Tucano da FAB intercepta aeronave em SP
O monitoramento do espaço aéreo por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou hoje um avião carregado com contrabando, possibilitando a apreensão de aproximadamente R$ 200 mil em mercadorias de informática no aeroporto de Penápolis, interior de São Paulo. A apreensão se deu depois de um Super Tucano ser chamado para perseguir o avião, modelo Sertanejo, PT-RAO, por 30 minutos. Depois de ser ameaçado com um tiro de advertência, o Sertanejo pousou no aeroporto de Penápolis, onde a mercadoria e aparelho foram apreendidos. O piloto conseguiu fugir.
A descoberta do avião ocorreu por meio do monitoramento do espaço aéreo, realizado sistematicamente em diversas regiões do País. A interceptação foi feita por um avião modelo R- 99 A (assim como o Super Tucano também fabricado pela Embraer) que possui um grande radar no teto e é usado nos serviços de controle do espaço aéreo. O Sertanejo chamou atenção porque sobrevoava a baixa altitude para fugir dos radares e das orientações de voo. Depois de se recusar a fornecer sua identificação, como número de matrícula da aeronave e destino do voo, o Sertanejo começou a ser perseguido pelo Super Tucano.
Sem responder aos contatos por rádio, o piloto do aparelho baixou as cortinas laterais para não ser identificado ao visualizar o tucano. A partir daí, o Tucano recebeu instruções do comando para fazer o “voo sombra” (acompanhar o aparelho sem ser identificado). Trinta minutos depois, pensando em estar livre da perseguição, o Sertanejo pousaria no aeroporto de Penápolis. O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) comunicou a Polícia Federal, que por sua vez avisou a PM de Penápolis para fazer a apreensão. No entanto, nem uma das duas polícias conseguiu prender o piloto, que fugiu assim que pousou o aparelho próximo de uma oficina mecânica instalada no aeroporto.
A Polícia Federal apreendeu o aparelho e a carga de contrabando, formada por notebooks e outros aparelhos de informática, avaliada pela PF em R$ 200 mil. O piloto do avião Sertanejo foi identificado pela polícia, assim como os proprietários da aeronave. Mas o delegado da PF Rodney Loureiro dos Santos disse que não poderia revelar os nomes para não atrapalhar as investigações. Segundo o delegado, um inquérito foi aberto para apurar o crime de contrabando.
Com informações da Agência Estado
NOTA DO BLOG: Depois dessa ninguém pode por em dúvida a capacidade “look down” do sistema R-99A para aeronaves de pequeno porte.
Veja também este vídeo sobre a cooperação FAB X Polícia Federal.
Até hoje nunca consegui ver nada nessa playervideo da globo…ô coisa ruim !!!
Uma matéria bem confusa! Afinal, se ele sofreu um tiro de advertência como pode ter pousado achando que tinha despistado o caça? vacilo da agência Estado.
Meus parabens. Bom saber que a Fab trabalha em parceria com as polícias para combater o crime organizado
Tinham que ter abatido.
Começa a derrubar essas porcarias pra ti vêr se não acaba.
O Brasil é muito bonzinho pro meu gosto.
Como cidadão tb acho que tinha q abater e boa. Sacola e vela preta pra contrabandista, traficante e marginal de qualquer jeito. Já como advogado digo que abater equivaleria a uma pena de morte, o que é vedado pela Constituição Federal de 1988. De fato, o Brasil é um país muuuuuuito bonzinho… com os bandidos… O que teria que ser mudada é a Constituição Federal. Mas com nossa classe política, é melhor deixar do jeito que está, porque o que virá pode ser bem pior do que o que temos. Ou, como dizem no EB, “nada é tão ruim que… Read more »
Parabems para a Policia Federal. Agora ja temos mais algums “agentes” por ai com seus I-Phones novos,laptops e cameras digitais.
Ao brazilwolfpack.
Com certeza voce tem parente que trabalha na P.F.
Pelo que foi relatado, a PM é que “prendeu” o avião, e vacilou feio ao não prender o piloto; ora, esses PM’s não estavam aguardando e observando o pouso do avião, e o cara ainda foge de carro!!!pô tá parecendo incompetência, ou negligência com a missão, e PF apareceu prá tirar foto.
O Brasil tem cultura de corrupção mesmo, sai notícia de apreensão de contrabando e já vem “caboclo” dizendo que os policiais “embolsaram” parte da mercadoria apreendida…
Pra variar, fugiu.
Deveriam por na conta da polícia o custo da perseguição com os aviões da FAB. De que adianta perseguir no ar se no chão não muda nada.
Tudo como dantes no quartel de Abrantes
Imaginem so…os policiais ocupados carregando tudo o possivel,enquanto isso o piloto rapidamente desapareceu. E Rodirgues,realmente e verdade. Tenho um primo na PF sim.
A comunicação entre COMAer, DPF, policia local, pode levar algum tempo e a fuga se torna inevitavel. é necessario encontra o piloto e processa-lo na justiça.
A questão do abate não é tão simples assim, não é chegar e atira, é pra isso que existem os procedimentos, para evitar equívocos.
Geovani, desculpe-me mais vou discordar de vc. Esse PT desceu em um aeroporto, e não numa pista isolada na selva, ou clandestina; portanto, ou houve negligência da PM, o que não seria nada surpreendente, ou a PF demorou a se comunicar com a PM, que também não seria novidade; se as Polícias Civis e Militares, num mesmo estado, batem cabeça; imaginem com a PF com aquela “marra” e “ar de superioridade”, que muitos deles gostam de demonstrar, é obvio que não são todos; só um detalhe, meu sogro foi da PF, e tenho três amigos(2 delegados e 1 períto) na… Read more »
“Depois dessa ninguém pode por em dúvida a capacidade “look down” do sistema R-99A para aeronaves de pequeno porte.”
O problema não é a capacidade “look down”, mas sim a capacidade “look ahead” que é prejudicada pela própria forma do radar Erieye.
O 1º Grampeia as comunucações (R-99A)
O 2º Fura o esquema (R99-B)
O 3º Carimba o ALVO!!! (ST)
*FAB* BRASIL!
O deficiência não foi de “look down” e sim de “LOCK DOWN”. :-)))
Não podia perder a piada…
Sonhemos que um dia funcionará!!
Até hoje nunca consegui ver nada nessa playervideo da globo…ô coisa ruim !!!
Uma matéria bem confusa! Afinal, se ele sofreu um tiro de advertência como pode ter pousado achando que tinha despistado o caça? vacilo da agência Estado.
Meus parabens. Bom saber que a Fab trabalha em parceria com as polícias para combater o crime organizado
Tinham que ter abatido.
Começa a derrubar essas porcarias pra ti vêr se não acaba.
O Brasil é muito bonzinho pro meu gosto.
Como cidadão tb acho que tinha q abater e boa. Sacola e vela preta pra contrabandista, traficante e marginal de qualquer jeito. Já como advogado digo que abater equivaleria a uma pena de morte, o que é vedado pela Constituição Federal de 1988. De fato, o Brasil é um país muuuuuuito bonzinho… com os bandidos… O que teria que ser mudada é a Constituição Federal. Mas com nossa classe política, é melhor deixar do jeito que está, porque o que virá pode ser bem pior do que o que temos. Ou, como dizem no EB, “nada é tão ruim que… Read more »
Parabems para a Policia Federal. Agora ja temos mais algums “agentes” por ai com seus I-Phones novos,laptops e cameras digitais.
Ao brazilwolfpack.
Com certeza voce tem parente que trabalha na P.F.
Pelo que foi relatado, a PM é que “prendeu” o avião, e vacilou feio ao não prender o piloto; ora, esses PM’s não estavam aguardando e observando o pouso do avião, e o cara ainda foge de carro!!!pô tá parecendo incompetência, ou negligência com a missão, e PF apareceu prá tirar foto.
O Brasil tem cultura de corrupção mesmo, sai notícia de apreensão de contrabando e já vem “caboclo” dizendo que os policiais “embolsaram” parte da mercadoria apreendida…
Pra variar, fugiu.
Deveriam por na conta da polícia o custo da perseguição com os aviões da FAB. De que adianta perseguir no ar se no chão não muda nada.
Tudo como dantes no quartel de Abrantes
Imaginem so…os policiais ocupados carregando tudo o possivel,enquanto isso o piloto rapidamente desapareceu. E Rodirgues,realmente e verdade. Tenho um primo na PF sim.
A comunicação entre COMAer, DPF, policia local, pode levar algum tempo e a fuga se torna inevitavel. é necessario encontra o piloto e processa-lo na justiça.
A questão do abate não é tão simples assim, não é chegar e atira, é pra isso que existem os procedimentos, para evitar equívocos.
Geovani, desculpe-me mais vou discordar de vc. Esse PT desceu em um aeroporto, e não numa pista isolada na selva, ou clandestina; portanto, ou houve negligência da PM, o que não seria nada surpreendente, ou a PF demorou a se comunicar com a PM, que também não seria novidade; se as Polícias Civis e Militares, num mesmo estado, batem cabeça; imaginem com a PF com aquela “marra” e “ar de superioridade”, que muitos deles gostam de demonstrar, é obvio que não são todos; só um detalhe, meu sogro foi da PF, e tenho três amigos(2 delegados e 1 períto) na… Read more »
“Depois dessa ninguém pode por em dúvida a capacidade “look down” do sistema R-99A para aeronaves de pequeno porte.”
O problema não é a capacidade “look down”, mas sim a capacidade “look ahead” que é prejudicada pela própria forma do radar Erieye.
O 1º Grampeia as comunucações (R-99A)
O 2º Fura o esquema (R99-B)
O 3º Carimba o ALVO!!! (ST)
*FAB* BRASIL!
O deficiência não foi de “look down” e sim de “LOCK DOWN”. :-)))
Não podia perder a piada…
Sonhemos que um dia funcionará!!