FAB envia aeronave R-99B para a área de buscas do AF 447
A FAB informou hoje à noite em nota que uma aeronave R-99B realizará busca radar no período noturno, com a utilização de radar de abertura sintética, varredura eletrônica nas frequências de transmissão do localizador de emergência (ELT) e, caso as condições sejam favoráveis, o FLIR (equipamento infravermelho).
FOTO: Alexandre Galante/Poder Aéreo
Busca noturna, muito bem!
As aeronaves francesas, interromperam as buscas ao anoiterecer, serão retomadas amanhã ao amanhecer.
…anoitecer…
Agora acham!
Nestas horas o criticos se plantão se calam….
Até que enfim mandaram os R-99!
Qual é a autonomia dos R-99, alguem tem idéia de quanto tempo eles podem permanecer no local das buscas?
Autonomia é de 6 horas.
Não pode abastecer os aviões na África? Acho que daria mais tempo no ar.
eles nao tem capacidade REVO ???
Talvez não seja o local (post) mais adequado a repecutir esta notícia, mas vamos lá…….. “Nota Defesanet – A imprensa francesa e internacional já menciona abertamente a possibilidade de bomba. Segundo informações de uma fonte da comunidade de Inteligência brasileira, na semana passada um alto membro da Al-Qaeda havia sido preso em São Paulo. Na mesma semana o presidente francês Nicolas Sarkozy inaugurou nos Emirados Árabes Unidos sua maior base militar fora do país. Muitos consideraram como um alerta ao Irã. Hoje a Air France não pôde divulgar a lista antes que a Polícia Federal fizesse a averiguação da nacionalidade… Read more »
PQP, so faltava essa…
no site do defesanet estao dizendo que uma bomba explodiu no aviao…
tomara que estejam errados…
Baschera
Apoiado !!!
Gaspar,
A notícia do Defesanet está acima, em meu post… o que acha ?? Pode até ser verdade não ? Achei que sim, por isto postei, já imaginando por que o Pres. Françês pediu ajuda do pentágono…..
Esclarecendo sua dúvida :
Os R-99B (ou os A) não tem capaciade revo….. ainda !!
Os R-99 tem vel. máxima: 833 Km/h e alcance de 1.480 Km nas duas pernas (ida e volta).
Sds.
É pq. o R-99B não fez isso no inicio do acontecido ?
Sds.
O guardião vai operar apartir de Fernando de Noronha, portanto estará na ´pernada ” provavel da queda do Vôo da Air France.É a única aeronave com capacidade de localizar os destroços com equipamento de missão que possui.
Grande abraço
Dimensões: Motores/ Potência
Comprimento: 29.9 M
Envergadura: 20 M
Altura: 6.7 2 x motores Allison AE-3307A
Potência total: 6300 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 11000 Kg
Peso máximo/descolagem: 18000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: Kg
Tripulação / passageiros: 6/12 Velocidade Maxima: 910 Km/h
Máxima(nível do mar): 850 Km/h
De cruzeiro: 830 Km/h
Autonomia standard /carregado : 5200 Km
Autonomia máxima / leve 7000 Km.
Altitude máxima: Não disponível
É nestas horas de emergencia, como na guerra, que se pode avaliar realmente o potencial das forças armadas. Se estão preparadas ou não para determinada situação. No caso, penso que demoraram muito para acionar estes aviões, agora deve ser tarde. Na hora de equipar a força aerea a Embraer temtou de todo modo vender à FAB seu r-99 patrulha maritima. Não houve negocio, acabou sendo vendido ao México. Se tivessemos um desses no lugar certo, teria sido de grande ajuda. A outra questão é que uma base naval naquela altura do Brasil, próximo de Fernando de Noronha, teria sido extremamente… Read more »
Baschera,
espero que esse fato nao venha a se concretizar…
ter celulas terroristas operandp a partir do Brasil !!!!
se eu nao me engano, temos mais palestinos aqui no Brasil do que na propria Palestina… nada contra, mas so um comparativo…
o Mula Omar ja foi visto numa mesquita que tem ali em Foz do Iguacu…
uma tripulacao da TAM viu chamas no ar na rota contraria a do aviao da AIR FRANCE…
Se foi realmente um ataque terrorista,muita coisa vai ter que mudar nos meios aeronáuticos e aeroportuários no Brasil.
DEUS QUEIRA QUE NÃO TENHA SIDO REALMENTE UMA BOMBA.
ERA SÓ O QUE FALTAVA NESSE CAÓTICO PAÍS.
Getúlio, concordo com sas palavras numero e grau. Não se pode deixar uma rota (aerovia) tão importante sem vigilância ostensiva. Nossas autoridades vivem na época da Primeira República. Vidas se perderam e vidas de valor incalculável. Agora temos que torcer para que se ache de as caixas pretas da aeronave e se faça uma investigação científica neutra e confiável, não igual ao do acidente do Concorde em Paris.
Quem apareceu com essa “notícia” de bomba, de atentado terrorista foi o Le Figaro…
Já foi desmentido pelo governo da França e pela Air France.
É quase certo que foi um problema elétrico ocorrido durante uma forte turbulência no meio do Atlântico…ao menos é essa a principal hipótese do acidente, que franceses e brasileiros estão trabalhando.
A tese do “atentado” foi descartada.
abraços a todos
O problema agora não é o que aconteceu e sim como resolver o acontecido!
Sds.
Baschera Atentado a bomba longe de uma câmera de tv? No meio do Atlântico? Eu acho muito difícil. As características não permitem repercussão (faltam imagens). A não ser que exista uma marinha terrorista ai pelo mundo que ficou por ali, bem em cima da Dorsal Mesoatlântica, a meio caminho entre Brasil e África, com a câmera na mão e ninguém sabe disso ainda. E tem uma bela forçada nesse post que você citou, só pra criar um clima: …Sabe-se que ao menos 5 libaneses e dois marroquinos estavam na aeronave… .Puro preconceito. Eu não duvido que terroristas tentem qualquer tipo… Read more »
Não entendo porque a tese do atentado foi descartada …
Mal sabem onde o avião caiu, não encontram ainda sombra dos destroços, não houve comunicação de emergência por parte da tripulação …
Podia até ser um meteoro que atingiu o avião … nenhuma hipótese pode ser rechaçada.
Se esta linha de investigação, sabotagem, fosse confirmada, gostaria ver a cara sem vergonha de alguns acobertadores de terroristas,inclusive de Al Qaeda e Brigadas Vermelhas, explicando aos familiares porque um integrantes dos primeiros, simplismente foi solto por ser “casado’ com uma nacional, apesar dos alertas de agências internacionais.
Roberto CR,
esse post que o Baschera copiou esta no site do defesanet, nao foi de autoria dele essa informacao postada a respeito dos libaneses…
E ainda compram sucatas(P-3) , tendo a solução em casa…só no Brasil mesmo…
Bem, algum grupo terrorista assumiu o atentado. Ou estamos diante de um ataque anônimo? TAlvez, como as jabuticabas, somente, no BRasil!!!
Gaspar
Eu sei que não foi de autoria dele, por isso usei a expressão “Esse post que você CITOU é só…”. Mas aproveito o alerta pra afirmar que não disse, na minha mensagem anterior, que o texto tenha sido escrito pelo Baschera.
Senhores, Quando disse que não descartava a idéis de atentado terrorista à bomba, imediatamente lembrei em com fiz, no Brasil, para entrar em uma aeronave rumo ao exterior. Se você passar pela inspeção que é apenas um detetor de metais e uma esteira de bagagem idem….. mas não há, pelo menos que eu saiba, um detector de explosivos ou de compostos químicos, nem mesmo revista aos passageiros. Em Roissy-Charles de Gaule passei por duas revistas de praxe à caminho da sala de embarque, uma delas com um equipamento de “scanner” manual. Um possível atentado a partir de um aeroporto que… Read more »
Os palpiteiros de plantão já estão trabalhando a todo vapor na mídia brasileira. Cada canal tem o seu “especialista de segurança de voo”. Quem realmente é especialista em segurança de voo sabe que, num momento como esse, não se pode especular. Companehiros, muito cuidado com o que escutam, sobretudo num momento como esse em que todos estão sedentos por informação. Nessa altura, nada é descartado. O fato é que a área identificada e demarcada para início das buscas tem profundidades abissais. É bem provável que não seja possível recuperar o CVR/FDR. Duvido que tenhamos recursos tecnológicos para isso. Talvez os… Read more »
Bomba? no Brasil? só se for de chocolate! Ainda mais vindo do defesanet, que adora notícias como essa, parece a versão brasileira do areamilitar (português). Se fosse outra fonte teria alguma credibilidade.
A TAM confirmou que tripulantes avistaram “focos luminosos em alto mar” na rota entre a Europa e o Brasil, quando iam no sentido inverso da aeronave da Air France que desapareceu. A TAM diz que avisou as autoridades aeronáuticas brasileiras sobre os focos luminosos, que estavam a aproximadamente 1,3 mil km de Fernando de Noronha (PE).
Pode, eu disse, PODE , ser um indício que o A-330-200 explodiu.
Como pode ter explodido…. aí, ainda, se fosse o caso, é mera suposição.
Sds.
Eu leio cada comentário…
Olá senhores! Essa tragédia que infelizmente está se caracterizando, vem nos trazer alguns questionamentos e principalmente ensinamentos! O primeiro questionamento é: Por que o único Esquadrão especializado em SAR fica baseado em Campo Grande? Sempre questionei isso, imagino que os “Barões” do Gado precisavam de proteção para seus aviões particulares fazerem a rota dos grandes centros para as suas fazendas! Isso é uma opinião de leigo talvez os senhores saibam por que o Pelicano fica baseado em Campo Grande e mude minha opinião! Mesmo assim devemos imediatamente ter mais um esquadrão SAR como o Pelicano guarnecendo essa rota sob nossa… Read more »
Alem de ter que agüentar neguinho falando mau da aéronaltica por ter responsabilidade pela queda do Aribus, mesmo ele tendo caido em mares neutros, e também pelo afundamento do titanic, pelas duas guerras mundiais, pelo olocausto, pela explosão do ônibus espacial Columbia, pelo surgimento da AIDS, Peste Bubônica, febre Amarela, Gripe Espanhola, pela propagação das 7 pragas do Egito ainda temos que agüentar gente falando mau das forças armadas, e dos grupos brasileiros de resgate. Não me levem a mau pelo sarcasmo, mais é duro de agüentar falar mal de quem não tem culpa do ocorrido, e mais ainda não… Read more »
Eu sei que dos problemas que envolveram os acidentes de 2006 e 2007, mais não tem a mesma relação com o acidente da madrugada de domingo para segunda. E se tiver algum problema ele só pode ser confirmado quando acharem e se acharem as caixas Pretas, mais ate lá uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
parece que até super tucanos estão sendo usados na busca ao avião da Air France,o aeroporto de Fernando de Noronha ,voltou a ser usado,como não era desde a Segunda Guerra Mundial.
Se foi bomba, raio ou pombo não sei.
Más que deveriamos ter fechado um contrato para ao menos 3 R-99 Maritimo da EMBRAER em épocas passadas, deveriamos.
A prova disso é o cenário atual dessa tragédia. Se estivessem na ativa no minimo alguma posição de localização já teriamos.
Caros Amigos.: O que é a voz da Imprensa!!! Esse trágico acidente já teve através da mídia várias hipótises: …Falaram que tinha sido um possivél sequestro; …Falaram que tinha sido um atentado a bomba; …Falaram que tinha sido por uma forte tespestade; …Falaram que tinha sido por uma pane no sistema elétrico; Caros Amigos, a verdade mesmo, acho que vamos saber é daqui a alguns dias (até o final da semana), pois “agora” é que realmente começaram as buscas. Agora…, o que falta que faz o “Porta-Aviões SP”…, e afinal, o que está acontecendo com ele, alguem pode me responder?… Read more »
Acabou de ser informado na tv globo que que o R-99 localizou sinais de alguns objetos metálicos no registro de dados do mesmo a próximo das ilhas S. Pedro e S. Paulo.
Alguém confirma…
Espero que esta tragédia sirva de lição. Pois senão será tudo em vão. Espero que os estrategistas pensem sobre o tema de controle do Mare Nostrum (Atlantico), principalmente naquele local tão estratégico entre Brasil e Africa e tão desguarnecido. Readaptar aviões que nem se fabrica mais como os P-3, jogando fora a oportunidade de comprar aviões a jato Embraer R-99 Patrulha Maritima foi o cúmulo. Aviões a helice levam um ano para sobrevoar determinado local, enquanto que um jato como foi proposto faria isto em poucas horas. Está aí um tema a ser abordado neste importante blog naval, aereo e… Read more »
Lamentável tragédia!!!
Parabéns a FAB, sempre profissional, está fazendo tudo o que é possível e tudo certo!!!….esperem vai mostrar ao mundo sua competência!!!
Airbus,….tenho la’minhas dúvidas nestes computadores voadores…
sei que não é hora de brincar!!!….mas será que estão usando o Vista para controlar o NAVEGADOR INERCIAL????!!!!
Tomara que seja possível resgatar o CVR/FDR!!!!
Conforto e Paz ao coração das famílias enlutadas!!!!
Abraços!!!
“Elaine Lina Direto de Brasília A Aeronáutica confirmou, na manhã desta terça-feira, que foram localizados possíveis destroços do avião da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. Os vestígios foram avistados em alto-mar, nas proximidades das ilhas São Pedro e São Paulo, a 800 km de Fernando de Noronha (PE). Também foram encontradas manchas de óleo no oceano. As buscas foram retomadas, ainda durante a madrugada, pelas equipes da Força Aérea Brasileira (FAB). Quatro aeronaves decolaram de Natal (RN) e outra partiu de Fernando de Noronha com o objetivo de realizar uma varredura eletrônica nas… Read more »
Paulistinha Sem querer desmerecer o seu comentário, mas a Globo pegou essa informação de um rádio amador que “teria” ouvido as comunicações estabelecidas entre as equipes de resgate, mas não disseram quem era esse rádio amador, e nem o local onde ouviu. E, no Bom(?) Dia Brasil, eles iniciaram uma entrevista com um Coronel do centro de comunicação da aeronáutica, ao vivo, perguntando se ele confirmava a informação. Ele falou que não sabia dessa informação e que não ia confirmá-la. Fim da entrevista. Bem dentro do padrão Globo de jornalismo. Como falou o Edmar aí em cima, tem de esperar… Read more »
Se tiverem capacidade REVO, prestarão um serviço muito mais eficiente que os Bandeirulha.
Mas eu continuo criticando, o Brasil tem capacidade de produzir tais aviões, mas a FAB só conta com 5 ou 6. Pelo tamanho do país, deveria ter uns 15, no mínimo!
[…] menos destaque e uma certa dose de desconfiança, a FAB decidiu também utilizar uma aeronave R-99B, pertencente ao 2º/6º GAv – Esquadrão Guardião. Era a primeira vez que este tipo de avião […]
[…] Comando da Aeronáutica informa que durante as buscas realizadas na madrugada de hoje (04/06), a aeronave R-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) identificou novos pontos de destroços à sudoeste dos penedos de […]
Busca noturna, muito bem!
As aeronaves francesas, interromperam as buscas ao anoiterecer, serão retomadas amanhã ao amanhecer.
…anoitecer…
Agora acham!