R-99 continua realizando varreduras
O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, após intensa atividade noturna, mais três corpos foram localizados nesta madrugada, pela corveta Caboclo, e estão sendo transferidos para a Fragata Constituição. Dessa forma, os cinco corpos na Constituição deverão chegar a Fernando de Noronha nesta segunda-feira. Outros corpos estão sendo avistados pelos navios e deverão ser recolhidos nas próximas horas.
As ações de busca e resgate permanecerão concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos. Entretanto, a aeronave R-99 continua realizando varreduras na região a fim de identificar eventuais novos focos de destroços.
A previsão do tempo para este domingo em toda a região das buscas é desfavorável para o cumprimento das missões das aeronaves, devido à redução de visibilidade e às formações meteorológicas.
Além dos cinco navios da Marinha do Brasil que se encontram na região, as buscas passam a contar a partir de hoje com a Fragata Ventuse da Marinha Francesa.
As duas aeronaves francesas (Falcon 50 e Atlantic Rescue D) permanecem colaborando intensamente com as missões de busca.
Neste momento, 14 aeronaves (12 brasileiras e duas francesas) e cinco navios da Marinha do Brasil participam da Operação.
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO DA SOCIAL AERONÁUTICA
Fonte: CECOMSAER
Bem que a FAB poderia deslocar mais um R-99 para Fernando de Noronha o que irá dobrar a área de buscas, principalmente agora que os corpos começaram a boiar.
O navio militar francês, o “Ventôse”, que participa da busca do Airbus da Air France desaparecido no Atlântico, resgatou um corpo próximo à costa brasileira, mas não confirmou se é de um ocupante do voo AF 447, anunciou neste domingo o Estado-maior francês em Paris. As informações são das agências de notícias AFP e EFE. “O ‘Ventôse’ encontrou um corpo e inúmeros destroços que podem ser de um avião”, declarou o capitão Christophe Prazuck, acrescentando que a embarcação francesa está sob o Comando das autoridades das Forças Brasileiras. Segundo o Capitão Prazuck, o helicóptero Panther, que estava a bordo da… Read more »
Isso só vem a somar as nossas certezas…
Precisamos trocar nossos Bandeirulhas e Bandeirantes pela familha 145!
Estariamos mto bem sem os P-3AM, se estivessemos com os P-99…
Realmente Alfredo Seria bem mais racional e lógico substituir nossos banderulhas pelos P-99, pois teriamos uma aeronave no estado da arte, com muitas horas de voo pela frente, teriamos uma cadeia logistica unificada e simplificada, pois operamos o R-99 na versão RS e ASW, operamos a versão EMB-145 como transporte vip e vamos em breve operar o EMB 190 presidencial, nada mais lógico que operar a versão P-99, mas na plataforma 190 se a questão é o alcance operacional. Assim teriamos uma comunalidade de peças incrivelmente simples e funcional sem ter que manter grandes estoques ou buscar sucatas no exterior… Read more »
Alfredo.Araujo Os P-3AM são os melhores patrulheiros ASW já projetados. Suas plataformas são as utilizadas e até hoje recebem modernizações como no caso da Espanha. Só serão substituídas por plataformas maiores como no caso dos veteranos Boeing 737, que aliás são projetos da década de 50. Os EMB 145 são excelentes plataformas, mas todo recheio é importado. Muitos méritos para a Embraer e principalmente para a FAB que sempre especificou corretamente seus produtos. A não aceitação dos P99 se devem ao fato de sua baixa autonomia, pois se toda patrulha necessitar de revo o risco em combate aumenta muito. Outro… Read more »
Robson…
Realmente vc citou um ponto mto critico em patrulhas oceanicas… Autonomia..
Porem como substituto do Bandeirulha, que nao passa de um patrulheiro costeiro, os P-99 seriam ideais… e como patrulheiros de longo alcançe os P-3 se encaixariam bem…
Olá senhores! Senhores administradores do nosso querido blog gostaria de sugerir um tópico especifico sobre aviões de patrulha marítima, especificamente sobre o P-3AM e os estudos que a Embraer fez para a proposta do P-99! No meu ponto de vista existe muita coisa que não foi explicada e seria extremamente construtivo num debate! Temos lido varias “perolas” do tipo “asas não permitem”, “autonomia” e etc.! Como se o P-8 não fosse um 737-800! Gostaria de reafirmar que o único critério técnico utilizado para a aquisição dos P-3 foi que os mesmos eram utilizados pela US Navy! Tenho varias informações sobre… Read more »
Muitos sistemas do R-99B são secretas,não sendo reveladas ao público,porém algumas coisas são reveladas desta fantástica máquina voadora. Os R-99B possui o Radar de Abertura Sintética(SAR) Esse radar possui Modo Ar-Superfície/Busca em grandes áreas -Varreduras de 360º em setores de 60º/120º -Resolução em distância 6m/18m -Resolução em Azimute 0,2mrad/0,42mrad -Alcance:92Km -Largura da área varrida:60Km -Velocidade de Varredura 6º/seg -MIT -Tracking:Acompanhamento de até 30 alvos móveis Quanto aos sensores aéreos Objetivo:Gerar informações das características do solo e de movimento na superfície Aeronaves EMB-145 Radares de imageamento de terreno(SAR) Equipamentos para monitorizãção de sinais Sistemas de Comando e Controle Sensores Multiespectral(MSS) Sensores… Read more »
O Boeing AWACS francês está operando a partir de Fernando de Noronha? Qual tem sido sua participação nas buscas?
Apesar desta dantesca tragédia, é digno de rasgados elógios a atuação soberba da Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil, dedicados profissionais de nossas queridas FAB E MARINHA DO BRASIL, estão se superando, mostrando que nossas forças, armadas de garras e um impar e peculiar poder de criação e alto grau de profissionalismo. Apesar da falta de seriedade quando anualmente efetuam contigenciamentos nas verdas das Forças incluindo no Exército Brasileiro. Exemplos de nossa capacidade criativa é os E-99 e R-99B, simplemente dando show de competência, sem falar de nossas fragatas e navios patrulhas. ESTAMOS MUITO ORGULHOSOS POR VOCES VALOROSOS SOLDADOS… Read more »
o R99B possui algum “pod designador” para alvos ??
Possivelmente a EMBRAER, diante dos últimos fatos, quer pela demanda da FAB e a utilização paleativa, e bem sucedida do R99, estará cogitando uma versão patrulha na plataforma do futuro C 390.
O FATO QUE ME SINTO BASTANTE ORGULHOSO COM A NOSSA FAB E MB.
SENTIDO DE ORGANIZAÇÃO TEM SIDO IMPRESSIONANTE, TEMOS QUE DAR AS MELHORES CONDIÇÕES POSSIVEL A NOSSAS FORÇAS ARMADAS.TEMOS QUE INVESTIR LOGO, NÃO PODEMOS ESPERAR QUE NOSSA INDUSTRIA SE ORGANIZE,AOS POUCOS ELA IRA SUBSTITUINDO O MATERIAL QUE POOR VENTURA SE ADQUIRA.
Gaspar,
Não. Não possui.
Os F-5EM da Fab utilizam os pods AN/AAQ-28 LITENING
Advanced Airborne Targeting and Navigation Pod da Rafael (Israel).
Sds.
Agora o Pelicano vai engordar…e vai ganhar uma “assinatura” nova no seu “livro de visistas”,…vem aí o EMERAUD…..dando mole na área…
Se o NUKE vai achar e levar as “abóboras” eu não sei, mas que vai ser “fotografado” em diversas posições…ah isso vai!!!
Essa Canja tá boa demais pra FAB!!!!
o R99B possui algum “pod designador” para alvos ??
Bem que a FAB poderia deslocar mais um R-99 para Fernando de Noronha o que irá dobrar a área de buscas, principalmente agora que os corpos começaram a boiar.
O navio militar francês, o “Ventôse”, que participa da busca do Airbus da Air France desaparecido no Atlântico, resgatou um corpo próximo à costa brasileira, mas não confirmou se é de um ocupante do voo AF 447, anunciou neste domingo o Estado-maior francês em Paris. As informações são das agências de notícias AFP e EFE. “O ‘Ventôse’ encontrou um corpo e inúmeros destroços que podem ser de um avião”, declarou o capitão Christophe Prazuck, acrescentando que a embarcação francesa está sob o Comando das autoridades das Forças Brasileiras. Segundo o Capitão Prazuck, o helicóptero Panther, que estava a bordo da… Read more »
Isso só vem a somar as nossas certezas…
Precisamos trocar nossos Bandeirulhas e Bandeirantes pela familha 145!
Estariamos mto bem sem os P-3AM, se estivessemos com os P-99…
Realmente Alfredo Seria bem mais racional e lógico substituir nossos banderulhas pelos P-99, pois teriamos uma aeronave no estado da arte, com muitas horas de voo pela frente, teriamos uma cadeia logistica unificada e simplificada, pois operamos o R-99 na versão RS e ASW, operamos a versão EMB-145 como transporte vip e vamos em breve operar o EMB 190 presidencial, nada mais lógico que operar a versão P-99, mas na plataforma 190 se a questão é o alcance operacional. Assim teriamos uma comunalidade de peças incrivelmente simples e funcional sem ter que manter grandes estoques ou buscar sucatas no exterior… Read more »
Alfredo.Araujo Os P-3AM são os melhores patrulheiros ASW já projetados. Suas plataformas são as utilizadas e até hoje recebem modernizações como no caso da Espanha. Só serão substituídas por plataformas maiores como no caso dos veteranos Boeing 737, que aliás são projetos da década de 50. Os EMB 145 são excelentes plataformas, mas todo recheio é importado. Muitos méritos para a Embraer e principalmente para a FAB que sempre especificou corretamente seus produtos. A não aceitação dos P99 se devem ao fato de sua baixa autonomia, pois se toda patrulha necessitar de revo o risco em combate aumenta muito. Outro… Read more »
Robson…
Realmente vc citou um ponto mto critico em patrulhas oceanicas… Autonomia..
Porem como substituto do Bandeirulha, que nao passa de um patrulheiro costeiro, os P-99 seriam ideais… e como patrulheiros de longo alcançe os P-3 se encaixariam bem…
Olá senhores! Senhores administradores do nosso querido blog gostaria de sugerir um tópico especifico sobre aviões de patrulha marítima, especificamente sobre o P-3AM e os estudos que a Embraer fez para a proposta do P-99! No meu ponto de vista existe muita coisa que não foi explicada e seria extremamente construtivo num debate! Temos lido varias “perolas” do tipo “asas não permitem”, “autonomia” e etc.! Como se o P-8 não fosse um 737-800! Gostaria de reafirmar que o único critério técnico utilizado para a aquisição dos P-3 foi que os mesmos eram utilizados pela US Navy! Tenho varias informações sobre… Read more »
Muitos sistemas do R-99B são secretas,não sendo reveladas ao público,porém algumas coisas são reveladas desta fantástica máquina voadora. Os R-99B possui o Radar de Abertura Sintética(SAR) Esse radar possui Modo Ar-Superfície/Busca em grandes áreas -Varreduras de 360º em setores de 60º/120º -Resolução em distância 6m/18m -Resolução em Azimute 0,2mrad/0,42mrad -Alcance:92Km -Largura da área varrida:60Km -Velocidade de Varredura 6º/seg -MIT -Tracking:Acompanhamento de até 30 alvos móveis Quanto aos sensores aéreos Objetivo:Gerar informações das características do solo e de movimento na superfície Aeronaves EMB-145 Radares de imageamento de terreno(SAR) Equipamentos para monitorizãção de sinais Sistemas de Comando e Controle Sensores Multiespectral(MSS) Sensores… Read more »
O Boeing AWACS francês está operando a partir de Fernando de Noronha? Qual tem sido sua participação nas buscas?
Apesar desta dantesca tragédia, é digno de rasgados elógios a atuação soberba da Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil, dedicados profissionais de nossas queridas FAB E MARINHA DO BRASIL, estão se superando, mostrando que nossas forças, armadas de garras e um impar e peculiar poder de criação e alto grau de profissionalismo. Apesar da falta de seriedade quando anualmente efetuam contigenciamentos nas verdas das Forças incluindo no Exército Brasileiro. Exemplos de nossa capacidade criativa é os E-99 e R-99B, simplemente dando show de competência, sem falar de nossas fragatas e navios patrulhas. ESTAMOS MUITO ORGULHOSOS POR VOCES VALOROSOS SOLDADOS… Read more »
Possivelmente a EMBRAER, diante dos últimos fatos, quer pela demanda da FAB e a utilização paleativa, e bem sucedida do R99, estará cogitando uma versão patrulha na plataforma do futuro C 390.
O FATO QUE ME SINTO BASTANTE ORGULHOSO COM A NOSSA FAB E MB.
SENTIDO DE ORGANIZAÇÃO TEM SIDO IMPRESSIONANTE, TEMOS QUE DAR AS MELHORES CONDIÇÕES POSSIVEL A NOSSAS FORÇAS ARMADAS.TEMOS QUE INVESTIR LOGO, NÃO PODEMOS ESPERAR QUE NOSSA INDUSTRIA SE ORGANIZE,AOS POUCOS ELA IRA SUBSTITUINDO O MATERIAL QUE POOR VENTURA SE ADQUIRA.
Gaspar,
Não. Não possui.
Os F-5EM da Fab utilizam os pods AN/AAQ-28 LITENING
Advanced Airborne Targeting and Navigation Pod da Rafael (Israel).
Sds.
Agora o Pelicano vai engordar…e vai ganhar uma “assinatura” nova no seu “livro de visistas”,…vem aí o EMERAUD…..dando mole na área…
Se o NUKE vai achar e levar as “abóboras” eu não sei, mas que vai ser “fotografado” em diversas posições…ah isso vai!!!
Essa Canja tá boa demais pra FAB!!!!