Aeronáutica responde sobre o tubo pitot do A319CJ do GTE
A respeito dos questionamentos feitos sobre a aeronave ACJ-319 da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza o transporte presidencial, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) presta os seguintes esclarecimentos:
1) A FAB tem uma aeronave Airbus (A319CJ), modelo que traz uma série de modificações para a missão que realiza e que não pode ser comparada com os demais modelos comerciais;
2) O Grupo de Transporte Especial (GTE), que opera a aeronave, recebeu em 16/04/09 um documento (Service Bulletin – SB) oficial do fabricante, por meio da TAM Linhas Aéreas, empresa que possui um centro de manutenção no Brasil e que foi contratada para a manutenção. Nesse boletim, o fabricante sugere a incorporação de “pitot probes” na indicação de velocidade em condições de gelo para a melhoria de eficiência do equipamento;
3) A referida diretiva técnica é “recomendada” e não “obrigatória”;
4) Neste momento, a FAB avalia tecnicamente a necessidade de adotar a alteração recomendada;
5) Atualmente, a aeronave presidencial encontra-se em Revisão Programada em São Carlos, no Centro de Manutenção da TAM, empresa contratada, de acordo com o Plano de Manutenção da Aeronave (MPD);
6) Cabe ressaltar que esta revisão programada não tem nenhum tipo de relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A-330 da Air France.
Complementação
Em complementação às informações prestadas, nesta segunda-feira (08.06), sobre a aeronave ACJ-319 da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza o transporte presidencial, este Centro informa que, por ocasião da Revisão Programada em São Carlos, no centro de manutenção da TAM, foi incorporado à aeronave o sistema “pitot probes”, conforme sugerido pelo fabricante AIRBUS.
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
FONTE: CECOMSAER
NOTA DO BLOG: Não se pode negar a disposição dos órgãos de comunicação do Comando da Aéronáutica em responder aos questionamentos diversos. A agilidade da prestação das informações, melhorando a cada ano, está em sintonia com o mundo atual.
Manutenção e adaptação rápidas só ocorrem na FAB, se for para o avião presidencial. Aliás, o GTE é disparado a unidade mais bem equipada da FAB, com aviõesnovos e sempre no estado da arte, para servir os políticos, que por sua vez, só ferram com as forças armadas!
Olha aí, até parece que estão lendo o blog todo dia! Muito bom, parabéns ao blog de novo!
Então leiam isso: ESSE É O AVIÃO QUE NÃO ERA PRA TROCAR O PITOT!
pra isso eles tem dinheiro ne ???
quero uma CPI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
gostaria de saber se abasteceram o bar do Forca Aerea 51 tb ????
os politicos deveriam voar com os extintos Bufalos…
molusco sem vergonha…
eu acho que a FAB deveria testar o sistema de contra medidas do Forca Aerea 51 qnd o molusco estiver no mesmo, mas o teste deveria ser feito com municao de verdade(missel Derby, Piranha, …) a fim de ver se os sistemas de contra medidas funcionam o devem ser trocados… fica ai uma sugestao…
Amigos ,
vocês esquecem que este avião não é patrimonio do Lula, mas sim nosso patrimonio, presidente vem e vai, mas esse avião continua servindo ao estado, continua representando nossa nação ao levar nosso presidente ao exterior, é preciso um avião condizente com nossa nação, mesmo eu preferindo que fosse um embraer nesta função, mas os EMB não possuem a autonomia que o acl possui.
Então amigos esqueçam as tolices que dizem que lula comprou avião, porque fomos nós, ou vcs preferiam manter uma sucata que consumia muito mais dinheiro que o acj?
Bravo Angelo, tem gente que ainda acha que quando o LULA deixar a presidência, vai levar o avião pra casa, parece até religião.
Bom dia
Vejamos a quantas anda o imparcialidade neste blog, para alguns o avião deveria cair somente porque serve ao Lula, ou seja, o serviço não é prestado a nação, a aeronave também não pertence a nação.
Fazer o que, infelizmente esses tipos de pensamento fazem parte da cabeça de muitos e muitos brasileiros.
O Aerolula deve ser totalflex RS Rs Rs.
Independente disso, temos que tirar o chapeu, pois desde a década de 70 que a FAB não passava por um período de grandes transformações. Como disse o Leonardo, o Airbus A319 não pertence ao LULA e sim a nação e se seguir a carreira dos 737-200 ele ainda vai servir a muitos presidentes. Quanto ao Lula, toda viajem ele vende meia dúzia de aviões. A Embraer é que deveria abastecer o 319.
Eu já acho que NÃO deveria trocar o pitot desse, “just in case”… 🙂
Além do mais, com toda a cana que tem a bordo do avião quando Sua Excelência anda nele, nem precisa trocar nada, não há gelo que dê jeito… 🙂
Finalmente alguém de respeito respondeu a reportangem anterior de muito mal gosto.
Afinal, é A319CJ, avião pertencente ao GTE.
Aerolula, é para os AMADORES ditos jornalistas. Nunca serão.
Mais uma vez, a FAB dá uma demonstração de profissionalismo e visão, respondendo e esclarecendo prontamente, as dúvidas da população.
Espero que esse procedimento mantenha se, em outros tempos e se estenda a outros órgãos.
Essas iniciativas é que garantem credibilidade e apoio da população as FAs.
Abraços a todos.
nao tenho nada contra o aviao ou sua tripulacao, pelo contrario…
so acho que tem SAFADO demais usando e abusando do aviao…
ainda bem que nao foi o FHC que comprou o aviao… hummmmm
quais aeronaves fazem parte do GTE ? Legacy, A319, os futuros E190, tem algum mais ??
Pessoal, Vamos ter um pouco de zelo pelo forum, pois a credibilidade junto as FFAA desse forum se deve ao nível que voces tem. Sou leitor diario desse site e fica a sugestão para o moderador filtrar as bobagens e desrespeitos pelos nossos governantes. Por mais ruim que são fomos nos que escolhemos tê-los.
Senhores, Acho altamente depreciativo, termos como: molusco, aerolula e por ai vai para designar a aeronave da presidencia e ao presidente da nação e comandante em-chefe das forças armadas. Gostaria de alertar aos amigos que a aeronave em tela pertence ao estado brasileiro e irão servir aos presidentes que sucederão ao presidente Luiz Inácio. Quem não lembra da aeronave apelidada Sucatão? E do Sucatinha? Quem substituiu as mesmas? O chamado molusco por alguns! Quem aos poucos está colocando dignidade no meio militar? Renovando os equipamentos? Alguns erros e atrazos pontuais é normal, mas a correção será feita e os meios… Read more »
Nailton, Você esta mais que certo, se temos politicos corruptos que não dão a minima para as necessidades de nosso povo e de nossas FAs é porque nós os colocamos lá e não cobramos atitude deles nem tiramos o poder deles ja que não fazem jus a suas promessas. Agora mais uma vez vou repetir o que eu disse e o que o leonardo assinou em baixo. O ACJ 319 é nosso, é de nossa nação, não de um presidente, era necessario um novo avião? Era, não adianta os jornais de direita ou oposicionistas taparem o sol com a peneira,… Read more »
A Presidencia é uma instituição e não uma pessoa.
Vamos nos perguntar o que podemos fazer pelo Brasil e não o que o Brasil pode fazer por nos.
Manutenção e adaptação rápidas só ocorrem na FAB, se for para o avião presidencial. Aliás, o GTE é disparado a unidade mais bem equipada da FAB, com aviõesnovos e sempre no estado da arte, para servir os políticos, que por sua vez, só ferram com as forças armadas!
Olha aí, até parece que estão lendo o blog todo dia! Muito bom, parabéns ao blog de novo!
Então leiam isso: ESSE É O AVIÃO QUE NÃO ERA PRA TROCAR O PITOT!
pra isso eles tem dinheiro ne ???
quero uma CPI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
gostaria de saber se abasteceram o bar do Forca Aerea 51 tb ????
os politicos deveriam voar com os extintos Bufalos…
molusco sem vergonha…
eu acho que a FAB deveria testar o sistema de contra medidas do Forca Aerea 51 qnd o molusco estiver no mesmo, mas o teste deveria ser feito com municao de verdade(missel Derby, Piranha, …) a fim de ver se os sistemas de contra medidas funcionam o devem ser trocados… fica ai uma sugestao…
Amigos ,
vocês esquecem que este avião não é patrimonio do Lula, mas sim nosso patrimonio, presidente vem e vai, mas esse avião continua servindo ao estado, continua representando nossa nação ao levar nosso presidente ao exterior, é preciso um avião condizente com nossa nação, mesmo eu preferindo que fosse um embraer nesta função, mas os EMB não possuem a autonomia que o acl possui.
Então amigos esqueçam as tolices que dizem que lula comprou avião, porque fomos nós, ou vcs preferiam manter uma sucata que consumia muito mais dinheiro que o acj?
Bravo Angelo, tem gente que ainda acha que quando o LULA deixar a presidência, vai levar o avião pra casa, parece até religião.
Bom dia
Vejamos a quantas anda o imparcialidade neste blog, para alguns o avião deveria cair somente porque serve ao Lula, ou seja, o serviço não é prestado a nação, a aeronave também não pertence a nação.
Fazer o que, infelizmente esses tipos de pensamento fazem parte da cabeça de muitos e muitos brasileiros.
O Aerolula deve ser totalflex RS Rs Rs.
Independente disso, temos que tirar o chapeu, pois desde a década de 70 que a FAB não passava por um período de grandes transformações. Como disse o Leonardo, o Airbus A319 não pertence ao LULA e sim a nação e se seguir a carreira dos 737-200 ele ainda vai servir a muitos presidentes. Quanto ao Lula, toda viajem ele vende meia dúzia de aviões. A Embraer é que deveria abastecer o 319.
Eu já acho que NÃO deveria trocar o pitot desse, “just in case”… 🙂
Além do mais, com toda a cana que tem a bordo do avião quando Sua Excelência anda nele, nem precisa trocar nada, não há gelo que dê jeito… 🙂
Finalmente alguém de respeito respondeu a reportangem anterior de muito mal gosto.
Afinal, é A319CJ, avião pertencente ao GTE.
Aerolula, é para os AMADORES ditos jornalistas. Nunca serão.
Mais uma vez, a FAB dá uma demonstração de profissionalismo e visão, respondendo e esclarecendo prontamente, as dúvidas da população.
Espero que esse procedimento mantenha se, em outros tempos e se estenda a outros órgãos.
Essas iniciativas é que garantem credibilidade e apoio da população as FAs.
Abraços a todos.
nao tenho nada contra o aviao ou sua tripulacao, pelo contrario…
so acho que tem SAFADO demais usando e abusando do aviao…
ainda bem que nao foi o FHC que comprou o aviao… hummmmm
quais aeronaves fazem parte do GTE ? Legacy, A319, os futuros E190, tem algum mais ??
Pessoal, Vamos ter um pouco de zelo pelo forum, pois a credibilidade junto as FFAA desse forum se deve ao nível que voces tem. Sou leitor diario desse site e fica a sugestão para o moderador filtrar as bobagens e desrespeitos pelos nossos governantes. Por mais ruim que são fomos nos que escolhemos tê-los.
Senhores, Acho altamente depreciativo, termos como: molusco, aerolula e por ai vai para designar a aeronave da presidencia e ao presidente da nação e comandante em-chefe das forças armadas. Gostaria de alertar aos amigos que a aeronave em tela pertence ao estado brasileiro e irão servir aos presidentes que sucederão ao presidente Luiz Inácio. Quem não lembra da aeronave apelidada Sucatão? E do Sucatinha? Quem substituiu as mesmas? O chamado molusco por alguns! Quem aos poucos está colocando dignidade no meio militar? Renovando os equipamentos? Alguns erros e atrazos pontuais é normal, mas a correção será feita e os meios… Read more »
Nailton, Você esta mais que certo, se temos politicos corruptos que não dão a minima para as necessidades de nosso povo e de nossas FAs é porque nós os colocamos lá e não cobramos atitude deles nem tiramos o poder deles ja que não fazem jus a suas promessas. Agora mais uma vez vou repetir o que eu disse e o que o leonardo assinou em baixo. O ACJ 319 é nosso, é de nossa nação, não de um presidente, era necessario um novo avião? Era, não adianta os jornais de direita ou oposicionistas taparem o sol com a peneira,… Read more »
A Presidencia é uma instituição e não uma pessoa.
Vamos nos perguntar o que podemos fazer pelo Brasil e não o que o Brasil pode fazer por nos.