Rafale eliminado na Índia?
Notícias fornecidas pela Reuters dão conta que o caça Rafale foi eliminado da concorrência indiana por não atender aos requisitos técnicos daquela Força Aérea. A agência AFP também deu a mesma notícia, informando que o preço da aeronave foi considerado muito alto e que a mesma não preenche os requisitos operacionais.
A assessoria de imprensa da Rafale International foi procurada pelo Poder Aéreo na LAAD 2009, mas eles ainda não tinham sido informados à respeito.
FONTES: Agências internacionais / COLABOROU: Leo Fonte
É pessoal nessa hora de crise o preço pessa muito,vamos aguardar.
Iiii babou pro Rafale… mig 35 leva essa na índia.
Pessoal: material bélico francês é um engodo! Por que nós gostamos de sofrer? Pergunte para os mecânicos da FAB do PAMASP, parque central de F-5 e F-103, que trabalharam (e trabalham) com Dassault Mirage e com os F-5 qual é mais fácil, econômico e honesto de se trabalhar? Honesto, pois a França sacaneia muito na hora da compra de suprimentos aeronáuticos, seja via ERAM ou com sobrepreços absurdos. Os EUA são mais “honestos” nessa hora… Esta notícia é alvissareira pelo seguinte motivo: a Índia, país de cultura e sabedoria milenares desmascara mais uma Farsa Francesa, de maneira que a FAB… Read more »
pronto agora vai chover de comentários dizendo que o rafale não presta…
quero ver se o Mig-35 ganhar como vai ser…
superior ao rafale?
ao gripen?
ao F-18?
ao F-16?
Tõ só na espera
Pessoal,
isso a meu ver é o que interessa no texto:
“” a mesma não preenche os requisitos operacionais””
Alguém sabe quais seriam esses requisitos operacionais?
Vai dar Gripen no FX-2…
Rodrigo Marques;.
Aí meu caro!!! Na mosca de novo! Quais são os requisitos operacionais da Índia?
Antes de qualquer crítica, gostaria de saber para AÍ SIM dar a minha opinião. Do contrário, qualquer julgamento apressado não é válido.
No FX-2 vai dar… F-16 M BR … dessa maneira a Embraer se beneficia com mais um contratinho de “modernização” e retrofit super, hiper, mega bem feito… Vamos ao AMARG enquanto temos tempo… Olha que a fila anda…
Não sei, mas isto esta me parecendo uma retaliação da Índia : devido aos problemas no desenvolvimento da turbina local ( Kaveri ) eles tentaram uma parceria c/ a Snecma, mas esta não teria aceito fornecer o know-how completo ( provavelmente temendo uma posterior cópia hindu sem pagamento de royaltes, a lá China ). Não consigo ver tecnicamente nada que TODOS os outros concorrentes tenham e o Rafale não.
Acho que o que derruba o Rafale, em qualquer concorrência, é o preço. No mais penso ser um excelente caça.
Estranha essa notícia indiana, tá me cheirando a politicagem…
Aqui no nosso FX2 estou com o Kaleu, penso que o Gripen NG ainda é melhor.
Essa noticia da opção indiana por não usar Rafale por motivos técnicos e operacionais é perfeitamente normal. Qualquer força aérea tem seus critérios. Isso não quer dizer que o avião preterido seja bom ou ruim. Se fosse assim não existiria concorrência entre fabricantes e aviões. Seria o mesmo que dizer que o Sukoi tenha sido preterido pelo projeto FX2 porque ele não presta. Nada a ver. Escolher avião somente pelo preço… tb acho bobagem.. se for assim vamos de super tucano e pronto… Acredito sim que o Rafale e todos os itens do contrato proposto pelos franceses possa ser sim… Read more »
Antes de alguem se levar por algum comentário, no mínimo ingenuo, lembren-se que alguns anos atrás o OSÓRIO PERDEU A CONCORRENCIA PARA O M1 AMERICANO,NA ARABIA SAUDITA, SENDO MELHOR CARRO DE COMBATE…assim: calma, muita calma, antes de comentários levianos…quanto a comparação da manutenção do F5 e do Mirrage, não podemos esquecer que o F5 foi feito para a exportação para paises não preferenciais e o Mirrage era o que existia de melhor na aviação francesa na época.
Vamos ver qual vai ser a nova desculpa da Dassault. Ele perdeu todas as concorrências em que participou. A empresa sempre alegou que as derrotas foram por questões políticas. Todavia, sabe-se que várias derrotas ocorreram também por motivos técnicos. Não conseguiam provar em vôo as características alegas para o caça. Desta vez não se pode dizer que há algum componente político na eliminação. Afinal a India é grande usuária de equipamentos franceses – caças e submarinos – e não é susceptível a este tipo de pressão política. A questão do custo, ao meu ver também não se aplica. Afinal o… Read more »
Fábio,
Segundo um ex-diretor da Engesa, esta história do Osório tem um pouco de lenda…
Os russos com certeza são os que tem maior chance nessa disputa, a força aérea da India já conhece muito bem os equipamentos soviéticos e não vai fazer nenhuma escolha supreendente, o estranho é que não lemos protestos de China e India reclamando da assistência pós venda dos Russos; já o Rafale é com certeza uma aeronave maravilhosa, mais a crise deve dificultar a comercialização, no Brasil (fx-2) acho que pelas circunstâncias o Gripen NG vai levar de novo (custo x benefício), o perigo é de que o fx indiano se transforme em referência para as compras de outros países,… Read more »
Radar do gripen não é estadunidense.
rsrsr….o rafale ganho! outra derrota.agora na india. se é que é verdade.
então pq o brasil ficar com ele???????
o lance é ficar com mais mirage2000 e esperar pelo F-35 OU PAK FA
abraço
Acho que o Rafale vai ser um caça exclusivo da França.
OLHA AI!!!! QUE VENHA O F18 E/F SUPER HORNET!! A MELHOR OPÇÃO PARA O BRASIL, SEJA OU NÃO COM TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA O F18 É A MELHOR OPÇÃO E A FORÇA AÉREA BRASILEIRA NÃO VAI DEIXAR PASSAR ESSA CHANCE. SÓ PELO RADAR DO F 18 A DISPUTA JÁ ESTA GANHA!!!HEHEHEHE
Tb acho que os requisitos operacionais e técnicos variam de país para país. A India tem sua FA baseada na maior parte por aviões russos, não seria inteligente este “país milenar’ utilizar vários tipos de aviões. Agora é verdade que o Rafale é o mais caro de todos.
O pessoal só fala neste tal PAK FA! Gente, isto não passa de rabiscos, nem se sabe se vai sair, vamos nos ater às coisas concretas
E TEM MAIS A DISPUTA NO FX DA INDIA TEM TUDO PARA O F 18 E/F SUPER HORNET. QUEM VIVER VERÁ!!!!HAHAHAHAHAAH!!!!!
Marcelo Tadeu, O Typhoon é o mais cara de todos. A Índia opera aviões de diferentes fontes tais como: Sukhois, Migs, Mirages-2000, Jaguares e Hawks. Portanto, não é muito correto querer alinha a escolha do novo caça diretamente com um fonecedor russo. O que parece fazer mais sentido é que ela precisa de um caça leve, mais barato para compor como SU-30MKI espinha dorsal da FAI. As notícias postadas em várias fontes dizem também que é provável que ela escolha 2 vencedores desta licitação. Se este raciocínio estiver correto as duas escolhas lógicas deveriam ficar entre estes 3 aviões: Mig-35,… Read more »
Olá pessoal… Estou vendendo as seguintes publicações, todas em otimo estado… Maquinas de guerra – N0. 1-2-3-4- Revista Voar N. 59 / 1988 Aviões de guerra – N. 1 Revista armas – 2005 Revista forçaaerea – março 1996 Revista defesa N. 32 / 26 – 1984 /31 1984 / 24 1983 / 23 – 1983 / 25 – 1983 / 29 – 1984 / 22 – 1983 / 20 – 1983 / 30 – 1984 Força aerea uma revista de 2005 e outra de 2000 Armas de guerra do brasil – 1989 abril Flap 145 – 1983. preço 5 mil… Read more »
Estou vendendo as seguintes publicações, todas em otimo estado… Maquinas de guerra – N0. 1-2-3-4- Revista Voar N. 59 / 1988 Aviões de guerra – N. 1 Revista armas – 2005 Revista forçaaerea – março 1996 Revista defesa N. 32 / 26 – 1984 /31 1984 / 24 1983 / 23 – 1983 / 25 – 1983 / 29 – 1984 / 22 – 1983 / 20 – 1983 / 30 – 1984 Força aerea uma revista de 2005 e outra de 2000 Armas de guerra do brasil – 1989 abril Flap 145 – 1983. preço 5 mil contato… subcelioandrade… Read more »
O celio andrade:
VAI VERDER SUAS REVISTAS LÁ NA CORÉIA DO NORTE…. AQUI A CONVERSA É OUTRA NÃO COMERCIO DE REVISTA!!! VALEU???
Eu acho que se foi desclassificado, então, PONTO PRO BRASIL! Explico: tendo perdido mais essa concorrência, certamente os franceses da Dassault virão bem “agressivos” em sua proposta. Lembremos que A QUALQUER MOMENTO o Congresso Americano pode vetar o que quiser no F18SH pra gente e que os suecos ainda estão contratando o radar (fora que algumas de suas peças são efetivamente americanas e caem na vala dos vetos). Se alguém tinha alguma dúvida quanto a transferência de tecnologia, abertura de códigos, montagem e desenvolvimento aqui, podem contar que esses pontos não serão mais problemas. Preço por preço, nenhum dos selçecionados… Read more »
5 mil? Nú! Mais caro que o Rafale! hehehe… brincadeira amigo!
Ô evandro, deixa o cara pô!!!
o célio está fazendo sua propaganda, onde ele iria anunciar, no Globo? Mermão, fica aí, tá beleza, só acho que 5 mangos tá meio caro né não?
Ainda acho que o caça va ser o Gripen NG com certeza, o Rafale tem um custo muito alto.
Quem acha que o valor do vetor não vai pesar se engana, nessa crise que estamos passando, qualquer centavo é dinheiro.
Em relação as peças que são de origem americana, não acredito que isso seja algum problema para o Brasil.
Abs
Esse Evandro não deve entender nada..da próxima vez coloco o anuncio na Zona ..
Marcelo valeu..
Aceito propostas . Só quero que essas revistas fiquem com pessoas que entendam do assunto e possam dar bom uso as mesmas…
Rodrigo Marques e Zero Uno, eu sei quais são os requisitos operacionais exigidos pela força aérea indiana e que não foram cumpridos pelo Rafale. Pela ordem, aqui estão os itens que o Rafale não possui: – porta-incenso imbutido de fábrica; – retrovisor adequado para pendurar as fitinhas com os dizeres: hare-krishna; – turbinas que emitam, ao ser ligadas, o som sagrado: hare ommmm; – e porta-retrato para colocar a fotografia do Toni Ramos. foi por isso que o Rafale foi desclassificado na Índia…hehehe se é que foi desclassificado mesmo. Vai saber… abraços aos dois ps. Brincadeira. Eu adoro a Índia.… Read more »
Eu achoque vai dar o Hornet
Saiu agora na imprensa:
“O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em entrevista à rede de TV CNN em espanhol que “os tempos mudaram” e que, agora, o Brasil “é uma potência econômica e uma peça-chave no cenário internacional”. O americano disse ainda que ele e o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, “deveriam ser parceiros”. ”
Abraços a todos.
Humm… Podemos lucrar com essa retirada do Rafale da concorrência Indiana… Os Franceses terão de ser mais “acessíveis”, aqui. Quanto ao fato de que os Franceses são “difíceis” e manhosos com pós-venda: verdade. O Mirage III, apesar de ser robusto como um tanque (tal como o conteporâneo MIG-21 – Uma característica dos caças Dassaut), tinha peças caras. Com os Gauleses, exige-se atenção na realização do contrato. No entanto, verdade seja dita, o contrato feito por nós com os Franceses, para o Mirage III não nos protegia muito… Duvido que aconteça novamente. O Rafale, divulga-se, possui uma concepção para fácil manutenção… Read more »
Hornet,
se vc gosta da musica indiana, motivo a mais para vc assistir o filme ganhador do Oscar, Quem quer ser um milionario…isto é, se vc ainda nao assistiu, e a atriz indiana principal…bem, isso é um capitulo a parte…rs
abraços
Hiigins…
só isso que vc acha interessante? E a Internet ?
abraços
Hornet, vc esqueceu do assento lado-a-lado para levar a Juliana Paes,cara! heheheheh!!!
muito bom, Hornet e Marcelo Tadeu.
kkkkkkk
Dalton, ainda não vi, mas assim que der quero ver sim. Valeu pela sugestão! E caso lhe interesse ou interesse a alguém aqui, deixo uma sugestão de DVD: “Concert for George”…organizado pelo Clapton em homenagem ao George Harrison. A primeira parte do DVD, com os músicos indianos, é uma das coisas mais sublimes que já vi e ouvi até hoje. E conta com a participação da minha musa indiana, regendo e tocando cítara. E já que o assunto é esse: quem se interessar por jazz fusion indiano, procure ouvir o grupo Shakti. Aquilo sim é que é jazz fusion de… Read more »
E… A Internet, também.
Engraçado, se os Indianos querem uma aeronave que tenha o ataque ao solo como principal habilidade, deveria escolher o caça gaulês.
Ele é reconhecidamente melhor neste aspecto que o Typhoon, por exemplo.
Mas, sabe-se lá…
O Obama tá “puxando muito o saco” do Molusco…
O que vocês acham?
Li num em um coment aqui do blog que ele vem ao Brasil em Junho….
Ahh só pra comparar pessoal…anos atras a MB abriu uma licitação para compra de fuzis de assalto, o comentário de alguns Fuzileiros é que os concorrentes do M16/M4 eram “melhores”, um pouco superiores em desempenho, mas a pressão americana foi tão grande que a MB acabou fechando com a Colt mesmo…será que não pode acontecer com o FX2?
Infelizmente o Rafale é só imagem… um bom e belo embrulho.
Hornet vc esqueceu a “pior” deficiência francesa… NÃO TEM CAPACETE EM FORMA DE TURBANTE… foi a gota dágua…rsrsrs
abraço
Kaleu
Acho que da F-18 SH!!! Em máteria de offsets os americanos são imbativeis, é capaz de entrar até as revistinhas do célio como offset.
PelamordeDeus Célio!!! 5 paus em meia duzia de revista tomo batavinho com pinga??? Fuja Loco….
ESSE CAÇA F 16 OFERECIDO A INDIA SERIA UMA BOA OPÇÃO AO BRASIL. E É MUITO MELHOR QUE QUALQUER RAFALE. ALGUEM DUVIDA?? ENTÃO OLHEM ISSO AQUI.
http://www.aereo.jor.br/?p=3769&cpage=1
http://www.aereo.jor.br/?p=3769&cpage=1
Caros amigos aposto todas as minhas fichas no Mig-35. É um caça moderno, com radar AESA, variada gama de armamentos, reabastecimento em voo, não deixa nada a desejar para um F-16 ou F-18. Os indianos são claros na preferência por biplaces alem de aeronaves birreatoras. Por isso acho dificil o Gripen e a F-16 deslancharem. A marinha indiana vai de Mig-29K, e a Força Aérea vai de Mig-35.
Eles não são burros o bastante para se seduzirem pelas propostas norte-americanas. Vide as turbinas navais que o governo embargou. Vivendo e aprendendo, com os russos eles já se familiarizaram.
Samuel,
pelo que soube, o tal embargo já cessou e os navios indianos voltaram a ter sua construçao reiniciada.
abraços
O que é bom pra Índia, pode não ser bom para o Brasil.Isso não desmerece o Rafale.A disputa aqui continua.
Só pra descontrair porque a semana está acabando.
O Lula apareceu no programa humorístico South Park.
Detalhes em português aqui:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u551549.shtml
Episódio na internet aqui:
http://www.southparkstudios.com/episodes/220763
Vale a pena… rsrrs… Abs
Samuel,
Os novos caças são necessários primariamente para substituir as grandes frotas de Mig-21, Mig-23 e Specat Jaguar todos monoreatores.
Por isso há uma grande probabilidade de um caça ocidental (Gripen ou mesmo F-16) vencer a licitação.
Também é muito provável que a India queira aumentar a participação de outros forncedores ocidentais para ter acesso a tecnologias diferentes da tecnologia russa. Eles tem uma certa tradição de não se limitarem a um único fornecedor.
Leo