CRUZEX IV é tema de reportagem especial, com 22 minutos, na Globo News

60

cruzex-2008

cruzex_iv-794308O exercício CRUZEX IV, a “Red Flag brasileira”, realizada em Natal (RN) no ano passado, será tema de reportagem especial, com duração aproximada de 22 minutos, a ser exibida pelo menos seis vezes no mês de março no canal de notícias Globo News.
A cobertura foi feita pelo jornalista Fábio William (primeiro profissional a participar de uma missão operacional em um caça da FAB) e pelo repórter-cinematográfico José Carlos Gonçalves, da Rede Globo de Televisão.
Estão previstas exibições no domingo, dia 8 de março (às 23h30), na segunda-feira, dia 9 (às 3h30, 11h30 e 17h30), na terça-feira, dia 10 (às 5h30) e no sábado seguinte, dia 14 (às 16h30).

e-99

f2000c-fab

f-5e-tiger-iii

f-5em

f-16a-fav

mirage-2000c-adla

Fonte: CECOMSAER / Fotos: Air-Scene UK

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
AL

Olá a todos. Esse(s) F-16 das fotos são os venezuelanos? Apesar de ter sido vetado nos últimos anos a venda de peças para a Venezuela, me surpreendi com eles voando na Cruzex (se forem os venezuelanos), e parecem estar em muito bom estado também…

Abraços.

Nunão

Sim, AL, são os F-16 da Venezuela. Logo após a Cruzex IV, oficialmente eles declararam atingir alta disponibilidade no exercício, conforme foi publicado na ocasião aqui no Blog: http://www.aereo.jor.br/?p=2149 A veracidade ou não da alegação foi tema de comentários no Blog quando saiu essa notícia do link. Na minha opinião, são coisas diferentes a disponibilidade em um exercício e a disponibilidade ao longo de um ano ou mais, uma questão bastante complexa. A FAB mesmo, em sua participação na recente Red Flag, esforçou-se bastante para levar peças, equipamentos e aeronaves suficientes para alcançar os níveis exigidos no exercício e cumprir… Read more »

RL

Interessante ver os dois F-5 do Chile e do Brasil um abaixo do outro.

Atentem-se ao detalhe do “nariz”. Nossos F-5 possuem um “bico” mais alongado. Nâo é a toa que os chamamos de “bicudos”.rrs.

MARSP

Se a reportagem é feita pela globo, então…

devera estar toda tendenciosa, e deturpada…

Se fosse outro meio de comunicação, até eu daria algum credito mas o alionobol Globo não.

saudações.

Flavio Santana

Só uma dúvida.

Pq apenas os Mirage (franceses e brasileiros) estavam com misseis sob as asas? Se é uma simulação bem realista não é de bom tom torar a coisa o mais próximo do real possível, principalmente no que tange ao desempenho dos aviões??

AL

Flávio,

se você reparar na asa direita do F-16 venezuelano (obrigado pelo esclarecimento Nunão), verá um míssil debaixo dela. Além disso, com relação ao nossos F-5, se não me engano ele está com o pilone do Derby debaixo da asa, o que permite disparos “virtuais”, o que permite economia e gera menos desgastes nos mísseis.

RL,

de fato nossos F-5 são mais “bicudos”. A que se deve isso? Radares diferentes?

Abraços.

Felipe Cps

Interessante, os Bicudos do Chile são mais bonitinhos, ou, melhor dizendo, nossos Bicudos são tão Bicudos que ficam até desproporcionais, rsrsrs

Lindas fotos, alguém sabe de onde baixar para wallpaper?

AL

Felipe Cps,

é simples, basta clicar sobre essas fotos que elas abrirão em tamanho maior (800×600, se não me engano), depois é só clicar com o botão direito do mouse sobre a foto aumentada e pedir para salvar.

Abraço.

Luciano Baqueiro

Amigos,

mais novidades sobre o (K)C-390 :

defesabrasil.com/site/index.php/Noticias/Defesa/Governo-investira-no-cargueiro-C-390-da-Embraer.html

Aproveito p/ pedir uma ajuda : alguém lembra de outro cargueiro militar que tenha sido desde o início projetado p/ ser também reabastecedor ? O C-130 lá na década de 50 já nasceu c/ as 2 versões ? Não me lembro de ter lido sobre isso.

Agradeço se alguém poder me tirar a dúvida.

madvad

bem..os F-16 da Venezuela podem ter os problemas que forem de disponibilidades, mas pelo menos em aparência, estão muitíssimo bem conservados..dá gosto de ver.

Jacubão

Alguém saberia dizer como a FAB se saiu nessa CRUZEX (em especial o F-5 e o M2000)??

AL

Amigos,

tomara que o KC-390 dê efetivamente certo e que a FAB encomende mesmo mais de 20 aeronaves, isso nos tornaria independentes em matéria de aviação de transporte e reabastecimento em voo, além disso, como os KC-390 poderão se abastecer mutuamente, isso permitiria de quebra um alcance global para a FAB (viagei muito agora?). E seria no mínimo engraçado se por um desses caprichos da vida ele saísse antes do A-400M… hehehe.

Abraço.

AL

Jacubão,

não tenho muito detalhes, e parece que a própria FAB escondeu o jogo depois da Cruzex, pois parece que os F-5 cumpriram missões de Agressors e saíram muito melhor que a encomenda, por isso a FAB desconvesou temendo que isso pudesse prejudicar o andamento do FX-2. Você pode conferir isso no link abaixo:

http://www.defesanet.com.br/fab1/cruzex_7.htm

Abraços.

Vassili Zaitsev

Olha pessoal, mesmo eu tendo antipatia pelo governo venezuelano, essa foto do F-16 deles ficou show de bola. Uma linda foto. A do R-99 AEW tb.

As duas foram para meu arquivo de fotos militares com muito gosto.

Ahhh, e o F-5 bicudo tb, não poderia faltar.

abraços.

Mauricio R.

“…alguém lembra de outro cargueiro militar que tenha sido desde o início projetado p/ ser também reabastecedor ?”

IL-76 Candid e Il-78 Midas.

Incrível o C-390 carrega menos carga que o C-130J, que já foi considerado inadequado p/ carregar o FMS do US Army, praticamente tda a concorrência carrega mto mais carga e mesmo assim tem uns e outros pensando que esse ac vai abafar no mercado…

RJ

Mas o legal do C-390 não é a velocidade, e o Volume do compartimento de cargas?

RJ

Afinal vai passar hoje às 23:30h ou às 23:00h? Na grade de programação da GloboNews tá marcado para as 23:00h.

Nunão

Quanto aos bicos dos bicudos de um lado ou do outro dos Andes, sugiro uma visita à galeria de fotos do site da FACH. As diferenças nas medidas bicudais são bem menores do que o ângulo das fotos acima sugere…

http://www.fach.cl/galeria.htm

Roberto

A Atuação da FAB e CRUZEX são destaques de capa em revistas francesa e americana. A revista Air Actualités, publicação oficial da Força Aérea Francesa, destacou, em sua última edição de fevereiro, a Força Aérea Brasileira em duas reportagens, com manchete de capa e somando um total de 10 páginas. Uma das reportagens foi sobre a CRUZEX IV, realizada no ano passado em Natal. “Eles empenham muita energia e demonstraram muito boa vontade”, disse o Tenente-Coronel Pierre Vaysse, Comandante do esquadrão de caça 2/12 “Picardie”, participante do exercício. Na revista, o general Patrick Pacorel, chefe da Brigada de Aviação de… Read more »

Felipe Cps

A reportagem foi bacana, mas não falou nada dos bicudos ou dos F-2000… A parte do macacão foi legal, mas no geral deixou um pouco a desejar…

Roberto CR

A matéria que deveria ser apresentada no dia 08/03 não passou nesse horário. Houve mudança na programação?

Abraços

Camilo

Amigos, Assisti ao programa ontem. Meio que por acaso porque as notícias davam conta de que iria ao ar as 23:30, mas o programa foi às 23:00. Na verdade começou quase às 23:10 depois de muita embromação da Globo News, terminando às 23:30. Não sei quanto aos demais que também conseguiram ver, mas fiquei muito decepcionado. O repórter não podia ser mais despreparado. Dava a impressão que ele nem sabia o que era um avião. Além de tudo, quando estava sendo preparado para voar com o Adelfi num exercício de ataque ao solo, ficava o tempo todo dizendo que não… Read more »

Jacubão

Valeu AL.
Obrigado pela reportagem.

Abraços

Zero Uno

Um fiasco esse programa da GNT. Isso demonstra o amadorismo dos meios de comunicação televisivos brasileiros no assunto DEFESA.

Lástima…

Zero Uno

Como Agressors em 2006 os resultados foram muito bons. Olhem só.

Em uma missão da CRUZEX III, dois Mirage 2000N do Armée de l´Air, operando sob a vigilância de um E-3F, e escoltados por Mirages 2000C franceses, foram abatidos pelos “agressores” do 1º/14º GAV operando desde a Base de Campo Grande (MS).

Mais surpreendente é que nenhum sensor francês detectou: ou os F-5M ou o lançamento dos mísseis ou a presença do R99A

Agora a FAB usava o quarteto: F-5M, Míssil BVR Derby, R99A e o datalink.

Espero que na Cruzex IV o resultado tenha sido ainda melhor.

Jacubão

Nessa modernização dos F-5, só faltou um motor mais potente.

RJ

Acho que certificar um novo mtor pro F-5, recertificar a estrutura e o envelope de vôo seria caro demais para a modernização dos bicudos. Seria quase tão caro quanto fazer um caça novo. Não valeria a pena.

Não considero o F-5 tão submotorizado assim.

Baschera

Senhores, O que queriam ?? Uma aula de detalhes do equipamento militar ou um desfile de “moda” com os aviões desfilando em tapete vermelho ?? PÔ, os caras mostraram aquilo que PODIAM mostrar e não o que gostariamos de ver. O Programa de televisão é para leigos e não para nós, os já iniciados no assunto. Tanto é assim que enfatizaram o fato de se ter uma mulher como piloto de avião de caça. É muito raro a imprensa televisiva de massa mostrar algo das FFAAs e quando fazem tem limites, de tempo, etc. Vamos ser coerentes !!! Em tempo… Read more »

Luciano Baqueiro

Caro Mauricio R., falhei ao não destacar que me referia a projetos ‘ocidentais’, tanto que citei o C-130, mas mesmo assim obrigado pela resposta. Quanto a carga acho um pouco precipitado, pois ainda não há parâmetros oficiais divulgados pela EMBRAER, a se confirmar o que se divulgou extra oficialmente até agora deveremos ter um empate técnico – tomei como base os dados oficiais da LOCKHEED ( lockheedmartin.com/products/c130/c-130j-specs.html ) e o da Tecnologia & Defesa ( tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=530:governo-anuncia-recursos-para-o-c-390-da-embraer&catid=35:noticias&Itemid=55 ). Um ganha em velocidade outro em volume p/ cargas, e assim por diante. Já em relação ao sucesso do C-390, também acho precipitado… Read more »

Camilo

Caro Baschera, Obviamente que não esperava o que vc sugeriu a título de galhofa (na boa, não levei a mal mesmo). Porém já ví coisas melhores na TV dos leigos. Há algum tempo passou na Record, se não me engano, uma reportagem sobre a Operação Atlântico Sul. Estava muito melhor estruturada e editada. Quase ditática. Lembro-me de quando era garoto, das reportagens do Amaral Neto. Algumas eram sobre as FFAAs ou as atividades que elas desempenhavam. Eram muito bem feitas, mesmo levando-se em conta as limitações que eram impostas naquela época. Não me esqueço de uma sobre a Marinha que… Read more »

AL

Olá a todos. Esse(s) F-16 das fotos são os venezuelanos? Apesar de ter sido vetado nos últimos anos a venda de peças para a Venezuela, me surpreendi com eles voando na Cruzex (se forem os venezuelanos), e parecem estar em muito bom estado também…

Abraços.

Nunão

Sim, AL, são os F-16 da Venezuela. Logo após a Cruzex IV, oficialmente eles declararam atingir alta disponibilidade no exercício, conforme foi publicado na ocasião aqui no Blog: http://www.aereo.jor.br/?p=2149 A veracidade ou não da alegação foi tema de comentários no Blog quando saiu essa notícia do link. Na minha opinião, são coisas diferentes a disponibilidade em um exercício e a disponibilidade ao longo de um ano ou mais, uma questão bastante complexa. A FAB mesmo, em sua participação na recente Red Flag, esforçou-se bastante para levar peças, equipamentos e aeronaves suficientes para alcançar os níveis exigidos no exercício e cumprir… Read more »

RL

Interessante ver os dois F-5 do Chile e do Brasil um abaixo do outro.

Atentem-se ao detalhe do “nariz”. Nossos F-5 possuem um “bico” mais alongado. Nâo é a toa que os chamamos de “bicudos”.rrs.

MARSP

Se a reportagem é feita pela globo, então…

devera estar toda tendenciosa, e deturpada…

Se fosse outro meio de comunicação, até eu daria algum credito mas o alionobol Globo não.

saudações.

Flavio Santana

Só uma dúvida.

Pq apenas os Mirage (franceses e brasileiros) estavam com misseis sob as asas? Se é uma simulação bem realista não é de bom tom torar a coisa o mais próximo do real possível, principalmente no que tange ao desempenho dos aviões??

AL

Flávio,

se você reparar na asa direita do F-16 venezuelano (obrigado pelo esclarecimento Nunão), verá um míssil debaixo dela. Além disso, com relação ao nossos F-5, se não me engano ele está com o pilone do Derby debaixo da asa, o que permite disparos “virtuais”, o que permite economia e gera menos desgastes nos mísseis.

RL,

de fato nossos F-5 são mais “bicudos”. A que se deve isso? Radares diferentes?

Abraços.

Felipe Cps

Interessante, os Bicudos do Chile são mais bonitinhos, ou, melhor dizendo, nossos Bicudos são tão Bicudos que ficam até desproporcionais, rsrsrs

Lindas fotos, alguém sabe de onde baixar para wallpaper?

AL

Felipe Cps,

é simples, basta clicar sobre essas fotos que elas abrirão em tamanho maior (800×600, se não me engano), depois é só clicar com o botão direito do mouse sobre a foto aumentada e pedir para salvar.

Abraço.

Luciano Baqueiro

Amigos,

mais novidades sobre o (K)C-390 :

defesabrasil.com/site/index.php/Noticias/Defesa/Governo-investira-no-cargueiro-C-390-da-Embraer.html

Aproveito p/ pedir uma ajuda : alguém lembra de outro cargueiro militar que tenha sido desde o início projetado p/ ser também reabastecedor ? O C-130 lá na década de 50 já nasceu c/ as 2 versões ? Não me lembro de ter lido sobre isso.

Agradeço se alguém poder me tirar a dúvida.

madvad

bem..os F-16 da Venezuela podem ter os problemas que forem de disponibilidades, mas pelo menos em aparência, estão muitíssimo bem conservados..dá gosto de ver.

Jacubão

Alguém saberia dizer como a FAB se saiu nessa CRUZEX (em especial o F-5 e o M2000)??

AL

Amigos,

tomara que o KC-390 dê efetivamente certo e que a FAB encomende mesmo mais de 20 aeronaves, isso nos tornaria independentes em matéria de aviação de transporte e reabastecimento em voo, além disso, como os KC-390 poderão se abastecer mutuamente, isso permitiria de quebra um alcance global para a FAB (viagei muito agora?). E seria no mínimo engraçado se por um desses caprichos da vida ele saísse antes do A-400M… hehehe.

Abraço.

AL

Jacubão,

não tenho muito detalhes, e parece que a própria FAB escondeu o jogo depois da Cruzex, pois parece que os F-5 cumpriram missões de Agressors e saíram muito melhor que a encomenda, por isso a FAB desconvesou temendo que isso pudesse prejudicar o andamento do FX-2. Você pode conferir isso no link abaixo:

http://www.defesanet.com.br/fab1/cruzex_7.htm

Abraços.

Vassili Zaitsev

Olha pessoal, mesmo eu tendo antipatia pelo governo venezuelano, essa foto do F-16 deles ficou show de bola. Uma linda foto. A do R-99 AEW tb.

As duas foram para meu arquivo de fotos militares com muito gosto.

Ahhh, e o F-5 bicudo tb, não poderia faltar.

abraços.

Mauricio R.

“…alguém lembra de outro cargueiro militar que tenha sido desde o início projetado p/ ser também reabastecedor ?”

IL-76 Candid e Il-78 Midas.

Incrível o C-390 carrega menos carga que o C-130J, que já foi considerado inadequado p/ carregar o FMS do US Army, praticamente tda a concorrência carrega mto mais carga e mesmo assim tem uns e outros pensando que esse ac vai abafar no mercado…

RJ

Mas o legal do C-390 não é a velocidade, e o Volume do compartimento de cargas?

RJ

Afinal vai passar hoje às 23:30h ou às 23:00h? Na grade de programação da GloboNews tá marcado para as 23:00h.

Nunão

Quanto aos bicos dos bicudos de um lado ou do outro dos Andes, sugiro uma visita à galeria de fotos do site da FACH. As diferenças nas medidas bicudais são bem menores do que o ângulo das fotos acima sugere…

http://www.fach.cl/galeria.htm

Roberto

A Atuação da FAB e CRUZEX são destaques de capa em revistas francesa e americana. A revista Air Actualités, publicação oficial da Força Aérea Francesa, destacou, em sua última edição de fevereiro, a Força Aérea Brasileira em duas reportagens, com manchete de capa e somando um total de 10 páginas. Uma das reportagens foi sobre a CRUZEX IV, realizada no ano passado em Natal. “Eles empenham muita energia e demonstraram muito boa vontade”, disse o Tenente-Coronel Pierre Vaysse, Comandante do esquadrão de caça 2/12 “Picardie”, participante do exercício. Na revista, o general Patrick Pacorel, chefe da Brigada de Aviação de… Read more »

Felipe Cps

A reportagem foi bacana, mas não falou nada dos bicudos ou dos F-2000… A parte do macacão foi legal, mas no geral deixou um pouco a desejar…