Engraçado como depois da dupla Su-27/Mig-29 todas as outras demonstrações são entediantes…
O que realmente empolga nesse vídeo é o pouso. É excepcionalmente curto e sem nenhum para-quedas de frenagem ou reversor de empuxo. Realmente é o caça que a FAB precisa para operar fora das bases num futuro e inevitável conflito assimétrico pelas nessas riquezas.
Caro Clésio, De fato as manobras do Su-27/Mig29 são incríveis, lindas de se ver e empolgantes, … entretanto, se vc observar melhor verá que estes vetores manobram a velocidades infinitamente menores que as do Gripen, Rafale e Typhon … a grande área das asas somadas ao empuxo vetorado lhes permitem tais manobras a baixissimas velocidades, porém, isto é totalmente ineficiente em um combate, pois, manobrando em tais velocidades ficam totalmente sucetíveis a radares e misseis inimigos … Gostaria de ver os aviões russos manobrarem em altíssimas velocidades … o problema é que vão voar "pecinhas" para todos os lados …… Read more »
Caro Clésio, De fato as manobras do Su-27/Mig29 são incríveis, lindas de se ver e empolgantes, … entretanto, se vc observar melhor verá que estes vetores manobram a velocidades infinitamente menores que as do Gripen, Rafale e Typhon … a grande área das asas somadas ao empuxo vetorado lhes permitem tais manobras a baixissimas velocidades, porém, isto é totalmente ineficiente em um combate, pois, manobrando em tais velocidades ficam totalmente sucetíveis a radares e misseis inimigos … Gostaria de ver os aviões russos manobrarem em altíssimas velocidades … o problema é que vão voar "pecinhas" para todos os lados …… Read more »
Leigo
Visitante
15 anos atrás
Fizeram questão de ampliar a imagem no final para mostrar o pouso curto do caça … Muito legal.
FLIGHTER
Visitante
15 anos atrás
E este não é o NG!!!, que tem motor mais potente e SUPERCRUISE. Gostaria de ver o DEMO NG em manobra com carga total, mais mesmo assim ele impressiona pela agilidade.
Saudações a todos.
madvad
Visitante
15 anos atrás
Realmente, a única coisa que impressionou foi o pouso, bem curto mesmo, como manda a tradição sueca ..
Agora, em võo, senti falta daquela agilidade absurda, como a da demo do Rafale…sei lá…me pareceu um F-16 voando. Ágil sim, mas nada comparado com aquelas loucuras que vemos atualmente.
Caro madvad, sugiro uma visita urgente ao oftalmologista …
abraço
Kaleu
luis cutrim
Visitante
15 anos atrás
O NG é a evolução do Gripen C/D. Se o C/D faz isto, imaginem o NG. Mas esta demonstração certamente é para entisiastas da avição. Para profissionais o que interressa é o RCS do avião, a eletrônica embutida, custos de: aquisição, manutenção, ciclo de vida e hora de vôo. O Honet só usa armamento americano, o Rafale, armamento francês e ambos "poderão" usar o armamento eleito pela FAB desde que se pague pela integração destes. Pela proposta da SAAB, o Gripen E/F (F-39) será entregue à FAB pela EMBRAER com os armamentos da FAB INTEGRADOS. Por outro lado, o superior… Read more »
Sugiro a vc a leitura da edição nº 57 Abr/Mai … tem informações preciosas sobre o Gripen e tbm as impressões do Leta Piloto e Jornalista desta Revista …
Sugiro a vc a leitura da edição nº 57 Abr/Mai … tem informações preciosas sobre o Gripen e tbm as impressões do Leta Piloto e Jornalista desta Revista …
O NG, neste quesito, não tende a melhorar nada, pelo contrário, acho que será como o F-18 para o SH, o F-18 original é muito mais capaz em manobras que o SH, principalmente limpo, quando a potencia não é tão requerida, como neste vídeo. Agora discordo sobre esta demonstração ser intediante, o Gripen mostrou que é bem controlável, seu FBW é muito eficiente, é só ver o vôo lento, quase pindurado que ele faz, sem TVC isso não é fácil, o FBW trabalha no limite, quase estolando o caça… muito boa a apresentação! Diria ser intediante se fosse feito por… Read more »
marlos barcelos
Visitante
15 anos atrás
prefiro o rafale para a FAB, mas dizer que o gripen não é muito manobrável é demais, O gripen manobra igual aos mig-29, ele é considerado um caça supermanobrável, mais manobrável que o rafale e o f-18, mas é um caça monomotor de baixo alcance, por isso prefiro o rafale que possuirá um radar maior, tem mais potência, mais autonomia, e o sistema de guerra eletrônica é mais avançado, mas se fosse num combate a curta distância o gripen levaria vantagem.
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
O FX2 acabou e o vencedor é um delta projetado lá no extremo norte, que entrou quietinho, de fininho, o menos cotado e barulhento, e levou de novo, pela segunda vez consecutiva…
Pousando e decolando desse jeito vai "tocar o horror" nos patões russo-bolivarianos da Venezuela… Finalmente estamos bem servidos.
Se os Gripen NG-BR já detonam os SU-35BM da vida … o que não farão com os SU-30MKV daquela "anta bolivariana" ???
abraço
Kaleu
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Marlos, explica pq o Gripen é mais manobrável que o Rfale?
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Gripen? já chega a suína! 🙂
Carlos Augusto
Visitante
15 anos atrás
Continuo preferindo o Rafale, o Gripen até na questão de motor é pobre e muito pobre aja visto que o motor é americano e pode sofrer embargo a qualquer momento.
A FAB não pode ficar dependendo do humor do congresso americano.
Carlos Augusto
Visitante
15 anos atrás
Caro Francisco, concordo com você. "Gripen? já chega a suína!"
konner
Visitante
15 anos atrás
A capacidade de manobra desse caça é muito boa, sendo melhor que a do F-16. Mas as capacidades desse formidável avião não acaba ai. O Gripen é uma plataforma totalmente multifuncional desde o primeiro risco no papel. Tudo que você precisa está lá, voando com você, bastando apenas teclar para mudar de missão, — 'desde o primeiro risco no papel'. Essa capacidade é sem precedentes e com certeza uma excelente vantagem tática e comercial, facilitando um melhor custo benefício dessa aeronave. Outra grande vantagem do Gripen é a capacidade de arma-lo com uma enorme variedade de armas de diversas origens,… Read more »
Cabrito Alado
Visitante
15 anos atrás
Muito lindiuu.
Alecsander
Visitante
15 anos atrás
Que o Gripen NG vai ter uma capacidade de manobra muito maior doque essa isso vai, mais a verdade é que das três apresentações esta foi a que menos impogou. Mas não tem geito, que torce pro Rafale vai achar a sua apresentação melhor, quem torce pro F/A-18 Super Hornet, vai achar que e a melhor, e quem torce pro Gripen a mesma coisa.
KAKATUA
Visitante
15 anos atrás
cancela e volta pro fak fa p*rr*….!!!!!!!
marlos barcelos
Visitante
15 anos atrás
tanto o gripen quanto o rafale são bem mais manobráveis que os caças americanos, os f-22 e f-35 apesar de terem empuxo vetorado não sei se são mais manobráveis, o f-22 só consegue empuxo vetorado para cima ou para baixo, em treinamento de dogfighter o caça que consegue a curva mais fechada ganha o dogfighter, acho que os f-22 e f-35 perdem em manobralidade para os su-27 e mig-35, mas é superior aos demais neste quesito.
marlos barcelos
Visitante
15 anos atrás
Francisco AMX O caça mais manobrável do mundo até o surgimento do empuxo vetorado era o mig-29 russo, quando a Alemanha se unificou foi uma supresa muito grande o grau de manobralidade dp mig-29, a tal ponto que disseram que o caça era supermanobrável. O gripen em um documentário que eu vi conseguiu igualar a marca do mig-29 em termos de manobralidade, não creio que o Rafale também tenha atingido este ponto, e olha que eu prefiro o Rafale por outros fatores, mas o Rafale também é um caça extremamente manobrável, mas as vantagens do Rafale são maior autonomia, maior… Read more »
Acho que vcs não observaram a velocidade do gripen nas manobras, bem superiores aos do rafale e f-18, por isso precisa de mais espaço pra manobrar.
kaleu
Visitante
15 anos atrás
Impressiona não somente a alta manobrabilidade e pouso em pista curta … comparem a aterrizagem com as do F-18 e Rafale … pousa como uma "pluma" … extrema suavidade … acredito que leva o FX-2 …
abraços
Patriota
Visitante
15 anos atrás
O motor do Gripen pode até ter sido desenvolvido nos EUA, mas já falamos varias vezes que é fabricado sob licença na Suécia pela Volvo aero.
Agora pra quem tá falando que o motor do gripen é fraco aconcelho que assistam o video novamente e observem o momento da decolagem .
O gripen é a melhor opção para o Brasil
Caro Patriota, você acredita mesmo que esse motor sendo fabricado sob licença na Suécia pela Volvo aero, dá o direito a mesma de vender pra quem ela quiser??
Sinceramente eu também acredito em chapeuzinho vermelho e lobo mau.
Porque não conseguimos vender o Tucano para a Venezuela? Olha que de americano no Tucano só tinha os avionicos, já que o motor do mesmo é Canadense.
Caro Patriota, você acredita mesmo que esse motor sendo fabricado sob licença na Suécia pela Volvo aero, dá o direito a mesma de vender pra quem ela quiser?? Sinceramente não dá pra acreditar que os americanos iriam ser tão bonzinho assim, pensa um pouquinho sobre um contrato de aluguel de uma casa onde existe clausula que não permite uma sub-locação, agora imagina uma Turbina que vale infinitamente mais do que uma simples casa. Olha que uma negociação dessa é feita por governos, onde se conjectura todo o tipo de uso que o produto pode ter, e na mão de quem… Read more »
Caro Patriota, você acredita mesmo que esse motor sendo fabricado sob licença na Suécia pela Volvo aero, dá o direito a mesma de vender pra quem ela quiser??
Sinceramente eu também acredito em chapeuzinho vermelho e lobo mau.
Porque não conseguimos vender o Tucano para a Venezuela? Olha que de americano no Tucano só tinha os avionicos, já que o motor do mesmo é Canadense.
Caro Patriota, você acredita mesmo que esse motor sendo fabricado sob licença na Suécia pela Volvo aero, dá o direito a mesma de vender pra quem ela quiser?? Sinceramente não dá pra acreditar que os americanos iriam ser tão bonzinho assim, pensa um pouquinho sobre um contrato de aluguel de uma casa onde existe clausula que não permite uma sub-locação, agora imagina uma Turbina que vale infinitamente mais do que uma simples casa. Olha que uma negociação dessa é feita por governos, onde se conjectura todo o tipo de uso que o produto pode ter, e na mão de quem… Read more »
FLIGHTER
Visitante
15 anos atrás
Caça BOM é o que se voa, não pode e estar no hangar mais que no AR, se tivermos GRANA para voar com o RAFALE, que venha ele, se não, podemos ir de GRIFO que e um caça que tem baixo custo de hora de vôo, e estaremos bem armados, de F-5 já damos conta do riscado, pois o voamos com certa freqüência, imagine com o Gripen que é muito mais caça. Treinamento e perfeição, só se adquire com treinamento constante.
Saudações a todos.
kaleu
Visitante
15 anos atrás
Amigo Chico AMX … veja o "radarzinho" do Gripen NG …
Dos três concorrentes finalistas, o Gripen é o mais manobrável. E isso será mais evidente no Gripen E/F (ou Gripen NG), que dispões de mais potência com o aumento do peso vazio em apenas 200 kg! Os suecos realmente conseguiram uma grande façanha de engenharia, principalmente considerando que, com as modificações feitas na fuselagem, ganharam mais 40% de combustível transportado internamente. Com isso, o alcance de translado, por exemplo, passou de 3.200 km, para cerca de 4.100 km.
X-nobe
Visitante
15 anos atrás
Das três apresentações a do Gripen foi a unica que teve uma apresentação padrão, qualquer caça ate mesmo um MirageIII faz apresentações deste tipo. Ao contrario dos F-18 e Rafale, que fiseram manobras dificiliamas, que só caças de sua categoria o fariam. O Gripen só pode faser um pouço curto daquele por ser um caça muito pequeno e mais leve do que os outros, não por sua tecnologia, ao contrario de outros caças maiores que são bem grandes mas também podem realisar pouços curtos. Eu ja vi apresentações melhores na internet, se as escolha do FX-2 foce por apresentações, o… Read more »
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Pessoal, na boa, o Gripen não é mais manobrável que o Rafale, sem chance! nada nele diz que pode ser! leiam os números… Caças com canards ou TVC e FBW , com maior potência imediata, tem muito mais capacidade de manobra! o Rafale tem maior potência disponível, instantânea! são dois motores agindo "in time"…
Ô FELIPE CPS, quem autorizou vc a usar o meu capacete que uso no chat???? hehehehe
Clésio Luiz
Visitante
15 anos atrás
Engraçado como depois da dupla Su-27/Mig-29 todas as outras demonstrações são entediantes…
O que realmente empolga nesse vídeo é o pouso. É excepcionalmente curto e sem nenhum para-quedas de frenagem ou reversor de empuxo. Realmente é o caça que a FAB precisa para operar fora das bases num futuro e inevitável conflito assimétrico pelas nessas riquezas.
Leigo
Visitante
15 anos atrás
Fizeram questão de ampliar a imagem no final para mostrar o pouso curto do caça … Muito legal.
FLIGHTER
Visitante
15 anos atrás
E este não é o NG!!!, que tem motor mais potente e SUPERCRUISE. Gostaria de ver o DEMO NG em manobra com carga total, mais mesmo assim ele impressiona pela agilidade.
Saudações a todos.
madvad
Visitante
15 anos atrás
Realmente, a única coisa que impressionou foi o pouso, bem curto mesmo, como manda a tradição sueca ..
Agora, em võo, senti falta daquela agilidade absurda, como a da demo do Rafale…sei lá…me pareceu um F-16 voando. Ágil sim, mas nada comparado com aquelas loucuras que vemos atualmente.
luis cutrim
Visitante
15 anos atrás
O NG é a evolução do Gripen C/D. Se o C/D faz isto, imaginem o NG. Mas esta demonstração certamente é para entisiastas da avição. Para profissionais o que interressa é o RCS do avião, a eletrônica embutida, custos de: aquisição, manutenção, ciclo de vida e hora de vôo. O Honet só usa armamento americano, o Rafale, armamento francês e ambos "poderão" usar o armamento eleito pela FAB desde que se pague pela integração destes. Pela proposta da SAAB, o Gripen E/F (F-39) será entregue à FAB pela EMBRAER com os armamentos da FAB INTEGRADOS. Por outro lado, o superior… Read more »
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
O NG, neste quesito, não tende a melhorar nada, pelo contrário, acho que será como o F-18 para o SH, o F-18 original é muito mais capaz em manobras que o SH, principalmente limpo, quando a potencia não é tão requerida, como neste vídeo. Agora discordo sobre esta demonstração ser intediante, o Gripen mostrou que é bem controlável, seu FBW é muito eficiente, é só ver o vôo lento, quase pindurado que ele faz, sem TVC isso não é fácil, o FBW trabalha no limite, quase estolando o caça… muito boa a apresentação! Diria ser intediante se fosse feito por… Read more »
marlos barcelos
Visitante
15 anos atrás
prefiro o rafale para a FAB, mas dizer que o gripen não é muito manobrável é demais, O gripen manobra igual aos mig-29, ele é considerado um caça supermanobrável, mais manobrável que o rafale e o f-18, mas é um caça monomotor de baixo alcance, por isso prefiro o rafale que possuirá um radar maior, tem mais potência, mais autonomia, e o sistema de guerra eletrônica é mais avançado, mas se fosse num combate a curta distância o gripen levaria vantagem.
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
O FX2 acabou e o vencedor é um delta projetado lá no extremo norte, que entrou quietinho, de fininho, o menos cotado e barulhento, e levou de novo, pela segunda vez consecutiva…
Pousando e decolando desse jeito vai "tocar o horror" nos patões russo-bolivarianos da Venezuela… Finalmente estamos bem servidos.
Abraços.
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Marlos, explica pq o Gripen é mais manobrável que o Rfale?
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Gripen? já chega a suína! 🙂
Carlos Augusto
Visitante
15 anos atrás
Continuo preferindo o Rafale, o Gripen até na questão de motor é pobre e muito pobre aja visto que o motor é americano e pode sofrer embargo a qualquer momento.
A FAB não pode ficar dependendo do humor do congresso americano.
Carlos Augusto
Visitante
15 anos atrás
Caro Francisco, concordo com você. "Gripen? já chega a suína!"
konner
Visitante
15 anos atrás
A capacidade de manobra desse caça é muito boa, sendo melhor que a do F-16. Mas as capacidades desse formidável avião não acaba ai. O Gripen é uma plataforma totalmente multifuncional desde o primeiro risco no papel. Tudo que você precisa está lá, voando com você, bastando apenas teclar para mudar de missão, — 'desde o primeiro risco no papel'. Essa capacidade é sem precedentes e com certeza uma excelente vantagem tática e comercial, facilitando um melhor custo benefício dessa aeronave. Outra grande vantagem do Gripen é a capacidade de arma-lo com uma enorme variedade de armas de diversas origens,… Read more »
Cabrito Alado
Visitante
15 anos atrás
Muito lindiuu.
Alecsander
Visitante
15 anos atrás
Que o Gripen NG vai ter uma capacidade de manobra muito maior doque essa isso vai, mais a verdade é que das três apresentações esta foi a que menos impogou. Mas não tem geito, que torce pro Rafale vai achar a sua apresentação melhor, quem torce pro F/A-18 Super Hornet, vai achar que e a melhor, e quem torce pro Gripen a mesma coisa.
KAKATUA
Visitante
15 anos atrás
cancela e volta pro fak fa p*rr*….!!!!!!!
marlos barcelos
Visitante
15 anos atrás
tanto o gripen quanto o rafale são bem mais manobráveis que os caças americanos, os f-22 e f-35 apesar de terem empuxo vetorado não sei se são mais manobráveis, o f-22 só consegue empuxo vetorado para cima ou para baixo, em treinamento de dogfighter o caça que consegue a curva mais fechada ganha o dogfighter, acho que os f-22 e f-35 perdem em manobralidade para os su-27 e mig-35, mas é superior aos demais neste quesito.
marlos barcelos
Visitante
15 anos atrás
Francisco AMX O caça mais manobrável do mundo até o surgimento do empuxo vetorado era o mig-29 russo, quando a Alemanha se unificou foi uma supresa muito grande o grau de manobralidade dp mig-29, a tal ponto que disseram que o caça era supermanobrável. O gripen em um documentário que eu vi conseguiu igualar a marca do mig-29 em termos de manobralidade, não creio que o Rafale também tenha atingido este ponto, e olha que eu prefiro o Rafale por outros fatores, mas o Rafale também é um caça extremamente manobrável, mas as vantagens do Rafale são maior autonomia, maior… Read more »
marlos barcelos
Visitante
15 anos atrás
Acho que vcs não observaram a velocidade do gripen nas manobras, bem superiores aos do rafale e f-18, por isso precisa de mais espaço pra manobrar.
kaleu
Visitante
15 anos atrás
Impressiona não somente a alta manobrabilidade e pouso em pista curta … comparem a aterrizagem com as do F-18 e Rafale … pousa como uma "pluma" … extrema suavidade … acredito que leva o FX-2 …
Engraçado como depois da dupla Su-27/Mig-29 todas as outras demonstrações são entediantes…
O que realmente empolga nesse vídeo é o pouso. É excepcionalmente curto e sem nenhum para-quedas de frenagem ou reversor de empuxo. Realmente é o caça que a FAB precisa para operar fora das bases num futuro e inevitável conflito assimétrico pelas nessas riquezas.
Caro Clésio, De fato as manobras do Su-27/Mig29 são incríveis, lindas de se ver e empolgantes, … entretanto, se vc observar melhor verá que estes vetores manobram a velocidades infinitamente menores que as do Gripen, Rafale e Typhon … a grande área das asas somadas ao empuxo vetorado lhes permitem tais manobras a baixissimas velocidades, porém, isto é totalmente ineficiente em um combate, pois, manobrando em tais velocidades ficam totalmente sucetíveis a radares e misseis inimigos … Gostaria de ver os aviões russos manobrarem em altíssimas velocidades … o problema é que vão voar "pecinhas" para todos os lados …… Read more »
Caro Clésio, De fato as manobras do Su-27/Mig29 são incríveis, lindas de se ver e empolgantes, … entretanto, se vc observar melhor verá que estes vetores manobram a velocidades infinitamente menores que as do Gripen, Rafale e Typhon … a grande área das asas somadas ao empuxo vetorado lhes permitem tais manobras a baixissimas velocidades, porém, isto é totalmente ineficiente em um combate, pois, manobrando em tais velocidades ficam totalmente sucetíveis a radares e misseis inimigos … Gostaria de ver os aviões russos manobrarem em altíssimas velocidades … o problema é que vão voar "pecinhas" para todos os lados …… Read more »
Fizeram questão de ampliar a imagem no final para mostrar o pouso curto do caça … Muito legal.
E este não é o NG!!!, que tem motor mais potente e SUPERCRUISE. Gostaria de ver o DEMO NG em manobra com carga total, mais mesmo assim ele impressiona pela agilidade.
Saudações a todos.
Realmente, a única coisa que impressionou foi o pouso, bem curto mesmo, como manda a tradição sueca ..
Agora, em võo, senti falta daquela agilidade absurda, como a da demo do Rafale…sei lá…me pareceu um F-16 voando. Ágil sim, mas nada comparado com aquelas loucuras que vemos atualmente.
Caro madvad, sugiro uma visita urgente ao oftalmologista …
abraço
Kaleu
Caro madvad, sugiro uma visita urgente ao oftalmologista …
abraço
Kaleu
O NG é a evolução do Gripen C/D. Se o C/D faz isto, imaginem o NG. Mas esta demonstração certamente é para entisiastas da avição. Para profissionais o que interressa é o RCS do avião, a eletrônica embutida, custos de: aquisição, manutenção, ciclo de vida e hora de vôo. O Honet só usa armamento americano, o Rafale, armamento francês e ambos "poderão" usar o armamento eleito pela FAB desde que se pague pela integração destes. Pela proposta da SAAB, o Gripen E/F (F-39) será entregue à FAB pela EMBRAER com os armamentos da FAB INTEGRADOS. Por outro lado, o superior… Read more »
Caro luís cutrim,
Sugiro a vc a leitura da edição nº 57 Abr/Mai … tem informações preciosas sobre o Gripen e tbm as impressões do Leta Piloto e Jornalista desta Revista …
abraço
Kaleu
quero ver o gripen D/V/D o gripen blu/ray…rsrsrs
Caro luís cutrim,
Sugiro a vc a leitura da edição nº 57 Abr/Mai … tem informações preciosas sobre o Gripen e tbm as impressões do Leta Piloto e Jornalista desta Revista …
abraço
Kaleu
quero ver o gripen D/V/D o gripen blu/ray…rsrsrs
O NG, neste quesito, não tende a melhorar nada, pelo contrário, acho que será como o F-18 para o SH, o F-18 original é muito mais capaz em manobras que o SH, principalmente limpo, quando a potencia não é tão requerida, como neste vídeo. Agora discordo sobre esta demonstração ser intediante, o Gripen mostrou que é bem controlável, seu FBW é muito eficiente, é só ver o vôo lento, quase pindurado que ele faz, sem TVC isso não é fácil, o FBW trabalha no limite, quase estolando o caça… muito boa a apresentação! Diria ser intediante se fosse feito por… Read more »
prefiro o rafale para a FAB, mas dizer que o gripen não é muito manobrável é demais, O gripen manobra igual aos mig-29, ele é considerado um caça supermanobrável, mais manobrável que o rafale e o f-18, mas é um caça monomotor de baixo alcance, por isso prefiro o rafale que possuirá um radar maior, tem mais potência, mais autonomia, e o sistema de guerra eletrônica é mais avançado, mas se fosse num combate a curta distância o gripen levaria vantagem.
O FX2 acabou e o vencedor é um delta projetado lá no extremo norte, que entrou quietinho, de fininho, o menos cotado e barulhento, e levou de novo, pela segunda vez consecutiva…
Pousando e decolando desse jeito vai "tocar o horror" nos patões russo-bolivarianos da Venezuela… Finalmente estamos bem servidos.
Abraços.
Amigo Felipe Cps,
Se os Gripen NG-BR já detonam os SU-35BM da vida … o que não farão com os SU-30MKV daquela "anta bolivariana" ???
abraço
Kaleu
Amigo Felipe Cps,
Se os Gripen NG-BR já detonam os SU-35BM da vida … o que não farão com os SU-30MKV daquela "anta bolivariana" ???
abraço
Kaleu
Marlos, explica pq o Gripen é mais manobrável que o Rfale?
Gripen? já chega a suína! 🙂
Continuo preferindo o Rafale, o Gripen até na questão de motor é pobre e muito pobre aja visto que o motor é americano e pode sofrer embargo a qualquer momento.
A FAB não pode ficar dependendo do humor do congresso americano.
Caro Francisco, concordo com você. "Gripen? já chega a suína!"
A capacidade de manobra desse caça é muito boa, sendo melhor que a do F-16. Mas as capacidades desse formidável avião não acaba ai. O Gripen é uma plataforma totalmente multifuncional desde o primeiro risco no papel. Tudo que você precisa está lá, voando com você, bastando apenas teclar para mudar de missão, — 'desde o primeiro risco no papel'. Essa capacidade é sem precedentes e com certeza uma excelente vantagem tática e comercial, facilitando um melhor custo benefício dessa aeronave. Outra grande vantagem do Gripen é a capacidade de arma-lo com uma enorme variedade de armas de diversas origens,… Read more »
Muito lindiuu.
Que o Gripen NG vai ter uma capacidade de manobra muito maior doque essa isso vai, mais a verdade é que das três apresentações esta foi a que menos impogou. Mas não tem geito, que torce pro Rafale vai achar a sua apresentação melhor, quem torce pro F/A-18 Super Hornet, vai achar que e a melhor, e quem torce pro Gripen a mesma coisa.
cancela e volta pro fak fa p*rr*….!!!!!!!
tanto o gripen quanto o rafale são bem mais manobráveis que os caças americanos, os f-22 e f-35 apesar de terem empuxo vetorado não sei se são mais manobráveis, o f-22 só consegue empuxo vetorado para cima ou para baixo, em treinamento de dogfighter o caça que consegue a curva mais fechada ganha o dogfighter, acho que os f-22 e f-35 perdem em manobralidade para os su-27 e mig-35, mas é superior aos demais neste quesito.
Francisco AMX O caça mais manobrável do mundo até o surgimento do empuxo vetorado era o mig-29 russo, quando a Alemanha se unificou foi uma supresa muito grande o grau de manobralidade dp mig-29, a tal ponto que disseram que o caça era supermanobrável. O gripen em um documentário que eu vi conseguiu igualar a marca do mig-29 em termos de manobralidade, não creio que o Rafale também tenha atingido este ponto, e olha que eu prefiro o Rafale por outros fatores, mas o Rafale também é um caça extremamente manobrável, mas as vantagens do Rafale são maior autonomia, maior… Read more »
Amigo Chico AMX … veja o "radarzinho" do Gripen NG …
(http://www.defesanet.com.br/fx2/gripen_aesa.htm)
abraço
Kaleu
Amigo Chico AMX … veja o "radarzinho" do Gripen NG …
(http://www.defesanet.com.br/fx2/gripen_aesa.htm)
abraço
Kaleu
Acho que vcs não observaram a velocidade do gripen nas manobras, bem superiores aos do rafale e f-18, por isso precisa de mais espaço pra manobrar.
Impressiona não somente a alta manobrabilidade e pouso em pista curta … comparem a aterrizagem com as do F-18 e Rafale … pousa como uma "pluma" … extrema suavidade … acredito que leva o FX-2 …
abraços
O motor do Gripen pode até ter sido desenvolvido nos EUA, mas já falamos varias vezes que é fabricado sob licença na Suécia pela Volvo aero.
Agora pra quem tá falando que o motor do gripen é fraco aconcelho que assistam o video novamente e observem o momento da decolagem .
O gripen é a melhor opção para o Brasil
Caro Patriota, você acredita mesmo que esse motor sendo fabricado sob licença na Suécia pela Volvo aero, dá o direito a mesma de vender pra quem ela quiser??
Sinceramente eu também acredito em chapeuzinho vermelho e lobo mau.
Porque não conseguimos vender o Tucano para a Venezuela? Olha que de americano no Tucano só tinha os avionicos, já que o motor do mesmo é Canadense.
Caro Patriota, você acredita mesmo que esse motor sendo fabricado sob licença na Suécia pela Volvo aero, dá o direito a mesma de vender pra quem ela quiser?? Sinceramente não dá pra acreditar que os americanos iriam ser tão bonzinho assim, pensa um pouquinho sobre um contrato de aluguel de uma casa onde existe clausula que não permite uma sub-locação, agora imagina uma Turbina que vale infinitamente mais do que uma simples casa. Olha que uma negociação dessa é feita por governos, onde se conjectura todo o tipo de uso que o produto pode ter, e na mão de quem… Read more »
Caro Patriota, você acredita mesmo que esse motor sendo fabricado sob licença na Suécia pela Volvo aero, dá o direito a mesma de vender pra quem ela quiser??
Sinceramente eu também acredito em chapeuzinho vermelho e lobo mau.
Porque não conseguimos vender o Tucano para a Venezuela? Olha que de americano no Tucano só tinha os avionicos, já que o motor do mesmo é Canadense.
Caro Patriota, você acredita mesmo que esse motor sendo fabricado sob licença na Suécia pela Volvo aero, dá o direito a mesma de vender pra quem ela quiser?? Sinceramente não dá pra acreditar que os americanos iriam ser tão bonzinho assim, pensa um pouquinho sobre um contrato de aluguel de uma casa onde existe clausula que não permite uma sub-locação, agora imagina uma Turbina que vale infinitamente mais do que uma simples casa. Olha que uma negociação dessa é feita por governos, onde se conjectura todo o tipo de uso que o produto pode ter, e na mão de quem… Read more »
Caça BOM é o que se voa, não pode e estar no hangar mais que no AR, se tivermos GRANA para voar com o RAFALE, que venha ele, se não, podemos ir de GRIFO que e um caça que tem baixo custo de hora de vôo, e estaremos bem armados, de F-5 já damos conta do riscado, pois o voamos com certa freqüência, imagine com o Gripen que é muito mais caça. Treinamento e perfeição, só se adquire com treinamento constante.
Saudações a todos.
Amigo Chico AMX … veja o "radarzinho" do Gripen NG …
(http://www.defesanet.com.br/fx2/gripen_aesa.htm)
abraço
Kaleu
Dos três concorrentes finalistas, o Gripen é o mais manobrável. E isso será mais evidente no Gripen E/F (ou Gripen NG), que dispões de mais potência com o aumento do peso vazio em apenas 200 kg! Os suecos realmente conseguiram uma grande façanha de engenharia, principalmente considerando que, com as modificações feitas na fuselagem, ganharam mais 40% de combustível transportado internamente. Com isso, o alcance de translado, por exemplo, passou de 3.200 km, para cerca de 4.100 km.
Das três apresentações a do Gripen foi a unica que teve uma apresentação padrão, qualquer caça ate mesmo um MirageIII faz apresentações deste tipo. Ao contrario dos F-18 e Rafale, que fiseram manobras dificiliamas, que só caças de sua categoria o fariam. O Gripen só pode faser um pouço curto daquele por ser um caça muito pequeno e mais leve do que os outros, não por sua tecnologia, ao contrario de outros caças maiores que são bem grandes mas também podem realisar pouços curtos. Eu ja vi apresentações melhores na internet, se as escolha do FX-2 foce por apresentações, o… Read more »
Pessoal, na boa, o Gripen não é mais manobrável que o Rafale, sem chance! nada nele diz que pode ser! leiam os números… Caças com canards ou TVC e FBW , com maior potência imediata, tem muito mais capacidade de manobra! o Rafale tem maior potência disponível, instantânea! são dois motores agindo "in time"…
Para mim o segundo melhor finalista do FX-2. Manobra muito bem, exelente rolagem e o mais incrível foi seu pouso muito curto.
Fiquei decepcionado com o video, e com o caça.
Como assim um Delta com canards curva "sentado" igual a um Mirage III quando com alguma velocidade?
Será que os Canards foram calibrados para operar só em baixa velocidade? Neste ponto, a Dassault fez um trabalho melhor.
teste 2
Ô FELIPE CPS, quem autorizou vc a usar o meu capacete que uso no chat???? hehehehe
Engraçado como depois da dupla Su-27/Mig-29 todas as outras demonstrações são entediantes…
O que realmente empolga nesse vídeo é o pouso. É excepcionalmente curto e sem nenhum para-quedas de frenagem ou reversor de empuxo. Realmente é o caça que a FAB precisa para operar fora das bases num futuro e inevitável conflito assimétrico pelas nessas riquezas.
Fizeram questão de ampliar a imagem no final para mostrar o pouso curto do caça … Muito legal.
E este não é o NG!!!, que tem motor mais potente e SUPERCRUISE. Gostaria de ver o DEMO NG em manobra com carga total, mais mesmo assim ele impressiona pela agilidade.
Saudações a todos.
Realmente, a única coisa que impressionou foi o pouso, bem curto mesmo, como manda a tradição sueca ..
Agora, em võo, senti falta daquela agilidade absurda, como a da demo do Rafale…sei lá…me pareceu um F-16 voando. Ágil sim, mas nada comparado com aquelas loucuras que vemos atualmente.
O NG é a evolução do Gripen C/D. Se o C/D faz isto, imaginem o NG. Mas esta demonstração certamente é para entisiastas da avição. Para profissionais o que interressa é o RCS do avião, a eletrônica embutida, custos de: aquisição, manutenção, ciclo de vida e hora de vôo. O Honet só usa armamento americano, o Rafale, armamento francês e ambos "poderão" usar o armamento eleito pela FAB desde que se pague pela integração destes. Pela proposta da SAAB, o Gripen E/F (F-39) será entregue à FAB pela EMBRAER com os armamentos da FAB INTEGRADOS. Por outro lado, o superior… Read more »
O NG, neste quesito, não tende a melhorar nada, pelo contrário, acho que será como o F-18 para o SH, o F-18 original é muito mais capaz em manobras que o SH, principalmente limpo, quando a potencia não é tão requerida, como neste vídeo. Agora discordo sobre esta demonstração ser intediante, o Gripen mostrou que é bem controlável, seu FBW é muito eficiente, é só ver o vôo lento, quase pindurado que ele faz, sem TVC isso não é fácil, o FBW trabalha no limite, quase estolando o caça… muito boa a apresentação! Diria ser intediante se fosse feito por… Read more »
prefiro o rafale para a FAB, mas dizer que o gripen não é muito manobrável é demais, O gripen manobra igual aos mig-29, ele é considerado um caça supermanobrável, mais manobrável que o rafale e o f-18, mas é um caça monomotor de baixo alcance, por isso prefiro o rafale que possuirá um radar maior, tem mais potência, mais autonomia, e o sistema de guerra eletrônica é mais avançado, mas se fosse num combate a curta distância o gripen levaria vantagem.
O FX2 acabou e o vencedor é um delta projetado lá no extremo norte, que entrou quietinho, de fininho, o menos cotado e barulhento, e levou de novo, pela segunda vez consecutiva…
Pousando e decolando desse jeito vai "tocar o horror" nos patões russo-bolivarianos da Venezuela… Finalmente estamos bem servidos.
Abraços.
Marlos, explica pq o Gripen é mais manobrável que o Rfale?
Gripen? já chega a suína! 🙂
Continuo preferindo o Rafale, o Gripen até na questão de motor é pobre e muito pobre aja visto que o motor é americano e pode sofrer embargo a qualquer momento.
A FAB não pode ficar dependendo do humor do congresso americano.
Caro Francisco, concordo com você. "Gripen? já chega a suína!"
A capacidade de manobra desse caça é muito boa, sendo melhor que a do F-16. Mas as capacidades desse formidável avião não acaba ai. O Gripen é uma plataforma totalmente multifuncional desde o primeiro risco no papel. Tudo que você precisa está lá, voando com você, bastando apenas teclar para mudar de missão, — 'desde o primeiro risco no papel'. Essa capacidade é sem precedentes e com certeza uma excelente vantagem tática e comercial, facilitando um melhor custo benefício dessa aeronave. Outra grande vantagem do Gripen é a capacidade de arma-lo com uma enorme variedade de armas de diversas origens,… Read more »
Muito lindiuu.
Que o Gripen NG vai ter uma capacidade de manobra muito maior doque essa isso vai, mais a verdade é que das três apresentações esta foi a que menos impogou. Mas não tem geito, que torce pro Rafale vai achar a sua apresentação melhor, quem torce pro F/A-18 Super Hornet, vai achar que e a melhor, e quem torce pro Gripen a mesma coisa.
cancela e volta pro fak fa p*rr*….!!!!!!!
tanto o gripen quanto o rafale são bem mais manobráveis que os caças americanos, os f-22 e f-35 apesar de terem empuxo vetorado não sei se são mais manobráveis, o f-22 só consegue empuxo vetorado para cima ou para baixo, em treinamento de dogfighter o caça que consegue a curva mais fechada ganha o dogfighter, acho que os f-22 e f-35 perdem em manobralidade para os su-27 e mig-35, mas é superior aos demais neste quesito.
Francisco AMX O caça mais manobrável do mundo até o surgimento do empuxo vetorado era o mig-29 russo, quando a Alemanha se unificou foi uma supresa muito grande o grau de manobralidade dp mig-29, a tal ponto que disseram que o caça era supermanobrável. O gripen em um documentário que eu vi conseguiu igualar a marca do mig-29 em termos de manobralidade, não creio que o Rafale também tenha atingido este ponto, e olha que eu prefiro o Rafale por outros fatores, mas o Rafale também é um caça extremamente manobrável, mas as vantagens do Rafale são maior autonomia, maior… Read more »
Acho que vcs não observaram a velocidade do gripen nas manobras, bem superiores aos do rafale e f-18, por isso precisa de mais espaço pra manobrar.
Impressiona não somente a alta manobrabilidade e pouso em pista curta … comparem a aterrizagem com as do F-18 e Rafale … pousa como uma "pluma" … extrema suavidade … acredito que leva o FX-2 …
abraços