rac_09_pn_04

Na última sexta-feira, dia 17.04, aeronaves representantes de todos os Esquadrões de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no município do Rio de Janeiro. Os aviões e seus pilotos vieram participar da Reunião da Aviação de Caça (RAC) deste ano e das festividades do Dia Aviação de Caça, comemorado no dia 22 de abril.
Nosso amigo e fotógrafo Carlos Filipe Operti estava lá e nos cedeu gentilmente as fotos.

FOTO: www.carlosoperti.fot.br

rac_09_pn_03

rac_09_pn_02

rac_09_pn_01

rac_09_pn_05

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
lucas lasota

Apesar do respeito que tenho pelo xavante, o coitado chega a distoar das fotos…rs.

J Mitchel

Belas Fotos

Rodrigo Rauta

Operti, belissimas fotos!
Parabens!!

leonardo

esse xavante ta mt loco

Super Hornet

O Xavante destoa dos outros pois ele é um aeronave clássica!
Quem tiver a oportunidade de ve-lo voando que o faça, pois logo ele só estrá em museus!

Em tempo, esse Xavante está lindo demais!!

Semper Fidelis

edilson

belíssimas fotos, já pessou quando o rafale estiver ai no meio???
ahahah
mais um ponto para o blog, cobertura deste evento com alta qualidade.
grande abraço

edilson

Pôo pessoal, vamos parar de pegar no pé do XAVECO, ele tá até bem na foto, velho mais ainda se mantém no ar, sabe lá Deus como.
Além do mais, que melhor estratégia do que oferecer mais alvos do que o inimigo é capáz de destruir, os Xavantes tem sua função, acreditem…
rsrrss

Caio

enquanto isso hackers da china e russia roubaram partes do projeto do F-35 JSF nos eua…ahuahauhahuauh

Luciano Baqueiro

Amigos, sugiro a leitura do artigo sobre o programa F-5BR( M ) :

alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/78-edicao-40/302-f-5mike-do-primeiro-conceito-ao-primeiro-voo

Está bem feito e rico em detalhes sobre os vários obstáculos encontrados nas diversas etapas do programa.

Luciano Baqueiro

Off-topic :

“Piratas virtuais furtam dados sobre avião de caça nos EUA”
( folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u553926.shtml )

Puxa, não consigo imaginar quem teria interesse em roubar dados do F-35, alguém teria alguma pista ? rs.rs.

PS: Não estou levantando suspeitas sobre nenhuma das ‘viúvas russas’ daqui do blog.

bandeira

Comenta-se a boca pequena, que seriam os manuais de como encher os pneus do F 35.

marujo

Alguém sabe quantos F – 5 M já estão operacionais? E quanto Supertucanos já foram entregues à FAB?

lucas lasota

tem uns que gostam dos olhos, mas tem outros da remela…rs

Marcelo Tadeu

Marujo, já estão operacionais 35 F-5 m e 66 Super-tucanos. Aguarde porque vem mais notícia boa por aí!!!

Raphael Barros

O Xavante tem aerodinâmica dos caças do final dos anos 40 já passou da hora de ser aposentado e substituido pelos F-5 que seriam substituindos pelo novo FX em quantidades de no mínimo 50 aeronaves como o Rafale F3 ou Su-30MK3BR (Fabricado e licenciado no Brasil).

marujo

Marcelo Tadeu: muito relevantes suas informações, pois mostra que o programa de modernização do F-5 andou e caminha para o fim. Obirgado por sua presteza.

marujo

Marcelo: que boas notícias vem por aí?

kaleu

Caro Marcelo Tadeu,

Saberia dizer se os F-5M (tupiniquins), aptos ao combate em ambiente BVR, aviônica Elbit, D-link, podem ser considerados como um vetor de 4ª geração… ou seria exagero pensar assim ??

o que acha amigo ?

obrigado
Kaleu

Marcelo Tadeu

Kaleu, não me considero um conhecedor a fundo, mas os amigos do blog poderão me corrigir. Acho que um vetor 3++ pela aviônica embarcada, não pela estrutura física: motores, etc.. Mas se o F-5M usar mesmo toda a sua capacidade plena , inclusive os HMD, gostaria de ver um exercício entre ele e os Rafales franceses e SU-35Venezuelanos, quem sabe nas próximas CRUZEX?

Veja o site alide.com.br sobre o programa F-5M que o Luciano Basqueiro mostrou, é muito interessante saber o que o Programa AMX da década de 80 trouxe para o país em matéria de “peopleware”.

lucas lasota

Apesar do respeito que tenho pelo xavante, o coitado chega a distoar das fotos…rs.

J Mitchel

Belas Fotos

Rodrigo Rauta

Operti, belissimas fotos!
Parabens!!

leonardo

esse xavante ta mt loco

Super Hornet

O Xavante destoa dos outros pois ele é um aeronave clássica!
Quem tiver a oportunidade de ve-lo voando que o faça, pois logo ele só estrá em museus!

Em tempo, esse Xavante está lindo demais!!

Semper Fidelis

edilson

belíssimas fotos, já pessou quando o rafale estiver ai no meio???
ahahah
mais um ponto para o blog, cobertura deste evento com alta qualidade.
grande abraço

edilson

Pôo pessoal, vamos parar de pegar no pé do XAVECO, ele tá até bem na foto, velho mais ainda se mantém no ar, sabe lá Deus como.
Além do mais, que melhor estratégia do que oferecer mais alvos do que o inimigo é capáz de destruir, os Xavantes tem sua função, acreditem…
rsrrss

Caio

enquanto isso hackers da china e russia roubaram partes do projeto do F-35 JSF nos eua…ahuahauhahuauh

Luciano Baqueiro

Amigos, sugiro a leitura do artigo sobre o programa F-5BR( M ) :

alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/78-edicao-40/302-f-5mike-do-primeiro-conceito-ao-primeiro-voo

Está bem feito e rico em detalhes sobre os vários obstáculos encontrados nas diversas etapas do programa.

Luciano Baqueiro

Off-topic :

“Piratas virtuais furtam dados sobre avião de caça nos EUA”
( folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u553926.shtml )

Puxa, não consigo imaginar quem teria interesse em roubar dados do F-35, alguém teria alguma pista ? rs.rs.

PS: Não estou levantando suspeitas sobre nenhuma das ‘viúvas russas’ daqui do blog.

bandeira

Comenta-se a boca pequena, que seriam os manuais de como encher os pneus do F 35.

marujo

Alguém sabe quantos F – 5 M já estão operacionais? E quanto Supertucanos já foram entregues à FAB?

lucas lasota

tem uns que gostam dos olhos, mas tem outros da remela…rs

Marcelo Tadeu

Marujo, já estão operacionais 35 F-5 m e 66 Super-tucanos. Aguarde porque vem mais notícia boa por aí!!!

Raphael Barros

O Xavante tem aerodinâmica dos caças do final dos anos 40 já passou da hora de ser aposentado e substituido pelos F-5 que seriam substituindos pelo novo FX em quantidades de no mínimo 50 aeronaves como o Rafale F3 ou Su-30MK3BR (Fabricado e licenciado no Brasil).

marujo

Marcelo Tadeu: muito relevantes suas informações, pois mostra que o programa de modernização do F-5 andou e caminha para o fim. Obirgado por sua presteza.

marujo

Marcelo: que boas notícias vem por aí?

kaleu

Caro Marcelo Tadeu,

Saberia dizer se os F-5M (tupiniquins), aptos ao combate em ambiente BVR, aviônica Elbit, D-link, podem ser considerados como um vetor de 4ª geração… ou seria exagero pensar assim ??

o que acha amigo ?

obrigado
Kaleu

Marcelo Tadeu

Kaleu, não me considero um conhecedor a fundo, mas os amigos do blog poderão me corrigir. Acho que um vetor 3++ pela aviônica embarcada, não pela estrutura física: motores, etc.. Mas se o F-5M usar mesmo toda a sua capacidade plena , inclusive os HMD, gostaria de ver um exercício entre ele e os Rafales franceses e SU-35Venezuelanos, quem sabe nas próximas CRUZEX?

Veja o site alide.com.br sobre o programa F-5M que o Luciano Basqueiro mostrou, é muito interessante saber o que o Programa AMX da década de 80 trouxe para o país em matéria de “peopleware”.