Solução para ‘fighter gap’ pode ser mais Super Hornet

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O congresso dos EUA pode “forçar” a US Navy a comprar mais caças F/A-18 Super Hornet. O pedido extra estouraria o orçamento do Departamento de Defesa (DoD) para o ano fiscal de 2010, que começa no próximo mês de outubro, mas resolveria o problema da falta de caças (“fighter gap”). Caso esta medida se concretize, a USN não precisará estender a vida útil de vários F/A-18 dos modelos mais antigos.

Projeções realizadas pela USN mostram que os novos F-35 (JSF) entrarão em atividade num ritmo mais lento do que as versões mais antigas do Hornet deixarão o serviço ativo, causando uma grande redução do número de caças em atividade.

Atualmente vários F/A-18 Hornet estão recebendo inspeções de rotina após completarem 8000 horas de voo. Depois das inspeções, as aeronaves são liberadas para outras 600 horas de voo. O problema é que todo o processo está levando onze meses para cada aeronave (o projetado inicialmente era de seis meses) e o número de homens/hora mais do que dobrou para cada inspeção.

Segundo o congressista Gene Taylor, da Câmara dos Representantes dos EUA, “não faz sentido a Marinha gastar 26 mihões de dólares para esticar a vida útil de velhos Hornet por apenas 1500 horas de voo, quando por 50 milhões de dólares compra-se um Super Hornet.”

No ano passado a USN estimou que o “fighter gap” seria de 125 aeronaves, algo como 10% da frota de caças projetada para 2017. Este ano a USN reviu seus números e chegou a uma redução de 243 caças (20%) e, o que é pior, ocorrendo antes de 2017.

“Existe um debate sobre o tamanho do “fighter gap” – seria 70 aeronaves ou 250? Mas ninguém está debatendo sobre como evitá-lo.”, disse Bob Gower, representante da Boeing. A companhia possui grande interesse na decisão política, pois a mesma poderia garantir a linha de montagem do Super Hornet aberta por um tempo bem maior.

FOTO: USN

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Esdras

Isso significa que não tem F-18 sobrando para a MB, ou se tiver está no “osso”.

Clésio Luiz

8000 horas embarcado. Não restam dúvidas que é uma aeronave de grande qualidade de fabricação.

É uma pena que o SH não seja a aeronave ideal para a FAB no momento. É preciso uma aeronave menor e de custo de manutenção mais barato para fazer volume nos esquadrões. E uma aeronave grande para meter medo nos outros, mas em menor volume. Igual F-16/F-15 nos EUA e Mig-29/Su-27 na Rússia.

Hornet

Mas essa história de F-18 Hornet para a MB surgiu entre os entusiastas…isso nunca foi cogitado pela MB. A MB vai com os Skyhawks modernizados até por volta de 2025…depois disso…bem, depois disso só Deus sabe! Mas caso o Super Hornet seja o vencedor do FX2, quem substituiria os Skyhawks muito provavelmente seriam os Super Hornets (não os Hornets)…mas não para serem embarcados no Opalão (pois isso não tem jeito), mas sim em um substituto do Opalão. Esse planejamento, de substituição do Opalão e dos Skyhawks, sim, existe de fato (e talvez esteja sendo levado em conta na escolha do… Read more »

Hornet

ops! “FZB” = FAB…

é a falta de atença ao escrever…desculpem a nossa falha!

Hornet

ops! “FZB” = FAB…

é a falta de atenção ao escrever…desculpem a nossa falha!

Alecsander

Se a Boeing sobre mecher bem seus pausinhos ela vai sair ganhando muito. É tudo uma questão de estratégia.

Jotapecosta

A marinha americana não quer mais Hornets. A sanha dos militares norte americanos por equipamentos de última geração é algo que nunca souberam conter. É fácil notar como eles se interessam por vetores mais modernos, inclusive porque andaram fazendo exercícios com o Rafale em seus porta-aviões recentemente. O FA-18E foi uma saída expressa pra substituirem os míticos F-14, já bem veteranos nos navios aeródromos americanos. Ao contrário do que muitos dizem, não creio que ele seja tão obsoleto. Os Super Hornet são bem diferentes dos seus irmãos antecessores. Usam ligas de RAM de último tipo na fuselagem, bem superiores as… Read more »

Robson Br

A Boeing junto com a GE estão fazendo mudanças nos motores do F18 para torná-los mais econômicos e eficientes. Tenho a impressão que a USM não está muito satisfeita com o que vem por aí e não está acreditando muito no monomotor F-35 da LM. A Marinha é a primcipal força de presença americana ao redor do mundo. Com o fim da linha do F-22 ficou claro que o investimento feito nos projetos da LM podem ter saídos muito caro e os resultados bem inferiores aos desejados.

Tomcat

Poderiam, sim, ressuscitar o F-14! Este caça foi usado como plataforma de ataque e surpreendeu na função! Havia várias unidades modernizadas de F-14 modelos B e D quando foram desativados.

Dalton

Tomcat Sou um admirador do F14 tambem, mas, um F18 super hornet é de manutençao muito mais simples, ou seja, vc pode ter um numero maior de F18s voando ao passo que os F14 necessitavam muito mais horas de manutençao e com exceçao da superioridade aerea, os F18 SH fazem praticamente a mesma coisa. Uma vez li um comentario de um ex integrante da US Navy que relatou que muitas vezes embarcavam F14s extras, além dos 12 que compunham um esquadrao apenas para manter um nr maior de unidades voando. Robson, certamente as fontes que utilizamos possuem divergencias, o que… Read more »

Esdras

O problema é que o Super Hornet nunca iria operar no SP, pelo simples motivo de que eles supera e muito a capacidade de lançamento do navio. é por isso que existe a possibilidade do Hornet.

Esdras

F-14 não foi desativado por causa de obsolecência e sim pelo altissimo custo de manutenção dele, que era muito maior do que o F-18. Lembrem-se de que o sistema de asas de geometria variável consome muitas horas de manutanção.

A um bom tempo a marinha deles já tem dado sinais de otimização de recursos para redução de custos. Agora então!!!

Hornet

Esdras, pois é…não é só a marinha “deles” que está pensando em otimizar os meios para reduzir os custos…a nossa também. E é por isso que essa história do F-18 Hornet para a MB não existe (ao menos nunca foi comentada de forma oficial, ou por nenhum jornal ou revista especializada). A idéia é continuar com os Falcões, modernizados (12 ao todo), até a aposentadoria do Opalão…por volta de 2025. A-12 e Skyhawks serão aposentados juntos. Após isso a idéia seria a MB usar o mesmo caça da FAB (na versão naval), otimizando os meios e reduzindo os custos, embarcado… Read more »

Tomcat

Dalton e Esdras, Concordo sobre o altíssimo custo de manutenção que o F-14 demanda. Só o sistema de geometria variável das asas deveria ser uma fonte de problemas. Claro que minhas lamentações existem porque também sou um fã desta aeronave única, mas concordo com o que o Jotapecosta escreveu sobre o F-18: “…Contudo ele não foi originalmente projetado pra ser um expoente de interceptação, mas no caso, um caça suplementar nas operações do F-14, esse sim, paradigma em sua função. E a marinha se ressente visivelmente disso…” O Hornet pode ser um ótimo avião, mas na função de interceptador e… Read more »

Paulo Silva

Realmente o F-14 tomcat era um caça diferenciado! O problema é que o tempo passa para todos caças. Este caça, creio que voa até hoje na força aérea iraniana, estou certo? Estão fazendo milagres para continuar a voar devido embargo americano.Co certeza a rússia já pegou algum para estudo.

Abraços

Paulo

[…] Segundo projeções da USN, os novos F-35C entrarão em atividade num ritmo mais lento do que as versões mais antigas do Hornet deixarão o serviço ativo. Isto criará o que convencionou-se de “fighter gap”. […]

Robson Br

A Boeing junto com a GE estão fazendo mudanças nos motores do F18 para torná-los mais econômicos e eficientes. Tenho a impressão que a USM não está muito satisfeita com o que vem por aí e não está acreditando muito no monomotor F-35 da LM. A Marinha é a primcipal força de presença americana ao redor do mundo. Com o fim da linha do F-22 ficou claro que o investimento feito nos projetos da LM podem ter saídos muito caro e os resultados bem inferiores aos desejados.

Esdras

Isso significa que não tem F-18 sobrando para a MB, ou se tiver está no “osso”.

Clésio Luiz

8000 horas embarcado. Não restam dúvidas que é uma aeronave de grande qualidade de fabricação.

É uma pena que o SH não seja a aeronave ideal para a FAB no momento. É preciso uma aeronave menor e de custo de manutenção mais barato para fazer volume nos esquadrões. E uma aeronave grande para meter medo nos outros, mas em menor volume. Igual F-16/F-15 nos EUA e Mig-29/Su-27 na Rússia.

Hornet

Mas essa história de F-18 Hornet para a MB surgiu entre os entusiastas…isso nunca foi cogitado pela MB. A MB vai com os Skyhawks modernizados até por volta de 2025…depois disso…bem, depois disso só Deus sabe! Mas caso o Super Hornet seja o vencedor do FX2, quem substituiria os Skyhawks muito provavelmente seriam os Super Hornets (não os Hornets)…mas não para serem embarcados no Opalão (pois isso não tem jeito), mas sim em um substituto do Opalão. Esse planejamento, de substituição do Opalão e dos Skyhawks, sim, existe de fato (e talvez esteja sendo levado em conta na escolha do… Read more »

Hornet

ops! “FZB” = FAB…

é a falta de atença ao escrever…desculpem a nossa falha!

Hornet

ops! “FZB” = FAB…

é a falta de atenção ao escrever…desculpem a nossa falha!

Alecsander

Se a Boeing sobre mecher bem seus pausinhos ela vai sair ganhando muito. É tudo uma questão de estratégia.

Jotapecosta

A marinha americana não quer mais Hornets. A sanha dos militares norte americanos por equipamentos de última geração é algo que nunca souberam conter. É fácil notar como eles se interessam por vetores mais modernos, inclusive porque andaram fazendo exercícios com o Rafale em seus porta-aviões recentemente. O FA-18E foi uma saída expressa pra substituirem os míticos F-14, já bem veteranos nos navios aeródromos americanos. Ao contrário do que muitos dizem, não creio que ele seja tão obsoleto. Os Super Hornet são bem diferentes dos seus irmãos antecessores. Usam ligas de RAM de último tipo na fuselagem, bem superiores as… Read more »

Tomcat

Poderiam, sim, ressuscitar o F-14! Este caça foi usado como plataforma de ataque e surpreendeu na função! Havia várias unidades modernizadas de F-14 modelos B e D quando foram desativados.

Dalton

Tomcat Sou um admirador do F14 tambem, mas, um F18 super hornet é de manutençao muito mais simples, ou seja, vc pode ter um numero maior de F18s voando ao passo que os F14 necessitavam muito mais horas de manutençao e com exceçao da superioridade aerea, os F18 SH fazem praticamente a mesma coisa. Uma vez li um comentario de um ex integrante da US Navy que relatou que muitas vezes embarcavam F14s extras, além dos 12 que compunham um esquadrao apenas para manter um nr maior de unidades voando. Robson, certamente as fontes que utilizamos possuem divergencias, o que… Read more »

Esdras

O problema é que o Super Hornet nunca iria operar no SP, pelo simples motivo de que eles supera e muito a capacidade de lançamento do navio. é por isso que existe a possibilidade do Hornet.

Esdras

F-14 não foi desativado por causa de obsolecência e sim pelo altissimo custo de manutenção dele, que era muito maior do que o F-18. Lembrem-se de que o sistema de asas de geometria variável consome muitas horas de manutanção.

A um bom tempo a marinha deles já tem dado sinais de otimização de recursos para redução de custos. Agora então!!!

Hornet

Esdras, pois é…não é só a marinha “deles” que está pensando em otimizar os meios para reduzir os custos…a nossa também. E é por isso que essa história do F-18 Hornet para a MB não existe (ao menos nunca foi comentada de forma oficial, ou por nenhum jornal ou revista especializada). A idéia é continuar com os Falcões, modernizados (12 ao todo), até a aposentadoria do Opalão…por volta de 2025. A-12 e Skyhawks serão aposentados juntos. Após isso a idéia seria a MB usar o mesmo caça da FAB (na versão naval), otimizando os meios e reduzindo os custos, embarcado… Read more »

Tomcat

Dalton e Esdras, Concordo sobre o altíssimo custo de manutenção que o F-14 demanda. Só o sistema de geometria variável das asas deveria ser uma fonte de problemas. Claro que minhas lamentações existem porque também sou um fã desta aeronave única, mas concordo com o que o Jotapecosta escreveu sobre o F-18: “…Contudo ele não foi originalmente projetado pra ser um expoente de interceptação, mas no caso, um caça suplementar nas operações do F-14, esse sim, paradigma em sua função. E a marinha se ressente visivelmente disso…” O Hornet pode ser um ótimo avião, mas na função de interceptador e… Read more »

Paulo Silva

Realmente o F-14 tomcat era um caça diferenciado! O problema é que o tempo passa para todos caças. Este caça, creio que voa até hoje na força aérea iraniana, estou certo? Estão fazendo milagres para continuar a voar devido embargo americano.Co certeza a rússia já pegou algum para estudo.

Abraços

Paulo

[…] Segundo projeções da USN, os novos F-35C entrarão em atividade num ritmo mais lento do que as versões mais antigas do Hornet deixarão o serviço ativo. Isto criará o que convencionou-se de “fighter gap”. […]

[…] notícia tem uma grande importância para a USN, pois ajudará a reduzir o problema conhecido como “fighter gap”, onde os modelos mais antigos da família F/A-18 deixarão o serviço ativo antes que os novos […]

[…] Segundo projeções da USN, os novos F-35C, 260 encomendas até o momento, entrarão em atividade num ritmo mais lento do que as versões mais antigas do Hornet deixarão o serviço ativo. Isto criará o que convencionou-se de “fighter gap”. […]