Exibição do Rafale ganha dois troféus no RIAT 2009
O capitão Cédric Ruet, piloto de Rafale do esquadrão 1/7 “Provence”, conseguiu dois troféus em suas exibições com a aeronave neste último RIAT (Royal International Air Tattoo), realizado em 18 e 19 de julho de 2009 em Fairford, Inglaterra: o troféu Sir Douglas Bader para o time com a melhor apresentação solo, prêmio que é concedido através do voto de um colegiado de oficiais de alta patente da RAF e da Royal Navy (Real Força Aérea e Marinha Real); e o troféu Royal Air Marshall Ben Crowley Millins, equivalente à votação do público.
A exibição contou com um público de mais de 20.000 pessoas, que também conferiram demonstrações de aeronaves como F-18 da Suíça, Finlândia e Espanha, Eurofighter da Inglaterra, F-16 da Holanda e Bélgica, Gripen da Suécia e Hungria, entre outros.
O capitão Ruet e sua equipe de mecânicos voltarão a representar a Força Aérea Francesa, no final do próximo mês de agosto, em apresentações na Rússia e na Polônia.
FONTE e FOTOS: Armée de l´air / Sirpa Air
Leia mais sobre o RIAT 2009 clicando nos links abaixo:
Parabéns pros franceses!
O Gripen NG não ganhou nada? Nem esteve na feira?
Ah é mesmo…num existe nem protótipo dele ainda…
hehehe
pra mim este caça poderia ganhar mais um prêmio: o prêmio de elegância aérea.
Como é elegante o Rafale, não?
Ao menos eu acho.
E com a configuração limpa fica mais bonito ainda.
abraços a todos
Fantástica fotos do futuro vetor da FAB. A Embraer que se prepare, pois vai ter que produzir estas fantásticas máquinas em suas plantas em Gavião Peixoto ou Botucatu.
Por qualquer ângulo que se olhe (ou analise), ele é imbativel diante dos demais conccorrentes do FX-2.
Como diria Obama: “ESTE É O CAÇA!
E que vença o melhor. Que vença o RAFALE.
Abraços!
Realmente ele é lindo!
Que tipo de troféus ele ganhou?
Excelente apresentação! Na ausencia do SU-35 que venha o RAFALE pra Fumaça. Agora pra FAB precisamos de um caça mais completo! hahaha
Fora Rafale!
É um belo caça, mas ainda assim prefiro o Gripen NG, pacote mais adequado a nossas realidades e necessidades
Sem os tanques subalares fica mais facil manobrar mesmo!
Musashi,
A descrição dos troféus está no texto e, na foto com todo o time, os dois troféus aparecem no chão.
Aproveitando, o capitão que pilotou na demonstração ganhadora dos troféus é o agachado, do lado direito.
Simplesmente o melhor caça do FX2
Brincadeiras a parte! hehe
Será que veremos esta apresentação no dia 7 de setembro?
Abs
Mais um modelito p/acrobacias, queria ver a paresentação com os tanques externos, pelo menos neste quesito, o Su leva vantagem, não tem aqueles trombolhos sob as asas.
Cultura inútil:
O Air Marshal Crowley-Millins pilotava Hurricanes na Batalha da Inglaterra no Squadron 242, sob o comando de Douglas Bader.
Como eu disse, cultura inútil.
Sds
Sera um erro imperdoavel para as geracoes futuras,colocarmos “todos os ovos na mesma cesta”.
Temos que ser prudentes e confiarmos no trabalho da FAB. Ela e a unica capaz de dizer qual dos avioes e o melhor para o Brasil e elaborar a lista de prioridades. Sao muitos profissionais experientes e de varias areas (engenheiros, logistica, manutencao, armamento, aviadores, etc.)trabalhando na Gerencia do FX2.
——- OFF TOPIC ———–
Srs. navegando por aí descobri um excelente material aos amantes da aviação de caças, em especial aos russofilos:
http://www.avidaebela.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=2731
Podem ir juntando grana pras proximas férias!
Abs
Rafale detonou o Gripen e o F-18, ambos serão sempre melhores em manobras que seus predecessores… o NG nunca será e o SH já comprovou que perde para o pai em manobrabilidade.
E isso meus amigos é natural! o Rafale é o melhor neste quesito, e será melhor nos futuros, com as versões F-3 e sucessoras… Radar AESA, Meteor, RCS menor, bom alcance, novo motor, um legítimo caçador, não um faz-tudo e nada bem feito… rsrsrs
Bonitinhas estas fotos do Rafaleco……
Mas quero ver com os “trocentos e quarenta” tanques externos e cheios, fazerem isto.
É apenas a minha opinião. Não precisam poluir o blog com críticas.
Nem dar oitocentas e uma explicações…. conheço o projeto e o bixinho. Acordei azedo hoje, vou tomar uma chá de cogumelos para desvirar a pá !!!
Sds.
Antes que falem mal do meu chazinho…… explico que, para nós, mestres Jedi e da espécie Ceveria (nasci no planeta Cevera)e não é nada estranho não. Também gosto de mastigar minha bengala gimer.
Quando vocês novecentos anos tiverem, entender também vão.
Desculpem o off topic….
Sds.
Olá pessoal,
Olha a apressntação aí ó :-
http://www.youtube.com/watch?v=md39xIKyO7c
e sem os inseparaveis tanques subalares … ficou até “bonitinho” rsrsrs
abc
Kaleu
Devo reconhecer … o Rafaleco “mandou bem” !!!
Aí vai a apresentação do Gripen Hungaro …
mandou bem tbm … dá a impressão que o Gripen faz as amnobras em maior velocidade … o que acham ?
http://www.youtube.com/watch?v=E5cbK54Mlt4
abc
Kaleu
No FX-2
Que vença o melhor … se for o Rafale o escolhido pela GPF-X2 e FAB … então que venhoam os rafalecos … será a parte hi e com a TT faremos um Rafale made-in-Brazil … mono-reator, com mais espeço pra combustíveis e D-link Suéco para fazer a parte lo …
tá bom ! delirei de novo ! rsrsrs
abc
Kaleu
Ainda considero o Gripen NG no páreo, más,
se é para “viajar”…
melhor ainda seria se depois da absorção de tecnologia com o Rafale, fizermos um caça de 5ª G !
Aí o Rafale ficaria como ‘low’ e o caça desenvolvido aqui seria o ‘hi’…
Wilson Johann em 27 jul, 2009 às 19:38
“Como diria Obama: “ESTE É O CAÇA!”
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……………………….
Comentario Na verdadde cada um tem suas preferencias.Desses tres que foi escolhido, eu tenho minha preferencia pelo Rafale,trata-se de uma avião que tem mais panos para as mangas. Deles podera sair variaveis,mais atualizados e com uma inrrestrita transfereencia Tecnologica.Mas quem tem os conhecimentos mais profunddo sobre ele é a FAB. temos que confiar na Instituição,que sempre foi muito correta com o nosso povo e sempre desejou o bem do país. Só peço a Deus que nada interfira em sua escolha.E que os politicos, que tambem é uma decisão politica tenha coerencia.Temos experiencia com nossos Miragem III quem uma bela historia… Read more »
Kaleu: não sabia que o Dassault Rafale voava sem os tanques sub-alares! 🙂
No mais, seria um ótimo caça para o Brasil, não fosse francês…
Franceses não são confiáveis.
Go Gripen!
Aliás, olha quem estava lá na RIAT 2009 também, fazendo tudo que Monsieur Rafale fez e com um motor a menos (e nem é o que virá pro Brasil, que será ainda melhor):
http://www.youtube.com/watch?v=Q-7iTnrEo2U&feature=related
Fora que, beleza por beleza, sou mais esse… Já perceberam como ele parece uma ponta de flecha, com aqueles canards grandões (tradição desde o Draken)?
Abs.
Wi, viajem por viajem … gostei mais da sua … vc deu a “valta ao mundo” …
Mais que seria D+ isso seria
abc
Kaleu
PS tbm prefiro o Gripen
Felipe,
Tbm fiquei “surpreso” … cara … não sabia que ele conseguia decolar sem os tanques … foi incrível ! rsrsrs
Que venham os Grifos …
abc
Kaleu
”Franceses não são confiáveis.”
Felipe Cps
Por acaso os estadunidenses e ou suecos(com tecnologia Made in Usa)são confiáveis?
Rafale é um vetor no início de operação, já o Gripen NG e o F18E/F Super Hornet são remendos de plataformas passadas.
Felipe e Kaleu;
Observem que a apresentação durou menos de 10 minutos, depois disso o RAFALE foi reabastecido. kkkk
Abs
A predileção do Felipe por americanos já é notória, General…mas como já mais do que desmentido em outros fóruns, sua desconfiança em relação aos franceses tem pouca senão nenhuma base concreta…a não ser que vc considere problemas diplomáticos de 300 anos atrás como representativos da política francesa atual…assim sendo, não podemos confiar nos alemães por causa do nazismo, right?
Rafale, DE LONGE o melhor concorrente no FX2 (se o Gripen não dependesse de equipamento americano, bien sûr) e atualmente um dos 5 melhores caças multi-role do mundo.
Ricardo GF: Ô meu querido, resolveu dar o ar da graça por aqui? Seja bem vindo. Abs.
PS: não tenho predileção por americanos não, rs. Só não confio em franceses mesmo…
Sonic Wings: kkkkkkkkkkk 🙂 Abs.
“Aliás, olha quem estava lá na RIAT 2009 também, fazendo tudo que Monsieur Rafale fez e com um motor a menos (e nem é o que virá pro Brasil, que será ainda melhor):” Felipe e kaleu, vcs tão brincando não é? me digam que vcs perceberam a grande diferença da apresentação superior do Rafale para o Gripen! pois é só isso que consigo enchergar, o Rafale abusa dos Gs em uma área muito menor, é nítida sua retomada superior (2 turbinas fazem diferença na disponibilidade instantenea), na verdade vi mais uma coisa, preocupante, a queima “medonha” na saida da tubeira… Read more »
hahahaha
Uma coisa todos que preferem o Rafale tem que admitir…ele aparece em fotos com mais tanques de comb sob as asas do que armas…rsrsrs…
O projeto do NG teve remendada sua capacidade de comb né? Reza a lenda que seu alcance aumentou 40%…
hahaha
Francisco AMX
Rapaz…resumiu tudo nesse post…
Um abraço!
Fco AMX, hahaha, mas o motor do Gripen NG não é o mesmo do Gripen C… Ademais, pelo Gripen C do vídeo ser húngaro (e não sueco ou brasileiros), não se pode dizer muita coisa sobre a manutenção do mesmo 🙂 … No mais, pra mim que não sou piloto nem engenheiro achei que os tais dois motores do Dassault não fizeram muita diferença não, rsrsrs…
Abraços broe…
O fogo na tubeira do Gripen pode ter sido provocado por um passarinho “sugado” pela entrada de ar, hehehe…O Gripen só mostrou capacidade de giro no eixo,agilidade e uma ridícula tentativa de se comparar aos Flanker”s com deslocamento com ângulo (no caso dos Su-27 de até 80°). Já o RAFALE demonstrou agilidade, potência e grande capacidade de manobra em alto G, incluindo curva fechadas. Os dois são excelentes aeronaves, e para fim de comparação no quesito manobra, as duas aeronaves deveriam realizar as mesmas manobras com o mesmo piloto. As demais aeronaves ficam prum próximo comentário,pois não as vi em… Read more »
Agora eu vi os videos do Eurofighter e do EF-18(da Espanha). Os dois se mostraram muito “pesados”, parecia que faltava potência no motor ou os pilotos estavam cautelosos demais. E percebi que todas as aeronaves citadas estavam tentando imitar o voo em ângulo dos Su-27, mas nenhum deles consegue, é claro, visto que, o Su-27 possui motores com empuxo vetorado, o que nenhum destes possui e executa a manobra com maior velocidade.
Wolfpack em 28 jul, 2009 às 12:51 Rafale é um vetor no início de operação, já o Gripen NG e o F18E/F Super Hornet são remendos de plataformas passadas. Caro Wol (posso chama-lo assim?) … tais enganado 1º vôo do Rafale foi 1986 (há 22 aninhos) foram fabricados assombrosos 68 unidades (até junho/2009), sendo 26 navais e 42 FA … certamente não tá em “início de operação” … quanto ao Gripen NG 1º vôo foi em 2008 … talvez se enquadre melhor como “um vetor em´início de operação” … o F-18 E/F início de operação em 1999 … ó !… Read more »
Sonic Wings … kkkkk … essa foi boa !
abc brow !
Kaleu
Fco AMX … vc precisa de um oftalmo !
Fco AMX,
… c/tanques subalares não sobra espaço pra misseis …
… tira os tanques não alcança o inimigo …
… põe os tanques, aumente o RCS e vira alvo …
… tira os tanques, melhora o RCS, mais tem que pousar …
Resumindo … operar esse caça é um jogo de xadrez … rsrsrs
abc Brow !
kaleu
Malabarismo até palhaço faz, He, He, He,
Kaleu, não entendi o oftalmo! 🙂 – tu não viu o combustível queimando fora do avião?? se for isso que tu te refere… No mais parabéns pela inspiração! nada como ter “adversários” inspirados! 🙂 Gostei do post posterior… sobre a autonomia do Franco! rsrsrs Ah, e o NG não existe, como pode ter voado em 2008? rsrsrs O Rafale é bom de malabarismo e o NG de ilusionismo! rsrrs Falando mais sério… não vou falar sobre o projeto dos caças pq vc tá cansado de saber qual o mais moderno… e não é o Draken II e nem o YF-17,… Read more »
Chico, tava me referindo a apresentação em sí … o Felipe Cps localizou um vídeo “melhor filmado” do que o que postei … dê uma olhada … o oftalmo foi porque vc disse “pois é só isso que consigo enchergar” rsrsrs Chicão, se o Rafale vier pelas razões “certas” quais sejam : custo, TT, off-sets, e sobretudo referendado pelo GPF-X2 … eu serei rafalense o resto de minha vida … e aí de quem falar mal dele … a briga é feia … rsrsrs só não pode vir por pressão política de mal intencionados … ou contra a vontade da… Read more »
bom dia pessoal..
q lindas fotos em.. tomara q os rafalito sejam o vencedor do fx..
os rafale p mim junto com o SU-35 sao os melhores caças de 4.5 geração..
ainda acho q o rafale ganha do SU..
abraço..
Kaleu, rsrsrs (sobre minha cegueira), sobre proposta de TT e off-set, agora falamos quase a mesma língua! Se vier por pressão, por esquema de favorecer apenas alguns e deixar a FAB em segundo plano… por ex. comprar o Rafale, e depois não ter verba para manter um mínimo de caças operacionais e efetivos, não adianta nada! tem muito mais coisas, mas fico cansado só de pensar, e acho que nós pensamos parecido neste sentido. Quando falo do Rafale, me mantenho apenas nas bases técnicas, atuais e futuras do vetor, não entro nos meandros de custo unitário e operacional, pois isto… Read more »
Kaleu: deixe de bullshit, vc está usando dois pesos e duas medidas na sua resposta…é verdade que o primeiro protótipo do Rafale voou em 1985/6, ASSIM como o protótipo do European Fighter Aircraft TAMBÉM voou em 1986…AMBOS têm a mesma origem, mas a França optou por sair do programa Eurofighter EXATAMENTE para desenvolver o Rafale…
Quanto ao SH, a MESMA história: seu modelo inicial, chamado Hornet 2 ou Hornet 2000, TAMBÉM foi criado em meados dos anos 80.