripen poderiamos ter um embargo dos componentes para o Gripen, mas se pegarmos o SH e Gripen não teria esse problema de embargo, mas isso poderia estragar nossa relação com a França, pois fizemos muitas parcerias com ela em equipamentos de defesa, helicopteros, submarinos, o casco do sub nuclear brasileiro e etc. Por isso acho que essa decisão vai demora pra sair,… Read more »
Como fazer para aproximar 50 milhões de euros (R$ 2,5) de U$ 55 milhoes (R$ 1,8)? Qual a mágica em reduzir de 70 (ou seria 90?)par 50 milhões o valor do rafeiou?
Nada que um leitor um pouco antenado nas últimas notícias não teria escrito. Ao meu ver, as especulações continuarão mesmo depois de anunciado o vencedor do FX-2. Provávelmente, o caça escolhido será “malhado” pela imprensa “especializada”, seja ele qual for. Além do mais, a revista em questão, apesar de gozar de grande credibilidade, foi a mesma que divulgou o suposto acordo de compra da Saab pela Embraer.
Abraços, e que vença o melhor!
Cara Duvido que os EUA algum dia nos passara alguma tecnologia de um avião talvez do texan rsrrs
mais do f-18 nunca mesmo, pode dizer que a França não cumpra tbm mais talvez alguma coisa eles nos passe talvez que sabe pelo menos a tecnologia dos HUD’s deles já seria um grande avanço para nós, agora sobre o NG, o NG não é um projeto, porque ele nem passa disso se o Brasil entrar com Gripen ficara sem avião por muitos muitos anos
Uma coisa é certa. A FAB com seus requerimentos bem especificados conseguiu fazer com que os concorrentes fizessem uma redução substancial nos custos em sacrificar o programa.
A gora vamos esperar as contrapartidas e o repasse real de tecnologia.
Mas também não vamos ficar sonhando com 100% desta, quanto muito o Brasil terá entre 15 e 30% de repasse tecnológico e olhe lá!
Quanto aos códigos fontes ao que parece os participantes cederam totalmente.
… eu prefiro a França !
Uma coisa é certa. A FAB com seus requerimentos bem especificados conseguiu fazer com que os concorrentes fizessem uma redução substancial nos custos sem sacrificar o programa.
A gora vamos esperar as contrapartidas e o repasse real de tecnologia.
Mas também não vamos ficar sonhando com 100% desta, quanto muito o Brasil terá entre 15 e 30% de repasse tecnológico e olhe lá!
Quanto aos códigos fontes ao que parece os participantes cederam totalmente.
O que pesa muito para os Frances, é que a Dassault é uma das concorrentes da EMBRAER na aviação regional, se nós compramos o Rafale estaremos investindo em uma empresa que é concorrente da nosso. O Gripen NG é o melhor para a FAB e para a indústria nacional, como teremos acesso ao projeto do começo ao fim, o Gripen será mais adaptado ao nosso país.
Matheus! Não temos muitas escolhas, todos são nossos concorrentes em alguma área estratégica…
Revista Exame Decisão do FX-2 no Final de Setembro, Com Muitas Novidades A FAB afirmou que, somente no final de setembro sua análise final sobre o FX-2 será encaminhada ao ministério da Defesa. Tal análise englobará aspectos técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial e industrial, e transferência de tecnologia. O relatório da FAB poderá apontar um caça preferido ou apenas indicar vantagens e desvantagens de cada uma das aeronaves. A decisão será do presidente, com o possível aconselhamento do Conselho de Defesa Nacional (CDN). Essa decisão de adiamento da FAB deverá dar mais fôlego a suecos e americanos, pois Sarkozy… Read more »
Bem, até o final do mês de setembro ainda vai ter muito assunto.
Caso a EMBRAER se manifeste a favor ou contra um dos concorrentes a balança pode mudar.
Todos companheiros tem razão nas suas colocações, e o texto da revista Exame transcrito aqui no comentário do Sr. Cláudio é bem feliz, pois resume mais um fator que esta em jogo nessa disputa, como a possível venda dos Super Tucanos para Us Navy e marines, que tem grande chance de acontecer mesmo (eu diria 100%) se o F-18 for escolhido e a ironia que existe por de trás da escolha do Rafale, estaríamos ajudando a financiar a Dessault concorrente da Embraer. Mas informação interessante da “Isto É” é a redução do preço do Rafale para 50 milhões (mas reparem… Read more »
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Cada vez que leio a proposta francesa mais me convenço de que ela é realmente a melhor e entendo que qualidade de armamentos têm seu preço nada barato. Se a questão for somente financeira poderems ter uma barato muito caro
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Os USA sabem que este é o momento para diminuir a potência francesa e sua influência.Vejam o que ocorreu com a Grã-Bretanha, perdeu muito de sua influência e território para os USA, e está querendo fazer isso com a França que se contrapõe à política norte-americana.
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Penso que melhoraram muito as chances do Gripen pois eh a unica proposta que oferece real transferencia de tecnologia e o dominio completo da integracao de armas e sensores que a FAB tanto deseja. De acordo com a EMBRAER, soh se transfere tecnologia com a “mao na massa”, e, participando do PROJETO, Fabricacao, Montagem, etc. e etc. eh que realmente se ADQUIRE tecnologia. Finalmente o Gripen eh o unico que realmente temos condicoes financeiras de operar, manter, e pagar pelo sua hora de voo. Lembro que 120 a 150 aeronaves eh o proposito da FAB, com 36 iniciais. Fabricando-se 12… Read more »
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MEU PAÍS deve ser autosuficiente em suas ARMAS.
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Srs. duas novas discussões se deram nesta semana: a primeira: a rusga entre brasileiros e americanos com relação as bases na Colombia, que pode não representar nenhuma ameaça, no entanto evidenciou a sempre desconfiança brasileira em relação aos yankees. Inclusive lembrado pelo ministro Amorin no caso dos ST. a segunda: o artigo trás uma nova visão comercial da FAB com relação à Dassault, demonstrando preocupação em alimentar o concorrente direto no mercado internacional, além do que já se tem falado em mais uma vitória francesa na marinha (as FREMM). Desta forma penso que o GRIPEN se torna a melhor escolha… Read more »
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O melhor para o Brasil seria, como disseram acima, comprar o caça americano ou francês e participar do projeto do Gripen NG, mas isso colocaria nosso país em uma saia justa, porque se pegasse o Rafale e o Gripen poderiamos ter um embargo dos componentes para o Gripen, mas se pegarmos o SH e Gripen não teria esse problema de embargo, mas isso poderia estragar nossa relação com a França, pois fizemos muitas parcerias com ela em equipamentos de defesa, helicopteros, submarinos, o casco do sub nuclear brasileiro e etc. Por isso acho que essa decisão vai demora pra sair,… Read more »
Como fazer para aproximar 50 milhões de euros (R$ 2,5) de U$ 55 milhoes (R$ 1,8)? Qual a mágica em reduzir de 70 (ou seria 90?)par 50 milhões o valor do rafeiou?