Problema no software da ADIRU pode ter relação com a queda do AF 447
A Agência Europeia da Segurança Aérea (AESA) emitiu, em janeiro de 2009, a atualização de Diretiva de Aeronavegabilidade de Emergência (EAD) 2009-0012-E, após dois incidentes envolvendo aeronaves Airbus A330 e A340 da companhia australiana Qantas. O novo procedimento operacional pode ser acessado aqui.
No diagrama esquemático acima pode-se ver o layout dos sistemas de controle de voo do Airbus, mostrando a ADIRU (Air Data Inertial Reference Unit) ligada aos computadores primários de controle de voo da aeronave.
Uma primeira EAD 2008-225-E tinha sido emitida em 18 de dezembro de 2008, após um comportamento anormal do Airbus A330-300 da Qantas, em 7 de outubro de 2008. Durante este evento, um defeito na ADIRU-1 tinha transmitido aleatoriamente dados falsos aos computadores de controle de voo, fazendo o avião entrar em mergulho repentino, enquanto estava em voo de cruzeiro.
A desconexão da ADIRU pela tripulação não impediu que a mesma continuasse a transmitir dados defeituosos para o sistema. A EAD emitida requeria que as tripulações verificassem se, após a desligamento da ADIRU, o sinal de OFF aparecia no painel. Em caso negativo, a ADIRU precisava ser desenergizada.
Um segundo incidente, ocorrido com outro Airbus da Qantas, em 27 de dezembro de 2008, conduziu à desconexão do piloto automático. A mais recente diretiva de emergência sugere, que mesmo tendo recebido a luz OFF para a ADIRU-1, esta continuou a fornecer dados defeituosos para o sistema.
O Airbus A330 possui 3 ADIRU, e cada uma tem dois componentes, o Air Data Reference (ADR) Computer – que colhe todas as informações provenientes dos tubos pitot, indicadores de AOA etc., e o componente Inercial Reference (IR). O ADR e o IR podem ser desligados ou desconectados separadamente, em caso de falha, pelo piloto.
FOTO: Airbus
É muito estranho o que aconteceu com os aviões da Quantas e o da TAM, todos recentemente. Como este avião da Air France era monitorado “on line” poderemos ter resposta para isso. Infelizmente depois de uma tragédia sempre aparece novas soluões. O caso da TAM em congonhas foi bem típico. um dia depois do acidente o fabricante divulga novos procedimentos. Aquele reverso..
Airbus é um lixo !
Peguem os últimos acidentes graves mundiais e vejam de qual empresa é.
Embraer e Boeing comandam, não se discute.
O caso do Airbus da TAM retratava um problema operacional grave. Ora, condicionar o funcionamento dos reversos à colocação das manetes em posição adequada é pedir pra ter problemas. Excesso de automação pode causar problemas. É sempre um contratempo quando se pode fazer uma ocisa simples, mas tem que seguir um camonho tortuoso em nome da automatização. Isso elimina espaço para improvisos, que é o que se precisa de vez em quando. Acho que esses cidentes merecem um olho maior em cima dos aviões da Airbus. Até parece que os “procedimentos” são bolados por pessoas que não voam…
Pilotos experientes que já operaram os dois equipamentos (BOEING e AIRBUS)às vêzes fazem certos comentários assustadores sobre a diferença de segurança que “sentem”….. OS AIRBUS FLYING COMPUTERS, parece que são cheios de manhas e versões de software que se alteram constantemente… Um apagão de FLY-BY-WIRE transforma os pilotos, vc e sua família em um saco de me###da em queda livre!!!… Gostaria muito se viessem alguns destes profissionais manifestarem-se….e que um grande “rebú” se instaurasse,….que se fizesse um “grande barraco” e que se parasse tudo para uma apurada investigação e testes dos sistemas em institutos de pesquisa e certificação insuspeitos, antes… Read more »
Tá na hora da Pilotada brava criar uma ONG e um site!!!
descendo o páu e caguetando tudo mesmo…..
vou sugerir um nome:
“I HATE AIRBUS”
PS.cuidado o FAB-01 é da raça!!!!que troquem logo esta caca pelos E-195…
Esses aviões dos franceses estão recheados de tecnológia e problemas.
Como se já não bastasse a ganancia comercial dos empresarios de aviação de hoje, que com ela induz à baixa experiencia de tripulantes, transformando os mesmos em meros “pilotos de botões eletronicos”.
Nunca ninguém disse que voar era 100% seguro, nunca o foi nem nunca será assim como conduzir e afins.
Quanto à Airbus é a companhia mais segura que existe neste momento.
Existiram problemas com os primeiros modelos, mas por exemplo o A340 não tem qualquer registo de vitimas.
http://www.airdisaster.com/cgi-bin/database.cgi
Infelizmente o progresso só se alcança arriscando e emendando os erros.
Condolência aqueles que perderam a vida.
Sergio Henrique “aqueles que perderam a vida” agradecem …
Porém, a Airbus ser a companhia mais segura que existe neste momento … é questão de opinião pessoal, o qual não concordo … bem como, os fatos tbm não estão de acordo …
Talvez a queda do A330 da Air France se deva a um fenómeno meteorológico chamado Blue Jets que apenas foi descoberto há 10 anos e que ainda não é muito conhecido.
Este fenómeco ocorre no topo das tempestadas e é muito rápido.
Ver mais no meu blog:
http://www.duarte-gouveia.info/2009/06/air-france-a330-200-voo-447/
[…] NOTA do BLOG: Em outras ocasiões, as ADIRU do Airbus A330 apresentaram problemas de leitura de velocidades diferentes. Veja aqui. […]
“http://www.airdisaster.com/cgi-bin/database.cgi”
Não quero defender ninguém mas nesse site não favorece a Boieng não, quem tá melhor na fita é o Airbus comparado com a Boieng ! quase empatado com Embraer!
Oi a todos!
Estou a favor do comentário de todos aqui, parabéns ao pessoal.
Gosto muito da opnião de vocês.
Pena que o Mauricio R. não entende o que eu digo, acho que ele tem dor de cotuvelo.
É muito estranho o que aconteceu com os aviões da Quantas e o da TAM, todos recentemente. Como este avião da Air France era monitorado “on line” poderemos ter resposta para isso. Infelizmente depois de uma tragédia sempre aparece novas soluões. O caso da TAM em congonhas foi bem típico. um dia depois do acidente o fabricante divulga novos procedimentos. Aquele reverso..
Airbus é um lixo !
Peguem os últimos acidentes graves mundiais e vejam de qual empresa é.
Embraer e Boeing comandam, não se discute.
O caso do Airbus da TAM retratava um problema operacional grave. Ora, condicionar o funcionamento dos reversos à colocação das manetes em posição adequada é pedir pra ter problemas. Excesso de automação pode causar problemas. É sempre um contratempo quando se pode fazer uma ocisa simples, mas tem que seguir um camonho tortuoso em nome da automatização. Isso elimina espaço para improvisos, que é o que se precisa de vez em quando. Acho que esses cidentes merecem um olho maior em cima dos aviões da Airbus. Até parece que os “procedimentos” são bolados por pessoas que não voam…
Pilotos experientes que já operaram os dois equipamentos (BOEING e AIRBUS)às vêzes fazem certos comentários assustadores sobre a diferença de segurança que “sentem”….. OS AIRBUS FLYING COMPUTERS, parece que são cheios de manhas e versões de software que se alteram constantemente… Um apagão de FLY-BY-WIRE transforma os pilotos, vc e sua família em um saco de me###da em queda livre!!!… Gostaria muito se viessem alguns destes profissionais manifestarem-se….e que um grande “rebú” se instaurasse,….que se fizesse um “grande barraco” e que se parasse tudo para uma apurada investigação e testes dos sistemas em institutos de pesquisa e certificação insuspeitos, antes… Read more »
Tá na hora da Pilotada brava criar uma ONG e um site!!!
descendo o páu e caguetando tudo mesmo…..
vou sugerir um nome:
“I HATE AIRBUS”
PS.cuidado o FAB-01 é da raça!!!!que troquem logo esta caca pelos E-195…
Esses aviões dos franceses estão recheados de tecnológia e problemas.
Como se já não bastasse a ganancia comercial dos empresarios de aviação de hoje, que com ela induz à baixa experiencia de tripulantes, transformando os mesmos em meros “pilotos de botões eletronicos”.
Nunca ninguém disse que voar era 100% seguro, nunca o foi nem nunca será assim como conduzir e afins.
Quanto à Airbus é a companhia mais segura que existe neste momento.
Existiram problemas com os primeiros modelos, mas por exemplo o A340 não tem qualquer registo de vitimas.
http://www.airdisaster.com/cgi-bin/database.cgi
Infelizmente o progresso só se alcança arriscando e emendando os erros.
Condolência aqueles que perderam a vida.
Sergio Henrique “aqueles que perderam a vida” agradecem …
Porém, a Airbus ser a companhia mais segura que existe neste momento … é questão de opinião pessoal, o qual não concordo … bem como, os fatos tbm não estão de acordo …
Talvez a queda do A330 da Air France se deva a um fenómeno meteorológico chamado Blue Jets que apenas foi descoberto há 10 anos e que ainda não é muito conhecido.
Este fenómeco ocorre no topo das tempestadas e é muito rápido.
Ver mais no meu blog:
http://www.duarte-gouveia.info/2009/06/air-france-a330-200-voo-447/
[…] NOTA do BLOG: Em outras ocasiões, as ADIRU do Airbus A330 apresentaram problemas de leitura de velocidades diferentes. Veja aqui. […]
“http://www.airdisaster.com/cgi-bin/database.cgi”
Não quero defender ninguém mas nesse site não favorece a Boieng não, quem tá melhor na fita é o Airbus comparado com a Boieng ! quase empatado com Embraer!
Oi a todos!
Estou a favor do comentário de todos aqui, parabéns ao pessoal.
Gosto muito da opnião de vocês.
Pena que o Mauricio R. não entende o que eu digo, acho que ele tem dor de cotuvelo.
Air Bus, qdo viajo sempre procuro saber qual modelo do aviao, e qdo sei que é um air bus…vou apavorado, vi materias sobre 3 casos com A 330 sobre essas alteraçoes em pleno voo, onde os pilotos estavam sem ter o que fazer. No relatorio ja em terra ( por milagre) disse ele; “o aviao tem seu proprio pensamento…Ou seja; os pilotos sao meros coadjuvantes e sem autoridade.” aeronave onde quem decide sao sofwers, os passageiros voam na fé…na esperança de que estes nao entre em conflito, como vimos e assistimos, o ultimo pousou, digo no milagre para quem crer.… Read more »