Jobim parte para a França
Ministro da Defesa, Nelson Jobim (foto) viaja hoje para a França. Pretende fechar o acordo de compra de 51 helicópteros pesados Cougar EC-725, quatro submarinos convencionais e os contratos para a construção do casco de um submarino de propulsão nuclear. No dia 14, participa das comemorações da Queda da Bastilha (1789), início da Revolução Francesa. No dia seguinte, vai passear no caça Rafale, que os franceses também querem vender ao Brasil. Os brigadeiros-caçadores da FAB preferem o F-18 da Boeing norte-americana; os engenheiros, o protótipo sueco Gripen.
FONTE: Correio Basiliense
NOTA DO BLOG: A última frase é uma opinião do jornalista e, não necessariamente, uma verdade.
Essa decisão já está virando uma novela Mexicana do SBT, agora de qual será a preferencia que irá prevalecer, a do Jobim, da FAB ou dos Engenheiros e técnicos?
ahaha espero que prevaleça a do Jobim, ou se nao a dos engenheiros, F-18 nem pensar!!!!
pelo menos ele está agindo. Se não for o caça vai sai9r mais coisas.
Todo mundo que tem uma preferência por um dos caças, diz que essa preferência é a mesma dos pilotos da FAB…e que essa preferência não é a mesma do Jobim. qual o motivo disso? arrumar uma desculpa esfarrapada para o caso de seu preferido não ser o escolhido da FAB e do MD. Só pra dizer depois: “a escolha não agradou a FAB, foi uma escolha política”. Típico de quem quer arrumar confusão aonde não precisa. Pois é público e notório que a escolha será feita pelo MD, pela FAB e pelo Conselho Nacional de Defesa. A escolha será um… Read more »
Poggio,
Sobre o comentário do jornalista :
“Os brigadeiros-caçadores da FAB preferem o F-18 da Boeing norte-americana; os engenheiros, o protótipo sueco Gripen”.
Parece ser uma verdade, o comentário já surgiu anteriormente em outros fóruns. Assim como se diz “da preferência do MD e o do Lula pelo Rafale”.
Então…. voltamos a estaca zero. Tudo como dantes do país de abrantes…..
Sds.
Outra noticia publicada pela Bloomberg só que agora sobre o F-18 ,la diz que a Boeing tem acordo fechado com 27 empresas brasileiras incluindo a Embraer .
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601086&sid=an4rlqRq6eAk
O interessante da noticia é o comentário.
O jornalista AFIRMA
O interessante da noticia é o comentário.
O jornalista AFIRMA como sendo VERDADE as preferências.
QUAIS Brigadeiros ….? QUAIS engenheiros? do CTA? da FAB?
Essa afirmação é correta? Ao menos parece correta?
Ora! por isso que eu não compro mais jornal, revista.
Eu volto a dizer: é a opinião do cara (do jornalista, no caso) querendo se passar por uma vontade geral dos pilotos e tal. Não tem como saber qual é a opinião dos pilotos sem se fazer uma pesquisa com eles. Foi feita essa pesquisa? Se foi feita, que apresente-a então. Publica a pesquisa. Se não foi feita, um abraço. É opinião, que como eu disse tem o mesmo valor da opinião do Vesgo do Pânico. O mesmo vale para a suposta preferência dos engenheiros e tudo isso… E mesmo a preferência (já explicitada) do Jobim, não valerá de grande… Read more »
Baschera,
Quem espalha essa “notícia” é a mesma que diz isso nos blogs. Se liga…
Não existe essa coisa de informação privilegiada.
Um abraço,
50 % do que ouvimos é mentira, 50 % é meia-verdade.
Isso é briga de cachorro grande, esses caras jogam pesado, tem muita gente com segundas intenções.
Complementando o amigo Hornet, no que esta baseado a preferencia destes pilotos, engenheiros e coisa e tal? Qual contato que os mesmos tiveram com este equipamento? Ou estão se baseando no “Super Trunfo” como a maioria dos colegas aqui no blog. heheh
Amigo Sonic Wings, ele está baseado nas informações do “passarinho do Manfred”, aquele que dizia e garantia ter fontes no alto escalão da FAB e afirmava que o FX2 seria cancelado em dezembro do ano passado, devido a crise mundial. Ou então, ele está baseado na informação daquele “influente ofice-boy” da Embraer, que andou espalhando por aí que a SAAB seria comprada pela empresa brasileira. Ou então, ele está embasado nas mesmas fontes que deram o Rafale como expulso da concorrência da Ìndia, no mesmo dia em que começou a LAAD no Rio de Janeiro. e por aí vai. Ou… Read more »
“Os brigadeiros-caçadores da FAB preferem o F-18 da Boeing norte-americana”
Assistiram Top Gun demais……….No fundo……..Nao Ficamos Adultos So Ficamos Bobos Maiores…………….
Hornet, Poggio e Baschera,
Um oficial da FAB (nick – Caçador), afirmou que essa “briga” interna destro da FAB (Brigadeiros/caçadores X engenheiros) não existe … e foi plantada por pessoas que querem apenas tumultuar … porém, seria excelente usufruir das benesses políticas e econômicas advindas com a vitória do SH (KC-390 na USAF e ST na USNavy) … e podermos continuar no Projeto Gripen NG com a SAAB para fazermos um caça “made-in-Brazil”, seria ou não seria ? … fariamos o caça low da futura composição hi-lo …
o que acham amigos ? apreciaria seus comentários !
abraços
Kaleu
Há Hornet ! … esqueci … faríamos também os substitutos dos A-4Ms … não poderia ter esquecido de um detalhe tão importante !
abc
Kaleu
Kaleu, o que eu posso dizer é o seguinte: – em primeiro lugar: não ligo a mínima para boatos. – em segundo lugar: falta cerca de um mês para sabermos o vencedor do FX2, não quero que nada atrapalhe esse projeto que veio tão bem até aqui. – terceiro: quero que o Brasil faça a melhor escolha dentre os 3. Mas é necessário que essa escolha seja feita dentro do que está sendo requerido: a escolha de um caça para a FAB e de um parceiro estratégico. Mas apenas 1. A parceria requerida implica em confiança mútua. Senão, tratar-se-a de… Read more »
Kaleu, só pra complementar, em cima do que vc propôs. Se existir uma futura equação Hi-Lo na FAB (após a padronização dos meios requerida pelo FX2), só faz sentido se o “Low” for um caça de quarta geração e “Hi” de quinta ou mais geração. Senão não faz sentido nenhum uma coisa dessas. Ter o Super Hornet e o NG não acrescentaria em nada pra nós. São da mesma geração (ou serão, assim que o NG ficar pronto). E ainda complicararia a questão que a FAB quer arrumar justamente com a padronização de meios do FX2: o tormento da logística.… Read more »
Aposto uma Caixa de cerveja no Rafale.
Brincadeirinha. rsrsrs
Acredito que está mais para opinião do jornalista do que outra coisa, o Brasil está firmando um acordo estratégico com a França para reaparelhamento de suas forças. Os três vetores são excelentes mas acredito que o Rafale vença por estar começando sua operação nesta década, diferente do F18 Super Hornet. Já o Gripen NG é somente uma promessa hoje, e sua principal ativo é ter teconologia de motores, armamento e radar terceirizado a outros países (o que o coloca na minha opinião com o mesmo problema encontrado com o EF2000 Typhoon). Devemos lembrar que necessitamos de um caça multi-role (omnirole)… Read more »
Esta costura com a França já vem desde o Governo FHC quando recebemos por US$12 mil o PA-São Paulo. Naquela época a França estava no início de uma caminhada com as novas plataformas aéreas e navais. Portanto o Rafale está aí não por acaso. Tanto pelas suas qualidades como tanto pelas questões estratégicas.O processo caminhou muito bem até aqui e que seja assim até o fim. Concordo com o HORNET quando diz: “O Brasil irá escolher o parceiro estratégico adequado, tenho plena convicção disso. Qual será? Não sei. Mas no projeto FX2 só tem lugar para um único parceiro.” É… Read more »
Esta noticia pra mim é igual aquela das 32 fragatas, nossa imprensa
publica qualquer porcaria , os jornalistas pouco se importam com a fonte das informações, acredito eu que muitas vezes até forjam estas noticias.
” Os brigadeiros-caçadores da FAB preferem o F-18 da Boeing norte-americana; os engenheiros, o protótipo sueco Gripen.”
Só acreditarei nessa afirmação se apresentarem uma pesquisa seria
espero mesmo que prevaleça a ideia dos caçadores da FAB…f-18e/f
gripen é fraco e rafale é muito caro e tem manutenção cara. e ninguem quer esse caça….pq nós deveriamos querer.
O interessante é que até agora ninguém aqui refletiu sobre o seguinte: Por que ninguém quer o Rafale?
amigo gerson “ninguem quer esse caça”? E o NG então? Nem a Suécia seus país de origem sinalizou interesse em operá-lo…. Quanto a notícia para mim é pura especulação… Sempre tive o Rafale como peferencia pessoal(claro que isso não significa nada, pq sou leigo), mas nos últims tempos uma questão tem vindo á minha mente…já fechamos com os franceses os helis e os subs…não é arriscado fechar também os caças com um único “país fornecedor”? Não que eu caia nessa paranóia de que “os franceses não são confiáveis” que alguns amigos aqui do blog vem repetindo, afinal nesse mundo de… Read more »
EU SABIA Q SE FOSSE PELA PREFERNCIA DOS PILOTOS O HORNET GANHAVA FACIL. JA PELO LADO ECONOMICO DÁ GRIPEN. MAS COMO A DECISAO VAI SER POLITICA, É RAFALE NA CABEÇA!
QUE ME DESCULPEM OS ANTI-AMERICANOS, MAS NA PARTE TECNICA ELES SAO IMBATIVEIS. SAO MUITOS ANOS DE EXPERIENCIA EM COMBATE, NAO DA PRA COMPARAR!!!!
Volto a frisar aos amigos do Rafale, que procurem saber de todas as concorrências envolvendo material de defesa que a França participou, houve denúnciass envolvendo TENTATIVA de suborno ativo. PORQUE SERÁ? Vide o nosso caso com o SIVAM, anos atrás.O fato incontestável até agora, é que o avião NUNCA atuou em combate, NENHUM país até agora o comprou e o seu preço é o mais alto.
rsrsr…sobre o comentário do possível “racha” de preferências dentro da FAB, pode até não ser verdade…porém o reporter não me parece ser um especialista em assuntos de Defesa, nem vivenciar o dia-a-dia da FAB, alguém, possivelmente de “dentro” poderia ter “assoprado” para ele essa informação, se até aqui(mundo civil) cada um tem sua preferência por este ou aquele candidato, seria no mínimo intrigante que isto realmente não ocorra dentro da FAB, achar que em uma instituição cuja finalidade está relacionada diretamente com a atividade aérea com um universo enorme de participante, não haver preferência seria no mínico curioso.
Gripen protótipo??? o caça está em operação desde 1997 huahauhauhauhauaahauhauhauha
o Gripen C/D em operação desde 1997.
o GRIPEN NG não tem protótipo e nem a propria Suécia deve adquiri-lo
abs
Em cima de tudo o que já foi dito aqui entre boatos x notícias verdadeiras, comentários técnicos embasados x chutes desinformados com viés ideológico, etc… Fica assim a situação. F18-SH: Vem se em conjunto aos vetores vier um pacote por fora para as FA ( já se falou até em Kitty Hawk, o que pode ser uma arma fantástica na America do Sul, mas talvez um pesadelo operacional, principalmente pelos seus custos, fora as escoltas…) em contraponto a restrições de transferência de tecnologia.Financiamento com prazos/juros de mãe pra filho já foram levantados e pode pesar muito também. RAFALE: Será o… Read more »
Ai ,ai ,ai , meninos parem de falar bobagem, senão o titio aqui bota vocês de castigo sem ver TOP GAN, rsrsrs.
Saudações a todos.
Sério, acho absurdo gastarmos quase 92 milhões de doláres por cada Rafale que comprarmos. É só ver os A-4 Skyhawk da marinha, temos uns 5 de 23 aeronaves peracionais! O radar deles é o AN/APQ-145 com alcance médio de 34Km sem capacidade de guiagem de armas! Nem RWR possui! Aviônicos todos obsoletos.
Eles estão na fila de orçamento da marinha, rezando para que um dia, tenham uma atualização semelhante aos F-5E.
Sério, não vale a pena gastar 92 milhas pra cada Rafale com os nossos A-4 nesse nível abandonado.
será que ele vai pela air france??
Essa compra do Brasil ainda não sabe qual caça que vai comprar está me deixando velho demais. uma hora é Rafale outra F-18, GRIPEN está parecendo sexta-feira 13 nunca tem fim
Abraço
O preço do Rafale é entorno de 60 a 70 milhões de dolares, não sei de onde o pessoal tiro que o caça frances custa 70 milhões de euros, ou 90 milhões de dolares.
Alecsander,
eu particularmente não acho que nenhum caça saíra por menos de 150 milhões de dólares. A menos que o Governo Brasileiro cometa a asneira de comprar caças igual uma pessoa compra um automóvel.
Caças devem vir acompanhados de motores extras, armamento, peças de reposição, cabines de treinamento virtual, capacetes, trajes de vôo, etc.
Sem falar na infra-estrutura necessária, tanto pessoal como relativa a hangares, etc.
No frigir dos ovos os novos F-X2, se realmente vierem, sairão por algo em torno de uns 5 bilhões sendo otimista.
Um abraço.
Pessoal achei esse documentario sobre as incriveis capacidades do
Rafaele e seu exelente desempenho nas missões realizadas no afeganistão , nenhum caça de 4 geração tem um desempenho tão fantastico mesmo sendo um caça caro valerá cada centavo investido.
http://www.youtube.com/watch?v=Uv0iYRZ8ZgU
vale apena assistir!
Kaleu, Meu amigo, sei onde vc leu, sou membro sênior daquele fórum. Mas vc leu o post mais recente do colega “caçador”, piloto da FAB. Leia os outros, mais antigos. Principalmente os do Pepê. Lá, inclusive, existem boas pistas de dois membros da Gerência do Projeto FX-2, mas são antigas, pois eles não mais podem falar nada. Abrívio, Meu caro, fique com as suas opiniões. Eu fico com a minha. A coisa toda é vista desta maneira mesmo, bem dividida, mas quem vai dar a palavra final no relatório será o Brig. Saito. A FAB irá ao Conselho de Defesa… Read more »
Sendo um documentário de uma televisão francesa… era mau se dissesse mal… Preferia ver um de uma outra nação e documentasse como uma bom caça. Nesse caso tirava muitos docs de F18´s a descrevê-lo como um belíssimo caça sem igual… claro de TV´s ou produtoras americanas. Cada um vende o produto que tem, certo… Se caso vencer o FX2 não acredito na transferência total de tecnologia… é o caça mais avançado francês e o que vai ditar é os lobbies e não por ser melhor do que x ou y. Pelo menos que o Brasil tire o máximo de proveito… Read more »
A reportagem da Bloomberg, cujo link o colega André Castro postou acima, é muito interessante. Sugiro ler.
Só um trechinho interessante…..
“A big portion of the F-18 will be built here,” Albaugh, 58, said today in an interview in Brasilia. “For every dollar that goes toward that airplane, that money will come back to Brazil as manufacturing, software, avionics, and electronics.”
Sds.
E tem mais….. dos três caças cujas empresas fabricantes apresentaram suas últimas ofertas na BAFO, agora somente DOIS estão sendo avaliados. A informação é que um estaria fora da disputa.
Sds.
gerson
Na laad 2009 oq eu vi por parte dos nossos pilotos foi o contrario, eles mostraram muito mais interesse no gripen do que no Super hornet meu camarada, saiam elogiando muito o gripen e dizendo que são bem melhores de voar que o SH, ao menos no simulador que utilizaram, até eu voei os dois em seus simuladores e pude comprovar muito mais facilidade de operação no Gripen que no SH. Só faltou o simulador do Rafale que a Dassault não trouxe.
Baschera
Será que o SH sambou??? pq das propostas a mais fraca e menos consistente é a americana, que só emite a liberação de transferencia para analise depois da compra
Angelo, Vai saber….. ninguém quiz dizer quem ou qual deles “sambou”. Mas minha impressão é que a proposta dos USA não é ruim não, pelo que leio e aprendo por aí. Acrediro que a administração Obama está olhando para nós de maneira diferente. Aliás, lí a pouco uma reportagem do La Nacion que mostra justamente isto, que desde antes da II WW os USA preferiram maior contato e privilégios para com o Brasil do que com a Argentina, potência econômica e militar da AL na época. Matéria elucidativa e muito interessante mesmo….. Falando nisso, li agora á pouco que o… Read more »
Concordo plenamente com o Baschera neste ponto: “A FAB irá ao Conselho de Defesa Nacional com uma única palavra e preferência. Caberá ao CDN a escolha. E será política. Mas pode ser a mesma que a FAB escolheu.” Este é um ponto que precisa ficar bem claro. E a decisão no CDN precisa aer de comum acordo entre todos os membros. Não se trata de ter unanimidade, mas sim consenso. Caipira, o que vc pergunta eu responderia da seguinte maneira. Existe uma diferença enorme entre ter um mero fornecedor e ter um parceiro estratégico. Quem fica com medo do Brasil… Read more »
ops! correção: “a Suécia não tem status”…a Suécia não tem ESSE status…
Existe muita especulação em torno do custo unitário do Rafale. O naval que não é o que operaremos gira em torno de 92 milhões. A versão terrestre custa U$ 82 milhões. É 28 milhões mais caro que o Super Hornet, mas também é muito mais moderno. Se o país precisava de caças mais baratos, porque não selecionou candidatos pra isso? Agora é tarde pra reclamar, e cabe lembrar que não é o povo que decide isso, e nem mesmo a força aérea. Houve muitos lobbies se impondo nessa questão, no lugar do bom senso e dos aspectos técnicos e financeiros.… Read more »
Baschera,
Meu amigo, conta outra novidade que eu não saiba, pois essa que os “hermanos” tem inveja de nós eu sempre soube.
Mas, por outro lado, sempre admirei os pilotos argentinos que conseguiram fazer alguns milagres em 1982. Para esses, eu tiro meu chapéu.
abraços