f-18-na-varanda

Já pensou em acordar em um domingão de manhã, ir calmamente à varanda para conferir o tempo e se deparar com um caça passando a poucos metros de onde você se encontra? Pois foi o que aconteceu em um condomínio em Detroit. Durante uma apresentação da Marinha dos EUA, o F18 fez um voo rasante que deixou moradores com o cabelo em pé!

“Não pude acreditar o quão baixo ele voava e o quão perto ele passou do meu apartamento. Tenho certeza de que o piloto acenou para mim”, disse um morador.

FONTE: Blog Page Not Found, de Fernando Moreira, do Globo

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Felipe Cps

Caraca, é de enfartar o cidadão, rsrs…

Raphael Barros

Eu acho que isso é montagem pois se um avião fizesse isso mesmo iria quebrar os vidros e poderia jogar o cidadão para fora do prédio.

FelipeTP

Eu achei estranho a foto. Estou achando tão desproporcional o tamanho do avião com o prédio. Mas muito interessante.

Alexandre Galante

Tem o detalhe de que as as tele-objetivas aproximam os planos, dando a impressão de que o avião está “colado” ao prédio.

Leigo

Já pensou em acordar em um domingão de manhã, ir calmamente à varanda para conferir o tempo e se deparar com um caça passando a poucos metros de onde você se encontra?

Na boa … Não tenho essa sorte [:D] hehehe

Marcos T.

É uma foto montada, ou o fotógrafo é filho do Mister “M”, porque para congelar uma imagem de um caça assim deste ângulo sem desfocar é muito dificil mesmo.
Não considerando oque o deslocamento de ar faria com as janelas do prédio.

gil

Se um avião desses fizesse uma curva dessas de grande inclinação à essa altura perderia altura tão rápido que bateria no chão… como se sustentaria??!!!

Boa…muito boa….mandem mais piadas!!!!

Abraço

X-nobe

Puta que pariu se isso aconteser com uma pessoa como eu ajo que tenho um orgasmo Háháháháháháháháháháhahahahahahahahahaha…….

Marcelo Tadeu

Concordo com o Galante, ele passou perto mas nem tanto, as lentes tendem a aproximar o fundo, por isso a impressão de que ele está muito perto, mas a foto por si ja é espetacular, já baixei pro meu pendrive.

gaspar

com aviao eu nunca acordei…
mas com os “Aguias” da PM sobrevoando o Paraisopolis eu acordo direto…
chega a tremer tudo…
nao faz muito tempo mas um aguia ficou na altura do meu andar, deu pra reparar ate na mira do fuzil, tamanha a proximidade…

uma pergunta, os helis mais modernos possuem algum tipo de “sensor de espaco” pra informar se ele “cabe” no local o qual ele deseja pousar/paerar ???
similar ao sensor de estacionamento dos carros…

Alfredo_Araujo

“gil em 15 jul, 2009 às 14:43
Se um avião desses fizesse uma curva dessas de grande inclinação à essa altura perderia altura tão rápido que bateria no chão… como se sustentaria??!!!
Boa…muito boa….mandem mais piadas!!!!
Abraço”

Um aviao nao consegue fazer um rasante desses curvando ao mesmo tempo ???

LBacelar

Boa montagem…

Se vcs repararem o piloto que está em segundo plano, parece ser do mesmo tamanho ou maior que o cidadão na varanda…

Tiago Jeronimo

É incrivel como temos mestres do photoshop aqui para só com uma olhada julgarem a foto montagem…

Tem que se rir mesmo.

Galante o mais perto dessa situação que eu chego é com o Helicoptero da Policia Rodoviaria Federal que insiste em dar uns rasantes sobre minha casa, é praticamente meu despertador pela manhã, Isso que dá morar perto da sede da PRF aqui. 😛

madvad

““gil em 15 jul, 2009 às 14:43
Se um avião desses fizesse uma curva dessas de grande inclinação à essa altura perderia altura tão rápido que bateria no chão… como se sustentaria??!!!
Boa…muito boa….mandem mais piadas!!!!
Abraço””

Sr.I Wannabe Engenheiro Aeronáutico, nunca deve ter visto vídeos de apresentações dos Thunderbirds,Blue Angels…ou nem sequer assistido Top Gun, na cena do rasante na torre..(só para facilitar o exemplo)

Tiago Jeronimo

E pros metidos a experts de fotografia e fotomontagem que estão dizendo que é montagem o Link pra noticia original.

http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1199341/Now-thats-I-fly-past-US-Navy-F18-streaks-past-apartment-block.html

gil

Alfredo Araujo

Eu acho que está muito baixo prá isso e sempre que se faz uma curva de grande inclinação perde-se altura rápidamente porque as asas perdem a sustentação….eu não sou piloto de jato, muito menos de um “foguete” como esse SH, se tiver algum colega que já pilotou um caça por aí vaí “matar” a dúvida rápidamente!!!

Abraço

Navegante

Legal! Ficou bom mesmo o fotoshop, nem eu conseguiria fazer melhor. Alias o cidadão nem tem cabelo pra ficar em pé…ehehe. Observem ele poarece que ta observando qualquer coisa, mas não avião. Pelo menos o sugeito poderia disfarçar, fazendo um gesto de assustado…ehehe

Alecsander

Já tive uma experiência parecida em março do ano passado, em uma certa manha eu sai para o quintal da minha casa, escutei um barulho e olhei para o céu, quando olhei para cima por três segundos e por muita sorte, deu pra ver nitidamente o Mirage voando bem baixinho. Depois de algumas horas deu a noticia no jornal local que um caça da FAB fez um vôo rasante e destelhou uma casa em Londrina interior do Paraná. Deveria ter sido o mesmo que eu vi naquela manha heim. Ainda bem que não aconteceu com a minha casa rsrsrsrsrs… Um… Read more »

Harry

Caros, o fotografo deve ter combinado com o piloto a hora exato da
passagem do caça. Deve ter combinado com o morador do prédio. Com o sindico do prédio,…
He, He,…
Abs.

Primo

já recebi um videozinho do youtube sobre um F16 fazendo razantes iguais a este no deserto do Iraque, sobre uma coluna de infantaria que se deslocava.

O F16 passa tão baixo que levantava a poeira e a ponta da asa estava facilmente a 2 metros do chão.

Quem estava filmando eram soldados da coluna de infantaria e aquilo não tem como ser montagem, caso contrário teriam que ter contratado o diretor de jornada nas estrelas para fazer o videosinho.

vou procurar o vídeo quando chegar em casa e tento postar por aqui o link.

Allan Cavalari

Bela imagem!!!
Realmente é estranho, o fotógrafo é rápido em?
Mas acho perfeitamente possível, devido ao explicado por Alexandre Galante.
Outra foto famosa pelo mesmo efeito é essa de dois jatos se aproximando ao mesmo tempo em duas pistas distantes:
http://www.guy-sports.com/fun_pictures/PlaneParallelSmaller.jpg

Mirage

Sim gaspar, existe um sensor sim… alias, vários… ta tudo dentrodo cérebro do piloto.

Saudações

Paulo Renato

Muito bonita essa foto !!!!

Excel

Como se mata uma vespa dessas????
Detefon??? Baygon???

Lucas Calabrio

Acho difícil os aviões que possuam asas em delta realizar manobra deste tipo em baixa velocidade

Lucas Calabrio

vi esra foto na uol não sei se tem 2 dias ou se foi ontem

Lucas Calabrio

correção: esra = esta

RJ

Adorava fazer esse tipo de foto, a quilômetros do objeto, com tripé, aproximando o plano dos objetos. Gostava de criar ondas gigantes no litoral, várias vezes maior do que a pessoa que parecia que ia ser engolida por elas. (e as ondas eram meras marolinhas, truque de câmera)
Agora, o cara deve ter tirado uma sequência de várias fotos, para poder capturar o momento exato.

Bela objetiva!

Alecsander

gil e companhia

Tem que se levar em conta que não é um jato comercial, tão pouco um Jumbo, é um caça super-sônico, uma aeronave de superioridade aérea. Ele tem capacidade de faser manobras muito mais arriscadas do que poça-se imaginar.

Um abraço.

gil

Alecsander

Boa oportunidade pra gente saber/ aprender como funciona a aerodinâmica do voo de um caça à baixa altura e porque a sustentação deles numa curva com este ângulo não é tão prejudicada…logo logo vai pintar um colega com o esclarecimeto…vamos sair desta com lucro…além da diversão..é claro!!!

Abraços

Sopa

Off= A PF tem grana o exercito não!

http://noticias.uol.com.br/album/090715aeronave_album.jhtm

Sds.

Hornet

Que foto legal! Muito boa!

alguém tem um chinelo? Ou um inseticida?…hehehe

Que baita “vespão”, sô!…

abraços a todos

gil

Mesmo não sendo o assunto deste post…vejam isto!!!!
….talvez o pessoal do Blog já vá comentar…impressionante..
a PF mais rápida do que as FAs…

http://noticias.uol.com.br/album/090715aeronave_album.jhtm?abrefoto=4#fotoNav=1

Abraços

Excel

Vendo a foto parece que ela é falsa pois parece existir uma desproporção muito grande entre o tamanho do edifício e o avião, mas estes aviões são muito maiores do que pensamos. Me lembro que a primeira vez que vi um F-4 fiquei impressionado com o tamanho do mesmo pois, era muito maior do que pensava que eram.

Alexandre Marlon

Andei dando uma olhada e o jogo de sombras parece estar meio estranho, para não falar que a claridade do lado onde a criatura tirou a pseudo foto, considerando que pelo ângulo de sombra feita pelos estabilizadores verticais(sei errei o nome daquelas coisas verticais que tem nas costas dos aviões, não é minha área) indica que o sol está de frente para o vivente que parece estar apreciando uma passagem em câmera lenta de um caça e que o fotografo estaria quase de frente para o sol ou em um angulo que incidiria maior luminosidade onde o fotografo está. Para… Read more »

Sopa

Que VANT é esse ?

Sds.

Hornet

um off-topic relacionado com o FX2: “Coggins, um dos executivos da Boeing que fazem plantão no Brasil nos últimos momentos da disputa pelo contrato da FAB, diz que as possibilidades de negócios para fabricantes de componentes brasileiros aumentará se a Boeing vencer. Numa comparação da força do mercado de origem da Boeing em relação aos concorrentes, o executivo argumenta que o mercado americano de defesa é “cem vezes maior que o sueco (Saab) e dez vezes maior que o francês (Dassault)”. http://netmarinha.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16772:boeing-promete-abrir-mercado-americano-&catid=15:outras&Itemid=7 Parece que a Boeing, nos últimos momentos, resolveu jogar todas as cartas na mesa. Será que a informação… Read more »

ferrazfa

Além do problema de sustentação, das vidraças, da aparente tranquilidade do observador na sacada do edifício, notem que a sombra projetado na cauda do avião, inexiste na marquiz do edifício… mas uma boa montagem..

Bosco

Gil, não sou expert mas talvez possa ajudar. De modo geral explicamos a capacidade de vôo pela característica da asa em prover uma menor pressão na parte de cima e uma menor pressão na parte de baixo. A isso damos o nome de sustentação aerodinâmica. Mas então como aviões voam de lado e de cabeça pra baixo? Porque existem outros fatores que não só o princípio da “sustentação aerodinâmica” responsáveis pelo vôo. As três leis de Newton e o “Efeito Coanda” devem ser observados para explicar integralmente a faculdade do vôo. Esse link é interessante e pode explicar melhor. (http://amam.forumeiros.com/iniciando-f2/porque-voa-principio-de-coanda-3-leis-de-newton-t60.htm)… Read more »

madvad

“Para não falar que o vivente está muito tranquilo e o som dar turbinas parece nem estar chegando nele.”

Alexandre Marlon, não sei se vc já presenciou uma passagem de caça em alta velocidade e baixa altura. O som vem bem depois da passagem do caça, e isso diferença vai aumentando de acordo com a velocidade.

Grifo

Especificações do F/A-18E: F/A-18E. Boeing F/A-18E Super Hornet * Tripulação: 1 * Comprimento: (m) 18,38 * Envergadura: (m) 13,62 * Altura: (m) 4,88 * Área da Asa: (m²) 46.45 * Motores/Empuxo: 2x F414-GE-400 (97.9 KN/cada) * Velocidade máxima: Mach 1.8+ (1,900 km/h) Então tem um monte de expert em fotografia e em aviação aqui né?? Ah presta atenção! O F-18 é projetado pra curvas com cargas de 9G! Ele tem alta performance! E a curva nem é tão baixa! Feliz o amigo ali em cima que citou as apresentações dos Thunderbirds e dos Blue Angels, sendo que estes últimos são… Read more »

Grifo

Ah, as especificações são pra quem criticou a proporção entre o tamanho do prédio e o do avião…

gil

Bosco, obrigado pela atenção… Quando a gente põe o avião prá voar de dorso a gente muda a atitude dele e empurra o manche prá frente e aí ele voa com a cauda abaixada, justo prá compensar o perfil normal das asas (pressão maior embaixo, com velocidade do ar maior e menor encima com velocidade do ar menor encima no voo normal). Já no voo de lado, não tem como evitar a perda de sustentação momentânea, o que pode compensar um pouco na trajetória é a inercia se a atitude for ascencional, isso circunstancialmente e por um trajeto curto…se demorar… Read more »

kaleu7

Gil, na sua opinião o avião tá parado no ar ?

então seria um “Super Hornecóptero” ?

Não cai não Gil, Fique tranquilo ! … avião voa, faz curvas e “geralmente” não se choca com o chão …

abraço
Kaleu

kaleu7

ô Pessoal … a sobra tá coerente … não sei onde vcs veem a tal montagem … e o “manézinho” que tá na sacada, provavelmente só viu o SH depois de alguns segundos de sua passagem … não acho qeu seja montagem …

Ei Hornet … tá bem na foto heimmm ??

“excrusive” tô achando que esse bichão pode estar “pintando” na nossa FAB …

abc
Kaleu

Hornet

“Super Hornecóptero” …kkkkk

Boa, Kaleu!!!

morri de rir…

abração

kaleu7

Amigo Hornet, Lí em outro forum que o GPF-X2 emitiu o relatório final para apreciação e votação do CND em 29/06/2009 e o parecer foi pela escolha do Super Hornet. Se tudo isso for verdade, me ocorre que a eliminação do Gripen NG, se explica pelos prazos estipulados pelo GPF-X2, 2.014, não há como os Suécos garantirem que o vetor estará pronto e operacional neste prazo … e não poderíamos por em risco a defesa do país … porém nada impede que o Brasil permaneça no projeto de desenvolvimento conjunto com a SAAB, adquirindo capacitação para desenvolvimento de um caça… Read more »

gil

Caro Kaleu Acho que vc está me entendendo…eu só estou procurando aprender mais…as minhas dúvidas são de um inocente que já voou planador (Blanik), Paulistinha, Corisco e só…portanto, estou longe de poder saber quais as reações aerodinâmicas de um caça voando a 350 kts suponho(portanto não está parado não!!!). Quem alguma vez curvou num avião, baixa inclinação (sem pedal só aileron) e com pedal e ailerons (grande inclinação) e prestou bem atenção no “climb” vai entender bem as minhas dúvidas….. Ocorre que mesmo um caça com todo aquele empuxo tem que seguir as leis de Newton, Bernouille, etc, como disse… Read more »

gil

Kaleu:

“… avião voa, faz curvas e “geralmente” não se choca com o chão …”

Esqueci de considerar que infelizmente o perigo mora geralmente no “geralmente”….determinado geralmente por erros humanos em exceder os limites das máquinas!!!

Abraço

karlus73

Em relação á fotografia do F-18. É real, para quem faz fotografia á muito, sei o que digo, é sim possível este tipo de foto. A história das sombras, está correcta aqui. Não sei a distância do fotógrafo em relação ao avião e apartamento, mas aponto que este fotógrafo tirou esta belíssima imagem foi com uma boa teleobjectiva, tipo um 500mm com duplicador ou conversor 2x e para poder tirar uma foto em movimento, a velocidade de obturação tem de ser elevada (caso contrario ficava desfocada). Nestes casos a lente tem de ser “luminosa” ou seja tipo uma 500mm 2.8… Read more »