Harrier acidenta-se no Afeganistão
Um caça BAe Harrier GR9A acidentou-se no último dia 14 de maio na base aérea de Kandahar quando aproximava-se para um pouso de emergência. O piloto ejetou-se por volta das 10:30h local antes que o jato colidi-se com o solo e acabou sofrendo ferimentos de pouca gravidade.
O Harrier voltava de uma missão de rotina e no momento do pouso o trem de pouso falhou ao ser baixado. As autoridades locais afirmaram que não há evidências de que o acidente tenha sido causado por danos em combate.
A aeronave ficou bastante danificada e estimativas iniciais dão conta de que a recuperação da mesma custará aproximadamente 20 milhões de libras. O Ministério da Defesa do Reino Unido está investigando a queda.
Estes caças britânicos são operados no Afeganistão por uma força conjunta da RAF e da RN chamada JFH (Joint Force Harrier). Os Harriers estão no Afeganistão desde o início da participação da Grã Bretanha na ação militar internacional, cerca de cinco anos atrás, e nunca tiveram um acidente sério. Até hoje o único grande susto enfrentado pelo esquadrão foi um ataque de morteiros realizados pelos Talebãs no começo do conflito quando duas aeronaves estacionadas foram atingidas.
Eles deveriam ser substituídos pelos Panavia Tornado GR4 da RAF no último mês de abril, mas atrasos nas obras da base e o processo de modernização dos caças esticou o prazo para a metade do ano.
FONTE: Agências internacionais
20 milhões de libras para o conserto?
Alguém sabe o quanto esse bicho custa?
vish….aciona o seguro… hahahaah
Devem estar loucos pra operar o F35, hhehehe
British Pound Taxa de
câmbio U.S. Dollar
15 Mai 09
U$$ 1 equivale a 1.5222 Libras
Custo do “concerto” em U$$ = 13.138.877 de dólares…
Será que vale a pena?
Se errei os cáuculos me desculpem … rsssss
Judiação, essa aeronave é um de meus sonhos de infância, rsrs. Pombas, 20 mi de libras? Num é mais fácil comprar outro (rsrs)?
Os afegões tem uma longa história de resistencia à invasões por países ocidentais como a Inglaterra, que teve que sair de lá… Más os tempos são outros, com as modernas tecnologias empregadas pelos invasores, torna-se muito mais dificil uma resistência baseada unicamente em coragem individual ou coletiva. Nos anos 80, quando a União sovietica invadiu o Afeganistão, esta tradição de resistencia Afegã foi apoiada, organizada e amplamente armada pelos EUA, através da CIA, dando inclusive origem aos talibãs e Al Qaida. Se atualmente, mesmo sem um apoio externo equivalente ao dado naquela época, esta resistência já dá muito trabalho, fico… Read more »
Por coincidência, saiu recentemente um especial de uma TV inglesa, com uns 6 episódios, sobre a JFH operando na base de Kandahar. Quem tiver paciência, pode conferir no Youtube. O link para a primeira parte segue abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=lEvufOdjof4
Claro, tem muito blá-blá-blá e propaganda institucional do governo britânico. Mas mostra um lado interessante do dia a dia dos pilotos e das equipes de terra que eu não conhecia.
Bela aeronave.
Um dos meus favoritos.
Bem que o Galante disse uma vez que os Harriers são cheios de problemas e realmente são,mas porque será?
O correto é ao contrario :
Uma libra equivale a 1.5222 dólares.
O que dá U$ 30.444.000,00
Muito barato, perto das 150 mulheres e crianças
mortas recentemente “por engano”…
“Bem que o Galante disse uma vez que os Harriers são cheios de problemas e realmente são,mas porque será?”
PORQUE É O LIXO INGLÊS ! kkkkkkk
Ulisses, O que se sabe é que o Harrier tem de fato uma alta taxa de falha (attrition rates). Devem-se essas perdas por erros dos pilotos, falhas mêcanicas diversas e pela dificuldade de manuseio do aparelho, que exige ora uma pilotagem como a de asa rotativa, ora de asa fixa. Não sei se é tão alta quanto o do antigo F-104. Lembre-se de que, ao contrario de um avião convencional, o Harrier pousa “pendurado” em seu motor. Se tomar uma pane na aproximação, você já não tem mais energia suficiente para trazê-lo com segurança ao solo. O mesmo ocorrerá com… Read more »
Fred, apenas complementando seu comentário: esse “cair mais suavemente” dum helicóptero normalmente é suave o suficiente apenas pra não quebrar a espinha de todo mundo que tá dentro dele…
É esse o objetivo mesmo… salvar, antes de mais nada, a vida das pessoas dentro da aeronave, e não a aeronave em sí, em caso de pane. Quem já fez, ou pelo menos viu fazer, esse tipo de exercício de emergência em helicóptero sabe que é prá lá de assustador!!! Num Harrier, não tem jeito: se estiver abaixo de Vstall e tomar uma pane, tem que ejetar! Para evitar que uma pane possa ocorrer sobre o convés de vôo de seus NAes, a Royal Navy adota o procedimento de aproximação pela lateral do Navio, e o piloto então “desliza” a… Read more »
Caro Zero Uno
Creio que você se equivocou quanto à cotação da libra. Uma libra vale mais do que um dólar. Então deve ser 1 libra = 1.5222 dólares. Logo, o conserto custará USD 30.444.000, mais de 30 milhões de dólares.
Abraços
Realmente não está muito claro este acidente.Na matéria falou que era somente um problema de trem de pouso!Porquê simplismente o piloto não pousou o Harrier sem o trem de pouso, assim não teria jogado o caça no chão, avariando tanto o caça. Alguem pode me explicar??
Abraços
Paulo
Paulo,
primeiramente é preciso saber o que o avião carregava no momento do acidente.
Segundo, repare que o trem do Harrier é diferente: ele possue um trem principal biciclo e rodas de apoio nas asas. Qualquer um que falhe, vai causar um desequilíbrio no solo.
Pousá-lo de “barriga” certamente encostaria qualquer carga no solo, podendo detonar algum explosivo e causar a morte do piloto.
Obrigado Fred pela sua resposta. Pode realmente ter acontecido isto, porém acredito que ele poderia ter alijado mísseis, bombas e tanques de combustível e efetuar um pouso verticalsuave em um terreno onde poderia evitar tanto dano a esta aeronave.
Abraços
Paulo
[…] dia 1º de julho, o último esquadrão da Joint Force Harrier que ainda operava no Afeganistão, o No. 1(Fighter) Squadron, voltou à base da RAF (Royal Air Force – Real Força Aérea) de […]
20 milhões de libras para o conserto?
Alguém sabe o quanto esse bicho custa?
vish….aciona o seguro… hahahaah
Devem estar loucos pra operar o F35, hhehehe
British Pound Taxa de
câmbio U.S. Dollar
15 Mai 09
U$$ 1 equivale a 1.5222 Libras
Custo do “concerto” em U$$ = 13.138.877 de dólares…
Será que vale a pena?
Se errei os cáuculos me desculpem … rsssss
Judiação, essa aeronave é um de meus sonhos de infância, rsrs. Pombas, 20 mi de libras? Num é mais fácil comprar outro (rsrs)?
Os afegões tem uma longa história de resistencia à invasões por países ocidentais como a Inglaterra, que teve que sair de lá… Más os tempos são outros, com as modernas tecnologias empregadas pelos invasores, torna-se muito mais dificil uma resistência baseada unicamente em coragem individual ou coletiva. Nos anos 80, quando a União sovietica invadiu o Afeganistão, esta tradição de resistencia Afegã foi apoiada, organizada e amplamente armada pelos EUA, através da CIA, dando inclusive origem aos talibãs e Al Qaida. Se atualmente, mesmo sem um apoio externo equivalente ao dado naquela época, esta resistência já dá muito trabalho, fico… Read more »
Por coincidência, saiu recentemente um especial de uma TV inglesa, com uns 6 episódios, sobre a JFH operando na base de Kandahar. Quem tiver paciência, pode conferir no Youtube. O link para a primeira parte segue abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=lEvufOdjof4
Claro, tem muito blá-blá-blá e propaganda institucional do governo britânico. Mas mostra um lado interessante do dia a dia dos pilotos e das equipes de terra que eu não conhecia.
Bela aeronave.
Um dos meus favoritos.
Bem que o Galante disse uma vez que os Harriers são cheios de problemas e realmente são,mas porque será?
O correto é ao contrario :
Uma libra equivale a 1.5222 dólares.
O que dá U$ 30.444.000,00
Muito barato, perto das 150 mulheres e crianças
mortas recentemente “por engano”…
“Bem que o Galante disse uma vez que os Harriers são cheios de problemas e realmente são,mas porque será?”
PORQUE É O LIXO INGLÊS ! kkkkkkk
Ulisses, O que se sabe é que o Harrier tem de fato uma alta taxa de falha (attrition rates). Devem-se essas perdas por erros dos pilotos, falhas mêcanicas diversas e pela dificuldade de manuseio do aparelho, que exige ora uma pilotagem como a de asa rotativa, ora de asa fixa. Não sei se é tão alta quanto o do antigo F-104. Lembre-se de que, ao contrario de um avião convencional, o Harrier pousa “pendurado” em seu motor. Se tomar uma pane na aproximação, você já não tem mais energia suficiente para trazê-lo com segurança ao solo. O mesmo ocorrerá com… Read more »
Fred, apenas complementando seu comentário: esse “cair mais suavemente” dum helicóptero normalmente é suave o suficiente apenas pra não quebrar a espinha de todo mundo que tá dentro dele…
É esse o objetivo mesmo… salvar, antes de mais nada, a vida das pessoas dentro da aeronave, e não a aeronave em sí, em caso de pane. Quem já fez, ou pelo menos viu fazer, esse tipo de exercício de emergência em helicóptero sabe que é prá lá de assustador!!! Num Harrier, não tem jeito: se estiver abaixo de Vstall e tomar uma pane, tem que ejetar! Para evitar que uma pane possa ocorrer sobre o convés de vôo de seus NAes, a Royal Navy adota o procedimento de aproximação pela lateral do Navio, e o piloto então “desliza” a… Read more »
Caro Zero Uno
Creio que você se equivocou quanto à cotação da libra. Uma libra vale mais do que um dólar. Então deve ser 1 libra = 1.5222 dólares. Logo, o conserto custará USD 30.444.000, mais de 30 milhões de dólares.
Abraços
Realmente não está muito claro este acidente.Na matéria falou que era somente um problema de trem de pouso!Porquê simplismente o piloto não pousou o Harrier sem o trem de pouso, assim não teria jogado o caça no chão, avariando tanto o caça. Alguem pode me explicar??
Abraços
Paulo
Paulo,
primeiramente é preciso saber o que o avião carregava no momento do acidente.
Segundo, repare que o trem do Harrier é diferente: ele possue um trem principal biciclo e rodas de apoio nas asas. Qualquer um que falhe, vai causar um desequilíbrio no solo.
Pousá-lo de “barriga” certamente encostaria qualquer carga no solo, podendo detonar algum explosivo e causar a morte do piloto.
Obrigado Fred pela sua resposta. Pode realmente ter acontecido isto, porém acredito que ele poderia ter alijado mísseis, bombas e tanques de combustível e efetuar um pouso verticalsuave em um terreno onde poderia evitar tanto dano a esta aeronave.
Abraços
Paulo
[…] dia 1º de julho, o último esquadrão da Joint Force Harrier que ainda operava no Afeganistão, o No. 1(Fighter) Squadron, voltou à base da RAF (Royal Air Force – Real Força Aérea) de […]